[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Boa noite, pessoal. Procurei alguma solução aqui no fórum antes de fazer o comentário mas não encontrei ou não soube pesquisar meu problema direito. Sou muito noob se tratando desse assunto. É o seguinte:

Utilizo um desktop com a internet cabeada e possuo uma TV com Mi Stick plugado conectado à internet via Wi-Fi, além de um notebook que minha esposa utiliza para trabalho. Quando inicio algum download no desktop, todos os outros dispositivos da casa sofrem com conexão lenta. O Mi Stick mal consegue carregar o YouTube ou a Netflix a 360p, e o notebook não consegue entrar no Google Docs. Imagino que seja um problema na configuração do modem pois há momentos onde estou baixando a uma velocidade menor que 1MiB/s e esse download consome todo o tráfego da casa (nunca mexi na configuração do modem). Meu plano é o de 250Mbps. O modem é o HUMAX HGB10R-02, acredito eu. É um modelo como esse da foto que anexei (vi aqui no tópico essa imagem).

image.jpg.eea0aa20573c51857015e62de40f3995.jpg

Agradeço imensamente desde já por alternativas que posso seguir para que o computador não tome completamente a internet da casa. 👍
Limite a banda de download amigo. Eu tenho 500M aqui e se o PC ou algo consome 100% da banda de download, ninguém navega na casa, mesmo sendo outro cabeado. Não funciona, quer dizer fica super limitado com ping altíssimo. Seu plano é 250M limite se possível o download para 18~20MB/s e verás que todos poderão usar a internet, pois haverá banda sobrando, já tive esse modem em 2017 acho e todo esse tempo que uso Virtua é assim.

Limite a banda de download amigo. Eu tenho 500M aqui e se o PC ou algo consome 100% da banda de download, ninguém navega na casa, mesmo sendo outro cabeado. Não funciona, quer dizer fica super limitado com ping altíssimo. Seu plano é 250M limite se possível o download para 18~20MB/s e verás que todos poderão usar a internet, pois haverá banda sobrando, já tive esse modem em 2017 acho e todo esse tempo que uso Virtua é assim.
Fazer download mesmo na velocidade maixma nunca me deixou com internet inutilizável a ponto de nada mais funcionar, exceto quando tinha programa torrent envolvido pq aí tem motivo pra isso.

Boa noite, pessoal. Procurei alguma solução aqui no fórum antes de fazer o comentário mas não encontrei ou não soube pesquisar meu problema direito. Sou muito noob se tratando desse assunto. É o seguinte:

Utilizo um desktop com a internet cabeada e possuo uma TV com Mi Stick plugado conectado à internet via Wi-Fi, além de um notebook que minha esposa utiliza para trabalho. Quando inicio algum download no desktop, todos os outros dispositivos da casa sofrem com conexão lenta. O Mi Stick mal consegue carregar o YouTube ou a Netflix a 360p, e o notebook não consegue entrar no Google Docs. Imagino que seja um problema na configuração do modem pois há momentos onde estou baixando a uma velocidade menor que 1MiB/s e esse download consome todo o tráfego da casa (nunca mexi na configuração do modem). Meu plano é o de 250Mbps. O modem é o HUMAX HGB10R-02, acredito eu. É um modelo como esse da foto que anexei (vi aqui no tópico essa imagem).

Agradeço imensamente desde já por alternativas que posso seguir para que o computador não tome completamente a internet da casa. 👍
Esse modelo tem uns bugs, tente reiniciar ele a cada 2 dias e vê se melhora o desempenho dele.

Se for download por torrent ele é o motivo, se não for tbm não sei, precisaria pesquisar no Google
É meio curioso pois no momento estou baixando um torrent que no momento que escrevo essa resposta está a 7MiB/s e não atrapalha a Netflix. Já um outro torrent que estava baixando a 500kb/s estava deixando a Netflix em 480p. Tá meio de lua essa questão.
Há uma maneira de limitar a banda para o computador como um todo? Ou preciso fazer esse de programa para programa? Eu bem que gostaria de alcançar essas velocidades que me falou, mas o máximo que cheguei foram esses 7MiB/s que mencionei acima, hahahaha.
Esse modelo tem uns bugs, tente reiniciar ele a cada 2 dias e vê se melhora o desempenho dele.
Reiniciarei ele em breve. Você sabe me dizer se há alguma configuração extra que posso fazer para melhorar o desempenho do aparelho?

Obrigado novamente pelas respostas!

