[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Seguindo com o cancelamento, a atendente informou que seria gerado multa de fidelidade além da fatura parcial, instalação foi feita lá pelas ~15 horas do dia 7, cancelamento "agora" dia 14, 1 da madruga. Nem discuti, quando receber eu decido o que fazer, recebi no email a informação também do atendimento:
Multa Contratual: Sr. (a), os produtos que possui estão em período de permanência mínima de 12 meses, contando a partir da data de instalação. Ao seguir com seu pedido de cancelamento antes deste prazo, implicará na cobrança da multa fidelidade no valor de R$294.25, referente ao período de 358 dias restantes. Informo que este valor será enviado por boleto bancário..
Acho que quando vc cancelar eles vão ligar e te mandar outra proposta, mas espera eles te darem desconto. A retenção ultimamente tá começando a resistir, colocam descontos ruins como esse, talvez porque você ainda está com a fidelidade contratual.

Seguindo com o cancelamento, a atendente informou que seria gerado multa de fidelidade além da fatura parcial, instalação foi feita lá pelas ~15 horas do dia 7, cancelamento "agora" dia 14, 1 da madruga. Nem discuti, quando receber eu decido o que fazer, recebi no email a informação também do atendimento:
Multa Contratual: Sr. (a), os produtos que possui estão em período de permanência mínima de 12 meses, contando a partir da data de instalação. Ao seguir com seu pedido de cancelamento antes deste prazo, implicará na cobrança da multa fidelidade no valor de R$294.25, referente ao período de 358 dias restantes. Informo que este valor será enviado por boleto bancário..
na epoca que eu tinha a fOi fibra, eu paguei a multa para me livrar das pessimas rotas. Não lembro se foi 200 ou 400 reais, só lembro que foi bem pago :limo:

na epoca que eu tinha a fOi fibra, eu paguei a multa para me livrar das pessimas rotas. Não lembro se foi 200 ou 400 reais, só lembro que foi bem pago :limo:
A Oi cobra na faixa de 400 Reais de multa se cancelar logo depois do fim do período de 7 dias após a instalação.
A cada mês que passa, o valor da multa vai caindo.

Você poderia eliminar a multa facilmente devido a má prestação de serviço que a BOi oferece usando dois artigos abaixo:

Art. 20 do CDC "O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos"

Art. 58, 2, da Resolução 632/2014 da ANATEL "É vedada a cobrança prevista no caput na hipótese de rescisão em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal por parte da Prestadora, cabendo a ela o ônus da prova da não-procedência do alegado pelo Consumidor."

E se caso ainda quisesse pagar a multa, ela não pode ser cobrada no valor excedente acima de 10% sob o preço total da sua fatura restante.

Exemplo: 99,90x12 = 1198,80 / 10 = 119,88R$ seria o valor da multa de 12 meses sobre uma conta de 99,90 mensais.

Lei da Usura 22.626/33, junto com o Artigo 51 inciso 4 do CDC deixa claro que:
"São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade"

Você poderia eliminar a multa facilmente devido a má prestação de serviço que a BOi oferece usando dois artigos abaixo:

Art. 20 do CDC "O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos"

Art. 58, 2, da Resolução 632/2014 da ANATEL "É vedada a cobrança prevista no caput na hipótese de rescisão em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal por parte da Prestadora, cabendo a ela o ônus da prova da não-procedência do alegado pelo Consumidor."

E se caso ainda quisesse pagar a multa, ela não pode ser cobrada no valor excedente acima de 10% sob o preço total da sua fatura restante.

Exemplo: 99,90x12 = 1198,80 / 10 = 119,88R$ seria o valor da multa de 12 meses sobre uma conta de 99,90 mensais.

Lei da Usura 22.626/33, junto com o Artigo 51 inciso 4 do CDC deixa claro que:
"São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade"
legal saber disso, mas naquela época eu estava tão irritado com tanto problema de rotas, que nem pensei sobre o assunto.

Alguém costuma ter problema com o IPv6 usando Mikrotik e o modem da Claro em bridge?

A minha configuração de IPv6 DHCP Client é essa:
/ipv6 dhcp-client add add-default-route=yes interface=ether1 pool-name="Claro ipv6" request=address,prefix

O status no DHCP Client não sai de "searching...", antes estava funcionando normal com a configuração atual.

Não sei se o DHCP Server pra ipv6 da Claro que é bem ruinzinho ou se tem algo na minha configuração que fico sendo bloqueado pela Claro...

Obs: IPv4 funciona normal

Boa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se usar em bridge essa ONT da Technicolor, o IPv4 para de funcionar algumas horas depois da configuração em bridge ser feita.
Mesmo retornando pro modo router, o IPv4 persiste sem funcionar, e só volta na maioria das vezes com visita técnica.
Instalaram a ZTE F6600P, presta ? Pra um outro amigo colocaram a F689....

