[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

No sul geralmente não precisa de Exit lag ou No-ping, porque ficam próximo à maioria dos servidores de jogos que ficam localizados geralmente em São Paulo, mas quem mora no Norte aí já não sei, eu moro em Fortaleza, usei testei esses dois aplicativos/programas e para mim, não fez a minima diferença, o ping continuava entre 50~65. Agora quem mora no Norte como Amazonas, Roraima, Rondonia, talvez faça alguma diferença.
Aqui em Manaus no CS não pega menos de 80ms no HFC.

No sul geralmente não precisa de Exit lag ou No-ping, porque ficam próximo à maioria dos servidores de jogos que ficam localizados geralmente em São Paulo, mas quem mora no Norte aí já não sei, eu moro em Fortaleza, usei testei esses dois aplicativos/programas e para mim, não fez a minima diferença, o ping continuava entre 50~65. Agora quem mora no Norte como Amazonas, Roraima, Rondonia, talvez faça alguma diferença.
Aqui funciona o NoPing quando seleciono o servidor em Brasília via provedor local, sendo ele usando a Claro e Tim.

A rota fica variando de 40 a 60ms se eu não usar um serviço dedicado, é pra isso que serve esses NoPing e ExitLag pra eu conseguir cravar em 40ms, se sua melhor rota for 50ms o mínimo ai em Fortaleza, então não tem mesmo o que fazer.

Aqui em Manaus no CS não pega menos de 80ms no HFC.
Já vi relatos que na Tim Fibra ai em Manaus a menor latência pra SP chega a 60ms

Boa noite pessoal, alguém aqui já teve a experiência de pedir a Portabilidade de uma linha Fixa para a Claro?
Eu. Há vários anos (2019), de claro fixo GSM para claro NET Fone... teve problema no meio do caminho por conta de um atendente safado que cancelou a linha sem autorização, mas no fim a portabilidade se concluiu.
Temos algumas dúvidas sobre isso:
Como solicitar a Portabilidade?
Salvo engano, se solicita via SAC.
Como fica a conta da Oi após a portabilidade?
Após realizada a portabilidade, a conta da Oi virá proporcional aos dias utilizados...
Como o fixo está em um cômodo diferente do modem, a Claro puxa o fio RJ11 até o modem?
Até aonde eu sei, em teoria não, o ponto é sempre o do modem; mas até tempos atrás, a Claro/NET podia puxar uma extensão telefónica pelo custo de 20 reais cada, mas não sei se eles ainda fazem isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se tiver um roteador e o modem em bridge você consegue alterar o IP só mudando uma letra do MAC ADDRESS.
Uma vez tentei fazer isso e o IPv4 foi de americanas. Voltei no MAC antigo, voltou o IPv4 antigo. Nunca tive sorte com isso, meu IPv4 não troca nem se eu trocar de ONT.

Aqui funciona o NoPing quando seleciono o servidor em Brasília via provedor local, sendo ele usando a Claro e Tim.

A rota fica variando de 40 a 60ms se eu não usar um serviço dedicado, é pra isso que serve esses NoPing e ExitLag pra eu conseguir cravar em 40ms, se sua melhor rota for 50ms o mínimo ai em Fortaleza, então não tem mesmo o que fazer.

Já vi relatos que na Tim Fibra ai em Manaus a menor latência pra SP chega a 60ms
Como te falei, e vc tem razão aqui não tem muito o que fazer, o ping é 50~65 independente se uso no-ping ou não.

Última edição:
Moro em Rondônia. A rota aqui fica entre 40-60 Ms para os servidores.

Obrigado! Eu estava procurando nas configurações avançadas! Aproveitando sua boa vontade, você me indica algum roteador que tenha wi-fi 6, que aceite VPN e seja bom pra jogos?

A TP Link já deu o passo inicial para implementação do protocolo WireGuard em alguns modelos de roteadores com foco no usuário doméstico. Os modelos da Asus com Wi-fi 6 são bastante caros, após as mudanças no sistema de tributação com o Remessa Conforme a importação de roteadores com OpenWRT como o Flint/Flint 2 da GL Inet se tornou inviável, não falo apenas pelo custo (também é alto com o imposto pesado), mas muitas vezes os roteadores tem sido barrados pela Anatel que está fechando o cerco em razão da ausência de homologação no Brasil.

O AX72 da TP Link suporta os principais protocolos que são WireGuard e OpenVPN. Eu tenho o primeiro modelo do Flint com OpenWRT de fábrica, mas hoje para importar o Flint 2 você pagaria R$1300 reais com imposto, fora o risco da Anatel, no Brasil o custo geralmente fica acima de R$2.000 (não vale isso). Se fosse para pegar um roteador com suporte à VPN WireGuard de fábrica eu olharia para o TP Link AX72.

Pessoal, a Claro tá instalando o Fast 3896 por aí?

