As quedas já foram até mais longas, chegando a durar 2 minutos por episódio. Antes tinham instalado um Hitron / Tellescom HI3120 (instalado há alguns anos atrás, já). Nos momentos em que a internet funcionava sem mais problemas (a maior parte do tempo), a página de administração do aparelho mostrava o sinal de transmissão por volta de 53 DBMV.
Quando da primeira visita técnica, o técnico fez 2 coisas: 1) trocou o aparelho por um Sagemcom F@st 3895; 2) substituiu um splitter da instalação existente por um simples extensor para melhorar levemente o sinal, já que só se estava usando um cabo mesmo.
Após a visita técnica, a interface do novo aparelho mostrava o sinal de transmissão com cerca de 49-50 DBMV.
Apesar das quedas terem ficado mais curtas, o problema permanece ocorrendo. Já viram algo parecido ocorrer? É possível que estejam havendo periódicas degradações do sinal ou saturação de tráfego nestes momentos das quedas?
Também pude determinar que o problema afeta apenas o upload, pois enquanto que as "requisições" param de receber respostas, ainda continuam chegando pacotes no sentido de download, como retransmissões TCP, por exemplo (já que ACKs passam a não ser enviados com sucesso). Também fiquei enviando pings da minha casa para a casa dos meus pais, e eles continuavam chegando normalmente durante os períodos de problema, porém as respostas não chegavam de volta para a minha casa. Logo, tudo leva a crer que seja um problema somente do upload (que, na prática, derruba totalmente a navegação na internet).
Abaixo mostro captura de pacotes dos testes durante um período em que o problema se manifestou. As 6 primeiras imagens são dos testes sendo enviados a partir do roteador para 6 diferentes destinos (3 IPv4 e 3 IPv6 para garantir que o problema não é relacionado a algum protocolo específico), tendo o gateway Cisco da Claro como próximo hop, enquanto as 2 últimas mostram o roteador recebendo os pings da minha casa. Notem como, no exemplo, houve uma queda de mais de 30 segundos em que os Echo Requests não eram respondidos (
no response found!), enquanto que os Echo Requests enviados da minha casa continuavam chegando (mas não se enganem, pois aqueles Echo Replies não chegavam na minha casa de volta). Os IPs marcados em vermelho são da Claro da casa dos meus pais, enquanto os azuis são da minha casa (Vivo).
Ah, e uma última observação: eu me certifiquei de que o problema não é causado por saturação do plano (por exemplo, ultrapassar os 50 Mbps de upload do plano e com isso ter pacotes descartados). O roteador está configurado com uma fila SFQ na interface WAN limitando o download a 200 Mbps e o upload a 20 Mbps (o plano é o "BL 600M GPLAY MIGRACAO FID" que suponho que tenha 50 Mbps de upload). Essa fila, juntamente com os testes para 6 destinos diferentes, são para garantir que não se trate de um congestionamento num download ou upload qualquer (a probabilidade dos 6 probes caírem na mesma fila de algum upload/download e serem descartados juntos é praticamente nula). E tampouco vi evidências de upload/download ocupando toda a banda durante estes períodos de queda. Me parecem períodos com uso normal, e com sobra, da internet).