Só sei que to tomando um baile desse equipamento pra fazer funcionar no ODI e ligar direto no router. :pepe:

Instalaram a ZTE F6600P, presta ? Pra um outro amigo colocaram a F689....

Só sei que to tomando um baile desse equipamento pra fazer funcionar no ODI e ligar direto no router. :pepe:
igual o meu, eu não estava conseguindo por ele em brigde. Meu omada er605 não se conectava, aqui no forum falaram em ativar o DHCP e consegui achar essa opção. Agora funciona até o ipv6 que antes não funcionava.

igual o meu, eu não estava conseguindo por ele em brigde. Meu omada er605 não se conectava, aqui no forum falaram em ativar o DHCP e consegui achar essa opção. Agora funciona até o ipv6 que antes não funcionava.
Em bridge ele funciona sem problemas, agora o desafio é copiar os parâmetros dessa ONT pro meu transceiver sfp onu.

Acho que quando vc cancelar eles vão ligar e te mandar outra proposta, mas espera eles te darem desconto. A retenção ultimamente tá começando a resistir, colocam descontos ruins como esse, talvez porque você ainda está com a fidelidade contratual.
Realmente, ligaram hoje.

Diferente de alguns relatos, ofereceram 105 no débito automático, 110 boleto pra 750Mb, aceitei.

Não entendi muito bem um valor que a atendente mencionou de uns ~24 reais, não sei se era da primeira fatura, estava no trânsito e não pude conversar muito.

EDIT: Ok então, resolvido, deixar ping e speedtest só pra facilitar no futuro, estou de volta ao clube.
sFyjLuB.jpeg
kOCJZpC.png

Última edição:
Esse XIAOMI BE 3600 deve ser muito bom mesmo hein. Aqui o pessoal usa VSOL, Mikrotik. O ER605 é para iniciantes, que era e AINDA é o meu caso. Eu investi na TP-Link (assinatura).
Pois é. Mania de inventar e me dei mal. A gente fica querendo sempre mais, melhorar, etc. O modelo AX3000T já é muito bom mas não tem porta 2.5gbps, o BE3600 já tem, o BE5000 também. Já o BE6500 todas as 4 portas são 2.5gbps. Fiz alguns testes e infelizmente os mais caros tiveram pior desempenho no quesito alcance do sinal e velocidade do download, seja por cabo como por wi-fi. Então foi uma surpresa o BE3600 ter sido a melhor opção na minha opinião. Vou comprá-lo novamente.
Antes tinha TP-LINK, rede mesh com aqueles Deco X50 mas acho limitado pois são poucas portas e são apenas giga, aí quem tem dois links não tem como. Gostaria que houvesse opções da TP link com dual wan para somar as duas velocidades. Até mesmo outros fabricantes mas é raro encontrar um roteador com dual wan e ainda com portas 2.5gbps, e ainda queria que tivesse mais portas, pelo menos 6 portas, nem que sejam duas 2.5 e restante giga. Questão do wi-fi também a frequência 320mhz. Próximos anos quem sabe.

É vamos ficar na Claro HFC mesmo aqui em casa. A Vivo 45 minutos do segundo tempo mandou aviso de que não tem viabilidade técnica. 🤣

E entre Oi e Tim, acho que a melhor opção é o HFC :fire::awesome:

O curioso é que já vi a Vivo diversas vezes aqui na rua e na esquina tem uma baita sobra de cabo escrito "Vivo Cabo Óptico".
:yeah:
(Apesar de que eu acho o HFC da Claro excelente, exceto quando acontece algum problema mirabilante)

Última edição:
600 megas, upload péssimo, packet loss e ping oscilando muito nos jogos

Claro diz que tá dentro do normal!

claro-2.jpg

claro-2.jpg
Na verdade, teu SNR UP tá baixíssimo.
O site de níveis tá reportando ele incorretamente como verde, pois o mínimo aceitável para esse parâmetro é 27 dBm. O correto seria um vermelho aí.
Já o sinal de RX está normal, e o site está reportando como fora do padrão.
Eu acho, na verdade, um milagre teu modem estar conseguindo sincronizar algum canal de upload com esse nível de sinal.
A sugestão que posso te dar é tu dar uma olhada se tem algum divisor ou TAP dentro da tua casa entre o cabo coaxial que vem da rua e o modem.
Muitas vezes é ele com problema.

Há uma semana que a net aqui tá com 5% de perda de pacotes. Bicho, não aguento mais. Cada mês é um problema diferente.

Pode ser SNR UP baixo, como o colega acima.
Como estão teus níveis aí?

Aqui tá relativamente ok

DJUP1Os.png

Eu desliguei o modem por uns 10 min pra ver se ajudava, mas nem, continua perdendo ~5%.

Fui dar uma olhada nos níveis individuais dos canais na interface do modem e acabei notando que aquela parada de palavras-chave corrigidas e incorrigíveis (que aqui geralmente fica abaixo de 10 mil, e isso depois de muito tempo ligado) já tá com 2, 4 e até 8 milhões de palavras corrigidas e entre 1 e 2 milhões de incorrigíveis (em uma hora com o modem ligado), isso em 8 canais de DS. Todos os outros 16 canais estão com menos de 100 palavras corrigidas e zero incorrigíveis.

Será que isso tem algo a ver? Nunca parei pra pesquisar o que isso significa, se é algum tipo de interferência na rede.

Aqui tá relativamente ok

DJUP1Os.png

Eu desliguei o modem por uns 10 min pra ver se ajudava, mas nem, continua perdendo ~5%.

Fui dar uma olhada nos níveis individuais dos canais na interface do modem e acabei notando que aquela parada de palavras-chave corrigidas e incorrigíveis (que aqui geralmente fica abaixo de 10 mil, e isso depois de muito tempo ligado) já tá com 2, 4 e até 8 milhões de palavras corrigidas e entre 1 e 2 milhões de incorrigíveis (em uma hora com o modem ligado), isso em 8 canais de DS. Todos os outros 16 canais estão com menos de 100 palavras corrigidas e zero incorrigíveis.

Será que isso tem algo a ver? Nunca parei pra pesquisar o que isso significa, se é algum tipo de interferência na rede.
Pode ser.
Mas pode ser rota também.
Hoje à noite, desliga o modem antes de dormir e liga de manhã pra ver se muda a faixa de IP.
Isso se você não estiver no CGNAT, claro.

Dificilmente, quando tem interferência na rede externa, não impacta nos níveis de sinal.
O canal de retorno sempre sofre com isso.

claro-2.jpg
xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii esse snr up ai, ja passei por essa fase kkkk ( se tiver algum tap "aparentemente novo" testa, mas pelo sinal nem sei se a rede externa esta com sinal alto ai )

Aqui tá relativamente ok

DJUP1Os.png

rede suja, so equipe externa com datacenter

Tracert mais baixo que eu já vi para um IP localizado na Argentina.
Claro Fibra Porto Alegre. Interessante perceber que o pacote não foi enviado a SP nem RJ pra depois ir até Argentina.
IP de destino: 190.103.176.146

3Z0Ydr.png

01 - roteador
02 - roteador Claro Fibra (AS28573)
03 - Roteador Claro Fibra (AS28573)
04 - Roteador Embratel (AS4230) aquela sigla "pae" designa Porto Alegre
05 - Roteador Embratel (AS4230)
06 - Roteador Cirion/Lumen/Level3 (AS3549) aquela sigla "bna" designa Buenos Aires
07 - Roteador Cirion/Lumen/Level3 (AS3549)
08 - Oculto
09 - Destino Final

Se eu falei alguma besteira acima, favor pontuar.

Última edição:
Tracert mais baixo que eu já vi para um IP localizado na Argentina.
Claro Fibra Porto Alegre. Interessante perceber que o pacote não foi enviado a SP nem RJ pra depois ir até Argentina.
IP de destino: 190.103.176.146

3Z0Ydr.png

01 - roteador
02 - roteador Claro Fibra (AS28573)
03 - Roteador Claro Fibra (AS28573)
04 - Roteador Embratel (AS4230) aquela sigla "pae" designa Porto Alegre
05 - Roteador Embratel (AS4230)
06 - Roteador Cirion/Lumen/Level3 (AS3549) aquela sigla "bna" designa Buenos Aires
07 - Roteador Cirion/Lumen/Level3 (AS3549)
08 - Oculto
09 - Destino Final

Se eu falei alguma besteira acima, favor pontuar.
Aqui fica bem diferente o ping, porem estou na rede neutra da AMT, aparentemente não influencia tanto. Atualmente estou na região metropolitana de BH/MG.

X5KXHcv.png

Aqui fica bem diferente o ping, porem estou na rede neutra da AMT, aparentemente não influencia tanto. Atualmente estou na região metropolitana de BH/MG.

X5KXHcv.png
aqui é a mesma coisa, sou de Blumenau SC
JA0f9kY.png

Realmente, ligaram hoje.

Diferente de alguns relatos, ofereceram 105 no débito automático, 110 boleto pra 750Mb, aceitei.

Não entendi muito bem um valor que a atendente mencionou de uns ~24 reais, não sei se era da primeira fatura, estava no trânsito e não pude conversar muito.

EDIT: Ok então, resolvido, deixar ping e speedtest só pra facilitar no futuro, estou de volta ao clube.
sFyjLuB.jpeg
kOCJZpC.png
O que mata é essa rota via Brasília e os outros provedores com rota via SP e PR

A claro ainda continua fazendo economia de ipv6 entregando /64 pra cliente PF ? Eu juro que queria entender o motivo disso, considerando que diversos isp's regionais já entregam prefixo maiores.

Users who are viewing this thread

Voltar