[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Boa tarde pessoal! Alguém sabe o melhor caminho para eu tentar reestabelecer o meu sinal de internet? Aqui já vou pra 1 mês e meio sem, a Claro alega problema de segurança pública e não fazem mais nada, dizem que não tem previsão. O pior é que não tenho alternativas. Menos mal que eles suspenderam a cobrança das faturas. Região da Penha Circular - RJ.
Reclama no consumidor.gov.br se não resolverem eles tem que insentar vc das faturas
 
Sim... placa 10gb de rede... wifi 7.... não bate infelizmente... uso a porta 2.5gb do modem da claro... Cara acho que aqui ta explodindo o node ou link da região...

Sou de Porto Alegre da zona sul, também tenho o plano de 1Gbps, pega sempre acima de 1.2. Tem que ver se teu modem está com OFDM ativo e com pelo menos 24 canais de down.
 
Boa tarde pessoal! Alguém sabe o melhor caminho para eu tentar reestabelecer o meu sinal de internet? Aqui já vou pra 1 mês e meio sem, a Claro alega problema de segurança pública e não fazem mais nada, dizem que não tem previsão. O pior é que não tenho alternativas. Menos mal que eles suspenderam a cobrança das faturas. Região da Penha Circular - RJ.
Já considerou se mudar para um bairro mais seguro? É a única alternativa que resta
 
Boa tarde pessoal! Alguém sabe o melhor caminho para eu tentar reestabelecer o meu sinal de internet? Aqui já vou pra 1 mês e meio sem, a Claro alega problema de segurança pública e não fazem mais nada, dizem que não tem previsão. O pior é que não tenho alternativas. Menos mal que eles suspenderam a cobrança das faturas. Região da Penha Circular - RJ.
A Vivo tem planos de internet fixa usando 5G é uns 150 reais eu acho, da uma olhada se não tem por aí. É limitado mas dá pra quebrar um galho.

Se está em área de risco você tem que cobrar do estado que fornece a segurança pública quando o político chegar aí na tua porta pedindo voto, vc fala isso pra ele…
 
Última edição:
Salve pessoal, já tem um tempo que não venho no fórum (poucos problemas com a claro fibra), saberiam me informar se ja tem modem para 100% fibra com porta 2.5GB?
 
Última edição:
Olá, pessoal.

Postando aqui pra usar do conhecimento de vocês e me municiar de mais informações (antes de solicitar nova visita técnica) sobre um problema que está ocorrendo na internet na casa dos meus pais (que já foi pior, mas a primeira visita técnica ainda não resolveu).

Estão ocorrendo quedas de vários segundos e com certa frequência (praticamente a cada hora, com poucas exceções) somente no upload (mas o efeito prático é o acesso à internet cair totalmente, claro). A instalação é em cabo coaxial ainda.

Já viram alguma situação semelhante?

ZlrSLHr.png


Vou postar mais informações no spoiler abaixo para não estourar a página do fórum.

As quedas já foram até mais longas, chegando a durar 2 minutos por episódio. Antes tinham instalado um Hitron / Tellescom HI3120 (instalado há alguns anos atrás, já). Nos momentos em que a internet funcionava sem mais problemas (a maior parte do tempo), a página de administração do aparelho mostrava o sinal de transmissão por volta de 53 DBMV.

Quando da primeira visita técnica, o técnico fez 2 coisas: 1) trocou o aparelho por um Sagemcom F@st 3895; 2) substituiu um splitter da instalação existente por um simples extensor para melhorar levemente o sinal, já que só se estava usando um cabo mesmo.

Após a visita técnica, a interface do novo aparelho mostrava o sinal de transmissão com cerca de 49-50 DBMV.

Apesar das quedas terem ficado mais curtas, o problema permanece ocorrendo. Já viram algo parecido ocorrer? É possível que estejam havendo periódicas degradações do sinal ou saturação de tráfego nestes momentos das quedas?

Também pude determinar que o problema afeta apenas o upload, pois enquanto que as "requisições" param de receber respostas, ainda continuam chegando pacotes no sentido de download, como retransmissões TCP, por exemplo (já que ACKs passam a não ser enviados com sucesso). Também fiquei enviando pings da minha casa para a casa dos meus pais, e eles continuavam chegando normalmente durante os períodos de problema, porém as respostas não chegavam de volta para a minha casa. Logo, tudo leva a crer que seja um problema somente do upload (que, na prática, derruba totalmente a navegação na internet).

