[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

passando aqui pra contar meu caso, moro na tijuca RJ e usava a claro hfc há 1 ano sem problemas, raríssimos problemas de roubos de cabos umas 2 a 3 vezes por ano que eram resolvidos em 2 a 4 horas, nada a reclamar, pois bem, mês passado passaram fibra no meu prédio, fiquei animado e fiz a besteira de pedir a mudança há 2 semanas atrás, instalaram o que hj faria 14 dias, pois bem, desde a instalação da fibra já fiquei sem internet por 5 dias, 1 dia deu problema na região e voltou no mesmo dia ok, depois neste sábado as 8 da manhã estava fora e só foi voltar 21:30 de domingo, já pras 7 da manhã de segunda cair de novo e só voltou 23 horas de ontem terça feira, simplesmente inviável, principalmente pq meus vizinhos do hfc só tiveram queda das 8 da manhã de sábado até meio dia e mais nenhuma vez, na fibra além de cair toda hora quando cai é uma eternidade pra voltar, sem condições, já solicitei a troca de volta pro hfc, infelizmente não tem jeito
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a fibra da claro foi simplesmente a pior internet que já tive em termos de estabilidade, em 14 dias de instalado não tive internet em 5, e ver os vizinhos no hfc funcionando normalmente é simplesmente ridículo, o prazo de normalização nunca se cumpria, e quando cumpre é só pra cair de novo após algumas horas, não vou nem falar do ping ainda ter umas variações estranhas igual tinha no hfc, tipo 2ms, 2ms, 2ms, 18ms, 17ms, 2ms, 2ms e isso pra qualquer destino próximo
Esse papinho de roubo de cabos é mó balela hahah.
Sim existe roubo de cabos mas se tratando de fibra não acontece. E ladrão de cabo tá diminuindo muito.
Importante tbm se perguntar pq o sinal da vivo não cai e o da claro cai né?
Aqui no prédio a única q cai com frequência é claro fibra mesmo. Vivo funciona que é uma blza.

Esse papinho de roubo de cabos é mó balela hahah.
Sim existe roubo de cabos mas se tratando de fibra não acontece. E ladrão de cabo tá diminuindo muito.
Importante tbm se perguntar pq o sinal da vivo não cai e o da claro cai né?
Aqui no prédio a única q cai com frequência é claro fibra mesmo. Vivo funciona que é uma blza.
exato, e não cola justamente por 3 motivos, o primeiro que a segunda vez que caiu foi 7 da manhã de segunda feira, onde iriam roubar cabo nessa hora cheio de gente na rua? nunca, e o segundo é a hora que isso tem voltado, 21:30 da noite de domingo, 23 horas de terça, vai dizer que a claro tava na rua fazendo fusão essas horas mas nas duas tardes anteriores não resolvia? to pra ver ainda uma equipe da claro na rua após as 19 horas fazendo fusão em fibra de residencial, pq sempre quando vejo é de dia, e o 3o. motivo, roubavam só o da fibra, e o hfc firme e forte?

Parece que os caras botaram você na rede quando ainda estão mexendo na infra. Aqui só liberaram depois que terminaram tudo.
pois é, talvez daqui 1 ano, no máximo 2 isso esteja bom, mas por agora, sem condições, só fico impressionado como liberam de instalar assim

Venho utilizando a Claro a pouco mais de 2 dias e segue me feedback, atualmente uso ela na região metropolitana de BH, utilizando a rede neutra da American Tower. Achei a internet bem responsiva, até um pouco mais responsivo que o outro provedor atual que tenho aqui na localidade. Não tive dificuldade pra ativar a globoplay. A unica coisa que achei estranho é que naquele Minha Claro Residencial informa que está com sinal instavel, porem acredito ser só em decorrencia do bloqueio do X/Twitter. De resto, a unica diferença maior que percebi foi no ping no LoL, com o provedor local aqui tinha 10-12ms de ping, na Claro tem 20-22ms. Nada que irá atrapalhar muito porem ainda sim é uma diferença que valha pena ser mencionado. Sobre o profile da conexão. Como assinei 500mb, não vi passando muito mais disso não. Nos testes da instalação deram 530-540mb e 260 e poucos megas de upload. Até o presente momento to bem satisfeito com o serviço prestado.

