[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

No meu já faz uns 3 meses que cabearam e nada de liberar...
A Claro geralmente só libera as vendas quando todo o trecho a ser implementado é finalizado pelo setor que cuida da rede externa.
E isso muitas vezes compreendem vários bairros ou mesmo várias cidades, com uma mesma equipe trabalhando em várias frentes no mesmo intervalo de tempo.
Como também a construção de uma nova rede é terceirizada na maioria dos casos, isso também acaba atrasando um pouco.

Fala pessoal.
Me tirem uma dúvida. A Claro tá passando fibra por localidades onde já havia cobertura coaxial?
Existe alguma maneira de prever ou calcular quando q a Claro ira fazer essa passagem da fibra na rua/poste?
Por exemplo, no CEP 22420-030 (Ipanema, Rio de Janeiro/rJ) a Embratel começou a cabear a região em 1996 (logicamente q já atualizaram a estrutura do coaxial).

Mas enfim é possível saber se a Claro possui planos de passar fibra numa determinada região por CEP?

Fala pessoal.
Me tirem uma dúvida. A Claro tá passando fibra por localidades onde já havia cobertura coaxial?
Existe alguma maneira de prever ou calcular quando q a Claro ira fazer essa passagem da fibra na rua/poste?
Por exemplo, no CEP 22420-030 (Ipanema, Rio de Janeiro/rJ) a Embratel começou a cabear a região em 1996 (logicamente q já atualizaram a estrutura do coaxial).

Mas enfim é possível saber se a Claro possui planos de passar fibra numa determinada região por CEP?
Os técnicos que atendem sua região podem ter alguma informação à respeito disso. Acredito que seja a única maneira de saber algo à respeito.

Fala pessoal.

A Claro está atualizando localidades onde já havia cabo coaxial. Isso aconteceu ano passado aqui no condomínio (região do Cachambi). A infraestrutura FTTH foi implantada ano passado, mas a infra HFC ainda continua ativa. Novos clientes que assinam internet e telefone são implantados diretamente na rede FTTH. Por outro lado, pontos de TV permanecem na rede HFC. Decisão curiosa, não?

De acordo com o time que atualizou aqui em casa, eles não estão atualizando o bairro inteiro como um projeto só, mas sim priorizando os condomínios e essa decisão pode ser influenciada pelos representantes de vendas de cada região.

A Claro está atualizando localidades onde já havia cabo coaxial. Isso aconteceu ano passado aqui no condomínio (região do Cachambi). A infraestrutura FTTH foi implantada ano passado, mas a infra HFC ainda continua ativa. Novos clientes que assinam internet e telefone são implantados diretamente na rede FTTH. Por outro lado, pontos de TV permanecem na rede HFC. Decisão curiosa, não?

De acordo com o time que atualizou aqui em casa, eles não estão atualizando o bairro inteiro como um projeto só, mas sim priorizando os condomínios e essa decisão pode ser influenciada pelos representantes de vendas de cada região.

Acho que depende do local. Conversei com um consultor e ele disse que estão priorizando localidades com apartamentos. Parece que bairros de casa e condomínios horizontais não estão sendo prioridade.

E a TV eles deixam o cabo coaxial mas ligam os decoders no modo iptv. Basta ver pelo número do canal da Globo, quando fica no 501 é iptv.

Não faz o menor sentido eles não tirarem o coaxial. Essa empresa é confusa demais.

Aqui na cidade felizmente o HFC funciona bem e 90% ainda está no HFC.Os 10% que é 100% Fibra ainda tem as caixas bem vazias.

A Claro não está com pressa de fazer sobreposição.

Em tempo:

Contratei Claro Fibra 350 Mbps - instalaram a ONU Humax HP610 de fabricação em dezembro/2020...

Claro-Fibra-Humax-HP610.png

Inicialmente em CGNAT, técnico tirou do CGNAT após ter enquadrado o mesmo sobre o rollback (tava insistindo que não era com ele).

Porém, após o rollback, o download travou em 100mbps e o upload está em 250 Mbps +-

Área técnica solicitou 72 horas para verificar....
Aqui quando instalávamos esse modelo era de reuso. A claro não tinha vergonha de mandar esses equipamentos pra rua para colocar na casa dos clientes, vergonhoso isso, pelo visto seguem com essa prática vergonhosa.

