[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Contratei pela internet e nem imaginei a possibilidade de ainda usarem cabo de televisão para internet (pra mim isso já tinha acabado)
Cabo coaxial/HFC, que é a tecnologia que a Claro usa, ainda é uma das tecnologias mais utilizadas do mundo pra acesso à internet.
No Canadá e nos EUA, por exemplo, a base instalada é imensa, na ordem de dezenas de milhões de clientes.
Se nesses países, onde a realidade econômica, tributária e social é muito melhor que a nossa, ainda sim é uma tecnologia largamente usada, imagine aqui.

Última edição:
Até agora nada da mudança de pacote do link da promo pra GPON da página anterior.

Essa claro é foda, viu? :facepalm:

Até agora nada da mudança de pacote do link da promo pra GPON da página anterior.

No HFC também está acontecendo a mesma demora.
Mudei o plano da minha irmã usando o link postado aqui, e até agora nada.
ces lembra da promo de blackFRALDEday que postaram o link aqui, umas cidades vendendo 600Mb PF por R$99.
pois então, aqui em bh no hfc o link estava funcionando e fazendo o pedido dentro do minha claro residencial.

ate agora não mudaram o plano e continuo com plano 500Mb PF 125R$/mes :facepalm::facepalm::facepalm::facepalm:

ces lembra da promo de blackFRALDEday que postaram o link aqui, umas cidades vendendo 600Mb PF por R$99.
pois então, aqui em bh no hfc o link estava funcionando e fazendo o pedido dentro do minha claro residencial.

ate agora não mudaram o plano e continuo com plano 500Mb PF 125R$/mes :facepalm::facepalm::facepalm::facepalm:
A oferta da Black Friday já cabe contestação, pois o valor já deveria ter vindo em fatura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que péssimo, antes não demorava tanto a mudança de plano pelo site 😵

No HFC também está acontecendo a mesma demora.
Mudei o plano da minha irmã usando o link postado aqui, e até agora nada.
Aqui eu fiz a mudança pela vitrine dentro do minha claro, mesmo plano porém com valor menor, faz 3 dias e até agora nada também

Depois do "upgrade" forçado do meu plano pra 750MB HFC novamente, a velocidade ficou assim:

17205517246.png

Chamou minha atenção o ping no upload. Está normal? O modem é um Technicolor 3106.

quando existe essa oferta para novos assinantes bastava ligar e pedir esse plano, pois a anatel assegura que oferta para novos assinantes tem que valer para os antigos tambem.

Essa antiga exigencia da Anatel ja caiu e nao existe mais.
As operadoras podem sim oferecer ofertas exclusivas para novos assinantes.

.

[Sobre o app Claro TV+]

Não sei se todos os canais da grade estão disponíveis mas salvo engano aqui aparecem uns 150-160, boa parte deles com opção de replay, múltiplos idiomas/legendas e etc.

Como assim?... Explique isso melhor. Porque um dos principais motivos que me faz nao gostar nem do Claro TV+ app e nem do Globoplay é exatamente o fato deles nao oferecerem multiplas opcoes de legendas, como a Netflix e Disney+ oferecem em todos os conteudos (no meu caso, eu queria que tivesse a opcao de legendas em ingles, mas nem Claro TV+ e nem o Globoplay oferecem essa opcao).
.

Como assim?... Explique isso melhor. Porque um dos principais motivos que me faz nao gostar nem do Claro TV+ app e nem do Globoplay é exatamente o fato deles nao oferecerem multiplas opcoes de legendas, como a Netflix e Disney+ oferecem em todos os conteudos (no meu caso, eu queria que tivesse a opcao de legendas em ingles, mas nem Claro TV+ e nem o Globoplay oferecem essa opcao).
.
Me referi apenas ao conteúdo linear onde a disponibilidade de idioma/legenda varia conforme o canal e são de responsabilidade das geradoras, alguns são dual áudio com opção de legenda enquanto outros por vezes sequer tem o idioma original.

Num universo de mais de uma centena de canais é impossível entrar no detalhe, como o colega que fez o questionamento tem o serviço de TV 'convencional' da Claro meu intuito foi somente dizer que ele não perceberá grandes diferenças neste aspecto ao migrar para o app.

Pessoa, o televendas da Claro me ligou agora há pouco me oferecendo internet fibra de 500 mb. Perguntei se era fibra mesmo e não HFC e a moça me garantiu que era GPON a oferta que aparecia na tela dela pro meu endereço. Acabei aceitando e marcando data de instalação.
Só achei estranho pq no passado (2018 a 2021) tive internet residencial da Claro aqui e era HFC. Saí dela pq justamente chegou outra operadora oferecendo FTTH aqui. E se eu for no site da Claro e botar meu CEP e nº, informa que é HFC (pelo upload baixo dá pra saber).
Quais as chances de o técnico chegar aqui e instalar HFC ao invés do GPON? Eu falei pra moça que se eu ver que estão instalando HFC, eu vou barrar a instalação e cancelar a contratação, mas ela me garantiu que isso não iria acontecer.

É pessoal, não deu.
Técnico chegou aqui e disse que a cobertura do meu condomínio é HFC. Não tem fibra pra cá.
Infelizmente terei que ficar refém da Brisanet (provedor regional), que diga-se de passagem a qualidade é boa, mas as promoções estão fracas demais esse ano (motivo pelo qual queria sair pra uma tele grande fibra com promoções mais intere$$ante$).

.
Aparentemente não vai cair, apesar daquele rolê da justiça do DF, o novo RGC que vai entrar em vigor em setembro deste ano, traz um artigo similar ao do RGC de 2014, se até a entrada efetiva em vigor do novo RGC as teles não conseguirem derrubar o artigo, na prática só vai mudar o número do artigo (no RGC de 2014 era o 46, no 2023 tá no artigo 28), porém a tática das operadoras deve continuar a mesma: dificultar a adesão massiva dos clientes da base, para não impactar tanto os resultados financeiros. Apesar que as teles já tiveram uma grande vitória durante a elaboração do novo RGC ao derrubar o impedimento de reajuste de mensalidade durante a vigência dos contratos

Aparentemente não vai cair, apesar daquele rolê da justiça do DF, o novo RGC que vai entrar em vigor em setembro deste ano, traz um artigo similar ao do RGC de 2014, se até a entrada efetiva em vigor do novo RGC as teles não conseguirem derrubar o artigo, na prática só vai mudar o número do artigo (no RGC de 2014 era o 46, no 2023 tá no artigo 28), porém a tática das operadoras deve continuar a mesma: dificultar a adesão massiva dos clientes da base, para não impactar tanto os resultados financeiros. Apesar que as teles já tiveram uma grande vitória durante a elaboração do novo RGC ao derrubar o impedimento de reajuste de mensalidade durante a vigência dos contratos
Cara, se o cliente bater o pé e quiser o plano, eles não vão se negar. Precisa nem se preocupar com essa lei.
Tu acha que eles vão dizer "pois cancele e vá pra concorrência"?
Tem nem chance.

Depois do "upgrade" forçado do meu plano pra 750MB HFC novamente, a velocidade ficou assim:

17205517246.png

Chamou minha atenção o ping no upload. Está normal? O modem é um Technicolor 3106.
Bufferbloat como te disseram, no HFC da Claro é bem comum.

Na prática só vai te afetar se vc estiver fazendo upload usando 100% da banda ao mesmo tempo em que joga online ou faz chamada de video, por isso as operadoras não se preocupam em resolver isso, dificilmente afeta os clientes.

Você já olhou se está em CGNAT?
Entra nas configurações do Technicolor, usando a senha que está na etiqueta, e fala pra gente qual o teu IP.
Se começar com 100.64.x.x, é CGNAT.
Caso o IP que aparece nas configurações do modem seja qualquer outro diferente desse acima, você pode tentar trocar de IP pra ver se resolve o teu problema.
O jeito mais fácil de trocar de IP é desligando o Technicolor da tomada antes de dormir e religando ao acordar de manhã.
Como o lease de IP da Claro é de 3 horas, isso é suficiente pra te trocar de endereço IP.
Opa. Conferi aqui e o IP é 100.66, isso confirma que é CGNAT? E isso é algum tipo de throttling da rede? Seria possivel eu ter sido inserido nesse CGNAT nessas duas semanas? Valeu pela resposta amigo.

Outra coisa: Testei com outros jogos e a internet cai também, não é só o Lost Ark.

esses modens com firmware aberrativos so problemas...

vamos la... faça teste somente com um dispositivo e veja se ele esquenta muito

se continuar tendo intermitência , coloque em bridge em um dispositivo veja se anomalia para
Desliguei o WIFI e desconectei o outro PC. Mesmo só com o meu dispositivo conectado ainda cai.
E como falei para o amigo acima, estei com outros jogos e a internet cai também, não é só o Lost Ark, então é algo geral mesmo.

Opa. Conferi aqui e o IP é 100.66, isso confirma que é CGNAT? E isso é algum tipo de throttling da rede? Seria possivel eu ter sido inserido nesse CGNAT nessas duas semanas? Valeu pela resposta amigo.

Outra coisa: Testei com outros jogos e a internet cai também, não é só o Lost Ark.

Desliguei o WIFI e desconectei o outro PC. Mesmo só com o meu dispositivo conectado ainda cai.
E como falei para o amigo acima, estei com outros jogos e a internet cai também, não é só o Lost Ark, então é algo geral mesmo.
colocou em bridge?

se está em cgnat, pede pra tirar

Sim, está em CGNAT.
Você deve estar em CGNAT desde a instalação do contrato, acredito.
A minha recomendação é a mesma do @alexandren : peça pra sair.
Só tenha paciência, pois os atendentes vão entender inicialmente que você quer IP fixo, o que é completamente diferente.
Diga que você precisa ter acesso externo à câmeras IP da sua casa, e que o CGNAT está atrapalhando.

