[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

É, parece que a coisa foi séria. Começou a engasgar ontem por volta de 1:00 da manhã, fui dormir e hoje pela manhã o led "US" estava verde ao invés de laranja, só o "DS" estava laranja com o upload que não subia nada, download oscilava em 2Mb a 40Mb. Primeiro a normalização prevista era para as 16:00h, depois jogaram para 19:00h e então sem prazo... agora deram novo prazo. Nunca vi isso acontecer por aqui.

Capture.png

A Claro tem que aprender com a Tim como manter o cliente informado, e resolver logo os problemas ao invés de ficar empurrando prazos... :coolface:

É, parece que a coisa foi séria. Começou a engasgar ontem por volta de 1:00 da manhã, fui dormir e hoje pela manhã o led "US" estava verde ao invés de laranja, só o "DS" estava laranja com o upload que não subia nada, download oscilava em 2Mb a 40Mb. Primeiro a normalização prevista era para as 16:00h, depois jogaram para 19:00h e então sem prazo... agora deram novo prazo. Nunca vi isso acontecer por aqui.

Capture.png

A Claro tem que aprender com a Tim como manter o cliente informado, e resolver logo os problemas ao invés de ficar empurrando prazos... :coolface:
ja passei por isso, ta enraizado uasuhsauhasuhasuhashuashuasuhasuhauhasuh

dns quad 9.9.9.9 ta com problema :limo:

Os firmwares desses modem de operadora são uma porcaria, nada funciona direito.

Coloque em bridge e adicione um roteador particular, ai, é só configurar o dns no seu roteador.

Você só vai conseguir usar sem problemas outro DNS com o modem em bridge e configurando o DNS de sua escolha num roteador próprio.
A firmware desses equipamentos da Claro é bem limitada de recursos, e só permite o básico.

coloquei em bridge com meu archer c6, e setei o nextdns, e funcionou!
mas se ativo o ipv6 e coloco o dns ipv6 do nextdns, funciona alguns minutos, depois achoq ue realmente pega o ipv6, e é como se não estivesse no nextdns.
o que pode ser?

e os 350Mbps de download tá batendo, mas de upload tá dando 45Mbps, é isso?

Última edição:
coloquei em bridge com meu archer c6, e setei o nextdns, e funcionou!
mas se ativo o ipv6 e coloco o dns ipv6 do nextdns, funciona alguns minutos, depois achoq ue realmente pega o ipv6, e é como se não estivesse no nextdns.
o que pode ser?

e os 350Mbps de download tá batendo, mas de upload tá dando 45Mbps, é isso?
Tem que verificar a configuração do IPv6 no seu roteador pessoal, no asus o IPv6 fica em modo Native e pode configurar o Dns também.

Imagino o tamanho do ranço que V. tem ao ver Speedtest de pessoas da Romênia, por exemplo, com conexões simétricas de 10/10GB pagando o que você paga com 500/700 Mbps.
Êta brasilidade.
Qual o uso de 10 GB? Quem que usaria 10 GBPS? Eu so imagino que só empresas use isso pq uma pessoa normal nao tem necessidade disso

Qual o uso de 10 GB? Quem que usaria 10 GBPS? Eu so imagino que só empresas use isso pq uma pessoa normal nao tem necessidade disso
É exatamente o que estávamos debatendo. Passou de 1 Gb para uso doméstico é claramente um exagero só para alimentar ego. Não vejo nos próximos 5 anos, nem nas casas ultraconectadas dos maiores heavy users, um uso que consiga saturar uma conexão gigabit a ponto de o cliente dizer: tá muito lento e gargalando, preciso de mais banda...

Pessoal Techinicolor TC3106 ou Sagemcom F@st 3896? Qual desses vocês iriam?
Nunca testei o TC3106, porém tenho o F@st 3896. Tirando a interface da Claro que é sabidamente uma porcaria colossal, ele tem uma excelente cobertura de sinal, tanto em 2.4 quanto em 5 GHz.
Então acredito que o modelo da Sagemcom deve ser ligeiramente superior.

Última edição:
Nunca testei o TC3106, porém tenho o F@st 3896. Tirando a interface da Claro que é sabidamente uma porcaria colossal, ele tem uma excelente cobertura de sinal, tanto em 2.4 quanto em 5 GHZ.
Então acredito que o modelo da Sagemcom deve ser ligeiramente superior.
Corroboro da sua opinião. Também estou com o 3896 e até hoje foi o melhor que tive no quesito cobertura do wi-fi. A porta 2.5 GbE é um plus, mas não tenho hardware compatível por enquanto. O modem da NET que para mim mesclou beleza, qualidade e firmware não capado da melhor forma era o Motorola SVG 6582, mas acho que é incompatível com as velocidades atuais.

Tem que verificar a configuração do IPv6 no seu roteador pessoal, no asus o IPv6 fica em modo Native e pode configurar o Dns também.
descobri, eu estava colocando tipo 2a06:a8d0::6e:a97b
então vi que na propria pagina do nextdns informa isso: alguns roteadores podem não suportar a notação IPv6 acima. Nesse caso, use 2a06:a8d0:0000:0000:0000:0000:006e:a97b
fiz assim e funcionou!

Imagino o tamanho do ranço que V. tem ao ver Speedtest de pessoas da Romênia, por exemplo, com conexões simétricas de 10/10GB pagando o que você paga com 500/700 Mbps.
Êta brasilidade.
Se acha que tenho inveja da velocidade conexão da Romênia, está enganado.

Pra um cliente doméstico, que trabalha em home office como eu o principal é a estabilidade de conexão. A Claro tem seus problemas, mas sempre que há problemas dá prazo e retoma o serviço antes do horário estipulado.

Somando-se ao uso com aplicativos de streaming, uma conexão 350 Mega HFC já dá. 500 Mega se quer ter certeza de que não vai dar problema. Upload de 35 Mega também atende bem o cliente doméstico na maioria dos casos.

Só tinha trocado pro plano de 750 Mega HFC por causa do modem Wi-Fi 6 incluso. É um TC3106, que é um pouco temperamental e chato de configurar (ficou pro meu esposo fazer essa parte), mas ele funciona muito bem e tem boa cobertura de rede sem fio.

Exceção é que faça algo que exija muito o uso de dados e velocidade de download e upload, o que na maioria dos casos é atendido por um plano empresarial/corporativo.

Tirando isso, uma conexão de 10 Giga HOJE faz o quê de diferente em comparação com uma conexão de 500 Mega pro cliente doméstico? Nada.

Por isso fiz a brincadeira de ficar fazendo benchmark. Do contrário, não tem utilidade pro ciente doméstico, fora o preço elevado para fazer "nada de diferente".

Olá pessoal, bom dia. Muito tempo ausente então vejam se conseguem me ajudar. Acredito que meu modem hfc foi pro beleléu. Agora a tarde vem o técnico. Caso necessite trocar, algum modem ainda necessito evitar que não é possível colocar em bridge?

img1
Meu primeiro post por aqui.
Estou com problemas com acesso a sites específicos pela internet cabeada e wifi, durante algumas semanas alguns links que nunca tive problemas, simplesmente não acessam. Até mesmo site comuns de noticias por vezes dão erro, mas são mais raros.
Já tentei diversas configurações de tutoriais na internet e nada resolve. A única forma de conseguir é roteando o 4g da claro para o meu notebook, mas dai meus dados vão embora e terei problemas.
Alguma dica?
Região metropolitana de SP - 350m HFC - acesso pelo Windows 11

Aqui na empresa, usamos 100Gbps com aproximadamente 800 funcionários no Rio de Janeiro e uns gatos pingados nas regionais. É um link dedicado se não me engano.
É exatamente o que estávamos debatendo. Passou de 1 Gb para uso doméstico é claramente um exagero só para alimentar ego. Não vejo nos próximos 5 anos, nem nas casas ultraconectadas dos maiores heavy users, um uso que consiga saturar uma conexão gigabit a ponto de o cliente dizer: tá muito lento e gargalando, preciso de mais banda...
HOJE eu acho que o mínimo já seria 500MEGAS para residências, com UP de 250 na FIBRA, ou seja, 50% do DOWN.
Somando-se ao uso com aplicativos de streaming, uma conexão 350 Mega HFC já dá. 500 Mega se quer ter certeza de que não vai dar problema. Upload de 35 Mega também atende bem o cliente doméstico na maioria dos casos.