Boa tarde pessoal , tem como melhora isso aqui ou so jogando fora ? claro coxial ;/
É possível controlar uma parte do bufferbloat se utilizar OpenWRT + SQM, ou algum *sense + FQ-Codel, mas mesmo com QoS você ainda vai sofrer de bufferbloat na rede HFC (Coaxial).

Se você não utiliza a conexão no talo 24/7, não tem muito que se preocupar com o bufferbloat, agora se isso realmente está te afetando pode utilizar alguma das opções acima.

E... migrar para um provedor de fibra não é garantia contra isso - você também pode sofrer de bufferbloat se o QoS do lado do provedor for mal configurado.

É possível controlar uma parte do bufferbloat se utilizar OpenWRT + SQM, ou algum *sense + FQ-Codel, mas mesmo com QoS você ainda vai sofrer de bufferbloat na rede HFC (Coaxial).

Se você não utiliza a conexão no talo 24/7, não tem muito que se preocupar com o bufferbloat, agora se isso realmente está te afetando pode utilizar alguma das opções acima.

E... migrar para um provedor de fibra não é garantia contra isso - você também pode sofrer de bufferbloat se o QoS do lado do provedor for mal configurado.
verdade , coaxial pra gamer e impossivel , ja fiz tudo isso no meu edgerouter x mas msm assim fica ruim , eu tinha uma fibra de bairro aqui com link proprio mas eles mudaram pra vtal ai eu tirei , vtal pra jogo tb e horrivel , rota ruim ;/

verdade , coaxial pra gamer e impossivel , ja fiz tudo isso no meu edgerouter x mas msm assim fica ruim , eu tinha uma fibra de bairro aqui com link proprio mas eles mudaram pra vtal ai eu tirei , vtal pra jogo tb e horrivel , rota ruim ;/
quando eu tinha livetim senti muito quando tive que sair dela pra ir pra claro coaxial, pq de fato meu ping por exemplo no cs com a livetim era de 2 a 5ms, eu sempre tinha o melhor ping da partida, já com a claro coaxial meu ping era de 16 a 18ms, senti a diferença de imediato, já quando fui pra claro fibra passou a ser de 7 a 11ms, vc sente a melhora mas pouco, tá longe da claro fibra ser um dos melhores dos mundos, mas, confesso que estou um pouco triste por não ter funcionado aqui e ter que voltar ao coaxial, é de fato uma pena pq sabemos que não era pra ser assim, bastava terem feito um trabalho decente já que tb ela é a última a adotar fibra na minha região, a tim já tem fibra há 7 anos, vivo há 5 e oi há 3 enquanto a claro chegou com fibra aqui mês passado

quando eu tinha livetim senti muito quando tive que sair dela pra ir pra claro coaxial, pq de fato meu ping por exemplo no cs com a livetim era de 2 a 5ms, eu sempre tinha o melhor ping da partida, já com a claro coaxial meu ping era de 16 a 18ms, senti a diferença de imediato, já quando fui pra claro fibra passou a ser de 7 a 11ms, vc sente a melhora mas pouco, tá longe da claro fibra ser um dos melhores dos mundos, mas, confesso que estou um pouco triste por não ter funcionado aqui e ter que voltar ao coaxial, é de fato uma pena pq sabemos que não era pra ser assim, bastava terem feito um trabalho decente já que tb ela é a última a adotar fibra na minha região, a tim já tem fibra há 7 anos, vivo há 5 e oi há 3 enquanto a claro chegou com fibra aqui mês passado
chega ser impossivel joga com a da claro coxial ;/

Utilizando o equipamento da Claro é pior ou igual ao roteador próprio que eu sempre utilizei.

A perda de pacotes é sempre na minha rede, eu só jogo LOL online e utilizando a ferramenta deles pra fazer o teste de conexão, da perda de pacotes na minha rede.

O teste via cabo seria quase irrelevante, o PC que eu utilizo não tem porta de rede.
Duplo NAT não poderia ser uma possível causa?

Compartilhe algumas evidências do problema para que possamos entender melhor e tentar ajudar, tanto dessa ferramenta do jogo como algumas rotas utilizando WinMTR ou similar.

Se é interno certamente não deveria aparecer ao utilizar via cabo mas já que não tem como testar/usar complica.

Bom dia, gente. Tenho uma dúvida tenho internet Claro no meu AP, por falta de opção mesmo, porém tenho mta perda de pacote e ping oscilando durante o uso no Wi-fi. Estava pesquisando sobre como sanar isso, e pensei que trocando o modem de internet poderia ser uma solução para esse problema, isso de fato procede?

E se for realmente melhorar, qual modem eu devo adquirir? Eu vi uns tutoriais criado pelos próprios usuários do fórum, porém fiquei confuso, somente o modem VSOL V2802RH seria compatível com a minha internet (o modem instalado pela claro em casa foi Humax HP610)? Ou outras soluções mais baratas seria tão bom quanto, como por exemplo o TP-Link XZ000-G3?

No caso, estou focando no Wi-fi pq é a solução que atende o meu notebook (ele não tem entrada de RJ45) e tbm pq é impossivel as vezes ver um vídeo no youtube ou tiktok sem travar.

Agradeço quem puder me ajudar nessa dúvida.

Bom dia, gente. Tenho uma dúvida tenho internet Claro no meu AP, por falta de opção mesmo, porém tenho mta perda de pacote e ping oscilando durante o uso no Wi-fi. Estava pesquisando sobre como sanar isso, e pensei que trocando o modem de internet poderia ser uma solução para esse problema, isso de fato procede?

E se for realmente melhorar, qual modem eu devo adquirir? Eu vi uns tutoriais criado pelos próprios usuários do fórum, porém fiquei confuso, somente o modem VSOL V2802RH seria compatível com a minha internet (o modem instalado pela claro em casa foi Humax HP610)? Ou outras soluções mais baratas seria tão bom quanto, como por exemplo o TP-Link XZ000-G3?

No caso, estou focando no Wi-fi pq é a solução que atende o meu notebook (ele não tem entrada de RJ45) e tbm pq é impossivel as vezes ver um vídeo no youtube ou tiktok sem travar.

Agradeço quem puder me ajudar nessa dúvida.
voce tem entrada usb ne ? entao voce poderia comprar adaptador de rede giga e conectar na entrada usb e usar o cabo rj45

O técnico acabou de instalar o tal Wi-fi Mesh, conexão no quarto da minha mãe aonde o wi-fi sofria deu uma bela melhorada agora depois faço mais testes porém a velocidade tá quase 300 mega no wi-fi pelos testes

Venho utilizando a Claro a pouco mais de 2 dias e segue me feedback, atualmente uso ela na região metropolitana de BH, utilizando a rede neutra da American Tower. Achei a internet bem responsiva, até um pouco mais responsivo que o outro provedor atual que tenho aqui na localidade. Não tive dificuldade pra ativar a globoplay. A unica coisa que achei estranho é que naquele Minha Claro Residencial informa que está com sinal instavel, porem acredito ser só em decorrencia do bloqueio do X/Twitter. De resto, a unica diferença maior que percebi foi no ping no LoL, com o provedor local aqui tinha 10-12ms de ping, na Claro tem 20-22ms. Nada que irá atrapalhar muito porem ainda sim é uma diferença que valha pena ser mencionado. Sobre o profile da conexão. Como assinei 500mb, não vi passando muito mais disso não. Nos testes da instalação deram 530-540mb e 260 e poucos megas de upload. Até o presente momento to bem satisfeito com o serviço prestaP

Ping é isso ai mesmo, Claro tem que usar No-Ping ou Exilag para ter uma rota boa para jogar. Já entrega de velocidade que achei estranho, pois aqui Claro Fibra no plano de 500MB entrega 750MB down e 550MB de UP, no plano de 600MB entregam 800MB e no 750MB que estou hoje entregam 1GB.

Duplo NAT não poderia ser uma possível causa?

Compartilhe algumas evidências do problema para que possamos entender melhor e tentar ajudar, tanto dessa ferramenta do jogo como algumas rotas utilizando WinMTR ou similar.

Se é interno certamente não deveria aparecer ao utilizar via cabo mas já que não tem como testar/usar complica.
não sei se é uma saída. mas se ligar o celular dele @maekaum e ancorar no pc usando cabo usb e mandando a internet por lá? deve ficar lento, mas talvez ajude com uma informação que possa ser relevante

Prezados. Utilizo a CLARO tem uns 7 anos e desde de fevereiro que venho tendo problemas relacionados ao aumento de PING para o FORTNITE (ping-br.ds.on.epicgames.com) . Na época do coaxial, minha média de ping era na casa dos 45ms, quando migrei pro FTTH, reduziu para 35ms. Em março de 2024, meu ping passou para 55ms de média, dae entrei em contato com a empresa, que ajustou novamente o valor para 35ms. O que ocorre é que esse problema passou a ser recorrente, e de tempos em tempos, eu precisava entrar em contato com a empresa para o devido ajuste. Agora, desde junho, a empresa vem se negando a realizar esse ajuste "local" na rota, mesmo eu encaminhando todas as evidências de que meu ping tinha valores inferiores. Só mudando de operadora mesmo? Obrigado. Obs.: jogo via console e o meu modem é o ZTEF6645P. [url=https://postimg.cc/67KdqfLG][/URL]https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=7772919b-d929-46df-bebb-9e34ec016313

Prezados. Utilizo a CLARO tem uns 7 anos e desde de fevereiro que venho tendo problemas relacionados ao aumento de PING para o FORTNITE (ping-br.ds.on.epicgames.com) . Na época do coaxial, minha média de ping era na casa dos 45ms, quando migrei pro FTTH, reduziu para 35ms. Em março de 2024, meu ping passou para 55ms de média, dae entrei em contato com a empresa, que ajustou novamente o valor para 35ms. O que ocorre é que esse problema passou a ser recorrente, e de tempos em tempos, eu precisava entrar em contato com a empresa para o devido ajuste. Agora, desde junho, a empresa vem se negando a realizar esse ajuste "local" na rota, mesmo eu encaminhando todas as evidências de que meu ping tinha valores inferiores. Só mudando de operadora mesmo? Obrigado. Obs.: jogo via console e o meu modem é o ZTEF6645P. [url=https://postimg.cc/67KdqfLG][/URL]https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=7772919b-d929-46df-bebb-9e34ec016313

O que você pode tentar fazer é mudar o seu IP pra ver se pega uma rota melhor. Dependendo do local do Brasil onde vc mora é melhor partir para outra operadora, a Claro tem umas rotas esquisitas que ficam mudando de tempos em tempos.

Da pra ver que o problema é que você está em Salvador, e a Claro está redirecionando a rota para Fortaleza dando esse extra de 20ms.

chega ser impossivel joga com a da claro coxial ;/
Aqui foi ao contrário, postei os testes em uns posts anteriores, tenho provedor local de 1Gb Full fibra e claro coaxial tem 10 a 15ms a mais do que a fibra, e meu plano na Claro é 500mb e sempre pego 650 a 750 MB, UP fica 120 a 150mb.

bufferbloat sempre fica no ranking C D fibra e, claro, A B kkk, e bem doido, não sinto diferença jogando mesmo com os 10 a 20ms a mais em comparação com a fibra.

Da pra ver que o problema é que você está em Salvador, e a Claro está redirecionando a rota para Fortaleza dando esse extra de 20ms.
Pior que agora eles estão se negando a resolver o problema! O supervisor técnico da minha região me ligou avisando que a solução "local" que vinha sendo aplicada, não era mais pra ser feita! Pode isso?

O que você pode tentar fazer é mudar o seu IP pra ver se pega uma rota melhor. Dependendo do local do Brasil onde vc mora é melhor partir para outra operadora, a Claro tem umas rotas esquisitas que ficam mudando de tempos em tempos.
Não uso CGNAT e meu IP fixo demora pra mudar.

Pior que agora eles estão se negando a resolver o problema! O supervisor técnico da minha região me ligou avisando que a solução "local" que vinha sendo aplicada, não era mais pra ser feita! Pode isso?

Não uso CGNAT e meu IP fixo demora pra mudar.
Tenta pedir pra eles o Claro Gaming sem custo adicional, ele deve resolver seu problema.

Users who are viewing this thread

Voltar