[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

No caso das frequências as vezes quando você desliga o modem, ao religar ela pega frequências diferentes das anteriores, e com isso você sabe que certamente há mais de 4, na minha casa eu sabia que meu node tinha no mínimo 8 canais pela variação na sincronização desses canais.

Para conseguir isso tem que ser um técnico diretamente com o data center, não é algo impossível, em 2018 eu consegui que liberassem 4 canais de up para mim onde só tinha 2, mas também não dá para dizer que irão fazer, na época eu morava em Cachoeirinha e descobri quem era o supervisor, eu mandava 1 e-mail por dia para ele mostrando que meus 10 mega de up no plano de 120 mega não chegava de forma estável.
Entendi....putz quase impossível então... eu desligo/ligo seguido o modem e sempre tá lá 2x 2560 e 2x 5120.....muito obrigado pela resposta!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os canais que o modem sincronizam dependem da utilização das portadoras pelos usuários, pela saturação das frequências, e o CMTS é que define quais serão setadas para seu modem, tanto o canal "locked" quanto os canais agregados.

Claro, se não houver mais frequências disponíveis para o modem, o CMTS irá setar os disponíveis mesmo.
Entendi, valeu meu amigo Hemerson!
 
Vorlon me diga por gentileza: tenho aqui 32 canais down 3.0 e um canal down 3.1 OFDM e 4 canais de upload: 2 de 2560ksym/s e 2 de 5120ksym/s... esses quatro canais tendo 2 em 5120 será que eu conseguiria 50Mb de upload ou perto disso? Aqui na região central do RS não é tão congestionado, pelo menos meu node tá sempre tranquilo mesmo no horário das 18~23h sempre batendo mais do que o contratado.

Obrigado desde já se puder me tirar essa dúvida colega!
Dá o mesmo que os 6 canais de 2560. 2x5120 = 4x2560 = 54Mb/s . 54+27 = 81Mb/s.
Novamente acho muito pouco para capacidade total de upstream do node, considerando clientes com 50Mb/s de up.
Lembrando que enquanto não alterarem a configuração da largura de banda do upstream ( 5-42MHz ), estaremos na prática limitados a 4 canais de 5120, ou 4 de 5120 e 1 de 2560.
Por comparação, tinhamos planos com 20Mb/s de up e o node com capacidade para 80Mb/s ou mais. Agora poderemos ter sobrecarga no node com 2 clientes apenas ...
 
Dá o mesmo que os 6 canais de 2560. 2x5120 = 4x2560 = 54Mb/s . 54+27 = 81Mb/s.
Novamente acho muito pouco para capacidade total de upstream do node, considerando clientes com 50Mb/s de up.
Lembrando que enquanto não alterarem a configuração da largura de banda do upstream ( 5-42MHz ), estaremos na prática limitados a 4 canais de 5120, ou 4 de 5120 e 1 de 2560.
Por comparação, tinhamos planos com 20Mb/s de up e o node com capacidade para 80Mb/s ou mais. Agora poderemos ter sobrecarga no node com 2 clientes apenas ...
já ta rolando, aqui tem 6 canais 2560, liberaram pra venda apenas ate plano pf 250Mb e o pme 300Mb e de + ou - 18h ate la pelas 22h já esta variando o up
 
No caso das frequências as vezes quando você desliga o modem, ao religar ela pega frequências diferentes das anteriores, e com isso você sabe que certamente há mais de 4, na minha casa eu sabia que meu node tinha no mínimo 8 canais pela variação na sincronização desses canais.

Para conseguir isso tem que ser um técnico diretamente com o data center, não é algo impossível, em 2018 eu consegui que liberassem 4 canais de up para mim onde só tinha 2, mas também não dá para dizer que irão fazer, na época eu morava em Cachoeirinha e descobri quem era o supervisor, eu mandava 1 e-mail por dia para ele mostrando que meus 10 mega de up no plano de 120 mega não chegava de forma estável.
Que sorte que tu tivesse em conseguir um técnico que entendesse sobre isso e liberasse mais canais.
Eu resolvi dar um voto de confiança para a Claro e peguei o plano de 500 mega, mas com a promessa da atendente que o upload seria 50 mega. O técnico instalou o modem, medi a velocidade e só pegou 35 de upload. Abri reclamação no consumidor e me ligaram dizendo que entraram em contato com o data center e que a região não suportava os 50 mega de upload. Agora não sei o que faço... será que é porque eu tenho só 4 canais de upload? Como peço para liberarem mais? Tem dias que mal chega nos 35 de upload e, aparentemente, os níveis de sinais estão ok.

zl3BsBV.png

F18D3Zr.png
 
Que sorte que tu tivesse em conseguir um técnico que entendesse sobre isso e liberasse mais canais.
Eu resolvi dar um voto de confiança para a Claro e peguei o plano de 500 mega, mas com a promessa da atendente que o upload seria 50 mega. O técnico instalou o modem, medi a velocidade e só pegou 35 de upload. Abri reclamação no consumidor e me ligaram dizendo que entraram em contato com o data center e que a região não suportava os 50 mega de upload. Agora não sei o que faço... será que é porque eu tenho só 4 canais de upload? Como peço para liberarem mais? Tem dias que mal chega nos 35 de upload e, aparentemente, os níveis de sinais estão ok.

zl3BsBV.png

F18D3Zr.png
mas o plano de 500mbps são 35mbps mesmo de upload.

o plano de 600mbps é que teoricamente seriam 50mbps.
 
Já ta rolando vc diz o upload de 50Mb?
já ta rolando o gargalo que quero dizer, só com plano de 250Mb pf e 300Mb pme liberados pra venda aqui no node que to ligado.

esse up que subiu pra 25Mb e 30Mb nos dois planos respectivos, se liberarem plano de 500Mb e o de 600Mb aqui no node vai pro da merda no upload.
 
Alguma info sobre Claro Fibra em Santos-Sp? Anteontem vi uma kombi de uma terceirizada da claro (nunca vi, é alguma coisa telecom, pesquisei no google e vi que ela faz projeto de redes FTTH) Havia um homem com um papel q parecia mais ou menos uma planta, na rua haviam várias escadas nos postes. Vi um técnico mexendo no cabo grosso de fibra, depois disso entrei p casa. Agora fui olhar no site de acessos da anatel, vi que do ano passado p cá, 607 novos clientes na fibra.
image.png

image.png
 
Alguma info sobre Claro Fibra em Santos-Sp? Anteontem vi uma kombi de uma terceirizada da claro (nunca vi, é alguma coisa telecom, pesquisei no google e vi que ela faz projeto de redes FTTH) Havia um homem com um papel q parecia mais ou menos uma planta, na rua haviam várias escadas nos postes. Vi um técnico mexendo no cabo grosso de fibra, depois disso entrei p casa. Agora fui olhar no site de acessos da anatel, vi que do ano passado p cá, 607 novos clientes na fibra.
image.png

image.png

Enquanto não aparecer os CTO's na rua é difícil falar se é fibra para o cliente final.

A terceirizada que fez a Claro fibra aqui:
M0e2NrG.png
 
Atualizei do 240/20 para o 250/25, porém dificilmente consigo a banda contratada (ver abaixo, valore similares ou piores de quando era 240/20). Não é ruim, mas fico pensado que se eu um dia eu contratar o plano de 500/35 certamente terei dores de cabeça, pois se a NET não entrega nem 250/25, não imagino entregarem 500/35 no nodo onde estou conectado...

Código:
     Server: Claro net vírtua - Porto Alegre (id = 14143)
        ISP: Claro NET
    Latency:     9.77 ms   (0.45 ms jitter)
   Download:   256.80 Mbps (data used: 230.0 MB)                              
     Upload:    17.68 Mbps (data used: 26.8 MB)                              
Packet Loss:     0.0%
Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/229b6cff-efc9-4823-b7a2-08f0def324b5
 
Atualizei do 240/20 para o 250/25, porém dificilmente consigo a banda contratada (ver abaixo, valore similares ou piores de quando era 240/20). Não é ruim, mas fico pensado que se eu um dia eu contratar o plano de 500/35 certamente terei dores de cabeça, pois se a NET não entrega nem 250/25, não imagino entregarem 500/35 no nodo onde estou conectado...

Código:
     Server: Claro net vírtua - Porto Alegre (id = 14143)
        ISP: Claro NET
    Latency:     9.77 ms   (0.45 ms jitter)
   Download:   256.80 Mbps (data used: 230.0 MB)                             
     Upload:    17.68 Mbps (data used: 26.8 MB)                             
Packet Loss:     0.0%
Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/229b6cff-efc9-4823-b7a2-08f0def324b5
Vai depender muito da região. Aqui eu tinha 240/20 perfeito, passei pra 500/35 na primeira noite deu uma oscilada, mas depois normalizou.

Aí pintou a oportunidade de pagar um pouco mais por +100Mb e assinei depois de 2-3 dias. Também normal, vindo sempre mais do que contratado em qualquer servidor, desde que este tenha banda suficiente logicamente.

Mas como a rede da NET/Claro é muito grande, é difícil que todos os bairros estejam bem configurados e equilibrados como aqui no RS.
 
Vai depender muito da região. Aqui eu tinha 240/20 perfeito, passei pra 500/35 na primeira noite deu uma oscilada, mas depois normalizou.

Aí pintou a oportunidade de pagar um pouco mais por +100Mb e assinei depois de 2-3 dias. Também normal, vindo sempre mais do que contratado em qualquer servidor, desde que este tenha banda suficiente logicamente.

Mas como a rede da NET/Claro é muito grande, é difícil que todos os bairros estejam bem configurados e equilibrados como aqui no RS.

Pois é. Principalmente à noite consigo os valores contratados e até um pouco acima (260/26). Mas durante o dia é uma variação absurda. Hora consigo 250/20, hora baixa para 220/15, por um momento vai para 260/22 e assim vai (os sinais estão todos normais).

Novamente, não é uma velocidade ruim, mas acho que tem algum gargalo aí na infraestrutura.

O que é absurdo pensar é que moro numa região urbana com muita infraestrutura (próximo a 3 grandes shoppings na zona norte). e no meu endereço só tem a NET de provedor (pode justamente aí ser a causa - muita população, poucos provedores, rede da NETsobrecarregada). A Vivo tem fibra na minha rua mas se recusa a passar fibra para meu prédio (20 apartamentos) e para piorar pararam de vender o plano ADSL de 10Mbps que tinham aqui. Oi não tem fibra aqui e também parou de vender ADSL. Pesquisei outros provedores menores e não achei nenhum na minha rua (vou pesquisar mais).

No passado morar na capital era sinônimo de ter uma boa internet. Hoje várias cidades no interior já tem fibra em toda a cidade, e eu aqui na capital preso à um único provedor que entrega sim uma velocidade e um servico decente mas que está longe de ser excelente...
 
Pois é. Principalmente à noite consigo os valores contratados e até um pouco acima (260/26). Mas durante o dia é uma variação absurda. Hora consigo 250/20, hora baixa para 220/15, por um momento vai para 260/22 e assim vai (os sinais estão todos normais).

Novamente, não é uma velocidade ruim, mas acho que tem algum gargalo aí na infraestrutura.

O que é absurdo pensar é que moro numa região urbana com muita infraestrutura (próximo a 3 grandes shoppings na zona norte). e no meu endereço só tem a NET de provedor (pode justamente aí ser a causa - muita população, poucos provedores, rede da NETsobrecarregada). A Vivo tem fibra na minha rua mas se recusa a passar fibra para meu prédio (20 apartamentos) e para piorar pararam de vender o plano ADSL de 10Mbps que tinham aqui. Oi não tem fibra aqui e também parou de vender ADSL. Pesquisei outros provedores menores e não achei nenhum na minha rua (vou pesquisar mais).

No passado morar na capital era sinônimo de ter uma boa internet. Hoje várias cidades no interior já tem fibra em toda a cidade, e eu aqui na capital preso à um único provedor que entrega sim uma velocidade e um servico decente mas que está longe de ser excelente...
Complicado cara.... tenta abrir um chamado no consumidor ou Anatel, salva uns prints de quando a velocidade tá errada e tal, talvez criem vergonha na cara e aumentem a capacidade do(s) node(s) por aí.... o brasileiro é muito acomodado no geral... se tá 10~30Mb à menos muita gente nem percebe. Poucos ficam mais ligados como nós daqui. Tem um pessoal que só lembra do modem e da operadora a hora que cai mesmo a conexão, que não abre mais o "Facebosta".
 
Claro disponível em Rio Verde, Goiás.

PBffUiA.jpg

wkL0ptY.jpg


Já eu, tenho que me contentar com essa opção em Goiânia, capital de Goiás.
7dBknFC.jpg
Rio Verde>>>Goiânia....kkkkk
Brincadeira.
Preço baixo é a concorrência aqui que falta sair no tapa. E hoje do nada minha Gerente pedindo pra fazer uma relação de bairros que a Oi Fibra ta atuando aqui em Rio Verde é se possível com evidencias.
 
Última edição:
Claro disponível em Rio Verde, Goiás.

PBffUiA.jpg

wkL0ptY.jpg


Já eu, tenho que me contentar com essa opção em Goiânia, capital de Goiás.
7dBknFC.jpg

Caramba preço top para 500/250, aqui na minha cidade esse plano esta saindo 150,00 reais.
 
Galera, ontem a tarde (14:00) eu estava olhando o niveis.virtua e a conexão caiu... quando voltou, fui ver se tinha mudado algo (ancioso) e na mesma hora vi que colocaram um canal ofdma no meu node... Porém hoje o dia todo a conexão ficou caindo tornando praticamente inutilizável. Vocês que tem ofdma, também tiveram problemas? Pq aqui ta horrível e eu sinceramente vou cancelar essa MERDA
 
Galera, ontem a tarde (14:00) eu estava olhando o niveis.virtua e a conexão caiu... quando voltou, fui ver se tinha mudado algo (ancioso) e na mesma hora vi que colocaram um canal ofdma no meu node... Porém hoje o dia todo a conexão ficou caindo tornando praticamente inutilizável. Vocês que tem ofdma, também tiveram problemas? Pq aqui ta horrível e eu sinceramente vou cancelar essa MERDA
Mudei para 500Mb a 2 semanas. Quando mudei, comecei a ter perdas de pacotes. Vieram vários técnicos e supervisores aqui e nada de resolver. Olhando os níveis no site, tinham habilitado o OFDMA. Quarta passada, um supervisor passou quase o dia inteiro aqui fazendo testes. Fizeram alguma alteração na central e resolveu as perdas de pacotes. As perdas eram frequentes, perdia uns 4 seguidos, congelava a conexão e eu perdia minha conexão com clientes, pois trabalho com acesso remoto. Coincidentemente, fui olhar no site niveis.virtua depois de terem resolvido o problema e foi desabilitado o OFDMA. Depois desse perrengue todo, reclamação na ouvidoria, anatel, procon, me isentaram a fatura no próximo mês e ganhei 50% de desconto pelos próximos 12 meses.
 
Última edição:
Mudei para 500Mb a 2 semanas. Quando mudei, comecei a ter perdas de pacotes. Vieram vários técnicos e supervisores aqui e nada de resolver. Olhando os níveis no site, tinham habilitado o OFDMA. Quarta passada, um supervisor passou quase o dia inteiro aqui fazendo testes. Fizeram alguma alteração na central e resolveu as perdas de pacotes. As perdas eram frequentes, perdia uns 4 seguidos, congelava a conexão e eu perdia minha conexão com clientes, pois trabalho com acesso remoto. Coincidentemente, fui olhar no site niveis.virtua depois de terem resolvido o problema e foi desabilitado o OFDMA. Depois desse perrengue todo, reclamação na ouvidoria, anatel, procom, me isentaram a fatura no próximo mês e ganhei 50% de desconto pelos próximos 12 meses.
Tá chegando o contratado sem o canal OFDMA?
 
Sim, estou fazendo o teste várias vezes ao dia e sempre chega a velocidade. Estou acompanhando tbm para ver se realmente resolveram as perdas de pacotes e até agora está ok.

d5T4Lru.png
 
Sim, estou fazendo o teste várias vezes ao dia e sempre chega a velocidade. Estou acompanhando tbm para ver se realmente resolveram as perdas de pacotes e até agora está ok.

d5T4Lru.png
Pelo jeito a NET arrumou um abacaxi pra descascar com esses canais OFDM/OFDMA.
Tudo indica que não vai ser em todo lugar que vai funcionar sem sofrer com interferências.
 
Pelo jeito a NET arrumou um abacaxi pra descascar com esses canais OFDM/OFDMA.
Tudo indica que não vai ser em todo lugar que vai funcionar sem sofrer com interferências.
Segue níveis antes e depois.

f78hDDf.jpg
i9KE5Xf.png
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo