[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Alguém tem os valores de referência para o sinal do GPON?

Aqui entrando no Humax em bridge deu isso:

Potência de entrada (Rx)
-19.829666 dBm
Potência de saída (Tx)
2.375940 dBm

Corrente de polarização do transmissor
19454 uA
Temperatura de funcionamento
43 c
Contador de erros CRC
0
Bytes FEC corrigidos
0

De -25dBm a -30dBm é que começam os problemas, seria isso?
A informação que tinha era que abaixo de -26dBm pode perder sincronismo ( -27 , -28 etc ).
No Mitrastar 2741
Link: Up
Rx Power: -18.12 dBm
Tx Power: 2.57 dBm

Última edição:

Potência de entrada (Rx)
-19.829666 dBm
Potência de saída (Tx)
2.375940 dBm

19454 uA
43 c
Contador de erros CRC
0
Bytes FEC corrigidos
0

Nos Huawei o limite que aparecia era -27. Eu já tive por uma semana sinal em -27 numa operadora regional e não chegou a cair.

Nos Huawei o limite que aparecia era -27. Eu já tive por uma semana sinal em -27 numa operadora regional e não chegou a cair.
Em até -30 a conexão pode continuar funcionando, porém com perda de pacotes.

Potência de entrada (Rx)
-19.829666 dBm
Potência de saída (Tx)
2.375940 dBm

19454 uA
43 c
Contador de erros CRC
0
Bytes FEC corrigidos
0

Para efeito de comparação, segue dados da ONT Humax HP610 que uso aqui:

Código:
Potência de entrada (Rx) -21.804560 dBm
Potência de saída (Tx) 1.808138 dBm
Corrente de polarização do transmissor 16896 uA
Temperatura de funcionamento 42 c
Contador de erros CRC 0
Bytes FEC corrigidos 0

Para efeito de comparação, segue dados da ONT Humax HP610 que uso aqui:

Código:
Potência de entrada (Rx) -21.804560 dBm
Potência de saída (Tx) 1.808138 dBm
Corrente de polarização do transmissor 16896 uA
Temperatura de funcionamento 42 c
Contador de erros CRC 0
Bytes FEC corrigidos 0
Show.
Sobre as ONTs, acabei de falar na Ouvidoria da Claro sobre os modems com porta 2,5Gbps e informaram que estes já existem mas somente serão disponibilizados para os clientes no meio deste ano.

Aqui em casa está assim:

XM7FWRh.png

:coolface:

Fala pessoal,

pra quem está acompanhando a novela, vamos as atualizações após a visita técnica de hj....

Veio um técnico diferente dos que já tinham vindo antes e ele me disse q o supervisor q já está em contato comigo, mandou ele dar baixa na rede pq eu reclamei q estava caindo d nvo. Conversei com ele sobre td novela e como eu já esperava, nada de sagemcom 3896, ele me mostrou um catálogo dos EMTAs q tem disponíveis para os planos de 1gb e a Claro retirou ele, so tem os velhos conhecidos 3895, Arris tg3442, um da Humax e outro da CBN.

Ele fez vários testes aqui, direto do EMTA, direto do meu roteador, EMTA em router e Tb em bridge, em tds os testes está tendo muita perda de pacote e o problema é na rede msm, pra variar! Com relação ao upload ele acha q só o datacenter vai resolver, mas q atendeu dia desses um cliente próximo da minha residência com o plano de 1gb e o upload batendo os 100mb. Aí ele abriu a ocorrência dando baixa na rede informando q estava tendo muita perda de pacote e não estava chegando a velocidade de upload contratada. Trocou o sagemcom 3895 por um CBN CH8568, n conheço esse, mas ele disse q são os novos q estão chegando e são da msm marca da solução mesh da claro, esse fica como satélite e os outros menores como extensores, na etiqueta dele, foi fabricado agora em novembro de 2022. Aparentemente parece ser um bom EMTA, mas estou achando estranho q após colocar em bridge, o acesso pelo 192.168.100.1 carrega quando quer, fica dando time out na maioria das vezes. Como n fico mexendo depois q coloco em bridge, nem vou ligar pra isso agora, qualquer coisa só mandar ver no reset.
Após a visita a Claro já me ligou e informou que foi detectado problema na rede externa e o prazo são 15 dias úteis, mas que geralmente resolve com 48hrs, e eu esperando resolver desde dezembro 😂😂😂

Bom, amanhã o atendente da ouvidoria deve me ligar, vou começar a engrossar um pouco, já fui paciente demais, já vi q EMTA com porta 2.5g por agora, nem adianta, vou pegar pesado pra resolver d vez essas quedas e o upload, depois de um tempo eu corro atrás do EMTA.

Por enquanto é isso.

Fala pessoal,

pra quem está acompanhando a novela, vamos as atualizações após a visita técnica de hj....

Veio um técnico diferente dos que já tinham vindo antes e ele me disse q o supervisor q já está em contato comigo, mandou ele dar baixa na rede pq eu reclamei q estava caindo d nvo. Conversei com ele sobre td novela e como eu já esperava, nada de sagemcom 3896, ele me mostrou um catálogo dos EMTAs q tem disponíveis para os planos de 1gb e a Claro retirou ele, so tem os velhos conhecidos 3895, Arris tg3442, um da Humax e outro da CBN.

Ele fez vários testes aqui, direto do EMTA, direto do meu roteador, EMTA em router e Tb em bridge, em tds os testes está tendo muita perda de pacote e o problema é na rede msm, pra variar! Com relação ao upload ele acha q só o datacenter vai resolver, mas q atendeu dia desses um cliente próximo da minha residência com o plano de 1gb e o upload batendo os 100mb. Aí ele abriu a ocorrência dando baixa na rede informando q estava tendo muita perda de pacote e não estava chegando a velocidade de upload contratada. Trocou o sagemcom 3895 por um CBN CH8568, n conheço esse, mas ele disse q são os novos q estão chegando e são da msm marca da solução mesh da claro, esse fica como satélite e os outros menores como extensores, na etiqueta dele, foi fabricado agora em novembro de 2022. Aparentemente parece ser um bom EMTA, mas estou achando estranho q após colocar em bridge, o acesso pelo 192.168.100.1 carrega quando quer, fica dando time out na maioria das vezes. Como n fico mexendo depois q coloco em bridge, nem vou ligar pra isso agora, qualquer coisa só mandar ver no reset.
Após a visita a Claro já me ligou e informou que foi detectado problema na rede externa e o prazo são 15 dias úteis, mas que geralmente resolve com 48hrs, e eu esperando resolver desde dezembro 😂😂😂

Bom, amanhã o atendente da ouvidoria deve me ligar, vou começar a engrossar um pouco, já fui paciente demais, já vi q EMTA com porta 2.5g por agora, nem adianta, vou pegar pesado pra resolver d vez essas quedas e o upload, depois de um tempo eu corro atrás do EMTA.

Por enquanto é isso.
FUJA DO CBN !!!!!!!!!!!!!!!!!!! primeiro sintoma OFDMA nao sincroniza, devido??W?W? resposta fuja

Fala pessoal,

Por enquanto é isso.
CBN é um lixo! Pode pegar um @Arris que é mais futuro 😁

Notei isso, quando verifiquei os níveis de sinal, a parte do OFDMA retornou tds 0, vou ver o q vai dar essa manutenção dessa vez e vou pedir pra colocar o Arris TG3442 msm.
deveria ter segurado sagemcom fast 3895. Deu um raio aqui, queimou quase tudo: decoder, tv ... mas esse sagemcom por incrivel so uma porta ethernet morta. To tentando trocar ele pelo mesmo, mas as empresas que prestam serviço pra claro, nao tem estoque e nem em campo. SO vivem recebendo esse trambolho do CBN
unica coisa dele de bom e "esconder ruidos" sincronizando assim mesmo. O que e bom pra Claro eles excluem , que e de ruim pra assinante eles colocam no mercado, Tudo na aberração

deveria ter segurado sagemcom fast 3895. Deu um raio aqui, queimou quase tudo: decoder, tv ... mas esse sagemcom por incrivel so uma porta ethernet morta. To tentando trocar ele pelo mesmo, mas as empresas que prestam serviço pra claro, nao tem estoque e nem em campo. SO vivem recebendo esse trambolho do CBN
unica coisa dele de bom e "esconder ruidos" sincronizando assim mesmo. O que e bom pra Claro eles excluem , que e de ruim pra assinante eles colocam no mercado, Tudo na aberração

Notei isso aqui durante os testes, com o Sagemcom tva tendo perda de pacote direto, quando ele mudou pro CBN, continuou tendo, mas diminuiu bastante em comparação.

Não vou esquentar com o EMTA agora pq como a rede tá ruim, nem adianta, vou esperar resolverem e concluindo, peço pra mudar, o Arris eu consigo fácil, o sagemcom acho q ainda consigo, com mais dificuldade, mas se eu fizer questão eles vão procurar quem tem em estoque dele aqui pra colocar.

FUJA DO CBN !!!!!!!!!!!!!!!!!!! primeiro sintoma OFDMA nao sincroniza, devido??W?W? resposta fuja
Recolheram o Technicolor TC3102 que estava aqui devido a um problema na atualização do firmware dele que estava provocando perda de sincronismo, daí colocaram essa bomba do CBN. Primeira vez que entrei no setup dele já vi que não tinha mais o OFDMA, indaguei o técnico e ele disse que era normal não mostrar algumas vezes. Mas o UP não passava de 35 que é a velocidade correta para os 500MB no HFC, falei com o técnico da situação e perguntei se ele conseguiria o f@st 3895, ele conseguiu e trocou, de imediato o OFDMA voltou e o UP passou a bater 97MB.

Recolheram o Technicolor TC3102 que estava aqui devido a um problema na atualização do firmware dele que estava provocando perda de sincronismo, daí colocaram essa bomba do CBN. Primeira vez que entrei no setup dele já vi que não tinha mais o OFDMA, indaguei o técnico e ele disse que era normal não mostrar algumas vezes. Mas o UP não passava de 35 que é a velocidade correta para os 500MB no HFC, falei com o técnico da situação e perguntei se ele conseguiria o f@st 3895, ele conseguiu e trocou, de imediato o OFDMA voltou e o UP passou a bater 97MB.
Fez certo, to na luta aqui no RJ, essa cidade e sofrivel em tudo. Um simples pedido de EMTA e essa resposta: to sem

o que é pior a claro em primeiro ou a Oi na frente da Vivo e Tim kkkkkkk
Juro que não é síndrome de estocolmo, mas... Vivo o problema é o preço. Os mesmos planos costumam ser muito mais caros de cara na Vivo, a galera diz que dá pra negociar depois que contrata mas eu considero primeiro o preço que anunciam. Fora que TODA operadora tem suas peculiaridades/problemas, é totalmente regional isso. A Tim não tem em tantos lugares e vai começar a usar a rede da Vtal, então... Mesma coisa? A Oi por bem/mal, tem cobertura em muito buraco, aqui mesmo foi a primeira das grandes a trazer fibra. E o preço tá bem próximo aos da Claro, mas na fibra ao invés do HFC.
E aquela bósnia, pra gente que tá no meio do mato, o ping já é uma porcaria de toda forma, Claro HFC dava 50-60, bOi dá 60-70 e sem as instabilidades do cabo de parabólica.

A Algar Telecom caiu matando aqui:

Algar:

300MB + fixo R$79,90
600MB + fixo R$99,90
1GB + fixo R$199,90

Mesmo assim a Claro não reduziu seus valores (ainda):

Claro HFC:

350MB + fixo R$109,90
600MB + fixo R$120,00
1GB + fixo R$299,00

A Algar tem foco em plano empresa, mas eles estão instalando para clientes residenciais, me ligaram várias vezes oferecendo a possibilidade de contratar via CPF em prédio residencial. Eu vejo como questão de tempo para Claro ter que readequar novamente a tabela de preços, salvo se a concorrência não desencadear fuga de assinantes locais, algo que acho pouco provável!

Última edição:
Mas já vi aqui no tópico lá por 2021 um CBN 8568 com OFDMA ativo... tava instável, mas o rapaz tava com 90 e poucos de upload, só pesquisar..só se o fw atual não permite mais ofdma nesses CBN.

Mas já vi aqui no tópico lá por 2021 um CBN 8568 com OFDMA ativo... tava instável, mas o rapaz tava com 90 e poucos de upload, só pesquisar..só se o fw atual não permite mais ofdma nesses CBN.
permite, conhecida minha aqui de BH esta com o fresco do CBN, node dela la é no downstream 32 canais 3.0 e 1 ofdm 2k qam, upstream 4 canais 3.0 2560ksymbol, 1 ofdma 256qam.
plano dela é de 500Mb, e ta o "normal" igual aqui de casa chegando 700Mb down 100Mb up.

e o cbn dela la ta com o FW novo porcaria by ANATEL que ti obriga a alterar usuário e senha de tudo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esse cbn é foda, a parte de RF dele é muito sensível, qual quer coisa na rede ele já perde SRN nos canais e não utiliza os mesmos.

melhor coisa a se fazer é sair fora desse modelo.

permite, conhecida minha aqui de BH esta com o fresco do CBN, node dela la é no downstream 32 canais 3.0 e 1 ofdm 2k qam, upstream 4 canais 3.0 2560ksymbol, 1 ofdma 256qam.
plano dela é de 500Mb, e ta o "normal" igual aqui de casa chegando 700Mb down 100Mb up.

e o cbn dela la ta com o FW novo porcaria by ANATEL que ti obriga a alterar usuário e senha de tudo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esse cbn é foda, a parte de RF dele é muito sensível, qual quer coisa na rede ele já perde SRN nos canais e não utiliza os mesmos.

melhor coisa a se fazer é sair fora desse modelo.
Mas na sua opinião, ele pegando ofdma se o node tiver podendo pegar 100mb de upload, mesmo assim é um modem ruim? O fw pouco usei, só usei para renomear os nomes e senhas do WiFi do meu sogro, mas pelo que ele me disse o modem não incomodou nunca,tem 6 meses que tá com ele, é CBN 8568, o sagemcom 3895 ou o arris tg3442 são melhores? Se forem vou pedir pra trocarem lá pois de noite fica meio estranha a conexão dele, já a minha com technicolor cga4233 tá ok, sem problemas há mais de anos já.

Mas na sua opinião, ele pegando ofdma se o node tiver podendo pegar 100mb de upload, mesmo assim é um modem ruim? O fw pouco usei, só usei para renomear os nomes e senhas do WiFi do meu sogro, mas pelo que ele me disse o modem não incomodou nunca,tem 6 meses que tá com ele, é CBN 8568, o sagemcom 3895 ou o arris tg3442 são melhores? Se forem vou pedir pra trocarem lá pois de noite fica meio estranha a conexão dele, já a minha com technicolor cga4233 tá ok, sem problemas há mais de anos já.
sim continua ruim esse cbn.

é como falei, ele é muito sensível com relação de sinal na rede HFC, qual quer coisinha esse modelo já dropa a taxa de qam nos canais ofdm ou no pior dos casos ate canal por completo do nada(inclusive nos canais 3.0).

outra questão dele tb, do tempo que fiquei com ele aqui em casa tb, em modo router se tiver 300+ conexões simultâneas, não importa a velocidade contratada no caso, o modem simplesmente explode de processamento e tudo fica lento.

com esses 2 problemas, mas principalmente a questão do sinal RF que não tem como contornar, não tem como eu falar que esse modem é ok.

Users who are viewing this thread

Voltar