[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Menos de 3 anos com certeza não será. Mas o que me passa é que ou vão aprofundar brutalmente a inclusão do Gpon, ou talvez vão tentar docsis 4.0.

A tecnologia DOCSIS 4.0 sobre o DOCSIS 3.1 é uma expansão dos espectros/larguras de banda e consequente aumento da capacidade da rede. Plantas DOCSIS 3.1 operando a 1.2 GHz em downstream e 204 MHz em upstream geralmente tinham limitações de velocidade disponíveis para as casas devido às limitações dos chipsets CPE DOCSIS 3.1. Esses chipsets só podiam agrupar até dois blocos de canais OFDM e 32 SC-QAMs (QAMs de portadora única) em downstream.

Graças aos avanços nos chipsets CPE DOCSIS 3.1, no entanto, os dispositivos CPE DOCSIS 3.1 de próxima geração podem suportar o agrupamento de até quatro blocos de canais OFDM e 32 SC-QAMs. O que torna esses ganhos especialmente empolgantes é que eles suportam novos níveis de serviço mais altos para os assinantes apenas com a implantação desses dispositivos CPE – sem necessidade de atualizações adicionais na rede.

Além dos novos CPE DOCSIS 3.1, as operadoras de cabo também podem implantar CPE DOCSIS 4.0 em um CMTS DOCSIS 3.1 para permitir o agrupamento de cinco ou mais blocos de canais OFDM para níveis de serviço ainda mais altos – novamente, apenas com atualizações de CPE. Essa abordagem ajuda a preparar a rede para uma operação completa DOCSIS 4.0, enquanto realiza capacidades parciais DOCSIS 4.0 em downstream.

Parte do texto acima é de Guy Sucharczuk, da CommScope, é uma possibilidade que existe na evolução das redes Docsis, embora pequena.
Eu acho mais fácil eles entrarem com força no GPON, estão perdendo muitos clientes para os provedores de bairro.
 
Trocar a tecnologia de TV a cabo que tem uma melhor qualidade de imagem, não tem delay, não demora na troca de canais e não usa a banda larga pela TV via streaming que tem uma qualidade de imagem inferior, tem um delay alto, demora alguns segundos para carregar (trocar) os canais e ainda consome a banda larga, onde isso é revolucionário?!

Dúvido que quem é bem informado e assinante da TV via cabo queira trocar por TV via streaming, em um primeiro momento pode até fazer a troca quem nunca experimentou a TV via streaming achando que é uma tecnologia nova e "melhor" que a TV a cabo, mas depois logo vão perceber todas essas "deficiências" da TV por streaming, é claro que tem aquelas pessoas que não vão perceber essas diferenças.

Se um dia vierem querer fazer a troca aqui em casa sem a minha opção de escolher qual tecnologia de TV eu quero, eu cancelo a TV por assinatura na hora, não vou pagar por um produto inferior ao que eu tenho agora.

Esses caras do alto escalão da Claro parece que não usam o próprio produto da empresa, ou estão indo na modinha do streaming.

É claro que fui irônico, eles estão pensando em um lucro maior, já que futuramente a tendência é tudo ser fibra e eles vão acabar com a tecnologia HFC que tem custos maiores, então é melhor começar agora a propaganda de implantar na cabeça das pessoas que a TV por streaming é melhor e vai trocando os decodrs dos clientes desinformados, tudo se resume a um maior lucro.

A troca de canaias no BOX é muito semelhante a do cabo, super rápida... praticamente imediato... os outros pontos concordo com vc, mas pra operadora não é viável manter um sistema coaxial gigante pra um mercado cada vez menor de TV... se ela não otimizar os custos, vai acabar tendo que descontinuar o serviço de TV..... é quase que lei da sobrevivência.
 
Isso eu também acho.

Se não me engano, nos últimos anos, sempre foi entre janeiro e fevereiro as atualizações de planos.

Acredito que por a claro estar adotando em breve exclusivamente o IPTV, vai abrir espaço para explorar melhor as frequências.
E porque não adotar em conjunto com a FIBRA e aos poucos ir finalizando o HFC que dá muito mais problemas?
Menos de 3 anos com certeza não será. Mas o que me passa é que ou vão aprofundar brutalmente a inclusão do Gpon, ou talvez vão tentar docsis 4.0.
Me desculpe a ignorância; lhe pergunto: Esse DOCSIS 4.0 é algo diferente do GPON? O que ainda faz a CLARO pensar não só no GPON, seriam os mais de 6 milhões de clientes que o @Vanísio comentou?
 
E porque não adotar em conjunto com a FIBRA e aos poucos ir finalizando o HFC que dá muito mais problemas?

Me desculpe a ignorância; lhe pergunto: Esse DOCSIS 4.0 é algo diferente do GPON? O que ainda faz a CLARO pensar não só no GPON, seriam os mais de 6 milhões de clientes que o @Vanísio comentou?

Docsis 4.0 permitiria vender planos até simétricos. Não é Gpon, é Hybrid Fiber Coax, como ela tem hoje em vários locais, mas precisaria mudar alguns ativos de rede.

----------------------------

A claro homologou este EMTA abaixo..


Detalhe:
  • Extensive Channels: Offers 32 downstream x 8 upstream DOCSIS 3.0 channels, and 2 downstream x 2 upstream OFDM DOCSIS 3.1 channels.
 
Devem descontinuar definitivamente 240 Mb, que ainda é vendido em algumas cidades.
Sempre que a Claro lança um novo portfólio de planos, o plano básico de internet passa a ser o seguinte comercializado.


Sim, será descontinuado em questão de pouco tempo. Em Porto Alegre, o plano mínimo que aparece quando o site oficial é acessado é de 350MB por R$ 79,90. Depois dele, aparece o plano de 500MB, cujo preço de tabela é R$ 119, mas um banner no site retorna o valor de R$ 109.

A barreira do ticket de R$ 100,00 foi rompida. 350MB por R$ 79,90 está ótimo para a imensa maioria dos usuários residenciais. Sabemos que o público do Adrenaline é diferenciado e que uma boa parte do público externo não tem noção sobre uso real vs. largura de banda, mas isso não muda a realidade prática.
 
Sim, será descontinuado em questão de pouco tempo. Em Porto Alegre, o plano mínimo que aparece quando o site oficial é acessado é de 350MB por R$ 79,90. Depois dele, aparece o plano de 500MB, cujo preço de tabela é R$ 119, mas um banner no site retorna o valor de R$ 109.

A barreira do ticket de R$ 100,00 foi rompida. 350MB por R$ 79,90 está ótimo para a imensa maioria dos usuários residenciais. Sabemos que o público do Adrenaline é diferenciado e que uma boa parte do público externo não tem noção sobre uso real vs. largura de banda, mas isso não muda a realidade prática.

Hoje a tabela de profile no HFC da claro é essa:

1000081887.jpg


Eu acho que vão diminuir o valor do mega, aqui em Porto Alegre pois há vários bons provedores com 1Gbps entre R$ 99,90 e R$ 149,00, provedores bons e que entregam a banda.
 
Eu não sabia aonde perguntar sobre isso, mas antes de fazer alguma besteira e gastar dinheiro queria perguntar aqui, contratei a internet da claro e esta funcionando normal, mas quando eu rodo os programas que eu trabalho q demandam muitas transferências de dados minha internet começa perder velocidade e paginas começam demorar pra carregar ate mesmo meus programas alguns não são lançados na minha maquina e outros ate fecham, não tenho desconexões nem quedas. Eu pensei q pelo alto uso de banda ja que tem uma tv + celulares conectados na rede poderia ser meu aparelho que não esta aguentando a demanda (meu aparelho que foi fornecido por eles e um zxhn F6600P) estava pensando em comprar um melhor, porem não sei se pode ser tbm a velocidade do meu plano que e 500 mega. Acham que não estou louco e realmente o aparelho esta capando minha conexão? Já tentei usar o aparelho do meu sobrinho que e um zxhn F6645P e pareceu dar uma melhorada, mas como sou leigo nessa parte de roteadores não tenho certeza sobre nada nem qual seria um bom para comprar se for o caso.
 
Eu não sabia aonde perguntar sobre isso, mas antes de fazer alguma besteira e gastar dinheiro queria perguntar aqui, contratei a internet da claro e esta funcionando normal, mas quando eu rodo os programas que eu trabalho q demandam muitas transferências de dados minha internet começa perder velocidade e paginas começam demorar pra carregar ate mesmo meus programas alguns não são lançados na minha maquina e outros ate fecham, não tenho desconexões nem quedas. Eu pensei q pelo alto uso de banda ja que tem uma tv + celulares conectados na rede poderia ser meu aparelho que não esta aguentando a demanda (meu aparelho que foi fornecido por eles e um zxhn F6600P) estava pensando em comprar um melhor, porem não sei se pode ser tbm a velocidade do meu plano que e 500 mega. Acham que não estou louco e realmente o aparelho esta capando minha conexão? Já tentei usar o aparelho do meu sobrinho que e um zxhn F6645P e pareceu dar uma melhorada, mas como sou leigo nessa parte de roteadores não tenho certeza sobre nada nem qual seria um bom para comprar se for o caso.

500 mega possui 250 de upload. A pergunta que te faço é, o que tu fala de transferências de dados? Download ou upload? Ambos? Que velocidade está chegando e o tempo desocupação de rede sobre essas demandas?
 
500 mega possui 250 de upload. A pergunta que te faço é, o que tu fala de transferências de dados? Download ou upload? Ambos? Que velocidade está chegando e o tempo desocupação de rede sobre essas demandas?
E que eu uso bot em um jogo, evito falar do tópico pq sei que não e algo que muita gente aprovaria e pode ate gerar ódio 😅, mas eu coloco 40+ clients desse jogo no meu pc e quando ele chega nesse numero começo ter problemas de comunicação com o servidor do jogo para abrir mais clients, como demorar para responder e o manager q utilizo para lancar esses client me da timeout e isto so acontece dps que estou com muito clients abertos pq os primeiros sempre vão lisos, nao sei ao certo se e upload ou download que demanda, mas por exemplo e isto que acontece na imagem, mas lembrando que esse erro so acontece depois que tenho 40+ clients abertos e os primeiros vão normal, estou pedindo ajuda aqui pq sei se explicasse para um tecnico ele tiraria sarro da minha cara por dentro 😂, mas tenho uma loja e faco muitas vendas dessas contas e isso esta me atrasando muito na minha antiga operadora isso nao acontecia porem depois da venda dela tiveram q trocar o sistema e ficou muito instável por isso fui para a claro. E o tempo que utilizo e 24/7 so fecho 1 client para abrir outro.
86YNMnl.png
 
E que eu uso bot em um jogo, evito falar do tópico pq sei que não e algo que muita gente aprovaria e pode ate gerar ódio 😅, mas eu coloco 40+ clients desse jogo no meu pc e quando ele chega nesse numero começo ter problemas de comunicação com o servidor do jogo para abrir mais clients, como demorar para responder e o manager q utilizo para lancar esses client me da timeout e isto so acontece dps que estou com muito clients abertos pq os primeiros sempre vão lisos, nao sei ao certo se e upload ou download que demanda, mas por exemplo e isto que acontece na imagem, mas lembrando que esse erro so acontece depois que tenho 40+ clients abertos e os primeiros vão normal, estou pedindo ajuda aqui pq sei se explicasse para um tecnico ele tiraria sarro da minha cara por dentro 😂, mas tenho uma loja e faco muitas vendas dessas contas e isso esta me atrasando muito na minha antiga operadora isso nao acontecia porem depois da venda dela tiveram q trocar o sistema e ficou muito instável por isso fui para a claro. E o tempo que utilizo e 24/7 so fecho 1 client para abrir outro.
86YNMnl.png

Possivelmente o problema está na porta que usa, visto que tua internet é residencial e normalmente há alguns limites por conta dos números de conexões.
 
Possivelmente o problema está na porta que usa, visto que tua internet é residencial e normalmente há alguns limites por conta dos números de conexões.
E tem como eu resolver isso? Que na antiga operadora funcionava tudo normal ate eles trocarem o sistema, bem, posso ate voltar para antiga operadora quando normalizarem o sistema, mas ate la ligar na claro ou contratar algum plano deles poderia resolver? Eu estou desesperado para uma solução que estou correndo atras disso desde o dia 7. Que ate esta funcionando, porem eu tenho que ficar dando retry nas conexões ate elas funcionarem quando chega no patamar dos 40 clients e isso consome muito tempo meu sendo que era para dar launch de primeira.
 
E tem como eu resolver isso? Que na antiga operadora funcionava tudo normal ate eles trocarem o sistema, bem, posso ate voltar para antiga operadora quando normalizarem o sistema, mas ate la ligar na claro ou contratar algum plano deles poderia resolver? Eu estou desesperado para uma solução que estou correndo atras disso desde o dia 7. Que ate esta funcionando, porem eu tenho que ficar dando retry nas conexões ate elas funcionarem quando chega no patamar dos 40 clients e isso consome muito tempo meu sendo que era para dar launch de primeira.

Eu acredito que um plano empresarial solucionaria. Mas é uma hipótese.
 
A troca de canaias no BOX é muito semelhante a do cabo, super rápida... praticamente imediato... os outros pontos concordo com vc, mas pra operadora não é viável manter um sistema coaxial gigante pra um mercado cada vez menor de TV... se ela não otimizar os custos, vai acabar tendo que descontinuar o serviço de TV..... é quase que lei da sobrevivência.
Que bom que melhorou a troca de canais na Box, pq no aplicativo Claro TV+ que tenho aqui instalado em um Dongle 4K com Google TV continua uma porcaria, parece um Globoplay da vida.

A empresa sempre vai tentar cortar custos para aumentar o seu lucro, começou eliminando os decoders com disco rígido interno e colocando a gravação na nuvem que é pior que a gravação no disco rígido, a cada mexida em vez de melhorar vem uma merda pior.

E agora a Claro vem com essa palhaçada de querer trocar a TV a cabo por TV via streaming, se mandarem um técnico aqui para recolher os decoders coaxial e trazer as 3 Box TV, o infeliz não entrará aqui, vou usar a TV a cabo até o seu desligamento se realmente vier acontecer e depois cancelar, aí vou partir para a Sky ou vivo fibra. TV por streaming do jeito que é hoje e nessa qualidade eu tô fora, não tenho interesse nenhum em pagar para ter algo pior do que eu tinha.

E parece que já começou a propaganda da Claro com os "influencers" do Youtube.

A melhor parte são os comentários, onde 95% são contrários ao o que o cara diz no vídeo.

 
Última edição:
Que bom que melhorou a troca de canais na Box, pq no aplicativo Claro TV+ que tenho aqui instalado em um Dongle 4K com Google TV continua uma porcaria, parece um Globoplay da vida.

A empresa sempre vai tentar cortar custos para aumentar o seu lucro, começou eliminando os decoders com disco rígido interno e colocando a gravação na nuvem que é pior que a gravação no disco rígido, a cada mexida em vez de melhorar vem uma merda pior.

E agora a Claro vem com essa palhaçada de querer trocar a TV a cabo por TV via streaming, se mandarem um técnico aqui para recolher os decoders coaxial e trazer as 3 Box TV, o infeliz não entrará aqui, vou usar a TV a cabo até o seu desligamento se realmente vier acontecer e depois cancelar, aí vou partir para a Sky ou vivo fibra. TV por streaming do jeito que é hoje e nessa qualidade eu tô fora, não tenho interesse nenhum em pagar para ter algo pior do que eu tinha.

E parece que já começou a propaganda da Claro com os "influencers" do Youtube.

A melhor parte são os comentários, onde 95% são contrários ao o que o cara diz no vídeo.


eu compartilho da mesma opinião e digo mais se eles encherem muito o saco eu cancelo a TV a cabo e fico só com a internet, até o plano de celular que eu tenho eu cancelo.
 
Que bom que melhorou a troca de canais na Box, pq no aplicativo Claro TV+ que tenho aqui instalado em um Dongle 4K com Google TV continua uma porcaria, parece um Globoplay da vida.

A empresa sempre vai tentar cortar custos para aumentar o seu lucro, começou eliminando os decoders com disco rígido interno e colocando a gravação na nuvem que é pior que a gravação no disco rígido, a cada mexida em vez de melhorar vem uma merda pior.

E agora a Claro vem com essa palhaçada de querer trocar a TV a cabo por TV via streaming, se mandarem um técnico aqui para recolher os decoders coaxial e trazer as 3 Box TV, o infeliz não entrará aqui, vou usar a TV a cabo até o seu desligamento se realmente vier acontecer e depois cancelar, aí vou partir para a Sky ou vivo fibra. TV por streaming do jeito que é hoje e nessa qualidade eu tô fora, não tenho interesse nenhum em pagar para ter algo pior do que eu tinha.

E parece que já começou a propaganda da Claro com os "influencers" do Youtube.

A melhor parte são os comentários, onde 95% são contrários ao o que o cara diz no vídeo.


esses BOX péssima qualidade
 
A fidelidade da Claro permite mudança de plano de internet durante o período? Eu sei que não pode sair, sei que outras empresas permitem, mas não achei nada sobre a net.
 
Sei que perguntei aqui antes e me disseram que não era obrigatório, porém, simplesmente não consigo remover a taxa do telefone fixo. Sempre diz que tem que atualizar a tecnologia do telefone fixo (estou saindo da HFC para fibra), sendo que estou apenas querendo assinar a internet. Meu plano do fixo atual era aquele em que você paga o quanto usa.

HP9ug1c.png
 
Sei que perguntei aqui antes e me disseram que não era obrigatório, porém, simplesmente não consigo remover a taxa do telefone fixo. Sempre diz que tem que atualizar a tecnologia do telefone fixo (estou saindo da HFC para fibra), sendo que estou apenas querendo assinar a internet. Meu plano do fixo atual era aquele em que você paga o quanto usa.

HP9ug1c.png
Cancela o telefone então.
 
Afinal, você quer migrar de HFC para fibra ou só estava tentando cancelar o telefone?
Sim, exatamente. O meu plano atual é internet + telefone fixo, que paga conforme o uso, pois antigamente, pelo que me lembro, eu tinha que ter uma linha de telefone fixo. Percebi que o meu plano está ultrapassado e bem caro pelos valores atuais, então decidi mudar. No entanto, sempre me forçam a manter a assinatura do fixo, que eu não uso para nada. Amanhã, vou tentar cancelar o fixo e migrar para um plano com fibra para ver se vai ser diferente.
 
Sim, exatamente. O meu plano atual é internet + telefone fixo, que paga conforme o uso, pois antigamente, pelo que me lembro, eu tinha que ter uma linha de telefone fixo. Percebi que o meu plano está ultrapassado e bem caro pelos valores atuais, então decidi mudar. No entanto, sempre me forçam a manter a assinatura do fixo, que eu não uso para nada. Amanhã, vou tentar cancelar o fixo e migrar para um plano com fibra para ver se vai ser diferente.
Então, na Claro nunca foi preciso manter o fixo para ter internet, nem quando ela se chamava NET. Essa era uma prática das operadoras ADSL como Vivo, Brasil Telecom (Oi) e GVT. Você pode cancelar o fixo a qualquer momento e ficar no HFC, ou cancelar e migrar para fibra, tanto faz.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo