[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Essa interface é bem limitada, os poucos menus que tem de IPv6 não me permitem desativar, só o DHCPv6(tentei e não fez diferença). E o menu LAN IPv6 está vazio, nem no HTML aparece.
Desativei o IPv6 direto do Windows, vou ver se tem algum efeito.
Tb não consegui diretamente no modem não .. quando puder me fala se deu algum efeito, pois nossos casos são mto semelhantes, tb sou cliente novo de 15 dias.. tinha vivo adsl ainda com 50 mb ou outra opção era brisanet cm cgnat modem e roteador todo capado e ping alto pra jogos com rota horrível q sai de maceió de onde sou vai pra fortaleza pra depois descer pra sp..de onde vc é?
Tentei tirar o ipv6 do modem não consegui.. tentei pelo menos mudar o dns do ipv6 pra ver se tinha algum efeito também não deixa, da mensagem de que alteração não pode ser salva.. Estranho que, aqui pelo menos no meu modem, tenho um sagemcom 3895, consigo mudar o dns do ipv4 mas do ipv6 não
 
Última edição:
Técnico veio aqui, trocou o conector e sinal agora está correto, mas velocidade continua limitada a 120Mbps (fast.com), menos no brasilbandalarga (86Mbps), e 1Mbps em download qualquer do OneDrive/Google Drive.

Em teste de servidor da Claro, obviamente fica perfeito a 240Mbps+ (SpeedTest Okla e nPerf) mas apenas se usando o servidor da própria Claro, de resto fica abaixo de 100Mbps. Vou dar mais uma lida nas últimas páginas e ver por onde começo pra tentar resolver isso.

Começaram os problemas comigo depois de mais de 1 ano de sossego (no quesito qualidade da internet, fatura errada é outros quinhentos).

Há dias percebo meus downloads Steam/Epic capados entre 10~17MBps, como se meu plano fosse de 120Mbps, sendo que é aquele 240Mb automático que teve e baixava a mais de 25MBps facilmente, chegando a pico de 30MBps.

Hoje fui baixar um jogo grátis e não passava de ~1MBps. Sacanagem.

No teste do BrasilBandaLarga tá dando uns 70~99Mbps, Fast.com 90~110Mbps. No https://beta.simet.nic.br/ tá dando 31Mbps de download apenas. Downloads do meu OneDrive não passam de 1MBps (que basicamente era sempre máximo, 25MBps+).

Vou ligar amanhã e tentar algo.

O nível de sinal TX está vermelho, não sei o normal pra comparar, não tinha visto essa interface nova do modem deles da Claro. (Eu uso ele em modo bridge, com um Archer C6 fazendo o resto).

NÍVEL DO SINAL
TX 36.3 DBMV
RX 9.6 DBMV
 
Técnico veio aqui, trocou o conector e sinal agora está correto, mas velocidade continua limitada a 120Mbps (fast.com), menos no brasilbandalarga (86Mbps), e 1Mbps em download qualquer do OneDrive/Google Drive.

Em teste de servidor da Claro, obviamente fica perfeito a 240Mbps+ (SpeedTest Okla e nPerf) mas apenas se usando o servidor da própria Claro, de resto fica abaixo de 100Mbps. Vou dar mais uma lida nas últimas páginas e ver por onde começo pra tentar resolver isso.
Comigo acontece a mesma coisa de teste de velocidade e download, até alguns dias aqui perguntei sobre isso e falaram que era localização de servidor e roda.. pois comigo bate uns 230, 240 no da claro e em alguns outros.. mas na grande maioria só bate 150, 160.. e download varia muito, mas raro eu conseguir 25 mb/s
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Manda o print por completo, pode postar aqui, só oculta o Mac do modem.

Continuando meu relato de ontem.. fiz o teste de ping e agora deu perda de pacotes, é problema externo de rede?

 
Última edição:
Técnico veio aqui, trocou o conector e sinal agora está correto, mas velocidade continua limitada a 120Mbps (fast.com), menos no brasilbandalarga (86Mbps), e 1Mbps em download qualquer do OneDrive/Google Drive.

Em teste de servidor da Claro, obviamente fica perfeito a 240Mbps+ (SpeedTest Okla e nPerf) mas apenas se usando o servidor da própria Claro, de resto fica abaixo de 100Mbps. Vou dar mais uma lida nas últimas páginas e ver por onde começo pra tentar resolver isso.
Se no speedtest no server da Claro dá a velocidade contratada está certo.. o importante é você conseguir a banda no server da Claro, caso esteja mais baixo em outros lugares aí você pode reclamar para tentarem melhorar rotas e tal para melhorar a velocidade...

Isso é uma questão complicada, pois downloads de sites de fora, ping etc dependem de muitos fatores.... caso sua conexão no server da Claro não batesse o contratado aí sim seria um problema que teriam que resolver... mas se até a Claro tá ok, aí é dever da Claro resolver o problema dela pra outros lugares, seja um download no Steam, um torrent do linux, etc...
 
Se no speedtest no server da Claro dá a velocidade contratada está certo.. o importante é você conseguir a banda no server da Claro, caso esteja mais baixo em outros lugares aí você pode reclamar para tentarem melhorar rotas e tal para melhorar a velocidade...

Isso é uma questão complicada, pois downloads de sites de fora, ping etc dependem de muitos fatores.... caso sua conexão no server da Claro não batesse o contratado aí sim seria um problema que teriam que resolver... mas se até a Claro tá ok, aí é dever da Claro resolver o problema dela pra outros lugares, seja um download no Steam, um torrent do linux, etc...
O problema é onde e como fazer esse tipo de solicitação! Já aleguei isso a todos os técnicos que vieram aqui, inclusive um supervisor, eles se agarram nisso que o que vale é no servidor da claro, que é homologado pelo speedtest, que está batendo os 80% da velocidade contratada e etc etc etc, onde fazer esse tipo de pedido?
 
Hahahahahaha

E qual seria a magia negra de ter alto consumo de upload com 10/20/35 mbps de upload no suntuoso docsis?
Lol

Primeiro, não defendo DOCSIS e se olhares meus posts só não migrei para outra operadora de fibra por falta de possibilidade (e olha que eu tentei).

Com isso dito, entendo que a banda de upload do DOCSIS é mais limitada justamente pela característica desse sistema (o pessoal que tem conhecimendo mais profundo pode me corrigir).

Ou seja, a banda de upload do DOCSIS é recurso escasso e limitado. Então, se alguém usar a "suntuosa" velocidade de 25/35Mbps de upload 24x7, está utilizando um recurso escasso da rede que acaba atrapalhando demais usuários e talvez possa ser um gatilho da limitação (hipótese).

Esse é meu racional quando afirmei isso na mensagem a qual você respondeu, e ao colocar essa hipótese tinha esse cenário em mente. Não vamos fazer desse caso mais uma disputa HFC x Fibra pois dessa maneira não estaremos ajudando os usuários que estão passando por esse perrengue da limitação dos 30Mbps.

Valeu! 👍
 
Sobre a configuração do IPv6, num modem Humax HGB10R-02 (DOCSIS3.0) em modo bridge, com um Archer C6 v2, quais as configurações corretas ou melhores?

Atualmente, com ele ativo e nas configurações da foto, o https://test-ipv6.com/ diz que está tudo ótimo, 10/10. Mas o motivo de ter deixado desativado antes e minha dúvida sobre as configurações é esse "erro" constante a cada 4 segundos no log do Archer C6:
Código:
[0] receive router advertisement with prefix 2804:####:####:1000:0000:0000:0000:0000 and mtu NULL from fe80:0000:0000:0000:####:5cff:####:d446
Na dúvida troquei alguns por ####.

L51zYzL.png

Tem algo que eu possa mudar para parar com esse erro? ele indica algo de ruim seja na qualidade da internet ou na vida útil do roteador? Se for "normal", manter e ignorar é melhor do que desabilitar o IPv6?

Eu pesquisei termos relacionados e não achei essa informação. Achei uma pergunta parecida aqui que não teve resposta.
 
Primeiro, não defendo DOCSIS e se olhares meus posts só não migrei para outra operadora de fibra por falta de possibilidade (e olha que eu tentei).

Com isso dito, entendo que a banda de upload do DOCSIS é mais limitada justamente pela característica desse sistema (o pessoal que tem conhecimendo mais profundo pode me corrigir).

Ou seja, a banda de upload do DOCSIS é recurso escasso e limitado. Então, se alguém usar a "suntuosa" velocidade de 25/35Mbps de upload 24x7, está utilizando um recurso escasso da rede que acaba atrapalhando demais usuários e talvez possa ser um gatilho da limitação (hipótese).

Esse é meu racional quando afirmei isso na mensagem a qual você respondeu, e ao colocar essa hipótese tinha esse cenário em mente. Não vamos fazer desse caso mais uma disputa HFC x Fibra pois dessa maneira não estaremos ajudando os usuários que estão passando por esse perrengue da limitação dos 30Mbps.

