[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Opiniões sobre fornecimento do serviço da claro em Santa Maria - RS? Acabei de consultar e tá tendo plano de 500/35mb HFC.

O upload não seria problema pra mim, o que daria dor de cabeça seria instabilidade/jitter/ping alto.

Se conhecedores puderem compartilhar a experiência, agradeço.
 
Breve comparativo entre provedor de esquina e Claro HFC em horário de pico residencial: 18h30 a 23h30:
Esquina
tRZlELu.png

Claro
YFdVLq9.png

Esquina
FElaYAf.png

Claro
xUhVWiw.png


esquina
shQTM8U.png


claro
uEFXGGd.png


esquina
3u1CHvm.png


claro
S0bexVh.png


esquina
tS1NIlS.png


claro
qstka36.png
 
Última edição:
Opiniões sobre fornecimento do serviço da claro em Santa Maria - RS? Acabei de consultar e tá tendo plano de 500/35mb HFC.

O upload não seria problema pra mim, o que daria dor de cabeça seria instabilidade/jitter/ping alto.

Se conhecedores puderem compartilhar a experiência, agradeço.
Senão me engano, o @phobosxtx é dessa região.
Pelo que ele relata, parece funcionar bem.
 
Hey, acho que vi uma novidade e estou sem entender.
Nessa pagina https://www.claro.com.br/empresas aparece upload de 300mb no plano de 1giga.
iGKcigz.png


Entretanto nessa pagina https://planos.claro.com.br/empresas/monte-sua-combinacao aparece upload de 50 Mb
qUtWnyA.png

porém nessa daqui aparece 35 mb de upload https://www.claro.com.br/empresas/internet/internet-fixa
jjSDCi8.png


Essa bagunça toda me lembrou da época em que foi ofertado upload de 50mb no plano de 600mb empresarial e nunca cumpriram, para quem não se lembra:
W9hhdqW.png

Obs: não consegui tirar foto dos 1giga com 100 de upload, que seria outra possibilidade.
Então tá ai a deixa para quem quiser arriscar, o @Hemerson Silva é o cara, sempre consegue os bagulho louco. Vejo que está com a internet com upload defasado de 100mb , quero ver 1giga com os 300 funcionando.

A... queria que alguém me falasse como fica a segurança para uma empresa que vai contratar a internet de 1 giga, o cara fica sem saber se recebe 35, 50, 100 ou 300 mb de upload. É uma roleta russa de insegurança, eu acho que nem a claro consegue dizer qual vai ser seu plano afinal. Se algum abençoado trabalhar na claro, conhecer alguém ou tiver algum tipo de influência, por favor deem um alô para tratarem disso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Detalhe, por conta dessa treta dos 50 mega no plano de 600, tive tanta visita técnica pois os 50 mega nunca chegaram e no final quando conseguiram fazer chegar, durou 2 dias e disseram que esse plano na verdade não existia, então eu reclamei tanto que a ultima fatura que paguei foi em fevereiro, de lá para cá foi tudo negativa, de tal forma que nesse mês a fatura deu -600 reais(negativos).

HA4M2S2.png
 
Última edição:
Hey, acho que vi uma novidade e estou sem entender.
Nessa pagina https://www.claro.com.br/empresas aparece upload de 300mb no plano de 1giga.
iGKcigz.png


Entretanto nessa pagina https://planos.claro.com.br/empresas/monte-sua-combinacao aparece upload de 50 Mb
qUtWnyA.png

porém nessa daqui aparece 35 mb de upload https://www.claro.com.br/empresas/internet/internet-fixa
jjSDCi8.png


Essa bagunça toda me lembrou da época em que foi ofertado upload de 50mb no plano de 600mb empresarial e nunca cumpriram, para quem não se lembra:
W9hhdqW.png

Obs: não consegui tirar foto dos 1giga com 100 de upload, que seria outra possibilidade.
Então tá ai a deixa para quem quiser arriscar, o @Hemerson Silva é o cara, sempre consegue os bagulho louco. Vejo que está com a internet com upload defasado de 100mb , quero ver 1giga com os 300 funcionando.

