[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

A uns 2 ou 3 meses atras, eu reparei que uma instalação minha em SP capital, estava com 100Mb de upload. Na data procurei aqui para ver se achava alguém falando sobre isso mas não vi nada.
Ninguém mora nesse endereço, eu só uso lá quando vou para SP capital, então não faço ideia a quanto tempo está assim.
Ah e final do ano passado, trocaram o modem para upgrade de velocidade que sempre fizeram sem eu pedir, no momento é 500Mb.

Será que estão testando? Poderia virar 500Mb/100Mb mesmo, daria uma boa melhorada para quem precisa de up bom.

A uns 2 ou 3 meses atras, eu reparei que uma instalação minha em SP capital, estava com 100Mb de upload. Na data procurei aqui para ver se achava alguém falando sobre isso mas não vi nada.
Ninguém mora nesse endereço, eu só uso lá quando vou para SP capital, então não faço ideia a quanto tempo está assim.
Ah e final do ano passado, trocaram o modem para upgrade de velocidade que sempre fizeram sem eu pedir, no momento é 500Mb.

Será que estão testando? Poderia virar 500Mb/100Mb mesmo, daria uma boa melhorada para quem precisa de up bom.
já tem tempos que esta com upload de 100Mb.

não só isso plano 500Mb down 35Mb up no HFC, esta recebendo a uns 2 pra 3 meses em varias praças 700Mb down 100Mb up, antes estava 700Mb down e 50Mb up.

é o famoso upgrade gratuito que a gente chama aqui no topico, é aquela, não é oficializado pela claro se chegar a velocidade extra bom de mais, se não chegar mas passar do contratado de 500/35 não tem como reclamar tb.

Pra ajudar a galera. Meus pais acabaram de mudar da Vivo 300/150 pra Claro HFC 500/35. Sampa, Tatuapé depois da Pça Silvio Romero. O negócio dos véio é TV e comodidade. Depois eu vejo o combo e o preço.
sinto muito conheço essa região ai minha amiga mora ai perto
e ela saiu da claro pq fds era insuportável funcionar a internet. a única coisa que funcionava
era o debito automático da fatura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esses 90 reais é só protocolo. Mesmo sendo mau uso do cliente, é muito difícil de ser cobrada, só se for algo absurdo mesmo.
E aliás, é uma coisa que não precisa se preocupar, já que se tem problema, é impossível da taxa ser cobrada.
impossivel não é ... se vc quebrar o pau de reclamar.
tem muitos idosos que recebem essa taxa de 90 reais por simples capricho.
meu vizinho que não é idoso, recebeu essa taxa de 90 reais e o tecnico so foi na casa dele trocar o modem
pq ele fez upgrade de velocidade. conclusão quebrou o pau no 10621 e depois ouvidoria e retiraram a taxa.

Última edição:
já tem tempos que esta com upload de 100Mb.

não só isso plano 500Mb down 35Mb up no HFC, esta recebendo a uns 2 pra 3 meses em varias praças 700Mb down 100Mb up, antes estava 700Mb down e 50Mb up.

é o famoso upgrade gratuito que a gente chama aqui no topico, é aquela, não é oficializado pela claro se chegar a velocidade extra bom de mais, se não chegar mas passar do contratado de 500/35 não tem como reclamar tb.
Reparei que aqui tbm virou 100 de upload, só não sei quando pois fazia muitos meses que não media, agora a internet de 500mb na casa dos meus pais bate uns 200/100, parece até que é fibra kkkkk mas nada, é só o HFC saturado de sempre aqui, sem falar que as vezes para de carregar tudo por alguns segundos, nunca reclamei pq acaba não atrapalhando meus pais e pagam só 79 por mês.

Reparei que aqui tbm virou 100 de upload, só não sei quando pois fazia muitos meses que não media, agora a internet de 500mb na casa dos meus pais bate uns 200/100, parece até que é fibra kkkkk mas nada, é só o HFC saturado de sempre aqui, sem falar que as vezes para de carregar tudo por alguns segundos, nunca reclamei pq acaba não atrapalhando meus pais e pagam só 79 por mês.
trocaram a saturação do node de download para upload kkkkk

sobreposição continua em toda são paulo
@KILLME cabo de parabólica para fibra

R. Francisco Cruz, 163 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04117-091

Avenida Lins de Vasconcelos, 3234+ 3228, Av. Lins de Vasconcelos, 3234 3228 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04112-002

Última edição:
Aparentemente estão testando 800/100

14058156937.png

A minha irmã mudou de casa e meu cunhado ligou pedindo rollback para poder instalar 2 câmeras IP's, o técnico veio e disse que a central deu um novo modem à ele por engano e que por isso seria obrigado a trocar, a troca foi autorizada para não ter problemas, o rolback de IPV4 foi realizado mas ao receber a fatura desse mês veio a cobrança de R$90,00, sem dúvida por equívoco da Claro já que não se tratou de visita improdutiva (enviaram um técnico para rollback), falei para acionar a ouvidoria via Anatel ou consumidor.gov contestando a cobrança, do contrário, é aquela má vontade para resolver. O maior problema que ele me relatou são as quedas frequentes no sinal wi-fi com a troca do novo modem, não perguntei qual modelo colocaram, mas antes não havia problema.

Última edição:
Consegui uma visita só, e ainda assim só pela ouvidoria. No atendimento normal, sempre cancelavam faltando 10 minutos.

Não fez foto nem nada, mas uma atendente no aplicativo minha claro confirmou que eu fui incluído nesta lista, segundo ela por suspeita de fraude, e disse que solicitou reanálise, pediu desculpas e disse que me dá resposta em 10 dias (foi ontem isso).

Se não der certo com a operadora, ao menos já estou com a faca e o queijo na mão para ingressar com a ação judicial (o prob é q aqui em BH a primeira audiência vai demorar séculos mas com essa mensagem acredito q consiga uma liminar).
Na Claro existe um setor chamado de anti fraude, que é quando eles capam a velocidade para 30 Mbps. Engana-se quando acham que capam, quem consome acima de 4 tera. Capam quando o consumo foge da média do cliente.
Exemplo: Consumiu 2 tera no mês, ai no próximo mês, consumo vai para 10 tera. O sistema irá capar automaticamente, não é alguém que capa, é sistêmico. (Não que eu ache certo isso).

Quando eles, vão para casa de um caso desse, vão dois caras, um técnico local e o outro técnico da anti fraude para tirar as fotos.
Só tiram as fotos para "provar" que o cliente não vende internet entre outros ...

Engana-se quem acha que "FRITA" a rede da Claro com meros 10, 20, 30 tera, a rede suporta um absurdo de trafego. Em poucos casos, em nodes saturados de consumo, eles "forçam" o cliente a cancelar, por N motivos, em geral são clientes que nunca estão satisfeitos, sempre reclamam, são clientes que em vez de dar lucro, gera despesas.

Quando o cliente é de "boa", eles adicionam uma placa de UP a mais no node e problema de saturação resolvida, porém aqui acho que só deve ter cliente problema, com suas razões e são inflexíveis.

DICA: se tiver problema de saturação no node, manda o técnico, coletar com seu supervisor ou datacenter a coleta do nagios, xpertrak, zabbix do node, com essas informações eles irão verificar se precisa adicionar placa no cmts ou não, balancear o trafego para outro node.

Acompanho este fórum a um tempo, e a maioria aqui tem conhecimentos da rede HFC, se sabem do problema, porque já não explicam para o técnico que vai na casa? Nem todo funcionário tem conhecimento (deveria), porém a maioria são terceirizados, que só sabem passar cabo.

Porém é mais fácil falar mal da empresa e dos técnicos (esqueci o adjetivo pejorativo, que esse fórum chamam os técnicos).

Na Claro existe um setor chamado de anti fraude, que é quando eles capam a velocidade para 30 Mbps. Engana-se quando acham que capam, quem consome acima de 4 tera. Capam quando o consumo foge da média do cliente.
Exemplo: Consumiu 2 tera no mês, ai no próximo mês, consumo vai para 10 tera. O sistema irá capar automaticamente, não é alguém que capa, é sistêmico. (Não que eu ache certo isso).
Mas esse sistema anti fraude só atua na rede HFC ou também atua na rede FTTH?
Eu já tive um consumo de 10TB em um mês e nem por isso tive qualquer restrição aqui.
2022-12-11-13-26-21-Totals-and-Reports.png

Ou o sistema não mensura somente o consumo do cliente mas sim também a quantidade conexões simultâneas dele, pois este último seria relevante para uma possível revenda ilegal de acesso, não?

Eu já tive um consumo de 10TB em um mês e nem por isso tive qualquer restrição aqui.

Ou o sistema não mensura somente o consumo do cliente mas sim também a quantidade conexões simultâneas dele, pois este último seria relevante para uma possível revenda ilegal de acesso, não?
Meu consumo mensal é muito parecido com o seu, e a cerca de três meses atrás eu baixei quase 20TB para abastecer meu servidor de mídia e até então continua tudo normal. Penso que essas restrições até o momento se limitem apenas para rede HFC.

Isso aí depende muito e provavelmente com outros fatores inclusos, aqui em casa mesmo a toragem em +- 10TB está ocorrendo faz mais de um ano apenas no link Claro, em tentativa forçada em ver se a Claro irá capar. E nada hehehe.
Deve ter mais fatores incluídos para o "cap".

Isso aí depende muito e provavelmente com outros fatores inclusos, aqui em casa mesmo a toragem em +- 10TB está ocorrendo faz mais de um ano apenas no link Claro, em tentativa forçada em ver se a Claro irá capar. E nada hehehe.
Deve ter mais fatores incluídos para o "cap".
Número de conexões simultâneas com certeza deve ser um dos parâmetros levados em consideração...

Meu consumo mensal é muito parecido com o seu, e a cerca de três meses atrás eu baixei quase 20TB para abastecer meu servidor de mídia e até então continua tudo normal. Penso que essas restrições até o momento se limitem apenas para rede HFC.
Faz sentido pq vivem dando banda de graça em HFC sem aumentar os valores, alguns que antigamente pagava por 120mb, hoje recebe 700 pelo mesmo valor sem precisar pedir, tática para não perderem clientes para provedores regiõnais onde muitos oferecem alta velocidade por baixo preço e ainda tem a vantagem da fibra. Mas ter uma cliente que paga barato e ainda torra sempre toda a banda não é rentável.

Uma dúvida, tem como a rede ser saturada somente em alguma(s) faixa(s) de IP? Tem chance de outro IP se conectar em um node diferente?

Última edição:
Acompanho este fórum a um tempo, e a maioria aqui tem conhecimentos da rede HFC, se sabem do problema, porque já não explicam para o técnico que vai na casa? Nem todo funcionário tem conhecimento (deveria), porém a maioria são terceirizados, que só sabem passar cabo.

Cliente fazendo o trabalho da empresa merece uma compensação na fatura, dando treinamento de graça. Vamos fixar em R$90 reais a hora. O técnico vem e não sabe o que tá acontecendo (é só um instalador de modem), a pessoa explica o processo e emite o boleto de "atendimento em vão".

Engana-se quando acham que capam, quem consome acima de 4 tera. Capam quando o consumo foge da média do cliente.Exemplo: Consumiu 2 tera no mês, ai no próximo mês, consumo vai para 10 tera. O sistema irá capar automaticamente, não é alguém que capa, é sistêmico. (Não que eu ache certo isso).

A maioria dos clientes que chegam no fórum com a queixa de "cap" e que eu peço o print do consumo do Minha Claro sequer excederam 4TB. Teve vários clientes com consumo em torno de 3.5TB com limitação na velocidade, nesses casos não existiu essa desproporção de um mês demandar 2TB e no mês seguinte pular para 10TB disparando o "gatilho". Você descreveu uma situação que não encontra eco nos casos do fórum.

Quando o cliente é de "boa", eles adicionam uma placa de UP a mais no node e problema de saturação resolvida, porém aqui acho que só deve ter cliente problema, com suas razões e são inflexíveis.

Eu vejo o quão maravilhoso é o mundo sob a ótica de um SUPOSTO funcionário com solução fácil e rápida pra tudo!

- Há node saturado em determinada região?

"A solução é simples e rápida! A equipe técnica adiciona uma placa de UP a mais no node e o problema de saturação está resolvido em pouco tempo, não é necessário aguardar alguns meses e insistir como sempre vemos para pressionar o supervisor da região.

- E sobre o cap de 30MB que afetou dezenas de usuário que reportaram nos últimos 2 anos no fórum Adrenaline?

Para a Claro "não haveria problema" ter clientes domésticos puxando 20 ou 30 terabytes de trafego ao mês pois a rede comporta um "absurdo" de trafego! O cap é deflagrado quando o sistema detecta aumento de demanda abrupta, exemplo: "O cliente tinha um perfil de demanda médio 1.3TB, mas em um determinado mês saltou para 10TB e isso gerou o gatilho da restrição". Na teoria é lindo e maravilhoso! Só não explica os casos do fórum de clientes "capados" por demandar menos de 4TB da rede (boa parte dos casos, senão a maioria!).

Então "é de boa" todo mundo puxar 10TB-20TB, mas para não cair no gatilho do aumento abrupto, subam aos pouquinhos o consumo até chegar lá, "confia!" ;) Se hoje vocês puxam 3TB, no mês seguinte vão para 3.6TB, no próximo 4TB, no subsequente 4.5TB, no outro 5TB e assim vai, avancem para ver se todos vão longe, mas se vocês caírem no cap, não se preocupem, quando tiverem de explicar 20TB de trafego é de "boas".

Acompanho este fórum a um tempo, e a maioria aqui tem conhecimentos da rede HFC, se sabem do problema, porque já não explicam para o técnico que vai na casa? porém aqui acho que só deve ter cliente problema, com suas razões e são inflexíveis.

O fórum concentra um grande número de assinantes avançados, esse perfil de cliente não costuma demandar o suporte da operadora se não há de fato algum problema. A maioria do público assíduo do fórum consegue levar um diagnóstico assertivo para o técnico de campo embora não seja uma obrigação! Se o cliente vai dar na mão do técnico a causa e a solução deveria levar parte do seu ganho mensal, afinal de contas, estaria fazendo o trabalho para o qual o técnico é remunerado!

Última edição:
sinto muito conheço essa região ai minha amiga mora ai perto
e ela saiu da claro pq fds era insuportável funcionar a internet. a única coisa que funcionava
era o debito automático da fatura.

Pros meus pais, se fossem 10% do que tinham nem iam perceber. Eles sempre tiverem Net e de fato, a interface, funções, navegabilidade, etc. da TV da Net (Claro) é 1000x melhor. Pra eles é o que importa.

Eu moro na Zona Oeste, região de Perdizes e atualmente estou com a Vivo 500/250. Claro aqui também apenas HFC; já me abordaram com ofertas tentadoras, mas preciso de upload. O mais bizarro é que já tentei fazer up pro plano de 700 Mbit da Vivo, tanto por telefone e chat e sempre me dizem que está indisponível pro meu CEP.

Cliente fazendo o trabalho da empresa merece uma compensação na fatura, dando treinamento de graça. Vamos fixar em R$90 reais a hora. O técnico vem e não sabe o que tá acontecendo (é só um instalador de modem), a pessoa explica o processo e emite o boleto de "atendimento em vão".
Apoiado, nos que usamos e sabemos tudo do processo ( na marra!! )

Pessoal falando de consumo, aqui no interior do RS eu uso mais de 9-11TB/mês e nunca tive problemas, meu plano é 500/35 (que na real é 500/100), uso 24hrs a internet da Claro e à muito tempo tenho consumo alto, mesmo antes da pandemia (esta que quase triplicou meu consumo da noite pro dia e também nada aconteceu).

No App Minha Claro Residencial no celular, eu tento faz uns 2 ou 3 meses acessar meu consumo e a tela volta pra página inicial. Tentei limpar cache,etc mas não abre o consumo. No site da Minha Claro também só consigo ver meus produtos, a fatura e se os serviços estão normais.

Mas consumo não consigo ver por nenhum meio da Claro - vejo só pelo relatório do meu roteador o uso total que sempre, desde 2015 quando eu morava em PoA era alto.

Não sei se é só aqui na região, mas se o usuário nem pode ver seu consumo, é sinal que a área tá "liberada" aqui, vai saber. Agora isso de 4TB ou mais, conexões simultâneas, etc nada segue um padrão. É completamente aleatório, e na real vai depender do data center mesmo e da saturação da região, pois pelo que vi tem gente recebendo 700~800Mb/s de download enquanto eu fico nos 520~530Mb/s, só tive o "incremento" do upload pra 100Mb/s faz umas semanas.

Pessoal falando de consumo, aqui no interior do RS eu uso mais de 9-11TB/mês e nunca tive problemas, meu plano é 500/35 (que na real é 500/100), uso 24hrs a internet da Claro e à muito tempo tenho consumo alto, mesmo antes da pandemia (esta que quase triplicou meu consumo da noite pro dia e também nada aconteceu).

No App Minha Claro Residencial no celular, eu tento faz uns 2 ou 3 meses acessar meu consumo e a tela volta pra página inicial. Tentei limpar cache,etc mas não abre o consumo. No site da Minha Claro também só consigo ver meus produtos, a fatura e se os serviços estão normais.

Mas consumo não consigo ver por nenhum meio da Claro - vejo só pelo relatório do meu roteador o uso total que sempre, desde 2015 quando eu morava em PoA era alto.

Não sei se é só aqui na região, mas se o usuário nem pode ver seu consumo, é sinal que a área tá "liberada" aqui, vai saber. Agora isso de 4TB ou mais, conexões simultâneas, etc nada segue um padrão. É completamente aleatório, e na real vai depender do data center mesmo e da saturação da região, pois pelo que vi tem gente recebendo 700~800Mb/s de download enquanto eu fico nos 520~530Mb/s, só tive o "incremento" do upload pra 100Mb/s faz umas semanas.
Pode ser que o node que atende a sua área está trabalhando com folga, então a Clarinha não aplica penalidade.

O fórum concentra um grande número de assinantes avançados, esse perfil de cliente não costuma demandar o suporte da operadora se não há de fato algum problema. A maioria do público assíduo do fórum consegue levar um diagnóstico assertivo para o técnico de campo embora não seja uma obrigação! Se o cliente vai dar na mão do técnico a causa e a solução deveria levar parte do seu ganho mensal, afinal de contas, estaria fazendo o trabalho para o qual o técnico é remunerado!

Eu não tenho ideia de como está o script de suporte remoto hoje em dia, mas aproveitando este seu comentário, se ensinassem a dar um hard reset, acho que iam economizar uns 90% das visitas.

Pode ser que o node que atende a sua área está trabalhando com folga, então a Clarinha não aplica penalidade.
É possível sim, mas e o porquê de meu download não ficar em 700 ou mesmo 800 como tem toneladas de prints aqui no tópico?? Se tivesse "livre", primeira coisa seria o download aumentar, uma vez que tem 23 portadoras 3.0 e 1 OFDM e o download bate 530Mb/s sempre, nunca deu menos.

Boa noite, pessoal. Procurei alguma solução aqui no fórum antes de fazer o comentário mas não encontrei ou não soube pesquisar meu problema direito. Sou muito noob se tratando desse assunto. É o seguinte:

Utilizo um desktop com a internet cabeada e possuo uma TV com Mi Stick plugado conectado à internet via Wi-Fi, além de um notebook que minha esposa utiliza para trabalho. Quando inicio algum download no desktop, todos os outros dispositivos da casa sofrem com conexão lenta. O Mi Stick mal consegue carregar o YouTube ou a Netflix a 360p, e o notebook não consegue entrar no Google Docs. Imagino que seja um problema na configuração do modem pois há momentos onde estou baixando a uma velocidade menor que 1MiB/s e esse download consome todo o tráfego da casa (nunca mexi na configuração do modem). Meu plano é o de 250Mbps. O modem é o HUMAX HGB10R-02, acredito eu. É um modelo como esse da foto que anexei (vi aqui no tópico essa imagem).

image.jpg.eea0aa20573c51857015e62de40f3995.jpg

Agradeço imensamente desde já por alternativas que posso seguir para que o computador não tome completamente a internet da casa. 👍

Boa noite, pessoal. Procurei alguma solução aqui no fórum antes de fazer o comentário mas não encontrei ou não soube pesquisar meu problema direito. Sou muito noob se tratando desse assunto. É o seguinte:

Utilizo um desktop com a internet cabeada e possuo uma TV com Mi Stick plugado conectado à internet via Wi-Fi, além de um notebook que minha esposa utiliza para trabalho. Quando inicio algum download no desktop, todos os outros dispositivos da casa sofrem com conexão lenta. O Mi Stick mal consegue carregar o YouTube ou a Netflix a 360p, e o notebook não consegue entrar no Google Docs. Imagino que seja um problema na configuração do modem pois há momentos onde estou baixando a uma velocidade menor que 1MiB/s e esse download consome todo o tráfego da casa (nunca mexi na configuração do modem). Meu plano é o de 250Mbps. O modem é o HUMAX HGB10R-02, acredito eu. É um modelo como esse da foto que anexei (vi aqui no tópico essa imagem).

image.jpg.eea0aa20573c51857015e62de40f3995.jpg

Agradeço imensamente desde já por alternativas que posso seguir para que o computador não tome completamente a internet da casa. 👍
Se for download por torrent ele é o motivo, se não for tbm não sei, precisaria pesquisar no Google

Users who are viewing this thread

Voltar