Sim, está em CGNAT.
Você deve estar em CGNAT desde a instalação do contrato, acredito.
A minha recomendação é a mesma do @alexandren : peça pra sair.
Só tenha paciência, pois os atendentes vão entender inicialmente que você quer IP fixo, o que é completamente diferente.
Diga que você precisa ter acesso externo à câmeras IP da sua casa, e que o CGNAT está atrapalhando.
o duro é a tara da claro em agendar visita técnica para sair do cgnat.
zM8DhE9.png

Fala galera, passando aqui para compartilhar alguns links para mudança de plano para ofertas promocionais de 500 MB com vocês

AP1GczNjOzJjU6kQdVotYb05KBbHJwy5H1t9F7mc4v-82Dr4ZvqtiZK_8AvoKu_zfPy2nEcIxDxTJM0Jee56iQv59qYEJEb26vT-rtzgauTt_7t4VQLqjACXmbPYlMc-NUCulducoUimT9pzhSsiycDMPQU=w242-h534-s-no-gm

AP1GczMtXcw5ikAh8L-qeKJ5cpTIjm5UcJarjSSQ5AmqyBfNx8z5TpmYbkqkZpxiCRpVt5p0df47rfnEoQ-tZvWwmpLgAfq-pdDdAOlQdY2xDV5ToOXSM5TDKvN-b7SrLl_Z6yjtuFXRTReopuxKUPaLFU0=w241-h534-s-no-gm

AP1GczNetP2eGAe1JOAVc1xqO6OGQF1n9TTOSNoqH3eU4X8gjnMrHpLRwejer7jSIRGV4HPgenIBB5YMRANTB9XKcCuhQvj7lAgrPH0hZZv0DMdnghGnb8TEempwEb93KqHE397oZY1BVQoRmzZ1mheyE7o=w243-h501-s-no-gm

AP1GczMHOpjv72jgLTf2-G3jO6JgWgpL1gdQP_q9oQXxD3rWIGjdPAdKsRQiWj9cWduGxwQuZfEcUS3hMhnpC3Sd9z95teY98dZdJUwnN0QitQxsakbha_i9_SRry9uS8VW2vbywQmdfyNOlzcB2pK81A5w=w242-h535-s-no-gm
LINK 1 PARA ENDEREÇOS CABO (HFC) - 500MB com desconto por 6 Meses (Diversas localidades: Fortaleza, Uberlândia entre outras):

https://minhaclaroresidencial.claro...&&&&&affiliateId=rywhqLduv&origin=planos&CA=1

LINK 2 PARA ENDEREÇOS CABO (HFC) - 500MB com desconto por 3 Meses (São Paulo - Capital, mas provavelmente deve te mais localidades elegíveis):

https://minhaclaroresidencial.claro...&&&&&affiliateId=rywhqLduv&origin=planos&CA=1

LINK 3 PARA ENDEREÇOS FIBRA (FTTH) - 500MB com desconto por 6 Meses (Vitoria da conquista, mas provavelmente deve te mais localidades elegíveis):

Sem prints da área logada do minha claro dessa vez, já que as ofertadas não são válidas para minha cidade.
Não achei link para oferta de 3 meses em regiões FTTH, pois é difícil acertar um cep fibra. Rsrsrs.

Aproveitem, e um feliz ano novo para vocês!
Existe link para troca de plano empresarial?

o duro é a tara da claro em agendar visita técnica para sair do cgnat.
zM8DhE9.png
Infelizmente tem que deixar eles marcarem.
Só o datacenter, em contato direto com o técnico ou com o supervisor técnico, que faz essa mudança.
E falar que vai ser cobrado é padrão. No fim, é sem custo.
Basta pedir pro técnico incluir qualquer coisa banal na OS, como a troca de um divisor ou conector.

Essa conversa só acontece no SAC.
Se você decidir cancelar por conta disso, rapidinho o papo muda.

Sim, mas aí é por opcao da operadora, e nao porque ela seja obrigada pela Anatel a fazer dessa forma.

Meu comentario era em resposta a alguem que afirmou que a operadora seria "obrigada" a fazer o mesmo preço de clientes novos. Nao é mais, faz se quiser.

Aparentemente não vai cair, apesar daquele rolê da justiça do DF, o novo RGC que vai entrar em vigor em setembro deste ano, traz um artigo similar ao do RGC de 2014, se até a entrada efetiva em vigor do novo RGC as teles não conseguirem derrubar o artigo, na prática só vai mudar o número do artigo (no RGC de 2014 era o 46, no 2023 tá no artigo 28)

Será? O principal ponto levantado pela Justiça é que a Anatel não tem competencia legal para "legislar" sobre esse assunto, nao faz parte das atribuicoes da Agencia intervir em preços e determinar valores para os serviços. Se uma empresa quer fazer uma oferta para um cliente, e apenas para esse cliente, ela tem todo o direito a fazer isso. Apenas o Congresso e o g*verno federal poderiam legislar sobre preços (ainda que esse tipo de controle nao seja desejavel).

Mas isso é uma briga para advogados e para quem tem os melhores argumentos, nao tem nada a ver com "justiça".
.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar