[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Primeiro você entra na interface do Technicolor em 192.168.0.1 usando o usuário e senha presentes na etiqueta do modem.
Depois de logar, role a página até encontrar a opção de mudar de modo router para modo bridge.
Selecione bridge, e depois salve.
No TC3102, quando se seleciona o modo bridge, automaticamente ele já desativa por padrão todas as redes Wi-Fi configuradas nele. Então, não precisa se preocupar com isso.
Depois você vai na opção de configurações da porta WAN do seu TP Link, e configura no modo DHCP.
Conecte um cabo de rede da porta de 2,5 Gb do Technicolor para a porta WAN do TP Link.
Se não me engano, apenas a porta de 2,5 Gb fica funcionando em modo bridge no Technicolor. Por isso a dica de utilizar ela.
Depois configure as redes Wi-Fi e configurações de segurança do seu TP Link conforme sua necessidade.
Muito obrigado pelo tutorial e pelas dicas preciosas Vanísio.

Em termos de segurança, como mencionei, o firewall e o modo WPA2 ou outro superior (não sei se há) do Archer AX 73, são bons? Ele é um router bem seguro?

Pergunto porque ativei a opção de controle de MAC do technicolor e, ao fazer um teste, consegui me conectar com um aparelho fora da lista de macs permitidos....

Conforme post acima, minha ideia é deixar a conexão segura: nome da rede oculto (SSID oculto), apenas para quem tem o nome e senha se conectarem, com a opção de controle de MAC (só os macs da lista serão permitidos) e com uma senha bem grande (criei uma de 60 caracteres, com maiúsculo, minúsculo, especial e números).

Ademais, no archer há alguma seção simples para que eu possa verificar quem tentou acessar a rede/quem está conectado?

Acha que essas medidas são suficientes?

Boa tarde pessoal tudo bem?

Como alguns devem saber, tenho um conhecimento mínimo sobre hardware, modens etc, então gostaria da ajuda dos colegas hehe.

Seguinte, aqui em casa tenho Claro 500mb, modem TECHNICOLOR TC3102 (.TC3102-19.1B38-026-P15-RQ)...

Para fins de segurança de acesso (principal objetivo), adquiri o TP-Link Archer AX 73. A ideia é ter um bom firewall no roteador, para niguém se conectar na rede, SSID oculto (rede privada), controle de MAC (apenas os macs cadastrados poderão se conectar), etc.

Gostaria de saber do pessoal se, para que a internet passe a ser roteada pelo TP-Link, basta que eu coloque o modem da claro em modo bridge? Apenas isso, mudando o modo de trabalho para BRIDGE, na configuração Conexão - WAN ?

Ou será necessária alguma configuração no modem archer? Se sim, isso vem no manual do roteador?

Valeu pessoal
Coloca o TC3102 em Bridge, coloca o TP-Link Archer AX73 Porta WAN na Porta 1 ou 2 do modem. A partir dai a configuração é toda no Tp Link a seu critério.
Muito obrigado pelo tutorial e pelas dicas preciosas Vanísio.

Em termos de segurança, como mencionei, o firewall e o modo WPA2 ou outro superior (não sei se há) do Archer AX 73, são bons? Ele é um router bem seguro?

Pergunto porque ativei a opção de controle de MAC do technicolor e, ao fazer um teste, consegui me conectar com um aparelho fora da lista de macs permitidos....

Conforme post acima, minha ideia é deixar a conexão segura: nome da rede oculto (SSID oculto), apenas para quem tem o nome e senha se conectarem, com a opção de controle de MAC (só os macs da lista serão permitidos) e com uma senha bem grande (criei uma de 60 caracteres, com maiúsculo, minúsculo, especial e números).

Ademais, no archer há alguma seção simples para que eu possa verificar quem tentou acessar a rede/quem está conectado?

Acha que essas medidas são suficientes?
Com certeza o TP Link é mais seguro que o modem da Claro. O TP Link além de ter atualizações frequentes para resolver problemas, possui um firmware bem mais confiável. Além disso ainda abre espaço para que no futuro você possa usar uma versão personalizada de firmware se algum dia a TP Link deixar de atualizar ele.

O firmware dos modens da Claro, é bem limitado, com poucas ou nenhuma atualização de firmware. Muitas funções não funcionam e estão ocultas da interface por não funcionarem.

No que diz respeito ao firmware do modem da Claro, pelo menos no TC3106 ele só funciona em IPv4 no nível baixo, no IPv6 ele fica em neutralidade da rede.

“(…) Não é possível que o ônus da espera e da má prestação recaia todo sobre os clientes. O Interesse da coletividade deve preponderar no caso em questão”, diz o vereador.

Agora as operadoras vão marcar menos visitas e os cliente esperarem mais, já que o prazo é de até 48 horas. O ônus da espera será maior... :p:p:p
O negócio é o seguinte quanto mais tempo demorarem reestabelecer o serviço mais desconto eu vou pedir na fatura. E se começarem com essa eu cancelo por má prestação de serviço.

Coloca o TC3102 em Bridge, coloca o TP-Link Archer AX73 Porta WAN na Porta 1 ou 2 do modem. A partir dai a configuração é toda no Tp Link a seu critério.

Com certeza o TP Link é mais seguro que o modem da Claro. O TP Link além de ter atualizações frequentes para resolver problemas, possui um firmware bem mais confiável. Além disso ainda abre espaço para que no futuro você possa usar uma versão personalizada de firmware se algum dia a TP Link deixar de atualizar ele.

O firmware dos modens da Claro, é bem limitado, com poucas ou nenhuma atualização de firmware. Muitas funções não funcionam e estão ocultas da interface por não funcionarem.

No que diz respeito ao firmware do modem da Claro, pelo menos no TC3106 ele só funciona em IPv4 no nível baixo, no IPv6 ele fica em neutralidade da rede.
ao colocar no bridge, como o modem desconecta as redes, caso eu precise conectar novamente no 192.168 , se der pau no roteador tp link, da pra fazer? ou, caso coloque no bridge, se precisar so resetando o modem?

ao colocar no bridge, como o modem desconecta as redes, caso eu precise conectar novamente no 192.168 , se der pau no roteador tp link, da pra fazer? ou, caso coloque no bridge, se precisar so resetando o modem?
voce coloca cabo do modem direto no pc e configure a placa de rede com ip do pc 192.168.100.15, 255.255.255.0 e gateway padrao 192.168.100.1

se o modem nao tiver zicas capadas conseguem entrar no setup

Depois de mais de uma semana sem internet, consegui que a instalação de HFC de novo, upload merda, mas fazer oq? Agora eu tenho uma dúvida, instalaram o 3896, mas ele tá gerando uma rede desconhecida que não tenho acesso.

Screenshot-2024-11-04-23-45-00-777-com-ubnt-usurvey.jpg

Essa CLARO_927563-5G-BH, não sei que rede é essa, só sei que tá vindo do meu modem.

Podem me dizer oq é?

Depois de mais de uma semana sem internet, consegui que a instalação de HFC de novo, upload merda, mas fazer oq? Agora eu tenho uma dúvida, instalaram o 3896, mas ele tá gerando uma rede desconhecida que não tenho acesso.

Screenshot-2024-11-04-23-45-00-777-com-ubnt-usurvey.jpg

Essa CLARO_927563-5G-BH, não sei que rede é essa, só sei que tá vindo do meu modem.

Podem me dizer oq é?
Qual plano vc contratou? Já olhou nas configurações do modem se essa rede existe? analisando rapidamente o técnico fez alguma cagada.

Qual plano vc contratou? Já olhou nas configurações do modem se essa rede existe? analisando rapidamente o técnico fez alguma cagada.
750mb, já resetei o modem, qd configuro minhas 2 redes 2.4 e 5g o modem fica transmitindo 3 redes, as minhas e essa, e no modem não tem nada pra transmitir outras SSID, só convidado que tá desativado

750mb, já resetei o modem, qd configuro minhas 2 redes 2.4 e 5g o modem fica transmitindo 3 redes, as minhas e essa, e no modem não tem nada pra transmitir outras SSID, só convidado que tá desativado
Vish, muito esquisito isso. Aqui em casa já apareceu mas foi bug no modem, foi só reiniciar. Mas como vc já resetou e não resolveu.

Tranquilo, não precisa pedir desculpa, tá tentando ajudar, mas já resetei ele duas vezes nas configurações de fábrica e a rede sempre volta.
o meu, por exemplo, às vezes vejo mais dispositivos conectados do que realmente sei que estão, não acho que seja alguém de fora do meu apto conectado.

Ela tá com senha? Se tiver, acho melhor você nem questionar. Esse modem é o melhor do HFC atualmente. Se não tiver afetando você, deixa aí até o dia que resolverem kkkk

Outra dúvida galera, alguém tem a tabela atualizada dos níveis ideais de sinal em HFC, eu moro em uma vila da minha família e tínhamos vários pontos da Net TV, já tiramos tem uns anos, mas os divisores ficaram nos cabos, tirei os divisores para a instalação do novo ponto HFC com o 3896, mas pelos parâmetros que achei na internet o sinal ficou alto (primeira foto), depois que recoloquei os divisores ficaram assim (segunda fotos).

Sem divisores
TYfq2MQ.jpeg

Com divisores
NXCJlMQ.jpeg

A dúvida é, qual o melhor? Algum está ideal?

Última edição:
Outra dúvida galera, alguém tem a tabela atualizada dos níveis ideais de sinal em HFC, eu moro em uma vila da minha família e tínhamos vários pontos da Net TV, já tiramos tem uns anos, mas os divisores ficaram nos cabos, tirei os divisores para a instalação do novo ponto HFC com o 3896, mas pelos parâmetros que achei na internet o sinal ficou alto (primeira foto), depois que recoloquei os divisores ficaram assim (segunda fotos).

Sem divisores
Screenshot-2024-11-05-10-11-49-674-com-android-chrome.jpg

Com divisores
Screenshot-2024-11-05-10-30-46-031-com-android-chrome.jpg

A dúvida é, qual o melhor? Algum está ideal?
ideal é vc entrar no site niveis.virtua.com.br e postar pra gente.. mas a princípio, o segundo está melhor..

Users who are viewing this thread

Voltar