Valeu! 👍
Se eu não calculei errado, com um upload de 25 Mbps é possível enviar uns 10GB/hora ou 240 GB/dia ou 7,2 TB/mês.

Isso só com o upload de 25!
Se "espremer" a conexão ao máximo, é possível trafegar muito.
Mesmo na fibra, se um user usar no máximo vai entrar no radar na operadora, pois já é tudo monitorado, o que muda é o gatilho que aciona.
Quem tem fibra aí, experimente torar 24/7 pra ver se não recebe um telefonema da operadora.
Estou falando de links domésticos.
 
O técnico da NET veio em casa refazer uns pontos de internet, após isso meu PC ficou mostrando o link como sendo de 100mbps. E o técnico teimando que o problema era no meu computador. Que minha placa de rede não suportava gigabit. (mobo A320M-HD) E mesmo eu falando que antes dele refazer os pontos funcionava, e ele dizendo que não.
Mostrei o print do site da Asus, onde dizia "Rede Gigabit 10/100/1000" e ele disse que Gigabit era apenas o modelo da placa de rede. xD
Minha M489AGTD-PRO já era gigabit, uma placa de mais de 10 anos... enfim....
Esses técnicos são uma verdadeira piada. Não tem o mínimo de treinamento pra trabalhar? Só aprendem por repetição? Parece que só aprendem a passar cabo (pq nem crimpar sabem a ordem das cores direito) e decoram a máxima: "se aparecer 100mbps no pc do cliente, falar até a morte que a placa de rede dele não suporta".
É um atendimento cada vez pior e menos qualificado.
Depois de reiniciar modem, reiniciar pc, e xinga um pouco, e reinicia pc e modem, magicamente reconheceu 1Gbps.
E digo mais, esse cabinho branco fininho de rede que usaram, apesar de estar escrito "Cat 5e" eu duvido muito que seja verdadeiro kkkk
Ao invés de técnico devia mudar o nome pra passador de cabo profissional.
Você merece um prêmio por tentar discutir com esses caras.
 
Tb não consegui diretamente no modem não .. quando puder me fala se deu algum efeito, pois nossos casos são mto semelhantes, tb sou cliente novo de 15 dias.. tinha vivo adsl ainda com 50 mb ou outra opção era brisanet cm cgnat modem e roteador todo capado e ping alto pra jogos com rota horrível q sai de maceió de onde sou vai pra fortaleza pra depois descer pra sp..de onde vc é?
Tentei tirar o ipv6 do modem não consegui.. tentei pelo menos mudar o dns do ipv6 pra ver se tinha algum efeito também não deixa, da mensagem de que alteração não pode ser salva.. Estranho que, aqui pelo menos no meu modem, tenho um sagemcom 3895, consigo mudar o dns do ipv4 mas do ipv6 não
sou do rj
 
Comigo acontece a mesma coisa de teste de velocidade e download, até alguns dias aqui perguntei sobre isso e falaram que era localização de servidor e roda.. pois comigo bate uns 230, 240 no da claro e em alguns outros.. mas na grande maioria só bate 150, 160.. e download varia muito, mas raro eu conseguir 25 mb/s
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Continuando meu relato de ontem.. fiz o teste de ping e agora deu perda de pacotes, é problema externo de rede?


Pelo que percebemos antes, parece ser externo mesmo, até mesmo devido ao log.

Tem que abrir visita técnica e reafirmar o problema, eles vão começar a falar besteira, informar que reabertura de chamado.
Liga o foda-se e fala que precisa ser feita varredura externa.
Insistindo no caso, abra chamado na Anatel e acuse o problema juntamente com a incapacidade da terceira em repassar para a equipe de área externa consertar o problema.
 
Sobre a configuração do IPv6, num modem Humax HGB10R-02 (DOCSIS3.0) em modo bridge, com um Archer C6 v2, quais as configurações corretas ou melhores?

Atualmente, com ele ativo e nas configurações da foto, o https://test-ipv6.com/ diz que está tudo ótimo, 10/10. Mas o motivo de ter deixado desativado antes e minha dúvida sobre as configurações é esse "erro" constante a cada 4 segundos no log do Archer C6:
Código:
[0] receive router advertisement with prefix 2804:####:####:1000:0000:0000:0000:0000 and mtu NULL from fe80:0000:0000:0000:####:5cff:####:d446
Na dúvida troquei alguns por ####.

L51zYzL.png

Tem algo que eu possa mudar para parar com esse erro? ele indica algo de ruim seja na qualidade da internet ou na vida útil do roteador? Se for "normal", manter e ignorar é melhor do que desabilitar o IPv6?

Eu pesquisei termos relacionados e não achei essa informação. Achei uma pergunta parecida aqui que não teve resposta.
só ignorar esse erro.
 
Você merece um prêmio por tentar discutir com esses caras.
kkkkkkk olha, vou te falar que foi bem complicado. É impressionante, o cara me falar que Gigabit era a marca da placa cara. E o cara que me disse essa pérola, foi o indicado pelo primeiro técnico que estava em casa.
Ai o segundo, que me vem com essa. Sem condições nenhuma. Esse deveria ser o supervisor né? imagina o superior do supervisor kkkkk

Fica nesse um passo pro outro, e aquela vontade de acabar logo o serviço.

E o pior que em todos devem ser assim né? Não importa o provedor. Esses caras devem ser tudo terceirizado, deve ser uma zona. E quem toma no rainbow? A gente, como sempre. kkkkk
 
O técnico da NET veio em casa refazer uns pontos de internet, após isso meu PC ficou mostrando o link como sendo de 100mbps. E o técnico teimando que o problema era no meu computador. Que minha placa de rede não suportava gigabit. (mobo A320M-HD) E mesmo eu falando que antes dele refazer os pontos funcionava, e ele dizendo que não.
Mostrei o print do site da Asus, onde dizia "Rede Gigabit 10/100/1000" e ele disse que Gigabit era apenas o modelo da placa de rede. xD
Minha M489AGTD-PRO já era gigabit, uma placa de mais de 10 anos... enfim....
Esses técnicos são uma verdadeira piada. Não tem o mínimo de treinamento pra trabalhar? Só aprendem por repetição? Parece que só aprendem a passar cabo (pq nem crimpar sabem a ordem das cores direito) e decoram a máxima: "se aparecer 100mbps no pc do cliente, falar até a morte que a placa de rede dele não suporta".
É um atendimento cada vez pior e menos qualificado.
Depois de reiniciar modem, reiniciar pc, e xinga um pouco, e reinicia pc e modem, magicamente reconheceu 1Gbps.
E digo mais, esse cabinho branco fininho de rede que usaram, apesar de estar escrito "Cat 5e" eu duvido muito que seja verdadeiro kkkk
Ao invés de técnico devia mudar o nome pra passador de cabo profissional.
Por pura preguiça. Falta qualificação. Mas outros não quer que te tirar a escada do carro. Não quer passar cabo novo.
Que só da a baixa na OS é vazar. Nem pra passador de cabo não da pra chamar que tem que ter um mínimo de noção.
 
Eu tive problema no cabo e na entrada da placa mãe quando coloquei 240 megas aqui em casa, pensando que era o modem, mas era a entrada do rj45 que estava com um pino solto e só pega 10/100.
 
100% das vezes que a rede não chega a gigabit é culpa do cabo. cat5e dão muitos problemas.

melhor comprar cabos CAT6 de boa qualidade e vc mesmo instalar.

Sempre usei cat5e e nunca tive problemas, o único problema foi quando estava aprendendo a crimpar rj45 e realmente não ficava bom hehehehhe, mais me "aperfeiçoei" e sempre dar certo kkkkkk, tenho vários cabos crimpados e nunca deu problema, os que já vem prontos também, todos cat5e.
 
O técnico da NET veio em casa refazer uns pontos de internet, após isso meu PC ficou mostrando o link como sendo de 100mbps. E o técnico teimando que o problema era no meu computador. Que minha placa de rede não suportava gigabit. (mobo A320M-HD) E mesmo eu falando que antes dele refazer os pontos funcionava, e ele dizendo que não.
Mostrei o print do site da Asus, onde dizia "Rede Gigabit 10/100/1000" e ele disse que Gigabit era apenas o modelo da placa de rede. xD
Minha M489AGTD-PRO já era gigabit, uma placa de mais de 10 anos... enfim....
Esses técnicos são uma verdadeira piada. Não tem o mínimo de treinamento pra trabalhar? Só aprendem por repetição? Parece que só aprendem a passar cabo (pq nem crimpar sabem a ordem das cores direito) e decoram a máxima: "se aparecer 100mbps no pc do cliente, falar até a morte que a placa de rede dele não suporta".
É um atendimento cada vez pior e menos qualificado.
Depois de reiniciar modem, reiniciar pc, e xinga um pouco, e reinicia pc e modem, magicamente reconheceu 1Gbps.
E digo mais, esse cabinho branco fininho de rede que usaram, apesar de estar escrito "Cat 5e" eu duvido muito que seja verdadeiro kkkk
Ao invés de técnico devia mudar o nome pra passador de cabo profissional.
Ele confundiu a marca de placa Gigabyte com gigabit.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sempre usei cat5e e nunca tive problemas, o único problema foi quando estava aprendendo a crimpar rj45 e realmente não ficava bom hehehehhe, mais me "aperfeiçoei" e sempre dar certo kkkkkk, tenho vários cabos crimpados e nunca deu problema, os que já vem prontos também, todos cat5e.
CAT 5e é mais fácil venderem falsificado ou de alumínio, daí é problema.

CAT6 também falsificam, mas pelo preço é possível identificar mais facilmente.
É só ver o preço de um rolo Furukawa cat 6 custando R$ 1000,00.

Mas se for CAT 5e de qualidade, terá o mesmo resultado comparado ao CAT 6.
 
Pessoal, gostaria de saber se alguém já passou por algo do tipo:

Meu app Disney+ de uns dias pra cá acusa que não tem conexão.
Resumindo, contatei o suporte e me disseram que meu IP está redirecionando para o site internacional deles, que apesar deles tentarem colocar meu IP para acessar o site brasileiro, a operadora de internet nega eu teria que contatar o provedor, que no caso é Claro NET.
Fiz isso, e a representante informou que meu IP é mapeado ou que não é fixo e alguns serviços não funcionariam, e eu precisaria trocá-lo ou torná-lo fixo nas configurações do Modem (Sagemcom F@ST 3895).

Alguém já fez algo do tipo e sabe resolver, por favor?
 
Última edição:
Por pura preguiça. Falta qualificação. Mas outros não quer que te tirar a escada do carro. Não quer passar cabo novo.
Que só da a baixa na OS é vazar. Nem pra passador de cabo não da pra chamar que tem que ter um mínimo de noção.

Eu sou cliente antigo, em todas as visitas técnicas nenhum técnico da Claro/Net se dispôs a tirar a escada do carro, sempre aquela história: "você tem escada?" Ordens de serviço preenchidas sem clareza, esse tipo de situação pode gerar mais uma visita quando o caso é complexo e está em nível de ouvidoria. Teve um técnico que veio no meu apartamento substituir um modem, alguns modems demoram mais de 1 hora para sincronizar na minha rede a primeira vez que são conectados, é algo aleatório e depende do modelo, o cara me deixou o whats app dele e foi atender outra pessoa, segundo ele se o sinal não voltasse em 1:30 hrs eu deveria entrar em contato com ele que ele voltaria, você sabe que o técnico não pode fazer isso.
 
Pessoal, gostaria de saber se alguém já passou por algo do tipo:

Meu app Disney+ de uns dias pra cá acusa que não tem conexão.
Resumindo, contatei o suporte e me disseram que meu IP está redirecionando para o site internacional deles, que apesar deles tentarem colocar meu IP para acessar o site brasileiro, a operadora de internet nega eu teria que contatar o provedor, que no caso é Claro NET.
Fiz isso, e a representante informou que meu IP é mapeado ou que não é fixo e alguns serviços não funcionariam, e eu precisaria trocá-lo ou torná-lo fixo nas configurações do Modem (Sagemcom F@ST 3895).

Alguém já fez algo do tipo e sabe resolver, por favor?
Faz o seguinte durante a madrugada deixa o EMTA desligado pois vai forçar trocar IP.
Pois o leasing de IP da Claro NET não troca o IP com um desligamento momentâneo do EMTA. Deixa desligado a madrugada toda que vai trocar o IP é provavelmente seu serviço normaliza.
 
Pessoal, gostaria de saber se alguém já passou por algo do tipo:

Meu app Disney+ de uns dias pra cá acusa que não tem conexão.
Resumindo, contatei o suporte e me disseram que meu IP está redirecionando para o site internacional deles, que apesar deles tentarem colocar meu IP para acessar o site brasileiro, a operadora de internet nega eu teria que contatar o provedor, que no caso é Claro NET.
Fiz isso, e a representante informou que meu IP é mapeado ou que não é fixo e alguns serviços não funcionariam, e eu precisaria trocá-lo ou torná-lo fixo nas configurações do Modem (Sagemcom F@ST 3895).

Alguém já fez algo do tipo e sabe resolver, por favor?
Qual é o IP que está aí? Pode informar e ocultar o final do número.
 

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