@silvajam se suspeita de configuração do modem faz um reset nele, não sei se já sabe mas vai voltar com a senha e nome do wi-fi padrões, estão escritos no modem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É meio curioso pois no momento estou baixando um torrent que no momento que escrevo essa resposta está a 7MiB/s e não atrapalha a Netflix. Já um outro torrent que estava baixando a 500kb/s estava deixando a Netflix em 480p. Tá meio de lua essa questão.
Tem que configurar o programa para evitar isso, não lembro exatamente como mas tinha algo a ver no número de conexões. Se alguma configuração feita no modem pode atrapalhar não sei, mas basta resetar pra ter certeza.

Última edição:
Se o torrent estiver fazendo o download de muitos peers ao mesmo tempo (ou seja, muitas conexões simultâneas) mesmo que a velocidade final seja relativamente baixa, não poderia "stressar" o modem a ponto dele bugar e apresentar balanceamento de carga entre os dispositivos conectados de maneira errática? tipo uma espécie de bufferbloat?

Uma dúvida, tem como a rede ser saturada somente em alguma(s) faixa(s) de IP? Tem chance de outro IP se conectar em um node diferente?
Sim, cada cidade tem um range de IP, pode acontecer de uma faixa de IP estar em node saturado. Porém saturação de node é geralmente em uma região/bairro/quarteirão e não na cidade inteira.

Cliente fazendo o trabalho da empresa merece uma compensação na fatura, dando treinamento de graça. Vamos fixar em R$90 reais a hora. O técnico vem e não sabe o que tá acontecendo (é só um instalador de modem), a pessoa explica o processo e emite o boleto de "atendimento em vão".
O que quis dizer é para "pular" etapas, já que a grande maioria aqui do fórum é de assinantes "avançados". Da o papo reto pro técnico logo de cara.
Entende como Júnior, Pleno e Sênior.

Geralmente os 3 primeiros técnicos são os novatos, depois vão os Plenos e por último quando o problema do cliente não é resolvido vão os técnicos mais experientes.
(Em média demora 8-10 dias do cliente reclamando todos os dias).
Se avisa o técnico, iria pular essas etapas.

Não faz sentido você "saber" o problema que esta acontecendo, e não avisar o técnico, pois não é seu trabalho. O que vai acontecer é o problema se estender por mais tempo.

Agora se você quiser ligar na Claro, para ser PJ e emitir Nota fiscal, fique à vontade.

PS: Sou ex-funcionário e sei como é o processo, trabalhei 3 anos como técnico interno e depois fui para o cop.
Clientes que metia a mala, fazia questão de não resolver nada. No máximo trocava o equipamento solicitado pelo cliente, cobrança de 90 reais rsrsrsrs.
Ah uma coisa importante que esqueci, as vezes os técnicos fazem pouco caso, devido como é recebido sua casa de assinante.
Clientes mal humorados, brigaram com a esposa/o e quer descontar nos outros, enfim com N motivos e atendem mal o técnico.
Veja como, você vai no restaurante e discute com o garçom? Vai saber o que o cara vai fazer com sua comida.
Acredito que não seja o caso aqui, já que em sua maioria são de assinantes avançados.
#Porém utilizam da técnica "microwave". Uma técnica que há de pensar sobre os valores e princípios do assinante avançado.

Por favor, defina assinantes avançados?
#Tráfego alto não é justificável, de outra resposta.

- Há node saturado em determinada região?

"A solução é simples e rápida! A equipe técnica adiciona uma placa de UP a mais no node e o problema de saturação está resolvido em pouco tempo, não é necessário aguardar alguns meses e insistir como sempre vemos para pressionar o supervisor da região.
"A solução é simples e rápida!
Pior que é, problema de saturação se for direcionada para a área certa é de no máximo 2 dias, agendar MW/GMUD e pronto.
Os assinantes avançados ainda não descobriram o macete para tal, e não irei falar também, e não é com o supervisor da região. Supervisor no máximo escalona o problema, que em sua maioria, escalona para o setor errado, esta ai "aguardar alguns meses".

Acredite, problemas comuns de OFDM/OFDMA são estendidos por escalonar para setor errado.
#geralmente guardband/Power-level do OFDMA entre as portadoras de OFDMA e ATDMA estão configurados errados no CMTS.

@silvajam se suspeita de configuração do modem faz um reset nele, não sei se já sabe mas vai voltar com a senha e nome do wi-fi padrões, estão escritos no modem.

Tem que configurar o programa para evitar isso, não lembro exatamente como mas tinha algo a ver no número de conexões. Se alguma configuração feita no modem pode atrapalhar não sei, mas basta resetar pra ter certeza.
Obrigado pelas dicas!

Se o torrent estiver fazendo o download de muitos peers ao mesmo tempo (ou seja, muitas conexões simultâneas) mesmo que a velocidade final seja relativamente baixa, não poderia "stressar" o modem a ponto dele bugar e apresentar balanceamento de carga entre os dispositivos conectados de maneira errática? tipo uma espécie de bufferbloat?
Interessante! Será que rola isso mesmo?

Ativa QoS e desativa IPv6.
Senão funcionar é reset.
Senão funcionar, é microwave como o fórum aconselha.

O que quis dizer é para "pular" etapas, já que a grande maioria aqui do fórum é de assinantes "avançados". Da o papo reto pro técnico logo de cara.
Entende como Júnior, Pleno e Sênior.

Geralmente os 3 primeiros técnicos são os novatos, depois vão os Plenos e por último quando o problema do cliente não é resolvido vão os técnicos mais experientes.
(Em média demora 8-10 dias do cliente reclamando todos os dias).
Se avisa o técnico, iria pular essas etapas.

Não faz sentido você "saber" o problema que esta acontecendo, e não avisar o técnico, pois não é seu trabalho. O que vai acontecer é o problema se estender por mais tempo.

Agora se você quiser ligar na Claro, para ser PJ e emitir Nota fiscal, fique à vontade.

PS: Sou ex-funcionário e sei como é o processo, trabalhei 3 anos como técnico interno e depois fui para o cop.
Clientes que metia a mala, fazia questão de não resolver nada. No máximo trocava o equipamento solicitado pelo cliente, cobrança de 90 reais rsrsrsrs.
Ah uma coisa importante que esqueci, as vezes os técnicos fazem pouco caso, devido como é recebido sua casa de assinante.
Clientes mal humorados, brigaram com a esposa/o e quer descontar nos outros, enfim com N motivos e atendem mal o técnico.
Veja como, você vai no restaurante e discute com o garçom? Vai saber o que o cara vai fazer com sua comida.
Acredito que não seja o caso aqui, já que em sua maioria são de assinantes avançados.
#Porém utilizam da técnica "microwave". Uma técnica que há de pensar sobre os valores e princípios do assinante avançado.

Por favor, defina assinantes avançados?
#Tráfego alto não é justificável, de outra resposta.

Se um usuário tentar demonstrar entender mais que o "técnico" aí sim ele será taxado de mala. Acho suficiente explicar o problema para o técnico da forma mais genérica possível, ele e a empresa que se vire para arrumar.

Já tive boa vontade com essas empresas (multinacionais), hoje não mais. Como já falei em outras ocasiões, nem pesquisas eu respondo mais, se quiser que eu responda me dê descontos hahahaha.

Se um usuário tentar demonstrar entender mais que o "técnico" aí sim ele será taxado de mala. Acho suficiente explicar o problema para o técnico da forma mais genérica possível, ele e a empresa que se vire para arrumar.

Já tive boa vontade com essas empresas (multinacionais), hoje não mais. Como já falei em outras ocasiões, nem pesquisas eu respondo mais, se quiser que eu responda me dê descontos hahahaha.
Tenho contatos que faz sua fatura zerar para sempre. #netsms

Ser mala, não é entender mais.
Não sei se você já trabalhou com o público, mas tem clientes que fazem desdém, recebe mal, ignorante, grita, xinga e outros absurdos, para mim esses são os clientes malas.
Quando um cliente já falava o problema eu já gostava pois arrumava rápido.
Quando o cara reclama de intermitência, é torque e/ou zinabre.

Agora o cliente fala da forma mais genérica possível, você vai ver o técnico andando na sua casa toda a toa, abrindo caixinhas.

Última edição:

Não sei se você já trabalhou com o público, mas tem clientes que fazem desdém, recebe mal, ignorante, grita, xinga e outros absurdos, para mim esses são os clientes malas.

Agora o cliente fala da forma mais genérica possível, você vai ver o técnico andando na sua casa toda a toa, abrindo caixinhas.
Olha, todas as vezes que eu tentei explicar qualquer coisa para o técnico, ele simplesmente cagava para o que eu estava falando e seguia o script.
E isso acontecia com coisas absurdas, tipo essa tomada não funciona, tem que ligar naquela outra ali, ele ia lá e enfiava o carregador na tomada que eu falei não funcionar. Esse conduíte não faz o caminho certo, tem que ser aquele ali que já deixei o guia passado, vai lá e perde 1h pelo caminho errado e nesse exemplo chegou ao absurdo de cancelar instalação por não ser possível passar o cabo! rsrs
E os exemplos continuam, então os técnicos, por maior que seja a falta de conhecimento deles, sempre partem do principio que o cliente é um imbecil e eles sabem mais!

Tenho a mesma opinião que tu. Já tentei explicar o problema detalhadamente para o técnico e aparentemente ele não sabia do que eu estava falando.
Veio com desculpas esfarrapadas e citando outros problemas que não tinham nada a ver com o problema que eu estava enfrentando.
Então desisti de tentar ser técnico na explicação. Até porque não sou nenhum expert nisso, mas com pesquisas e estudos que são facilmente encontrados na internet conseguimos o MÍNIMO de entendimento.
Quando o técnico chega aqui, normalmente eu falo que está caíndo a internet e deixo ele se virar.

Sei que o atendimento ao cliente é uma merda, mas se ele está lá para fazer isso que faça bem feito. Explicar uma limitação de forma genérica: "Olha, minha conexão não passa de 30 Mbps, meu plano é 500 Mbps, arruma aí."

Acho que isso é suficiente.

Aos usuários da fibra, vi essa "novidade" estão vendendo um firmware padrão da ONT Huawei por R$400 (mala em todo lugar). Quem conseguir garimpar e encontrar esses arquivos posta para nós aqui.

O problema é vir algo a mais dentro do firmware...
:medo:

Tô mais longe de ser um engenheiro de tc do que um físico de partículas, mas vou meter o bedelho mesmo assim.

Pra torresmo, imagina um passador de espeto com todas as carnes pra uma mesa num extremo e 10 passadores com uma carne pra 100 mesas no outro. Nos dois casos vai dar mierda. Mesma coisa com torrent. Como em qualquer coisa, melhor entender o conceito do que dar murro em ponta de faca:

Boa leitura!

Quando eu era cliente da NET tive exatamente esse modem e acontecia o mesmo problema. Era abrir algum torrent no PC e o modem travava, nem ping mais mais respondia. Eu tentaria abrir um chamado, explicar pro técnico e tentar trocar esse modem com a Claro.

Mesma coisa aqui, aumentou consideravelmente
Tecnologia HFC? Qual cidade e estado?

Imagino que por aqui seria igual sem a saturação do local, já cheguei a medir 700 uma vez, mas o normal é em torno de 200mb.

Aparentemente estão testando 800/100

14058156937.png

Saudações.
Minha tristeza é ter Claro 350M com um TG1692A em bridge, um AX1800 na ponta, e download não passar de 7MiB. Ô tédio, tentando reconfigurar para voltar aos áureos tempos de 80MB... 8(

Por falar nisso, mudaram automaticamente o plano aqui de casa de 250MB (onde recebia 350MB) e oficializaram os 350M (que viram 500MB). Só faltou eles mudarem o modem antigo, haha. Ta pegando uns 450~460MB de download.

Porém é mais fácil falar mal da empresa e dos técnicos (esqueci o adjetivo pejorativo, que esse fórum chamam os técnicos).
Prezado Kleber,

A grande questão é que tem técnicos que não entendem o mínimo do mínimo.

Teve um técnico que quis colocar a culpa da conexão não estar funcionando em meu roteador, sendo que a fibra estava sem sinal. Quando ele viu que a fibra estava sem sinal disse que não podia resolver e não fez nada, nem abriu chamado pra rede externa. Acionei ouvidoria, veio outro técnico cuidadoso que verificou as caixas dentro do edificio, encontrou uma que estava com defeito gerando mal contato entre o conector e a caixa, conseguiu fazer funcionar até vir a rede externa, abriu chamado e trocaram a caixa

Teve outro técnico que simplesmente não quis fazer a instalação da fibra, disse que não ia vir e ponto, fechou chamado con código de visita improdutiva por ausência do cliente. Tive que reclamar com a ouvidoria pra resolver

Node saturado, na época que tive HFC, lembro que em 2020 tinha 500mb e chegava 270mb na maior parte do dia. Os técnicos vinham e diziam que não tinha o que fazer, tive que fazer uma penca de chamados pra resolver.

Outro caso foi a troca de um decodificador com defeito. Foi necessário mais de 6 técnicos virem para efetuar a troca, cada hora era uma desculpa, sendo que todos os chamados foram abertos por atendimento telefónico da ouvidoria.

Até hoje os técnicos não conseguiram resolver o problema do meu último ponto quadricular por estar com sinal ruim (48dbm.)

Não estou dizendo que todos são assim, mas existem muitos que denigrem a imagem da operadora. Não estou questionando o treinamento da operadora, mas tem técnico que honestamente não possui capacidade de ser técnico, seja pela falta de entendimento da tecnologia ou pela falta de vontade de realizar os serviços.

Ressalto que nunca fui cliente chatissimo ou arrogante, sempre ofereço agua/refrigerante/almoço pros técnicos, dou caixinha quando resolvem (uns 20 reais), sempre tento oferecer um norte quando tenho uma suspeita do que esta causando o problema, e mesmo assim ocorreram estes incidentes.

Users who are viewing this thread

Voltar