Só tinha trocado pro plano de 750 Mega HFC por causa do modem Wi-Fi 6 incluso. É um TC3106, que é um pouco temperamental e chato de configurar (ficou pro meu esposo fazer essa parte), mas ele funciona muito bem e tem boa cobertura de rede sem fio.
Outra coisa que já deveria ser padrão é o WI-FI 6.

img1
Estou com problemas com acesso a sites específicos pela internet cabeada e wifi, durante algumas semanas alguns links que nunca tive problemas, simplesmente não acessam. Até mesmo site comuns de noticias por vezes dão erro, mas são mais raros.
Já tentei diversas configurações de tutoriais na internet e nada resolve. A única forma de conseguir é roteando o 4g da claro para o meu notebook, mas dai meus dados vão embora e terei problemas.
Alguma dica?
Em primeiro lugar, seja bem vindo, Helder.
Você consegue acessar o site niveis.virtua.com.br usando a internet da Claro?
Se sim, posta aqui os teus níveis de sinal pra gente dar uma olhada.
O código da cidade são os 3 primeiros dígitos do seu número de contrato, e o endereço MAC do modem você encontra na etiqueta colada nele.
Esses são os dados necessários pra obter os níveis nesse site acima.

img1
Alguma dica?
Mas abrem normal fora deste notebook? Ou também dá problema usando seu wi-fi de casa no celular? Tem algum software de internet banking nesse notebook? Poste aqui o(s) link(s) dos sites.

Pra um cliente doméstico, que trabalha em home office como eu o principal é a estabilidade de conexão. A Claro tem seus problemas, mas sempre que há problemas dá prazo e retoma o serviço antes do horário estipulado.

Exceção é que faça algo que exija muito o uso de dados e velocidade de download e upload, o que na maioria dos casos é atendido por um plano empresarial/corporativo.

Tirando isso, uma conexão de 10 Giga HOJE faz o quê de diferente em comparação com uma conexão de 500 Mega pro cliente doméstico? Nada.

Por isso fiz a brincadeira de ficar fazendo benchmark. Do contrário, não tem utilidade pro ciente doméstico, fora o preço elevado para fazer "nada de diferente".
melhora o desempenho na rede interna domestica, evita esperar envio e recebimentos de dados no gargalo, te dar mais tranquilidade ter trabalho no envio e recebimento , que nem voce colocar 2 pcs num switch eles se comunicam rapidos e menos tempo voce fica enfrente a uma tela

isso você verá no futuro e vai ter nostalgia , que nem a velox 100 k ,250 k ate 1 mega, voce nem queira ter essa velocidade pro mundo atual, sua mente nao aguenta de tanta lerdeza.... 350 mega, 500 etc vao ficar obsoletos de tanta mudanças tecnologicas, BURRICE ARTIFICIAL esta ai , mas ESCURO ainda tem sangue da idade media em comunicação
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

img1
Alguma dica?
desativa ipv6 e nos fale houve solução

melhora o desempenho na rede interna domestica, evita esperar envio e recebimentos de dados no gargalo, te dar mais tranquilidade ter trabalho no envio e recebimento , que nem voce colocar 2 pcs num switch eles se comunicam rapidos e menos tempo voce fica enfrente a uma tela

isso você verá no futuro e vai ter nostalgia , que nem a velox 100 k ,250 k ate 1 mega, voce nem queira ter essa velocidade pro mundo atual, sua mente nao aguenta de tanta lerdeza.... 350 mega, 500 etc vao ficar obsoletos de tanta mudanças tecnologicas, BURRICE ARTIFICIAL esta ai , mas ESCURO ainda tem sangue da idade media em comunicação
Bom, mas na época de conexões de 128K, 256K e 512K os sites usavam conteúdo condizente com a velocidade (poucas imagens, gifs eram raros). Nem dá para comparar um site de 1999 a 2002 com sites após 2008. Ainda mais comparar com os sites de hoje com vários vídeos, imagens e gifs - bônus: se não usar um bloqueador de anúncios na maioria dos sites o seu computador contrai algum tipo de vírus/malware.

A conexão atendia a demanda da época, que foi o que coloquei (500 Mega atende a demanda média da população de HOJE com sobras).

Hoje não se tem necessidade de um link de 10 Giga pro usuário médio residencial, só em casos específicos/excepcionais. Pro cliente convencional que usa redes sociais, streaming e home office que não exija grande velocidade de dados a Claro Residencial atende.

Meu exemplo: Sou servidora do Judiciário Federal e como principal ferramenta de trabalho utilizamos o sistema judicial e-proc. Para visualizar peças de processos, até os mais complicados por terem sido digitalizados como fotos, uma conexão de 50 Mega atende muito bem.

Com isso em mente, contratei a Claro em 2019 com internet de 100 Mega, em 5 anos o meu plano teve upgrades diversas vezes: 150 Mega, 250 Mega, 350 Mega, 500 Mega, 600 Mega e agora 750 Mega. Antes tinha conexão ADSL da GVT/Vivo de 25 Mega.

Imagino que quem utilize muito processamento de imagens e dados precise de uma conexão mais rápida e com link maior. Para esses tem os planos corporativos se o residencial não atender.

Agora, no futuro? Vai ter conexões bem melhores. Só não vejo necessidade de gastar mais de mil reais numa conexão que em uns 4 anos vai ficar no preço popular só para ter "produto premium" se não vou usar agora.

P.S.: Para quem critica o upload da Claro no HFC, saiba que nos EUA limitam a 20 Mega no HFC dependendo do provedor. Um colega do meu esposo mora lá e reclama muito da Xfinity/Comcast. O plano é de 1 Giga de download, mas o upload é de apenas 20 Mega.

P.S.: Para quem critica o upload da Claro no HFC, saiba que nos EUA limitam a 20 Mega no HFC dependendo do provedor. Um colega do meu esposo mora lá e reclama muito da Xfinity/Comcast. O plano é de 1 Giga de download, mas o upload é de apenas 20 Mega.
O upload oficial mesmo do plano de 1 Gb na Comcast é 50 Mb, porém pra ter acesso a esse upload você tem que estar numa área que a Comcast tenha infra mais moderna ou que tenha menos canais abertos SD na grade, já que a banda é reduzida conforme o espaço consumido no cabo pelos canais de TV.
E 20 Mb (ou 50 Mb) de upload é só nesses planos maiores.
Os planos menores, abaixo de 500 Mb, tem 5 Mb de upload.
Na operadora americana Cox, o comum é 2 ou 5 Mb de upload na maioria absoluta dos planos.

Em primeiro lugar, seja bem vindo, Helder.
Você consegue acessar o site niveis.virtua.com.br usando a internet da Claro?
Se sim, posta aqui os teus níveis de sinal pra gente dar uma olhada.
O código da cidade são os 3 primeiros dígitos do seu número de contrato, e o endereço MAC do modem você encontra na etiqueta colada nele.
Esses são os dados necessários pra obter os níveis nesse site acima.
Niveis https://ibb.co/Q7D0r2VT

O problema aí é o "viralatismo" embutido nas postagens dele, e não uma suposta inveja sua.
Não adianta rebater esse tipo de discurso.
Fora a arrogância do cara de achar que lhe conhece o suficiente pra te analisar baseado numa afirmação aleatória de fórum.
Infelizmente tem gente que precisa de psicólogo pra tratar as frustrações que tem na vida, e ao invés de procurar ajuda vem aqui no fórum encher o saco da gente.

Última edição:
O TX na sua instalação tá fora do padrão (era pra estar menos que 51 dBm), e deve estar causando esses problemas de desconexão/falta de acesso dos sites.
Tem que abrir uma visita técnica pra alguém ir na sua casa arrumar isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra um cliente doméstico, que trabalha em home office como eu o principal é a estabilidade de conexão.
E para o público em específico do Adrenaline, o mais importante são as rotas, ter baixa latência na internet.
Nem sempre onde há alta capacidade de banda, se tem boas rotas.

Esse Tx aí no vermelho... sei não, boa coisa não é. Chama visita, e para evitar de quando o técnico chegar na tua casa querer dizer que está tudo OK, e você tomar $90 nas costas de visita improdutiva, esfrega esse valor de Tx podre na cara dele.

wifi de casa no celular da o mesmo problema. Não tenho softwares de internet banking.
Links que nao abrem:
Tem VPN? Se sim, faz um teste... provável de parar o problema. O que não isenta de terem de resolver isso para você.

EDIT: o primeiro link não abre nem a pau na Claro, o mesmo 409. O segundo demora um pouco mas abre. Na Tim abre normalmente, e na Claro sob VPN vai. Ou é treta no IPV6 como o colega @alexandren sugeriu, ou DNS (talvez?)... fato é que você está com dois problemas, e corrigindo o segundo provavelmente não resolverá o primeiro, porém esse Tx zuado precisa ser visto pois pode gerar mais problemas.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar