Comcast today announced the world's first live, multigigabit symmetrical Internet connection powered by 10G and Full Duplex DOCSIS 4.0. 10G technology will revolutionize the availability of ultra-fast speeds, by delivering multigigabit symmetrical services over the connections already installed...
www.techpowerup.com
Aqui no Brasil, visto que a Claro já montou as redes FTTH (e possivelmente as redes FTTH de sobreposição) preparadas para XGS-PON, imagino que ela deva preferir lançar conexões de 10Gb simétricas no futuro sobre esta tecnologia apenas devido aos custos de investimentos que seriam necessários para lançar DOCSIS 4.0.
Os mais entendidos da tecnologia HFC podem comentar mais a respeito disso.
Saudações.
Minha tristeza é ter Claro 350M com um TG1692A em bridge, um AX1800 na ponta, e download não passar de 7MiB. Ô tédio, tentando reconfigurar para voltar aos áureos tempos de 80MB... 8(
A grande questão é que tem técnicos que não entendem o mínimo do mínimo.
Teve um técnico que quis colocar a culpa da conexão não estar funcionando em meu roteador, sendo que a fibra estava sem sinal. Quando ele viu que a fibra estava sem sinal disse que não podia resolver e não fez nada, nem abriu chamado pra rede externa. Acionei ouvidoria, veio outro técnico cuidadoso que verificou as caixas dentro do edificio, encontrou uma que estava com defeito gerando mal contato entre o conector e a caixa, conseguiu fazer funcionar até vir a rede externa, abriu chamado e trocaram a caixa
Teve outro técnico que simplesmente não quis fazer a instalação da fibra, disse que não ia vir e ponto, fechou chamado con código de visita improdutiva por ausência do cliente. Tive que reclamar com a ouvidoria pra resolver
Node saturado, na época que tive HFC, lembro que em 2020 tinha 500mb e chegava 270mb na maior parte do dia. Os técnicos vinham e diziam que não tinha o que fazer, tive que fazer uma penca de chamados pra resolver.
Outro caso foi a troca de um decodificador com defeito. Foi necessário mais de 6 técnicos virem para efetuar a troca, cada hora era uma desculpa, sendo que todos os chamados foram abertos por atendimento telefónico da ouvidoria.
Até hoje os técnicos não conseguiram resolver o problema do meu último ponto quadricular por estar com sinal ruim (48dbm.)
Não estou dizendo que todos são assim, mas existem muitos que denigrem a imagem da operadora. Não estou questionando o treinamento da operadora, mas tem técnico que honestamente não possui capacidade de ser técnico, seja pela falta de entendimento da tecnologia ou pela falta de vontade de realizar os serviços.
Ressalto que nunca fui cliente chatissimo ou arrogante, sempre ofereço agua/refrigerante/almoço pros técnicos, dou caixinha quando resolvem (uns 20 reais), sempre tento oferecer um norte quando tenho uma suspeita do que esta causando o problema, e mesmo assim ocorreram estes incidentes.
Na real, eu quero que se dano esse assunto, já não estou na área a mais de 6 anos.
Sou grato, pois ali adquiri conhecimento e fiz minha faculdade.
Lembro como que fosse hoje, um cliente que era professor da USP, falou "Você trabalhando no suporte você vai sofrer e não vai ter vida, por isto estude".
Dali, corri atrás e fugi de área operacional.
Cara na minha época era a antiga NET ainda, e os técnicos próprios exigiam ter crea, que não é muita coisa para técnico, mas ajudava. Depois que virou Claro, não exigem mais, até pq não tem mais crea para técnico.
Ai virou terra de ninguém. Contratam motorista, garçom, frentista .... pessoas sem conhecimento técnico, por isso acontece essa coisas que você relatou. Os caras só sabem trocar equipamentos e puxar cabo.
Faz assim, quando vc tiver que ir alguém da Claro na sua casa, faz um teste, pergunta alguma coisa básica de informática, sei lá ... o cara provavelmente não vai saber responder, vai falar que é o equipamento.
Quando os caras falam que o problema é seu equipamento é porque ele não sabe o que esta fazendo e fala para ver se cola.
Você quer ver o cara desbaratinar é vc reclamar de ping, de lag em jogos, o cara vai falar que é seu pc, video game, seu cabo de rede, sua casa, seu bairro, sua cidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Dica de ouro:
Quando abrir visita técnica, faz pelo app, agenda e cancela umas 7 vezes seguidas. Assim irá vira LOG, tendendo ir um técnico mais experiente por ser LOG alto.