Abaixo mostro captura de pacotes dos testes durante um período em que o problema se manifestou. As 6 primeiras imagens são dos testes sendo enviados a partir do roteador para 6 diferentes destinos (3 IPv4 e 3 IPv6 para garantir que o problema não é relacionado a algum protocolo específico), tendo o gateway Cisco da Claro como próximo hop, enquanto as 2 últimas mostram o roteador recebendo os pings da minha casa. Notem como, no exemplo, houve uma queda de mais de 30 segundos em que os Echo Requests não eram respondidos (no response found!), enquanto que os Echo Requests enviados da minha casa continuavam chegando (mas não se enganem, pois aqueles Echo Replies não chegavam na minha casa de volta). Os IPs marcados em vermelho são da Claro da casa dos meus pais, enquanto os azuis são da minha casa (Vivo).

hdrriHl.png


FXmbJNJ.png


TPgyehJ.png


uQc6OeU.png


gdL79bo.png


E4284Ez.png


jp99FkZ.png


adQXiiV.png


Ah, e uma última observação: eu me certifiquei de que o problema não é causado por saturação do plano (por exemplo, ultrapassar os 50 Mbps de upload do plano e com isso ter pacotes descartados). O roteador está configurado com uma fila SFQ na interface WAN limitando o download a 200 Mbps e o upload a 20 Mbps (o plano é o "BL 600M GPLAY MIGRACAO FID" que suponho que tenha 50 Mbps de upload). Essa fila, juntamente com os testes para 6 destinos diferentes, são para garantir que não se trate de um congestionamento num download ou upload qualquer (a probabilidade dos 6 probes caírem na mesma fila de algum upload/download e serem descartados juntos é praticamente nula). E tampouco vi evidências de upload/download ocupando toda a banda durante estes períodos de queda. Me parecem períodos com uso normal, e com sobra, da internet).
 
Olá, pessoal.

Postando aqui pra usar do conhecimento de vocês e me municiar de mais informações (antes de solicitar nova visita técnica) sobre um problema que está ocorrendo na internet na casa dos meus pais (que já foi pior, mas a primeira visita técnica ainda não resolveu).

Estão ocorrendo quedas de vários segundos e com certa frequência (praticamente a cada hora, com poucas exceções) somente no upload (mas o efeito prático é o acesso à internet cair totalmente, claro). A instalação é em cabo coaxial ainda.

Já viram alguma situação semelhante?

ZlrSLHr.png


Vou postar mais informações no spoiler abaixo para não estourar a página do fórum.

As quedas já foram até mais longas, chegando a durar 2 minutos por episódio. Antes tinham instalado um Hitron / Tellescom HI3120 (instalado há alguns anos atrás, já). Nos momentos em que a internet funcionava sem mais problemas (a maior parte do tempo), a página de administração do aparelho mostrava o sinal de transmissão por volta de 53 DBMV.

Quando da primeira visita técnica, o técnico fez 2 coisas: 1) trocou o aparelho por um Sagemcom F@st 3895; 2) substituiu um splitter da instalação existente por um simples extensor para melhorar levemente o sinal, já que só se estava usando um cabo mesmo.

Após a visita técnica, a interface do novo aparelho mostrava o sinal de transmissão com cerca de 49-50 DBMV.

Apesar das quedas terem ficado mais curtas, o problema permanece ocorrendo. Já viram algo parecido ocorrer? É possível que estejam havendo periódicas degradações do sinal ou saturação de tráfego nestes momentos das quedas?

Também pude determinar que o problema afeta apenas o upload, pois enquanto que as "requisições" param de receber respostas, ainda continuam chegando pacotes no sentido de download, como retransmissões TCP, por exemplo (já que ACKs passam a não ser enviados com sucesso). Também fiquei enviando pings da minha casa para a casa dos meus pais, e eles continuavam chegando normalmente durante os períodos de problema, porém as respostas não chegavam de volta para a minha casa. Logo, tudo leva a crer que seja um problema somente do upload (que, na prática, derruba totalmente a navegação na internet).

Abaixo mostro captura de pacotes dos testes durante um período em que o problema se manifestou. As 6 primeiras imagens são dos testes sendo enviados a partir do roteador para 6 diferentes destinos (3 IPv4 e 3 IPv6 para garantir que o problema não é relacionado a algum protocolo específico), tendo o gateway Cisco da Claro como próximo hop, enquanto as 2 últimas mostram o roteador recebendo os pings da minha casa. Notem como, no exemplo, houve uma queda de mais de 30 segundos em que os Echo Requests não eram respondidos (no response found!), enquanto que os Echo Requests enviados da minha casa continuavam chegando (mas não se enganem, pois aqueles Echo Replies não chegavam na minha casa de volta). Os IPs marcados em vermelho são da Claro da casa dos meus pais, enquanto os azuis são da minha casa (Vivo).

hdrriHl.png


FXmbJNJ.png


TPgyehJ.png


uQc6OeU.png


gdL79bo.png


E4284Ez.png


jp99FkZ.png


adQXiiV.png


Ah, e uma última observação: eu me certifiquei de que o problema não é causado por saturação do plano (por exemplo, ultrapassar os 50 Mbps de upload do plano e com isso ter pacotes descartados). O roteador está configurado com uma fila SFQ na interface WAN limitando o download a 200 Mbps e o upload a 20 Mbps (o plano é o "BL 600M GPLAY MIGRACAO FID" que suponho que tenha 50 Mbps de upload). Essa fila, juntamente com os testes para 6 destinos diferentes, são para garantir que não se trate de um congestionamento num download ou upload qualquer (a probabilidade dos 6 probes caírem na mesma fila de algum upload/download e serem descartados juntos é praticamente nula). E tampouco vi evidências de upload/download ocupando toda a banda durante estes períodos de queda. Me parecem períodos com uso normal, e com sobra, da internet).
Você pode acessar o níveis e enviar uma captura de tela?

Se você está com o Sagemcom 3895 você está com um dos melhores. Tive por mais de 1 ano e era um aparelho excelente (tirando o firmware mas isso não era um grande problema).

O sinal tá bem alto ai ein
 
Pessoa, o televendas da Claro me ligou agora há pouco me oferecendo internet fibra de 500 mb. Perguntei se era fibra mesmo e não HFC e a moça me garantiu que era GPON a oferta que aparecia na tela dela pro meu endereço. Acabei aceitando e marcando data de instalação.
Só achei estranho pq no passado (2018 a 2021) tive internet residencial da Claro aqui e era HFC. Saí dela pq justamente chegou outra operadora oferecendo FTTH aqui. E se eu for no site da Claro e botar meu CEP e nº, informa que é HFC (pelo upload baixo dá pra saber).
Quais as chances de o técnico chegar aqui e instalar HFC ao invés do GPON? Eu falei pra moça que se eu ver que estão instalando HFC, eu vou barrar a instalação e cancelar a contratação, mas ela me garantiu que isso não iria acontecer.
 
Pessoa, o televendas da Claro me ligou agora há pouco me oferecendo internet fibra de 500 mb. Perguntei se era fibra mesmo e não HFC e a moça me garantiu que era GPON a oferta que aparecia na tela dela pro meu endereço. Acabei aceitando e marcando data de instalação.
Só achei estranho pq no passado (2018 a 2021) tive internet residencial da Claro aqui e era HFC. Saí dela pq justamente chegou outra operadora oferecendo FTTH aqui. E se eu for no site da Claro e botar meu CEP e nº, informa que é HFC (pelo upload baixo dá pra saber).
Quais as chances de o técnico chegar aqui e instalar HFC ao invés do GPON? Eu falei pra moça que se eu ver que estão instalando HFC, eu vou barrar a instalação e cancelar a contratação, mas ela me garantiu que isso não iria acontecer.
Só vendo mesmo na hora.
 
Você pode acessar o níveis e enviar uma captura de tela?

Se você está com o Sagemcom 3895 você está com um dos melhores. Tive por mais de 1 ano e era um aparelho excelente (tirando o firmware mas isso não era um grande problema).

O sinal tá bem alto ai ein

Graças à magia dos túneis SSH, aqui tá o resultado do diagnóstico:

G2mHX16.png
 
Você sabe dizer quais modens estão sendo instalados ultimamente em conexão GPON?
Se sim, quais ou qual recomenda eu pedir para o técnico instalar?
Eu não conhecia a rede Gpon da Claro. Os outros colegas podem ajudar melhor nesse detalhe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém tem o plano de tv que é só pelo app?

Funciona legal? Quero reduzir o custo aqui
Eu já tive. funciona muito bem.
 
Pessoa, o televendas da Claro me ligou agora há pouco me oferecendo internet fibra de 500 mb. Perguntei se era fibra mesmo e não HFC e a moça me garantiu que era GPON a oferta que aparecia na tela dela pro meu endereço. Acabei aceitando e marcando data de instalação.
Só achei estranho pq no passado (2018 a 2021) tive internet residencial da Claro aqui e era HFC. Saí dela pq justamente chegou outra operadora oferecendo FTTH aqui. E se eu for no site da Claro e botar meu CEP e nº, informa que é HFC (pelo upload baixo dá pra saber).
Quais as chances de o técnico chegar aqui e instalar HFC ao invés do GPON? Eu falei pra moça que se eu ver que estão instalando HFC, eu vou barrar a instalação e cancelar a contratação, mas ela me garantiu que isso não iria acontecer.
Acabaram de me ligar também com a mesma oferta kkk no mesmo horário, acho que dispararam um robo pra ligar pra muita gente.
 

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