[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Galera, eu tenho um modem que é o da net que me deram muito tempo atras, se duvidar tem uns 10 anos, ultimamente estou notando que meu ping esta bem maior do que ja costumava ser, voces acham que vale a pena eu ligar para la e pedir outro ou deveria ir atras de comprar um logo?

Depois do "upgrade" forçado do meu plano pra 750MB HFC novamente, a velocidade ficou assim:

17205517246.png

Chamou minha atenção o ping no upload. Está normal? O modem é um Technicolor 3106.
Como você fez esse "upgrade forçado"...?

Sim, está em CGNAT.
Você deve estar em CGNAT desde a instalação do contrato, acredito.
A minha recomendação é a mesma do @alexandren : peça pra sair.
Só tenha paciência, pois os atendentes vão entender inicialmente que você quer IP fixo, o que é completamente diferente.
Diga que você precisa ter acesso externo à câmeras IP da sua casa, e que o CGNAT está atrapalhando.
colocou em bridge?

se está em cgnat, pede pra tirar
Obrigado! Acabei de sair da chamada com a Claro e a atendente me informou que ela não conseguia fazer a mudança, e que abriu uma chamada para que um técnico entre em contato comigo por telefone hoje ainda e realize o procedimento de mudança do CGNAT para IP Dinâmico. Preciso falar algo essencial para ele ou me atentar a alguma coisa?

Como você fez esse "upgrade forçado"...?
Meu plano no início de 2024 era Claro 750 Mega HFC.

Em março do ano passado houve diversos problemas de instabilidade de conexão. Depois de uns 3 protocolos, o técnico veio verificar a rede da rua e disse que ela estava "saturada" e a solução imediata seria readequar os planos dos clientes de 750 Mega para 600 Mega. A partir daí meu plano virou 600 Mega com um desconto.

Em dezembro fui comunicada pela Claro de que meu plano teria um "upgrade" para 750 Mega, pagando o valor de R$ 124,90. Na verdade é tentativa de reajuste maior para a operadora com o aumento de velocidade para que eu fique quieta (já fizeram anteriormente no plano de 350 Mega para 500 Mega).

Como não pedi, chamo carinhosamente de "upgrade forçado". Vamos ver quanto tempo vai durar.

Em resumo: maior bagunça :)

Bufferbloat como te disseram, no HFC da Claro é bem comum.

Na prática só vai te afetar se vc estiver fazendo upload usando 100% da banda ao mesmo tempo em que joga online ou faz chamada de video, por isso as operadoras não se preocupam em resolver isso, dificilmente afeta os clientes.
aqui em casa se eu baixasse um torrent o povo ja saia reclamando. Soh resolvi colocando um mikrotik e separando banda para cada um..

Galera, eu tenho um modem que é o da net que me deram muito tempo atras, se duvidar tem uns 10 anos, ultimamente estou notando que meu ping esta bem maior do que ja costumava ser, voces acham que vale a pena eu ligar para la e pedir outro ou deveria ir atras de comprar um logo?
Se você quiser testar se a troca de equipamento tem algum efeito você consegue uma troca de equipamento "facilmente" se você fizer uma adequação de plano, dependendo do plano que você escolher, o próprio sistema da Claro já abre a O.S. de troca de equipamento.

Infelizmente tem que deixar eles marcarem.
Só o datacenter, em contato direto com o técnico ou com o supervisor técnico, que faz essa mudança.
E falar que vai ser cobrado é padrão. No fim, é sem custo.
Basta pedir pro técnico incluir qualquer coisa banal na OS, como a troca de um divisor ou conector.
o foda é que quando pedi para a unifique me tirar do cgnat, foi feito tudo via whatsapp. :bem:

Liguei na Claro mais uma vez pois ninguém havia entrado em contato para realizar o procedimento de mudança do CGNAT para IP Dinâmico de forma remota. O atendenente disse que havia consultado com o supervisor e a Claro não poderia realizar esse procedimento. Mas que desgraça essa empresa. O que me recomendam fazer?

