[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Relatos que já apareceram aqui e algumas pessoas conhecidas minhas lá de dentro que estão nesse momento instalando as OLT´s nos sites. Para não dizer que é invenção minha, aos poucos, as fotos vão aparecendo de outros usuários país afora.

Ninguém é obrigado a acreditar ok?

Já falaram de Recife, Salvador, Fortaleza, várias cidades do RS, aqui no RJ tem a própria capital e entorno, porém a coisa vai acelerar mesmo a partir deste ano que estamos.

Estamos aguardando essas fotos lindas.

Acho que as redes LAN 2,5Gbps e WiFi 6 "AX" já são uma tendência. Quase todas as placas mãe modernas, até as intermediárias, já estão vindo com LAN de 2,5Gbps.

Logo, acho que a Claro está perdendo tempo de não trazer EMTAs com LAN 2,5Gbps e quem sabe criar um plano de 800 e um de 1,2Gbps (ambos PME) com um modem já com essas duas características (LANs 2,5 e WiFi 6).

Quem assina 800Mb/s ou acima, no mínimo tem uma placa mãe de 2018 pra cima intermediária/high end com pelo menos LAN 2,5Gbps nativa, sem falar das B550 da AMD que a maioria tá vindo com além da LAN 2,5 vem o WiFi 6 AX também, com uma antena que você conecta à placa mãe.

E uma coisa é certa: o cara que vai assinar 800Mb ou + não tem um notebook Positivo com um Atom, WiFi somente 2,4GHz e LAN 10/100. O cara tem uma máquina (ou laptop) no mínimo intermediário com as novas tecnologias.

A era das LANs 10/100/1000 já era pra ter sido esquecida. Lá fora já tem tempos que passaram do limite do 1Gbps e do WiFi 5GHz "AC". Falta é vontade ($$) da Claro de inovar com EMTAs mais de acordo com pleno ano de 2022 e seguindo.
Discordo parcialmente.

Quem não tem grana ou por diversos motivos não faz upgrade de pc ou troca de notebook ainda vive de LAN 10/100 que começou a migrar pra 10/100/1000 (meu caso) e só tem wifi 5ghz em uma pequena parte da casa.

Se eu tivesse condições ja teria padronizado toda a rede cabeada em 10Gbps e Wi-fi 6E e feito cabeamento estruturado.

Acho que as redes LAN 2,5Gbps e WiFi 6 "AX" já são uma tendência. Quase todas as placas mãe modernas, até as intermediárias, já estão vindo com LAN de 2,5Gbps.

Logo, acho que a Claro está perdendo tempo de não trazer EMTAs com LAN 2,5Gbps e quem sabe criar um plano de 800 e um de 1,2Gbps (ambos PME) com um modem já com essas duas características (LANs 2,5 e WiFi 6).

Quem assina 800Mb/s ou acima, no mínimo tem uma placa mãe de 2018 pra cima intermediária/high end com pelo menos LAN 2,5Gbps nativa, sem falar das B550 da AMD que a maioria tá vindo com além da LAN 2,5 vem o WiFi 6 AX também, com uma antena que você conecta à placa mãe.

E uma coisa é certa: o cara que vai assinar 800Mb ou + não tem um notebook Positivo com um Atom, WiFi somente 2,4GHz e LAN 10/100. O cara tem uma máquina (ou laptop) no mínimo intermediário com as novas tecnologias.

A era das LANs 10/100/1000 já era pra ter sido esquecida. Lá fora já tem tempos que passaram do limite do 1Gbps e do WiFi 5GHz "AC". Falta é vontade ($$) da Claro de inovar com EMTAs mais de acordo com pleno ano de 2022 e seguindo.
Sim, nas placas mãe de fato já temos mais opções disponíveis.
Mas hardware próprio, switches 2.5G, ainda são caros e até certo ponto, escassos.

Agora, considerando que planos gigabit ou mais sejam caros como os 400 reais da Claro ou 500 reais da Oi, é provável que quem pague por um plano desses, tenha condições de comprar hardware próprio para ele (apesar que se nem a Claro colocou cable modem 2.5G hahaha, imagina o restante...).

Vamos ver se agora em 2022 aparece um cable modem 2.5G, a Sagemcom tem um modelo no mercado atual que se encaixaria na proposta da Claro.

Relatos que já apareceram aqui e algumas pessoas conhecidas minhas lá de dentro que estão nesse momento instalando as OLT´s nos sites. Para não dizer que é invenção minha, aos poucos, as fotos vão aparecendo de outros usuários país afora.

Ninguém é obrigado a acreditar ok?

Já falaram de Recife, Salvador, Fortaleza, várias cidades do RS, aqui no RJ tem a própria capital e entorno, porém a coisa vai acelerar mesmo a partir deste ano que estamos.
Na real se você prestar atenção, em vários lugares do Brasil se houve os técnicos dando a mesma informação, que a Claro vai começar a fibrar em 2022 várias dessas cidades ou que já deram autorização para que as empresas responsáveis pela montagem da rede já comecem a adquirir o material etc.

Aqui mesmo quando eu coloquei a Claro no final do ano passado, o técnico falou a mesma coisa e eu até comentei sobre isso aqui.

Na real se você prestar atenção, em vários lugares do Brasil se houve os técnicos dando a mesma informação, que a Claro vai começar a fibrar em 2022 várias dessas cidades ou que já deram autorização para que as empresas responsáveis pela montagem da rede já comecem a adquirir o material etc.

Aqui mesmo quando eu coloquei a Claro no final do ano passado, o técnico falou a mesma coisa e eu até comentei sobre isso aqui.
Falar por falar, já falaram aqui em casa ano passado hahaha

Confiar nesse tipo de conversa é complicado.

Um técnico que veio aqui em casa disse que a claro não usa FTTH em nenhum lugar do Brasil

Confiar no que o técnico fala é tipo confiar no "trem bala SP-RJ", "vamos marcar para sair", "Não é você, sou eu.", "Brasil país desenvolvido". Temos que nos atentar aos fatos, até o momento não tem nenhuma evidência de um CTO sobrepondo a rede em cidades HFC. Quando aparecer as fotos aí a conversa é outra.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui dar uma olhada no street view e achei CTO Claro em Recife-PE. Modelo precon:

DLSIoHO.png

c2Rqh0p.jpg

Não achei sobreposição ainda.

Última edição:
Confiar no que o técnico fala é tipo confiar no "trem bala SP-RJ", "vamos marcar para sair", "Não é você, sou eu.", "Brasil país desenvolvido". Temos que nos atentar aos fatos, até o momento não tem nenhuma evidência de um CTO sobrepondo a rede em cidades HFC. Quando aparecer as fotos aí a conversa é outra.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui dar uma olhada no street view e achei CTO Claro em Recife-PE. Modelo precon:

DLSIoHO.png

c2Rqh0p.jpg

Não achei sobreposição ainda.
Não tem o que achar, o que tem é complementação da cobertura.
Inclusive isso é dito em um post que fiz em Nov/20 https://forum.adrenaline.com.br/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1075136232

várias cidades do RS

Cidades do RS eu acompanhei, eram cidades sem cobertura e que receberam FTTH do zero. As fotos de sobreposição nunca apareceram! Seria no mínimo curioso lançar sobreposição para outra tecnologia em cidades do interior e a capital seguir no Docsis, soa como conversa de vendedores e alguns técnicos de campo de que a prestadora vai "lançar fibra" para prender o usuário no contrato. Pode ser um teste piloto nas cidades interioranas? Pode, mas sem um único dado crível fica difícil.

Última edição:
Cidades do RS eu acompanhei, eram cidades sem cobertura e que receberam FTTH do zero. As fotos de sobreposição nunca apareceram! Seria no mínimo curioso lançar sobreposição para outra tecnologia em cidades do interior e a capital seguir no Docsis, apenas com a conversa de vendedores e técnicos de campo de que a prestadora vai "lançar fibra" para prender o usuário no contrato. Pode ser um teste piloto nas cidades interioranas? Pode, mas sem um único dado crível fica difícil.
O que se tem é apenas boatos e conversas de boteco, bem como técnicos com conspirações (provável que seja mais uma tática de segurar cliente).
O que se tem, no máximo, é cobertura complementar - em ruas que não tem cabeamento HFC - como é o caso de Contagem/MG e de Recife/PE, por exemplo.

Exatamente! a NET só vai trocar a rede HFC por FTTH em locais onde o HFC não está preparado para o docsis 3.1 e que a adequação seja mais cara que mudar a rede para FTTH... a NET não fará investimento, num curto/médio prazo, para substituir rede HFC docsis 3.1, por FTTH... o que mais veremos por aqui é complementação de rede (como o @Hemerson Silva já falou) ou projetos pilotos.

O desejo da maioria desse fórum é que ela comece a substituir a rede logo, mas isso não será realidade tão cedo, pois não faz sentido ($$$$) pra operadora nesse momento.

Alguém ai manja de um roteador que seja wifi 6 e tenha uma wan 2.5gbps?

Overbuild é algo que demanda tempo e dinheiro, principalmente dinheiro, pois com dinheiro é possível “comprar” o tempo.... tem uma frase que exemplifica bem isso: O Legado financia o futuro; ou seja, no final das contas quem vai pagar o FTTH será o HFC/DS... A migração de tecnologia ocorrerá de forma orgânica e demorará anos, e quando digo anos pode colocar algo acima década... Enquanto o FTTH não tiver uma escala minimante decente pra botar dinheiro no caixa o HFC/DS será a tecnologia que receberá mais atenção... pois começara dividir atenção é ficar com um HFC/DS sucateado e o FTTH empacado.

Última edição:
Curioso:

Estava eu a trabalhar aqui e recebo uma notificação no meu WhatsApp dizendo que um código de registro foi solicitado para meu número em um outro aparelho. Duas vezes. Nas duas recebi a SMS padrão lá.

Meu número é Claro.

Estranho que, pelo menos para o que eu saiba, a associação com o app ocorre somente quando o Chip é inserido no aparelho, não? Aqui minha linha está aparentemente normal.

Postei aqui por causa desse lance de invasão recente da operadora. Vai que tem relação...

Recurso de VPN nativo do iPhone desagrada operadoras na Europa

Basta o que a AT&T fazia nos EUA, sem contar a venda de "dados" de outros provedores.

Última edição:
Pessoal, mais alguém tem plano de 250 MB e notou aumento na velocidade? Fui fazer um teste e bateu 320 +-

É o que eu disse aos PME's. Upgrade de velocidade para os planos residenciais? Tem? Toma aqui para baixar joguinho e torrent! E para os planos empresa? "Depois a gente vê", "se sobrar banda" eu vou pensar, disse o diretor da Claro em uma reunião. O cara é um brincalhão!

Está na hora de um remanejamento, tirar ou reduzir o up de velocidade dos planos residenciais e transferir para os PME. E podem cair de "hate" nesse comentário. Se sobrar "banda" vocês ganham uma "beirada". :shave:

Última edição:
Pessoal, mais alguém tem plano de 250 MB e notou aumento na velocidade? Fui fazer um teste e bateu 320 +-
Basicamente quase todos no fórum que tem 250mbps estão com 350/35.

Tem o Xiaomi AX6000 com WAN 2.5gbps e LAN 1gbps.. Só que esse 1gbps de LAN é compartilhado no mesmo SoC, então signfica que mesmo se entrar 2.5gbps na WAN, essa largura é capada para 1gbps no cotrolador LAN..

Lá to tópico de Roteadores teve gente que pegou..

Pow, ai é triste hahaha, pelo menos pelo wifi AX daria pra receber 1gbps+
tudo em 1 acho dificil hein. Mais facil vc adquirir uma routerboard e um Access Point
Então qual o motivo pratico de ter um wifi ax que entrega, sei la, 1500Mbps, se não dar pra contratar uma internet acima de 1gbps q não vai conseguir entregar pela WAN?

Users who are viewing this thread

Voltar