Na real, eu quero que se dano esse assunto, já não estou na área a mais de 6 anos.
Sou grato, pois ali adquiri conhecimento e fiz minha faculdade.
Lembro como que fosse hoje, um cliente que era professor da USP, falou "Você trabalhando no suporte você vai sofrer e não vai ter vida, por isto estude".
Dali, corri atrás e fugi de área operacional.
Cara na minha época era a antiga NET ainda, e os técnicos próprios exigiam ter crea, que não é muita coisa para técnico, mas ajudava. Depois que virou Claro, não exigem mais, até pq não tem mais crea para técnico.
Ai virou terra de ninguém. Contratam motorista, garçom, frentista .... pessoas sem conhecimento técnico, por isso acontece essa coisas que você relatou. Os caras só sabem trocar equipamentos e puxar cabo.
Faz assim, quando vc tiver que ir alguém da Claro na sua casa, faz um teste, pergunta alguma coisa básica de informática, sei lá ... o cara provavelmente não vai saber responder, vai falar que é o equipamento.
Quando os caras falam que o problema é seu equipamento é porque ele não sabe o que esta fazendo e fala para ver se cola.
Você quer ver o cara desbaratinar é vc reclamar de ping, de lag em jogos, o cara vai falar que é seu pc, video game, seu cabo de rede, sua casa, seu bairro, sua cidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Dica de ouro:
Quando abrir visita técnica, faz pelo app, agenda e cancela umas 7 vezes seguidas. Assim irá vira LOG, tendendo ir um técnico mais experiente por ser LOG alto.
Galera, seguinte, eu tenho um plano de celular na claro que adquiri via promoção, no "papel" ele custa cerca de 180 reais, mas na prática pago 80 reais. Acontece que hoje quero mudar a internet de 250 para 500mb, so que no site aparece o valor cheio de 180 reais na hora da troca, daí fico com receio se vai alterar o contrato para esse valor maior... Alguém já fez alguma mudança parecida pelo site? Liguei na central porém o preço de lá é diferente do site para troca dos 500mb.... no site está 109,90 ( 99,90 para quem tem celular ou tv) enquanto que na central está 129,90...
Aos usuários da fibra, vi essa "novidade" estão vendendo um firmware padrão da ONT Huawei por R$400 (mala em todo lugar). Quem conseguir garimpar e encontrar esses arquivos posta para nós aqui.
Esse cara está a um bom tempo tentando vender isso desde quando liberei os patchs aqui.
O suposto firmware que ele está oferecendo, é uma remoção da "customização" que é um arquivo onde está configurado para qual provedor ficará pré-configurado a ONT, por isso tem a mudança do estilo do menu para o azul.
Meu Patch não possui essa funcionalidade por dois motivos, a primeira é que ao realizar esse procedimento, todas as configurações de fábrica do provedor serão apagadas permanentemente, o botão reset não vai ter mais funcionalidade.
O segundo motivo são sobre as ONTs furtadas, se o ladrão quiser desbloquear a ONT de GPON para XPON e ainda querer remover todas as configurações do provedor totalmente, eles que paguem pra terem isso, eu não vou compactuar liberando para pessoas erradas.
Quando eu era cliente da NET tive exatamente esse modem e acontecia o mesmo problema. Era abrir algum torrent no PC e o modem travava, nem ping mais mais respondia. Eu tentaria abrir um chamado, explicar pro técnico e tentar trocar esse modem com a Claro.
Acho que ja falei isso aqui no passado, os técnicos da claro em geral são burros de dar dó, pegam qualquer um que tem o ensino médio e o "treinamento" é na prática com outro técnico burro porém com mais tempo dentro da empresa, enquanto esse pessoal lá de cima não mudar esse pensamento de quantidade ser melhor que qualidade continuará sendo assim sempre, e olha que eu nunca trabalhei para nenhuma operadora mas os cara não sabem de nada e nem procuram saber. Na Vivo já é o contrário, tem qualidade, ou pelo menos tinha, difícil era ter técnico disponível para atender.
Esse cara está a um bom tempo tentando vender isso desde quando liberei os patchs aqui.
O suposto firmware que ele está oferecendo, é uma remoção da "customização" que é um arquivo onde está configurado para qual provedor ficará pré-configurado a ONT, por isso tem a mudança do estilo do menu para o azul.
Meu Patch não possui essa funcionalidade por dois motivos, a primeira é que ao realizar esse procedimento, todas as configurações de fábrica do provedor serão apagadas permanentemente, o botão reset não vai ter mais funcionalidade.
O segundo motivo são sobre as ONTs furtadas, se o ladrão quiser desbloquear a ONT de GPON para XPON e ainda querer remover todas as configurações do provedor totalmente, eles que paguem pra terem isso, eu não vou compactuar liberando para pessoas erradas.
Salve, alexandren.
De repente comi bola. 8P
Entrei no Arris, em LAN > Ports. A opção "Seleção da porta ethernet" só tem as opções de 1 a 4, creio que equivalem às físicas que ele tem.
Sobre porta lógica, não encontrei opção para alterar. Talvez porque o Arris está em modo bridge?
Mas agradeço pela dica! 8)
Por falar nisso, mudaram automaticamente o plano aqui de casa de 250MB (onde recebia 350MB) e oficializaram os 350M (que viram 500MB). Só faltou eles mudarem o modem antigo, haha. Ta pegando uns 450~460MB de download.
Acho que ja falei isso aqui no passado, os técnicos da claro em geral são burros de dar dó, pegam qualquer um que tem o ensino médio e o "treinamento" é na prática com outro técnico burro porém com mais tempo dentro da empresa, enquanto esse pessoal lá de cima não mudar esse pensamento de quantidade ser melhor que qualidade continuará sendo assim sempre, e olha que eu nunca trabalhei para nenhuma operadora mas os cara não sabem de nada e nem procuram saber. Na Vivo já é o contrário, tem qualidade, ou pelo menos tinha, difícil era ter técnico disponível para atender.
Quando era NET era mais exigente neste ponto, tu tinha que ter curso técnico com CREA para entrar, hoje já é mais largado, não exigem nada, só ensino médio, e a grande maioria não entende mesmo, porque a operadora não exige e não capacita nós para este tipo de problema, então não temos o que fazer, o que está ao nosso alcance fizemos, porém se a empresa não exige e não capacita, quem é o culpado? Não somos nós e ninguém vai correr atrás, a não ser que seja uma pessoa que gosta do que faz e busca esse conhecimento por fora. Tu entra a operadora passa os treinamentos de NR10, N35, um treinamento bem razo sobre a tecnologia em que tu vai operar, alguns outros treinamentos da parte da credenciada e já era. E eles tem pressa para te largar a campo, então é bem corrido, bem nas coxa mesmo. Mas isso já vem lá de dentro, parte errado de lá já, confesso que teriam que rever essa questão. E em todas são assim, seja operadora que for. Sei que tem colega que queimam o filme, mas não vamos generalizar, tem pessoas por aí que sabem o que estão fazendo e entendidas do assunto, porém são uma minoria e que procuram resolver o problema do cliente. PS: Nenhum técnico gosta de cliente mala na volta enchendo o saco querendo dar moral e querer ensinar e ditar o que fazer e não fazer, fazemos o que é pra ser feito, é o protocolo, se não gostam reclama para operadora porque é ela que dita o que deve ser feito ou não. Nosso serviço é instalar, deixar funcionando e passando o que o cliente contratou e pronto. E peço a gentileza que dêem uma maneira e revejam a maneira que falam da classe, merecemos respeito, não tenho que estar vendo esse tipo de coisa e ter que aceitar, só porque não foram atendidos ou resolvido o problema. Uma coisa eu sei, eu faço o que está ao meu alcance, se der blz, se não resolver eu tentei e é o que importa. Do restante liguem e reclamam para operadora, eles que tem que resolver o que não podemos fazer fisicamente. A maioria fala que só somos puxadores de cabo, mas garanto que eu se der todo ferramental necessário e material não vão saber fazer nem por aonde começa, não olha e cada um
Quando era NET era mais exigente neste ponto, tu tinha que ter curso técnico com CREA para entrar, hoje já é mais largado, não exigem nada, só ensino médio, e a grande maioria não entende mesmo, porque a operadora não exige e não capacita nós para este tipo de problema, então não temos o que fazer, o que está ao nosso alcance fizemos, porém se a empresa não exige e não capacita, quem é o culpado? Não somos nós e ninguém vai correr atrás, a não ser que seja uma pessoa que gosta do que faz e busca esse conhecimento por fora. Tu entra a operadora passa os treinamentos de NR10, N35, um treinamento bem razo sobre a tecnologia em que tu vai operar, alguns outros treinamentos da parte da credenciada e já era. E eles tem pressa para te largar a campo, então é bem corrido, bem nas coxa mesmo. Mas isso já vem lá de dentro, parte errado de lá já, confesso que teriam que rever essa questão. E em todas são assim, seja operadora que for. Sei que tem colega que queimam o filme, mas não vamos generalizar, tem pessoas por aí que sabem o que estão fazendo e entendidas do assunto, porém são uma minoria e que procuram resolver o problema do cliente. PS: Nenhum técnico gosta de cliente mala na volta enchendo o saco querendo dar moral e querer ensinar e ditar o que fazer e não fazer, fazemos o que é pra ser feito, é o protocolo, se não gostam reclama para operadora porque é ela que dita o que deve ser feito ou não. Nosso serviço é instalar, deixar funcionando e passando o que o cliente contratou e pronto. E peço a gentileza que dêem uma maneira e revejam a maneira que falam da classe, merecemos respeito, não tenho que estar vendo esse tipo de coisa e ter que aceitar, só porque não foram atendidos ou resolvido o problema. Uma coisa eu sei, eu faço o que está ao meu alcance, se der blz, se não resolver eu tentei e é o que importa. Do restante liguem e reclamam para operadora, eles que tem que resolver o que não podemos fazer fisicamente.
Quando era NET era mais exigente neste ponto, tu tinha que ter curso técnico com CREA para entrar, hoje já é mais largado, não exigem nada, só ensino médio, e a grande maioria não entende mesmo, porque a operadora não exige e não capacita nós para este tipo de problema, então não temos o que fazer, o que está ao nosso alcance fizemos, porém se a empresa não exige e não capacita, quem é o culpado? Não somos nós e ninguém vai correr atrás, a não ser que seja uma pessoa que gosta do que faz e busca esse conhecimento por fora. Tu entra a operadora passa os treinamentos de NR10, N35, um treinamento bem razo sobre a tecnologia em que tu vai operar, alguns outros treinamentos da parte da credenciada e já era. E eles tem pressa para te largar a campo, então é bem corrido, bem nas coxa mesmo. Mas isso já vem lá de dentro, parte errado de lá já, confesso que teriam que rever essa questão. E em todas são assim, seja operadora que for. Sei que tem colega que queimam o filme, mas não vamos generalizar, tem pessoas por aí que sabem o que estão fazendo e entendidas do assunto, porém são uma minoria e que procuram resolver o problema do cliente. PS: Nenhum técnico gosta de cliente mala na volta enchendo o saco querendo dar moral e querer ensinar e ditar o que fazer e não fazer, fazemos o que é pra ser feito, é o protocolo, se não gostam reclama para operadora porque é ela que dita o que deve ser feito ou não. Nosso serviço é instalar, deixar funcionando e passando o que o cliente contratou e pronto. E peço a gentileza que dêem uma maneira e revejam a maneira que falam da classe, merecemos respeito, não tenho que estar vendo esse tipo de coisa e ter que aceitar, só porque não foram atendidos ou resolvido o problema Uma coisa eu sei, eu faço o que está ao meu alcance, se der blz, se não resolver eu tentei e é o que importa. Do restante liguem e reclamam para operadora, eles que tem que resolver o que não podemos fazer fisicamente. A maioria fala que só somos puxadores de cabo, mas garanto que eu se der todo ferramental necessário e material não vão saber fazer nem por aonde começa, não olha e cada um
Salve, alexandren.
De repente comi bola. 8P
Entrei no Arris, em LAN > Ports. A opção "Seleção da porta ethernet" só tem as opções de 1 a 4, creio que equivalem às físicas que ele tem.
Sobre porta lógica, não encontrei opção para alterar. Talvez porque o Arris está em modo bridge?
Mas agradeço pela dica! 8)
Eu tinha esse Arris, as vezes ele dava umas zicas reduzindo a porta 1000 pra 10. Eu resolvi tirando do automático e já colocando 1000. Se a setinha não ter opção, faz em modo router e depois coloca em bridge não esquece desativar upnp e firewall dele
Eu tinha esse Arris, as vezes ele dava umas dicas reduzindo a porta 1000 pra 10. Eu resolvi tirando do automático e já colocando 1000. Se a setinha não ter opção, faz em modo router e depois coloca em bridge não esquece desativar upnp e firewall dele
A "toragem" passa a constar no contrato, mas tem caráter subjetivo a medida em que a agência reguladora do setor não possui parâmetros que caracterizem "uso excessivo", é um dado estipulado pela própria operadora sem previsão legal, inexiste na regulamentação vigente e não há previsão para limitação permanente ou temporária no perfil do assinante.
A "toragem" passa a figurar no contrato, mas ainda temos uma carta na manga, a definição de uso excessivo tem um forte caráter subjetivo a medida em que a agência reguladora do setor não possui parâmetros que caracterizem o que é consumo excessivo, é um dado estipulado pela próprio operadora sem previsão legal ou na regulamentação vigente.
A "toragem" passa a constar no contrato, mas tem caráter subjetivo a medida em que a agência reguladora do setor não possui parâmetros que caracterizem "uso excessivo", é um dado estipulado pela própria operadora sem previsão legal, inexiste na regulamentação vigente e não há previsão para limitação permanente ou temporária no perfil do assinante.
Tudo isso é legalmente nulo, se não for devidamente publicada a definição e valores do tal "média de consumo do segmento", incluindo que estes parâmetros tem que estar visiveis e explícitos nas propagandas, visto que seria um ponto para decisão do cliente para contratação ou não.
PS. O que é "desvio do uso dos serviços" ? quantidade de uso não pode ser isso ...
Tudo isso é legalmente nulo, se não for devidamente publicada a definição e valores do tal "média de consumo do segmento", incluindo que estes parâmetros tem que estar visiveis e explícitos nas propagandas, visto que seria um ponto para decisão do cliente para contratação ou não.
PS. O que é "desvio do uso dos serviços" ? quantidade de uso não pode ser isso ...
A "media de consumo do segmento" se trata do seu próprio consumo médio pelo o que eu entendi, mas não vale nada isso sem fixar em contrato uma porcentagem ou valor que não poderia extrapolar dessa média, se essa clausula é ilegal com base no Marco Civil da internet eu já não sei.
Sobre o "uso excessivo" o limite de uso mensal também deve estar escrito em algum lugar do contrato ou não poderão fazer nada, e dificilmente destacarão essa informação pois não são obrigados, o cliente que tem obrigação de ler todo o contrato antes de assinar.
Eu tenho certeza que isso já foi dito trocentas vezes, mas só ratificando. Primeiro a história...
Hoje fui trabalhar na casa dos meus pais pois estava agendada a visita de instalação da Claro e, já sabendo que teria que ir depois, já me adiantei aproveitando o dia devagar planejado com todos, menos os croatas.
Foram dois, um meio que desentupidor de conduíte e o outro gravei o nome, Xavier. Engenheiro elétrico, trabalhava com links diretos no ramo financeiro, trocamos mó ideia depois que ele perguntou se ia rotear pelo AC-68U. O cara percebeu que eu tava rodeando e já mandou o modelo pra me desarmar.
Puta cara gente fina, falou que rodou na Embratel em 2019, veio a pandemia, e hoje tá subindo na Claro. Deve ter mais ou menos a minha idade, 40 e pouco.
Segundo ele, bairros antigos como o meu e dos meus pais, Perdizes e Tatuapé respectivamente, EVENTUALMENTE terão o last mile em fibra. Se quiser pra já, o condomínio tem que pedir e, segundo o Xavier, só estão fazendo em empreendimentos com muita escala ou com ticket grande. Faz sentido. Quando perguntei sobre a Vivo 500/250 aqui em casa, ele foi muito ético e só deu a letra da origem quando eu perturbei muito.
Fica o relato um pouco diferente e uma história. Disse que não conhecia o fórum; uma pena. As tecnicalidades às vezes geram conversas muito humanas.
Edit: Os véio contrataram 500/35. No speedtest tava dando 600/50, give or take. Usando speedtest-cli no comando deu +ou- 300/15, mais de acordo com a realidade. testmy.net MI-FL deu 180/15 numa média de 3 testes por volta das 15h.
Povo! Creio que a Claro Fibra já está chegando em Brasília… Mais precisamente no Guará II! Ontem vi um pessoal fazendo a fusão da CTOP no balão da 4a DP. Conversei com eles e os próprios me confirmaram que era a Claro Fibra, inclusive na entrada da QE 15 vi uma CDOE muito parecida com a da Claro, hoje vou passar por lá novamente, vou parar pra tirar foto e postar aqui. Mas acho que nos próximos meses já deve estar disponível pra venda.