Liguei na Claro mais uma vez pois ninguém havia entrado em contato para realizar o procedimento de mudança do CGNAT para IP Dinâmico de forma remota. O atendenente disse que havia consultado com o supervisor e a Claro não poderia realizar esse procedimento. Mas que desgraça essa empresa. O que me recomendam fazer?
Pegou o(s) protocolo(s)?

Ouvidoria. Repete o que disseram aqui sobre as câmeras e faz o pedido.

Pegou o(s) protocolo(s)?

Ouvidoria. Repete o que disseram aqui sobre as câmeras e faz o pedido.
Peguei sim. Estou com dois. No primeiro a atendente disse que não conseguiu realizar o procedimento de forma remota e que um técnico entraria em contato comigo via telefone em até duas horas pra fazer a mudança. Até agora nada.

No outro protocolo foi dito que não poderia realizar o procedimento.

Qual dos dois protocolos eu informo na ouvidoria?

Sair do CGNAT na Claro é assim mesmo, a questão é você pegar um atendente que entenda o que você precisa.

Eu também precisei ligar bastante pra lá e não consegui de forma alguma. Eu consegui pelo Chat Resolva Aqui que é meio que um atendimento melhor.

Sair do CGNAT na Claro é assim mesmo, a questão é você pegar um atendente que entenda o que você precisa.

Eu também precisei ligar bastante pra lá e não consegui de forma alguma. Eu consegui pelo Chat Resolva Aqui que é meio que um atendimento melhor.
Depois de ligar pela TERCEIRA vez, essa nova atendente marcou uma visita técnica para amanhã (pasmem, domingo!). A dúvida agora é saber se o técnico irá querer ou não realizar a mudança. Tem alguma dica para esse caso meu amigo?

Depois de ligar pela TERCEIRA vez, essa nova atendente marcou uma visita técnica para amanhã (pasmem, domingo!). A dúvida agora é saber se o técnico irá querer ou não realizar a mudança. Tem alguma dica para esse caso meu amigo?
No meu caso, também foi marcado uma visita técnica. No dia, o técnico parou o carro na frente aqui de casa e quando percebi o modem reiniciou e já estava fora do CGNAT. O técnico pediu pra entrar e trocou o divisor do modem só pra ter algo na O.S.
Mas já vi o pessoal aqui fórum falando que as vezes nem vão e resolvem pelo telefone.

Em teoria ele deveria saber por que está lá. Qualquer coisa se ele perguntar você fala que precisa fazer um "Fallback IPv4" foi assim o termo que o técnico me referiu quando veio aqui. Abertura de porta.

Última edição:
Rapaz, acabei de receber uma ligação do setor técnico da Claro e uma moça realizou o procedimento em 5 minutos. Já conferi no modem e estou fora do CGNAT. Puta que pariu. Aleluia. Agora resta saber se o meu problema de desconexão continua.

Rapaz, acabei de receber uma ligação do setor técnico da Claro e uma moça realizou o procedimento em 5 minutos. Já conferi no modem e estou fora do CGNAT. Puta que pariu. Aleluia. Agora resta saber se o meu problema de desconexão continua.
Que show, aqui eles insistem em querer fazer uma visita técnica. Ai acabo desistindo de querer sair do cgnat, já que uso mais a vivo que a claro.

fala que precisa usar sistema de câmeras e por gentileza faça rollback
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

bora testar se voce vai ter mais aberrações

o foda é que quando pedi para a unifique me tirar do cgnat, foi feito tudo via whatsapp. :bem:
A Unifique é uma empresa muito menor, que só vende praticamente internet, e só deve ter um ou dois datacenters.
Tem nem comparação.
A Claro tem dezenas de datacenters espalhados pelo Brasil, alguns compartilhando infraestrutura física com a Embratel, inclusive.
É impossível o cara do call center em São Paulo conseguir fazer algo na configuração do datacenter de Fortaleza, que é onde moro, por exemplo.
Atendimento personalizado você só vai conseguir numa empresa muito pequena.
Numa grande operadora, a imensidão da estrutura inviabiliza esse tipo de atendimento.

Só pra reportar: a Claro finalmente mudou o plano aqui pra 500Mbps. Vejam aí vocês que pegaram a promo do link no réveillon se já foi alterada aí também.
Aqui nada ainda.

Boa.
Tem um setor na Claro que faz um pente fino nas visitas técnicas, pra justamente ver se algo pode ser feito de forma remota.
Foi esse setor que entrou em contato contigo. Por isso é importante deixar marcar a visita.
Em cada região do Brasil tem um setor desse.
Aqui na região Nordeste fica em Recife/PE.
Sempre que vejo uma ligação com DDD 81 já sei que são eles ligando.
Quando eles não ligam antes e o técnico acaba indo na sua casa, é pra esse setor que o técnico liga pra retirar do CGNAT.

Última edição:
Mesma coisa aparecendo em minha rede wi-fi tb, um ssid com final 5G-BH, alguem sabe como "desativar"?
Aparentemente é um bug do firmware, essa rede aparece quando desativa a opção de "banda única", aqui o sagemcom f@st 3896 passou a propagar esse SSID quando eu desativei a "banda única". Eu lembro que outro usuário tinha relatado o mesmo problema aqui no tópico, só não lembro se teve solução. Acho que alguém tinha divulgado uns links "ocultos" que dava para acessar a interface do fabricante, não lembro de qual equipamento, e se foi para esse mesmo problema.

Aparentemente é um bug do firmware, essa rede aparece quando desativa a opção de "banda única", aqui o sagemcom f@st 3896 passou a propagar esse SSID quando eu desativei a "banda única". Eu lembro que outro usuário tinha relatado o mesmo problema aqui no tópico, só não lembro se teve solução. Acho que alguém tinha divulgado uns links "ocultos" que dava para acessar a interface do fabricante, não lembro de qual equipamento, e se foi para esse mesmo problema.
Exatamente, se abrir as 2 redes ..tá lá p safado...rs. Receio é não conseguir acessar para mudar a senha dessa rede e ficar "vulneravel"

Exatamente, se abrir as 2 redes ..tá lá p safado...rs. Receio é não conseguir acessar para mudar a senha dessa rede e ficar "vulneravel"
Aqui, quando eu procurei na interface gráfica do firmware da claro, não teve nenhuma opção para gerenciar essa rede 😬

Será que é por isso que não estão instalando o Sagemcom 3896 por aqui? Recentemente perguntei de um técnico que esteve aqui se tinha outro modelo Wifi 6 pra instalar, citei o Sagemcom 3896, mas ele disse que estavam sem desse modelo. 🤔

Acho o alcance Wifi do Sagemcom melhor que do Technicolor TC3106

Será que é por isso que não estão instalando o Sagemcom 3896 por aqui? Recentemente perguntei de um técnico que esteve aqui se tinha outro modelo Wifi 6 pra instalar, citei o Sagemcom 3896, mas ele disse que estavam sem desse modelo. 🤔

Acho o alcance Wifi do Sagemcom melhor que do Technicolor TC3106
Acho que não, se a claro estivesse tão preocupada com esse bug a ponto de evitar usar o modelo em instalações, acredito que já teria tentado atualizar o firmware para corrigir. Estou com o sagemcom f@st 3896 desde outubro de 2024 e esse bug segue presente até hoje.

Em tempo:

Contratei Claro Fibra 350 Mbps - instalaram a ONU Humax HP610 de fabricação em dezembro/2020...

Claro-Fibra-Humax-HP610.png

Inicialmente em CGNAT, técnico tirou do CGNAT após ter enquadrado o mesmo sobre o rollback (tava insistindo que não era com ele).

Porém, após o rollback, o download travou em 100mbps e o upload está em 250 Mbps +-

Área técnica solicitou 72 horas para verificar....

Users who are viewing this thread

Voltar