Aqui quando fiz a mudança de plano levaram o Fast 3895 e trouxeram o TC3106.

Recentemente marquei uma visita técnica com o motivo de lentidão após a troca do modem. Sinceramente não curti muito a cobertura desse TC3106, em alguns pontos da casa a conexão para de funcionar mesmo perto do modem.

Abriram lá na central como Retorno Credenciada. Veio o mesmo técnico que trouxe o TC3106 com outro TC3106. Perguntei dele se ele tinha outro modelo e ele falou que não.

Estão instalando por aí o Fast 3896?

As ONTs que o @KILLME listou são instaladas apenas para clientes que estão na rede própria da Claro.

Para o coaxial, só existem 2 modelos de modem: esse Sagemcom que você tem, e o Technicolor TC3106.
O seu é o que tem o melhor hardware, apesar de ambos terem porta de 2,5 Gb e Wi-Fi 6.
Aqui pago R$ 99,90 por 750 Mb.
Recebo 1 Gb aqui de download no plano de 750 Mb.
Inveja. Aqui 750 bate no máximo 850 e as vezes chega a chega no upload. O preço que tinha era 99,90 mas aumentaram para 114. Infelizmente aqui não é fibra. Sobre o roteador eles vieram fazer a troca pois a porta 2.5 queimou, aí trouxeram mesmo modelo mas deixo em brigde pois utilizo roteadores da Xiaomi para formar rede mesh. Seu caso tá próximo do perfeito. Hehe

Onde você encontrou esses xiaomi? Só importando?
Comprei naquele limite antes de piorar as taxas. Mas as vezes tem algumas promoções que ajudam a diminuir o valor final. E também tem no Mercado Livre mas bem mais caro. Testei vários modelos, recomendo o BE3600.

A TP Link já deu o passo inicial para implementação do protocolo WireGuard em alguns modelos de roteadores com foco no usuário doméstico. Os modelos da Asus com Wi-fi 6 são bastante caros, após as mudanças no sistema de tributação com o Remessa Conforme a importação de roteadores com OpenWRT como o Flint/Flint 2 da GL Inet se tornou inviável, não falo apenas pelo custo (também é alto com o imposto pesado), mas muitas vezes os roteadores tem sido barrados pela Anatel que está fechando o cerco em razão da ausência de homologação no Brasil.

O AX72 da TP Link suporta os principais protocolos que são WireGuard e OpenVPN. Eu tenho o primeiro modelo do Flint com OpenWRT de fábrica, mas hoje para importar o Flint 2 você pagaria R$1300 reais com imposto, fora o risco da Anatel, no Brasil o custo geralmente fica acima de R$2.000 (não vale isso). Se fosse para pegar um roteador com suporte à VPN WireGuard de fábrica eu olharia para o TP Link AX72.
Outra coisa, não terei nenhum problema em colocar o meu ZTE F6645 em bridge não? Eu soube que a CLARO estava dificultando a vida de quem optasse por utilizar um "segundo" roteador. Obrigado.

Outra coisa, não terei nenhum problema em colocar o meu ZTE F6645 em bridge não? Eu soube que a CLARO estava dificultando a vida de quem optasse por utilizar um "segundo" roteador. Obrigado.

Eu sempre usei o equipamento da Claro em modo bridge e nunca houve restrições, o que eu li foram boatos de quem não conseguiu colocar em modo bridge, mas nada concreto.

Eu sempre usei o equipamento da Claro em modo bridge e nunca houve restrições, o que eu li foram boatos de quem não conseguiu colocar em modo bridge, mas nada concreto.
Vou por meu ZXHN F6645 em bridge então e conectar em um AX7. Será que irá melhor o desempenho em jogos on-line? Pretendo utilizar no roteador a 'Cloudflare WARP'! Obrigado.

pessoal, fazer uma pergunta pra vcs: já aconteceu de vcs ligarem no cancelamento eles darem um desconto pra vcs e no final o desconto não ser aplicado? Pq eu liguei no cancelamento, o atendente me deu um desconto na banda larga, eu pagava 500 megas 104,90 e falou que eu ia pagar os 84,90 nos mesmos 500 megas e mais me deu um desconto também no celular que antes pagava 44,90 para 39,90, então tudo certo falei que ele podia cadastrar a promoção pra mim, só que quando eu desliguei a ligação, eu fui olhar no aplicativo minha claro, e advinha, o valor não mudou, queria saber se isso já aconteceu com alguém aqui, se aconteceu com alguém, poderia me dizer como você procedeu?

pessoal, fazer uma pergunta pra vcs: já aconteceu de vcs ligarem no cancelamento eles darem um desconto pra vcs e no final o desconto não ser aplicado? Pq eu liguei no cancelamento, o atendente me deu um desconto na banda larga, eu pagava 500 megas 104,90 e falou que eu ia pagar os 84,90 nos mesmos 500 megas e mais me deu um desconto também no celular que antes pagava 44,90 para 39,90, então tudo certo falei que ele podia cadastrar a promoção pra mim, só que quando eu desliguei a ligação, eu fui olhar no aplicativo minha claro, e advinha, o valor não mudou, queria saber se isso já aconteceu com alguém aqui, se aconteceu com alguém, poderia me dizer como você procedeu?
Anotou o protocolo e horário?

Se tem o protocolo, basta entrar em contato com o SAC (reclamação) e pedir a promoção concedida no setor de cancelamento. Se insistirem em não conceder - ouvidoria.

Anotou o protocolo e horário?

Se tem o protocolo, basta entrar em contato com o SAC (reclamação) e pedir a promoção concedida no setor de cancelamento. Se insistirem em não conceder - ouvidoria.
Anotei sim.
Pior que é a segunda vez que me acontece. Eu acho que esse atendente não aplicou apenas inventou essa promoção, mas vou entrar logo na ouvidoria.

Já teve promoção na Claro que eu consegui no setor de cancelamento, que tive que ficar quase 1 ano ligando todo mês lá para corrigirem a fatura e sempre informava que vinha todo mês errado, atendente sempre informava que anotava para corrigirem e nada, só quando abri uma reclamação no consumidor.gov que resolveram o problema e fatura começou a vir certa. Claro nesse quesito é uma bagunça. Bom é que era rápido para corrigirem, só informava que fatura estava errada, que eu tinha protocolo de assinatura com o valor correto e atendente corrigia problema em menos de 2/3 minutos, mas que era chato ter que ligar todo mês lá era.

quem tem fibra sofre com a instabilidade tb? digo isso pq finalmente consegui agendamento pra voltar pro hfc pra quarta feira, e é incrível como a fibra é instável, pra ter idéia do fds passado pra agora foi assim, sábado dia 31 ficou fora de 8 da manhã até domingo as 21:30, depois segunda ficou fora de 7 da manhã até as 23:00 de terça, depois sexta ficou fora de 8 da manhã até meio dia, agora segunda feira novamente fora de 8 da manhã e por enquanto não voltou e sem previsão de retorno

cheguei a pensar que como passaram agora a fibra aqui era só eu ter paciência que daqui 1 mês a coisa pode ficar boa e aí eu cancelaria o agendamento pra volta pro hfc, mas sinceramente não estou mais tendo esperança disso

quem tem fibra sofre com a instabilidade tb? digo isso pq finalmente consegui agendamento pra voltar pro hfc pra quarta feira, e é incrível como a fibra é instável, pra ter idéia do fds passado pra agora foi assim, sábado dia 31 ficou fora de 8 da manhã até domingo as 21:30, depois segunda ficou fora de 7 da manhã até as 23:00 de terça, depois sexta ficou fora de 8 da manhã até meio dia, agora segunda feira novamente fora de 8 da manhã e por enquanto não voltou e sem previsão de retorno

cheguei a pensar que como passaram agora a fibra aqui era só eu ter paciência que daqui 1 mês a coisa pode ficar boa e aí eu cancelaria o agendamento pra volta pro hfc, mas sinceramente não estou mais tendo esperança disso

Aqui é Claro Fibra em 1 ano e meio só tive problema 2 vezes, uma que um caminhão arrancou fibra do poste e vieram trocar no mesmo dia e outra a mesma situação que vieram trocar no outro dia, fora isso é totalmente estável com zero quedas. Já na TIM Fibra tive esses problemas muito parecido com o seu, quando acabou fidelidade de 1 da Claro Fibra tentei migrar para TIM Fibra, só que acontecia algo bem parecido, viva caindo a internet e equipe da TIM não soube resolver, cancelei e voltei para Claro Fibra que é 0 problemas. Esse problema é exclusivo da sua região e infelizmente se não estão conseguindo resolver é cancelar e ir para outra operadora ou voltar para o HFC.

Depende do jogo vale a pena ligar mesmo tendo ping baixo, aqui em Blumenau SC eu utilizo a Unifique e no COD meu ping é 15. Quando ligo o exitlag vai para 11ms, já no cs muda só 2ms, de 15 cai para 13ms. Dependendo da rota, a própria unifique tem o ping mais baixo que o exitlag.
Estou esperando a claro liberar a Fibra (verdadeira) para assinatura, ai vamos testar as rotas para games. Até agora vivo e unifique são iguais.

Depende do jogo vale a pena ligar mesmo tendo ping baixo, aqui em Blumenau SC eu utilizo a Unifique e no COD meu ping é 15. Quando ligo o exitlag vai para 11ms, já no cs muda só 2ms, de 15 cai para 13ms. Dependendo da rota, a própria unifique tem o ping mais baixo que o exitlag.
Estou esperando a claro liberar a Fibra (verdadeira) para assinatura, ai vamos testar as rotas para games. Até agora vivo e unifique são iguais.

Tenho Claro Fibra e digo a rota é uma porcaria, ping sem o No-Ping fica 25/35ms em qualquer hora do dia aqui em Floripa, com No-Ping fica 13 a 15ms, rota da Claro é tenebrosa para games. Pior que nem é um negócio estável, fica igual um elevador, vai para 35/38ms, abaixa para 25ms, as vezes cai até uns 18/19ms(mas fica muito pouco tempo) e já sobe para os 25ms de novo, fica assim direto, ai ligo No-Ping para estabilizar em 15ms +/-.

Última edição:
Tenho Claro Fira e digo a rota é uma porcaria, ping sem o No-Ping fica 25/35ms em qualquer hora do dia aqui em Floripa, com No-Ping fica 13 a 15ms, rota da Claro é tenebrosa para games. Pior que nem é um negócio estável, fica igual um elevador, vai para 35/38ms, abaixa para 25ms, as vezes cai até uns 18/19ms(mas fica muito pouco tempo) e já sobe para os 25ms de novo, fica assim direto, ai ligo No-Ping para estabilizar em 15ms +/-.
PQP, ai é foda.

PQP, ai é foda.

Só me mantive na Claro mesmo, pq consegui 750MB + Claro Gaming(que já inclui o No-Ping no plano) por 94,90 por 12 meses, se não tinha ido para Unifique ou qualquer outra operadora.

Outro motivo é que Claro me entrega 1GB / 550MB:
pingclaro.png

Problema é que a Claro é meio chata para oferecer um modem com porta 2.5GB nos planos abaixo de 1GB(Digo isso na fibra ópitica, pq no HFC eles liberam modem 2.5GB bem mais fácil), estou tentando conseguir um.

Última edição:
Só me mantive na Claro mesmo, pq consegui 750MB + Claro Gaming(que já inclui o No-Ping no plano) por 94,90 por 12 meses, se não tinha ido para Unifique ou qualquer outra operadora.
eu quero assinar o plano de 500 por 49,90 vi que ele ja vem com globoplay, já aproveito e baixo o plano da unifique tbm para 500. Como tenho um ER605 da tp link eu posso fazer um load balance, caso precise de velocidade para baixar jogos.
Falando em Unifique, minha experiência de 2 anos assinando é 0 problemas, rotas perfeitas, 0 problemas de loss, ping baixo.
essa foto foi de sexta jogando cs2 no servidor da GamersClub, sem exitlag.

sYowGjz.jpeg

eu quero assinar o plano de 500 por 49,90 vi que ele ja vem com globoplay, já aproveito e baixo o plano da unifique tbm para 500. Como tenho um ER605 da tp link eu posso fazer um load balance, caso precise de velocidade para baixar jogos.
Falando em Unifique, minha experiência de 2 anos assinando é 0 problemas, rotas perfeitas, 0 problemas de loss, ping baixo.
essa foto foi de sexta jogando cs2 no servidor da GamersClub, sem exitlag.

sYowGjz.jpeg

Tive Vivo Fibra por muito tempo, só cancelei na época pq eu tinha 300MB com degustação de 600MB, fui numa loja da vivo para trocar meu chip para o 5G, acabou que moça ofereceu uma unificação dos planos para uma mesma conta(dizendo que não mudaria nada, continuaria com degustação de 600MB, que era 1 ano) e cagou tudo, perdi degustação e cancelei tudo e fui para a uma operadora local e depois Claro Fibra(aonde estou até hoje). Rota da Vivo é maravilhosa, meu ping sempre ficava muito baixo, 0 problemas.

Tive Vivo Fibra por muito tempo, só cancelei na época pq eu tinha 300MB com degustação de 600MB, fui numa loja da vivo para trocar meu chip para o 5G, acabou que moça ofereceu uma unificação dos planos para uma mesma conta(dizendo que não mudaria nada, continuaria com degustação de 600MB, que era 1 ano) e cagou tudo, perdi degustação e cancelei tudo e fui para a uma operadora local e depois Claro Fibra(aonde estou até hoje). Rota da Vivo é maravilhosa, meu ping sempre ficava muito baixo, 0 problemas.
Vivo aqui tbm era uma maravilha 0 problemas.

Vivo aqui tbm era uma maravilha 0 problemas.

Tirando essa parada de rotas, de resto não tenho o que reclamar da Claro Fibra, zero problemas, para quem não joga online e nem liga para isso, recomendo e muito a Claro Fibra. Porém como eu jogo, se não fosse eu ter conseguido Claro Gaming com 750MB por menos de 100 pila por mês, eu teria ido para outra operadora. Mas para quem não joga, serviço é muito bom.

Users who are viewing this thread

Voltar