Os técnicos que atendem sua região podem ter alguma informação à respeito disso. Acredito que seja a única maneira de saber algo à respeito.
Difícil de prever, conversei com um técnico faz alguns meses, e ele me disse que a Claro vai passar fibra em toda a minha cidade Fortaleza/CE, só tem um porém eles iam começar, primeiro pelas áreas nobres, na verdade já começaram é tanto que tem um usuário aqui no fórum que também é de Fortaleza e a internet dele é FTTH, só não sei qual bairro ele mora mas creio que ele more perto do centro da cidade ou de uma área nobre. Acredito que na tua cidade seja a mesma coisa, então se vc mora na área nobre ou próximo pode esperar que chega em pouco tempo agora se vc mora na periferia vai demorar um pouco.

A TV via HFC com os decoders que possuem cable modem interno ainda é imbatível em funcionalidades, estabilidade e qualidade de imagem. Tanto que a Vivo TV fibra pouco ouço falar de novidades e a Oi TV vai ser descontinuada. Se a Claro está priorizando passar fibra primeiro em bairros nobres e mais verticalizados, a decisão de manter a TV no HFC por enquanto é acertada, já que é um público mais exigente e não aceitaria uma queda na qualidade do serviço. Diferentemente da internet onde a fibra é um upgrade, na TV por assinatura por enquanto seria um downgrade.

A TV via HFC com os decoders que possuem cable modem interno ainda é imbatível em funcionalidades, estabilidade e qualidade de imagem. Tanto que a Vivo TV fibra pouco ouço falar de novidades e a Oi TV vai ser descontinuada. Se a Claro está priorizando passar fibra primeiro em bairros nobres e mais verticalizados, a decisão de manter a TV no HFC por enquanto é acertada, já que é um público mais exigente e não aceitaria uma queda na qualidade do serviço. Diferentemente da internet onde a fibra é um upgrade, na TV por assinatura por enquanto seria um downgrade.

Pelo menos aqui na minha cidade eles deixam o cabo coaxial e colocam um decoder iptv ligado no Wi-Fi da HGU.

Isso pra mim não faz o menor sentido.

Inclusive quando eu morava em uma localidade em que a vivo fibra chegou, a Claro cabeou a fibra coisa de um mês depois. E na minha instalação que não tinha TV o técnico não removeu o coaxial, mesmo eu insistindo.

Hoje moro em uma localidade coaxial e provavelmente não vamos ter fibra tão cedo. Já que só tem a Claro aqui.

mas tá certo, coaxial foi feito pra TV. Sim a TV da Vivo é muito caro, não vale a pena por isso que é pouco falado. A Oi TV a mesma coisa na época em que pesquisei era quase 300R$ o combo.

desde que entrei aqui no forum, sempre falei:

- transmissão de dados tem que ser por fibra óptica ( estamos em progressão geométrica )

- transmissão via frequência TV por assinatura tem que ser pelo ÉTER ou via cabo

Aqui quando instalávamos esse modelo era de reuso. A claro não tinha vergonha de mandar esses equipamentos pra rua para colocar na casa dos clientes, vergonhoso isso, pelo visto seguem com essa prática vergonhosa.

Você acha que a claro deveria jogar no lixo equipamentos de clientes que cancelaram? mesmo funcionando perfeitamente? não faz o menor sentido... o equipamento é comodato, ela não está te vendendo nenhum equipamento... ela está colocando um equipamento dela dentro da sua casa....

Última edição:
Você que a claro deveria jogar no lixo equipamentos de clientes que cancelaram? mesmo funcionando perfeitamente? não faz o menor sentido... o equipamento é comodato, ela não está te vendendo nenhum equipamento... ela está colocando um equipamento dela dentro da sua casa....
A questão é que a Claro não procura ter o mínimo de uniformidade na "frota" de equipamentos dela. Não se trata de jogar tudo fora, apesar de que alguns modelos mereçam, e sim não manter um degrau TÃO grande entre os equipamentos. Poderia haver uma padronização de que tantos % de aparelhos com, digamos, 10 ou mais anos, fossem substituídos por versões mais novas. Eles fazem isso quando querem, naquelas promoções em que oferecem upgrade gratuito de velocidade e trocando o equipamento. A Claro é muito mesquinha, parece que cata lixo no poste e recicla, já recebi cada lixo velho inacreditável. Poderia ter resolvido esquentando a orelha do SAC, mas só o fato de ter que lidar com atendentes e técnicos preguiçosos já me dá coceiras e vou empurrando.

A questão é que a Claro não procura ter o mínimo de uniformidade na "frota" de equipamentos dela. Não se trata de jogar tudo fora, apesar de que alguns modelos mereçam, e sim não manter um degrau TÃO grande entre os equipamentos. Poderia haver uma padronização de que tantos % de aparelhos com, digamos, 10 ou mais anos, fossem substituídos por versões mais novas. Eles fazem isso quando querem, naquelas promoções em que oferecem upgrade gratuito de velocidade e trocando o equipamento. A Claro é muito mesquinha, parece que cata lixo no poste e recicla, já recebi cada lixo velho inacreditável. Poderia ter resolvido esquentando a orelha do SAC, mas só o fato de ter que lidar com atendentes e técnicos preguiçosos já me dá coceiras e vou empurrando.

Desculpa a ignorância, mas faz muita diferença na qualidade do equipamento ou o modem em si é ruim por ser recondicionado?

Como recebemos o modem em comodato e o mesmo aparenta estar em condições de uso com a tecnologia atual, ele não seria adequado para o uso?

Aqui onde eu moro (porto alegre/rs) o condomínio possui tanto fibra quanto hfc.
Eu assino Internet Fibra e meu vizinho de andar assina hfc.
Compartilhando apenas mesmo.

Rapaz, se cada cliente que cancela o contrato a Claro descartar o equipamento, e a cada novo cliente que assina instalarem sempre um novo em folha, haja custo aí.
E esse custo volta pro cliente, em forma de aumento de mensalidade. Eles jamais assumiriam essa despesa, pode ter certeza.
Isso porque nem entrei no problema do lixo eletrônico que isso geraria.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não se trata de jogar tudo fora, apesar de que alguns modelos mereçam, e sim não manter um degrau TÃO grande entre os equipamentos. Poderia haver uma padronização de que tantos % de aparelhos com, digamos, 10 ou mais anos, fossem substituídos por versões mais novas.
Nesse caso aqui eu concordo.

Pessoal boa tarde, eu não sei se estou no tópico correto sobre um problema/dúvida que tenho: adquiri claro fixo via chip sexta junto com o pedido de portabilidade do número do fixo que está na outra operadora pra ser portado pra claro. Hoje recebi o chip. Acontece que tem sinal no chip da telefonia fixa mas a linha não tá habilitada. Aparece a mensagem "somente chamadas de emergência" no lugar que aparece o nome da rede. Quando faz ligação aparece a mensagem não registrado na rede. O que pode ser?

Última edição:
Desculpa a ignorância, mas faz muita diferença na qualidade do equipamento ou o modem em si é ruim por ser recondicionado?

Como recebemos o modem em comodato e o mesmo aparenta estar em condições de uso com a tecnologia atual, ele não seria adequado para o uso?

Diferença nenhuma, é só estético mesmo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O parque de equipamentos dela é imenso!!! muitos ficam nas mãos das terceirizadas, então é muito difícil fazer esse controle... mas se a tecnolgia é a mais atual e está funcionando, o resto é estética...

Pessoal boa tarde, eu não sei se estou no tópico correto sobre um problema/dúvida que tenho: adquiri claro fixo via chip sexta junto com o pedido de portabilidade do número do fixo que está na outra operadora pra ser portado pra claro. Hoje recebi o chip. Acontece que tem sinal no chip da telefonia fixa mas a linha não tá habilitada. Aparece a mensagem "somente chamadas de emergência" no lugar que aparece o nome da rede. Quando faz ligação aparece a mensagem não registrado na rede. O que pode ser?
Pode ser que o chip ainda não tenha sido habilitado devido o bilhete de portabilidade ter sido feito sem número provisório, ou pode ser que seu endereço esteja na área de sombra da rede 3G (que é normalmente a tecnologia de rede que a claro usa para os serviços de telefonia fixa), ou ainda, se você tiver colocado o chip no celular e tenha se locomovido fora do endereço de prestação do serviço fixo, isso pode ocasionar um erro de aprovisionamento, se for esse o caso, às vezes é possível resolver no atendimento ao cliente com o envio de comando de reset, e alguns outros casos de falha de ativação podem requerer abertura de protocolo para os outros níveis de atendimento.

Users who are viewing this thread

Voltar