[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Caros, acabei de migrar para 750 HFC. Velocidade no speedtest cli chegou em 950 Mbps e o upload que no início estava batendo 100 agora estabilizou nos 50. Estou com o modem F@st 3896. Não tem como saber se estamos conectados em wi-fi 6 no iPhone? A informação no iOS é bem limitada.

Consegui aderir a promoção de 500 mega 59,90 por 6 meses pelo próprio app da claro, mesmo já tendo aderido a primera promoção pelo mesmo valor mas por 3 meses

Caros, acabei de migrar para 750 HFC. Velocidade no speedtest cli chegou em 950 Mbps e o upload que no início estava batendo 100 agora estabilizou nos 50. Estou com o modem F@st 3896. Não tem como saber se estamos conectados em wi-fi 6 no iPhone? A informação no iOS é bem limitada.
Se tivesse em Wifi5 a velocidade não passaria dos 600~700mbps..

Se tivesse em Wifi5 a velocidade não passaria dos 600~700mbps..
Neste caso, para este resultado fiz o teste no cabo. No iPhone deu o resultado abaixo:
wS7MyEf.png

Vocês também tem a sensação de que a velocidade de download cai de tempos em tempos, so melhorando quando desliga o modem da tomada e espera 10 segundos para alterar o ip? Tem alguma forma de prevenir isso?

Se a fibra e coaxial da claro estão disponíveis no endereço , avaliem os valores e planos, se for vantajoso, assine a fibra.
Se a rede HFC estiver boa a diferença será 8 ms a mais. A fibra até a casa da pessoa nao significa fibra dedicada. Galera fica repetindo isso como se fosse.

Se a fibra e coaxial da claro estão disponíveis no endereço , avaliem os valores e planos, se for vantajoso, assine a fibra.
A Claro não oferta HFC onde já tem fibra disponível. Quem continua no HFC são os assinantes que ou não entraram em contato por conta própria pra solicitar a mudança da tecnologia ou que a Claro não entrou em contato pra ofertar.
Se a rede HFC estiver boa a diferença será 8 ms a mais. A fibra até a casa da pessoa nao significa fibra dedicada. Galera fica repetindo isso como se fosse.
Não vi ninguém repetindo essa história de "fibra dedicada" aqui.

Local: Rio de Janeiro - Zona Norte

Modem SAGEMCOM - Modelo F@ST3896

Instalei Claro Fibra 750MB. O modem que instalaram é uma porcaria. Não tem suporte a WPA3 e nem permite ocultar redes WI-FI. O firmware customizados deles é um droga, muito lento.

Última edição:

Instalei Claro Fibra 750MB. O modem que instalaram é uma porcaria. Não tem suporte a WPA3 e nem permite ocultar redes WI-FI. O firmware customizados deles é um droga, muito lento.
Qual modem? As vezes o modem tem bom hardware mas o problema em si é o firmware da Claro que eles usam na tentativa de padronizar os modens.

O problema é que as vezes não fazem uma boa adaptação e o modem fica prejudicado limitado(e o usuário também obviamente).

Modem SAGEMCOM - Modelo F@ST3896

Eita, se for Sagemcom F@ST 3896 você assinou a "Fibra+". 🤣

Você assinou a Claro HFC e não a Claro Fibra 100%. O HFC nada mais é que a Banda larga via cabo coaxial. Apenas um trecho da sua conexão é via fibra óptica, o trecho final próximo a sua residencia é feito via cabo Coaxial. 🤏

;) Apesar disso existem boas notícias, você pegou o melhor modem da Claro HFC até o momento! O Fast 3896 é o modelo WIFI-6 que tem mais opções no Firmware e o melhor Hardware. Se tivessem instalado qualquer outro WIFI6(como o TC3106) você ficaria bem mais limitado nas opções. De fato a nevegação pela interface demora um pouco mas é o melhor modem.

Aliás ele tem a Opção de ocultar as redes, no firmware da Claro é a opção: "AP Isolado" da aba "Rede Principal". E sobre o WPA3 creio que esteja apenas definido para WPA2, basta mudar na mesma aba.

w9XTALa.png

Última edição:
no firmware da Claro é a opção: "AP Isolado" da aba "Rede Principal"
Não tenho certeza, talvez essa seja a função de evitar comunicação entre dispositivos conectados no WiFi apenas, no meu tem essa opção separada da opção "Hidden Network" (que seria o hide SSID, não divulgar a rede abertamente né).

Eu acho provável estar escondida em algum menu/submenu, será que iriam deixar essa opção impossível de ser usada pelo usuário?

I3RZPdZ.png

Neste caso, para este resultado fiz o teste no cabo. No iPhone deu o resultado abaixo:
wS7MyEf.png
Aqui tenho o Technicolor 3106. O modem é Wi-Fi 6. Meu plano é de 600 Mega.

O meu Samsung A35 tem acesso ao Wi-Fi 6 (olha o ícone com o "6" pequeno no topo). O resultado do Speedtest é esse:

Screenshot-20241129-062513-Speedtest.jpg

O meu notebook que tem Wi-Fi 5, fica assim:

Captura-de-tela-2024-11-29-064426.png

Eita, se for Sagemcom F@ST 3896 você assinou a "Fibra+". 🤣

Você assinou a Claro HFC e não a Claro Fibra 100%. O HFC nada mais é que a Banda larga via cabo coaxial. Apenas um trecho da sua conexão é via fibra óptica, o trecho final próximo a sua residencia é feito via cabo Coaxial. 🤏

;) Apesar disso existem boas notícias, você pegou o melhor modem da Claro HFC até o momento! O Fast 3896 é o modelo WIFI-6 que tem mais opções no Firmware e o melhor Hardware. Se tivessem instalado qualquer outro WIFI6(como o TC3106) você ficaria bem mais limitado nas opções. De fato a nevegação pela interface demora um pouco mas é o melhor modem.

Aliás ele tem a Opção de ocultar as redes, no firmware da Claro é a opção: "AP Isolado" da aba "Rede Principal". E sobre o WPA3 creio que esteja apenas definido para WPA2, basta mudar na mesma aba.

w9XTALa.png

Isolamento de AP não é ocultar rede. Isto tem outra função.

Ou seja, o modem da Claro é uma droga. Pois:
  • Não permite ocultar redes;
  • E não tem suporte a WPA3 (se não viria informando na interface, não devemos supor nada).

Referências:

1. [Roteador sem fio] Como configurar o recurso AP isolado?
  2. Brief Introduction of AP Isolation

Isolamento de AP não é ocultar rede. Isto tem outra função.

Ou seja, o modem da Claro é uma droga. Pois:
  • Não permite ocultar redes;
  • E não tem suporte a WPA3 (se não viria informando na interface, não devemos supor nada).

Referências:

1. [Roteador sem fio] Como configurar o recurso AP isolado?
  2. Brief Introduction of AP Isolation
O que meu esposo me disse para você fazer. Segue resposta dele:

"Entre no seu modem acessando 192.168.0.1 > Coloque seu usuário e senha > Na interface principal clique em configurações avançadas > Clique no menu hamburger escrito "menu" > Aba "Wi-Fi" > Selecione "Rede Principal" > "Opção "Rede Oculta" e ative para cada frequência. Deve resolver"

O que meu esposo me disse para você fazer. Segue resposta dele:

"Entre no seu modem acessando 192.168.0.1 > Coloque seu usuário e senha > Na interface principal clique em configurações avançadas > Clique no menu hamburger escrito "menu" > Aba "Wi-Fi" > Selecione "Rede Principal" > "Opção "Rede Oculta" e ative para cada frequência. Deve resolver"
Eu chego até "Rede Principal" e não há opção "Rede Oculta".

Como estou falando, o modem da Claro não tem recurso de ocultar rede WI-FI.

Desde da firmware anterior, não há mais opção de ocultar rede.

Última edição:
Então deve ser algo no seu modelo de modem. Aqui aparece assim (É um Technicolor 3106):

Captura-de-tela-2024-11-29-080312.png

Quando você adquiriu este modem?

Eu adquiri o meu essa semana e moro no Rio de Janeiro - Zona Norte.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Triste saber que o golpe da OI se passando pela Claro ainda continua até hoje. Aconteceu comigo semana passada.

Referências:
  1. https://www.reclameaqui.com.br/oi-internet/oi-se-passando-pela-claro__BaKIoakneJOBKFO/
  2. https://www.hardmob.com.br/threads/...x-Oi-x-all?s=83189eb1035999dfff85114035a5962b
  3. https://www.reddit.com/r/golpe/s/8oXfJfe7WT

Perdão @jluizsouzadev me equivoquei.
No problem! 👍

Quando você adquiriu este modem?

Eu adquiri o meu essa semana e moro no Rio de Janeiro - Zona Norte.

Triste saber que o golpe da OI se passando pela Claro ainda continua até hoje. Aconteceu comigo semana passada.

Referências:
  1. https://www.reclameaqui.com.br/oi-internet/oi-se-passando-pela-claro__BaKIoakneJOBKFO/
  2. https://www.hardmob.com.br/threads/...x-Oi-x-all?s=83189eb1035999dfff85114035a5962b
  3. https://www.reddit.com/r/golpe/s/8oXfJfe7WT

No problem! 👍
Agora pararam mas eu tambem estava recebendo ligações de alguém da oi se passando por atendente da claro dizendo que a minha Internet estava com problemas devido ao cabo coaxial sendo que eu tenho fibra... acredito que meus dados foram expostos quando contratei a claro com um vendedor, nunca mais contrato nada com vendedor, vou direto no site

O que eu não consegui fazer no F@st 3896 é "desligar" a rede 2.4 GHz, já que atualmente só tenho dispositivos wi-fi 5 e o alcance da rede está bom, não precisando alternar entre elas. Mesmo deixando duas redes distintas e desligando o "wifi inteligente", não consigo desmarcar o checkbox para desabilitar o rádio 2.4.

O que eu não consegui fazer no F@st 3896 é "desligar" a rede 2.4 GHz, já que atualmente só tenho dispositivos wi-fi 5 e o alcance da rede está bom, não precisando alternar entre elas. Mesmo deixando duas redes distintas e desligando o "wifi inteligente", não consigo desmarcar o checkbox para desabilitar o rádio 2.4.
Deve ser por causa da rede #net-claro-wifi.

Pessoal, tentei fazer várias configurações de redirecionamento de portas no meu roteador da claro, inclusive apelei colocando DMZ para o meu computador na tentativa de deixar meu NAT TYPE Open para conseguir jogar o Tom Clancy Wildlands em cooperativo, mas o ele continua em continua moderado.
Qual seria a forma de resolver isso? Solicitar um IPv4 público ou Ip Fixo igual é feito para câmeras de monitoramento?
O Nat moderado implica que minha conexão está em CGNAT?

edit: meu ip público é um, e o ip da wan do roteador é outro, creio que estou em cgnat mesmo

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar