[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

O problema do HFC (pelo menos na minha experiência aqui em Porto Alegre) é que quando satura o upload fica horrível a conexão. No passado, quando eu tinha HFC, bastava os celulares começarem a fazer o backup do rolo da câmera ou backup na nuvem (bufferbloat de upload), literalmente a internet caía (nada mais fazia download, Netlix parava, etc). Foi nessa época que passei a usar QoS/SQM para amenizar o problema.

Felizmente depois de um tempo a Claro amenizou isso no HFC, agora quando satura o upload pelo menos o download continua funcionando, mesmo que mal e porcamente com esse ping de 200ms ou mais como no teste do colega @HFS acima... Felizmente na fibra (Claro) isso não existe, não preciso mais usar SQM.
qual era modem que usava?

Agora pouco retornou o sinal da TV mas continua sem internet.

Apenas o LED do DS ligado, nível do modem está oscilando entre 35 e 58 no 192.168.0.1, não sei o que estão fazendo kkkkk

Notei também que quando a luz volta estou ouvindo um ruído elétrico forte vindo da rua, pensei que fosse de algum transformador mas aqui na rua não tem transformador.

Na esquina tem uma daquelas caixas brancas grandes da net no poste mas não sei se é de lá

Última edição:
Quem sabe me dizer se eu posso ligar o cabo da impressora na USB do MODEM?

EDITADO

Eu não estou conseguindo configurar o WI-FI na impressora e nem com cabo mas o Windows diz que está instalado mas na hora de imprimir diz que não.

EDITADO

Eu não estou conseguindo configurar o WI-FI na impressora e nem com cabo mas o Windows diz que está instalado mas na hora de imprimir diz que não.
nunca vi modem que pode ligar impressora, roteadores sim, tem alguns que pode pendurar hd externo ou impressora.

EDITADO

A impressora, pelo menos da HP tem um WebServer Página de Configuração similar ao 192.168.0.1 mas com outro IP, ela emite uma rede wi-fi para conectar e configurar. Após isso ela fica visível na rede

Outras marcas eu não sei mas pelo menos na HP é assim.

Aqui continua normal no plano de 750mbps:

5c2ecf8f-3dc7-4ace-bd69-0eaf641a42ee.png
Caraca que ping alto, isso parece ser problema de bufferbloat... Olha como o ping sobe ao longo do teste. Coloca o modem da claro em bridge e conecta via cabo no PC e testa pra gente ver aí.

Caraca que ping alto, isso parece ser problema de bufferbloat... Olha como o ping sobe ao longo do teste. Coloca o modem da claro em bridge e conecta via cabo no PC e testa pra gente ver aí.
?

Amigão, o bufferbloat só acontece caso a conexão seja utilizada constantemente no limite da banda.
Dificilmente isso representa o uso real da conexão na maioria dos casos.

Amigão, o bufferbloat só acontece caso a conexão seja utilizada constantemente no limite da banda.
Dificilmente isso representa o uso real da conexão na maioria dos casos.
Eu sei e eu não tô falando do ping da conexão, em stand-by ele tá com ping ótimo de 11ms, agr olha o ping no upload por exemplo, salta pra 200

Eu sei e eu não tô falando do ping da conexão, em stand-by ele tá com ping ótimo de 11ms, agr olha o ping no upload por exemplo, salta pra 200
Já vi que tu não entendeu nada que escrevi.
Ele vai usar 100% do upload o tempo todo? Claro que não.
O bufferbloat só apareceria se isso acontecesse num uso real, e é isso que causa a alta do ping pra 200 no teste de velocidade.
Um teste no Speedtest não representa o uso real da conexão.

Última edição:
Já vi que tu não entendeu nada que escrevi.
Ele vai usar 100% do upload o tempo todo? Claro que não.
O bufferbloat só apareceria se isso acontecesse num uso real, e é isso que causa a alta do ping pra 200 no teste de velocidade.
Um teste no Speedtest não representa o uso real da conexão.
Eu já tive vários casos de uso real que o bufferbloat derrubou minha conexão (em geral backup na nuvem de diversos dispositivos).

Eu já tive vários casos de uso real que o bufferbloat derrubou minha conexão (em geral backup na nuvem de diversos dispositivos).
Bom saber.
Eu mesmo fui cliente 10 anos do Virtua, desde a época que o upload do plano de 120 Mb era apenas 4 Mb, e nunca tive problemas de uso da internet por conta de bufferbloat.
E olha que moro com mais 9 pessoas aqui em casa que usam a internet o tempo todo.
Porém, nunca usei como o meu equipamento principal o fornecido pela Claro.
Sempre o modem esteve em bridge por aqui, com um equipamento com mais processamento e memória à frente gerenciando minha rede.

Última edição:
Bom saber.
Eu mesmo fui cliente 10 anos do Virtua, desde a época que o upload do plano de 120 Mb era apenas 4 Mb, e nunca tive problemas de uso da internet por conta de bufferbloat.
E olha que moro com mais 9 pessoas aqui em casa que usam a internet o tempo todo.
Porém, nunca usei como o meu equipamento principal o fornecido pela Claro.
Sempre o modem esteve em bridge por aqui, com um equipamento com mais processamento e memória à frente gerenciando minha rede.
É algo que é retratado no teste, mas no uso do dia a dia, não há problemas.

Até porque, caso houvesse, o Zabbix alertaria sobre a degradação no uso do link 1, que é a Claro.

As vezes falta pro pessoal um pouco mais de experiência na utilização das coisas, do que apenas viver no repeteco como o outro user questionou, ignorando a resposta que já havia dado.

aqui quando eu usava torrent, afetava todos que estavam tentando jogar, quando consultei o bufferbloat tava realmente alto o ping em carga , resolvi colocando um roteador mikrotik com regras de utilizacao de banda para cada um..

Aqui tbm sobe o ping quando usa o upload, tá em bridge e sem regra alguma de SQM:

17137960522.png
kkkk - fez nem cocegas!!!
problema eh quando esse ping vai para os 100ms para cima

Aqui o HFC começou a saturar:
Tx: 51,8
Rx: 11,2

Plano 600 mega chegando 600/17.. absurdo, e não fazem nada, não adianta abrir chamado.. passaram fibra na rua, faz algumas semanas, em sobreposição ao coaxial, mas nada de disponibilidade ainda
Tem que saber se a Fibra é pra pessoas usarem em Wi-Fi, ou é Fibra que é exclusiva pra as ERBs do 4G/5G

usando o discord como comparação, na unifique o ping é normal não muda nada. Já na Claro e na vivo (não coloquei na imagem) o ping oscila muito entre 40/80ms, incomoda muito quem está jogando se eu fizer um simples speedtest.
7zzWCTk.png
eC9zNwt.png

Users who are viewing this thread

Voltar