A... queria que alguém me falasse como fica a segurança para uma empresa que vai contratar a internet de 1 giga, o cara fica sem saber se recebe 35, 50, 100 ou 300 mb de upload. É uma roleta russa de insegurança, eu acho que nem a claro consegue dizer qual vai ser seu plano afinal. Se algum abençoado trabalhar na claro, conhecer alguém ou tiver algum tipo de influência, por favor deem um alô para tratarem disso.
já ti adianto, não vai rolar 300Mb de up no HFC nessa rede da claro nem fodendo.

maioria dos locais travados em LOW-SPLIT, com ofdma com tamanho de 10MHz mais os canais antigos numa mistura que sempre da o mesmo total compartilhado.
fica na casa dos 180Mb disponível de up.

só onde colocaram mid-split que TALVEZ, bem TALVEZ mesmo que de, pq tb estão capando o ofdma em ~15MHz.

pra ter alguma esperança, tem que ter ae 4 canais 5120ksymbol ou 6 canais 2560ksymbol(dão na mesma essas duas opções) + um canal ofdma de ~40MHz sincado em 256qam, pq ae sim vai dar ~401Mb de up compartilhado.

a pode ser 2 canais ofdma tb, mas a soma dos dois tem que dar ~40MHz.

agora fica a questão, quem já algum lugar com canal ofdma maior do que 16 ~ 18MHz na rede da net? e ainda num node com mid-split :limo::limo::limo::limo::limo:
 
Hey, acho que vi uma novidade e estou sem entender.
Nessa pagina https://www.claro.com.br/empresas aparece upload de 300mb no plano de 1giga.
iGKcigz.png


Entretanto nessa pagina https://planos.claro.com.br/empresas/monte-sua-combinacao aparece upload de 50 Mb
qUtWnyA.png

porém nessa daqui aparece 35 mb de upload https://www.claro.com.br/empresas/internet/internet-fixa
jjSDCi8.png


Essa bagunça toda me lembrou da época em que foi ofertado upload de 50mb no plano de 600mb empresarial e nunca cumpriram, para quem não se lembra:
W9hhdqW.png

Obs: não consegui tirar foto dos 1giga com 100 de upload, que seria outra possibilidade.
Então tá ai a deixa para quem quiser arriscar, o @Hemerson Silva é o cara, sempre consegue os bagulho louco. Vejo que está com a internet com upload defasado de 100mb , quero ver 1giga com os 300 funcionando.

A... queria que alguém me falasse como fica a segurança para uma empresa que vai contratar a internet de 1 giga, o cara fica sem saber se recebe 35, 50, 100 ou 300 mb de upload. É uma roleta russa de insegurança, eu acho que nem a claro consegue dizer qual vai ser seu plano afinal. Se algum abençoado trabalhar na claro, conhecer alguém ou tiver algum tipo de influência, por favor deem um alô para tratarem disso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Detalhe, por conta dessa treta dos 50 mega no plano de 600, tive tanta visita técnica pois os 50 mega nunca chegaram e no final quando conseguiram fazer chegar, durou 2 dias e disseram que esse plano na verdade não existia, então eu reclamei tanto que a ultima fatura que paguei foi em fevereiro, de lá para cá foi tudo negativa, de tal forma que nesse mês a fatura deu -600 reais(negativos).

HA4M2S2.png
Essa informação presente no site está errada, misturaram as informações do PF com PME e HFC com FTTH.

Veja que se você acessa o planos.claro, aparece a correta, que no PME é /50 (sim, no PME é diferente do PF).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

já ti adianto, não vai rolar 300Mb de up no HFC nessa rede da claro nem fodendo.

maioria dos locais travados em LOW-SPLIT, com ofdma com tamanho de 10MHz mais os canais antigos numa mistura que sempre da o mesmo total compartilhado.
fica na casa dos 180Mb disponível de up.

só onde colocaram mid-split que TALVEZ, bem TALVEZ mesmo que de, pq tb estão capando o ofdma em ~15MHz.

pra ter alguma esperança, tem que ter ae 4 canais 5120ksymbol ou 6 canais 2560ksymbol(dão na mesma essas duas opções) + um canal ofdma de ~40MHz sincado em 256qam, pq ae sim vai dar ~401Mb de up compartilhado.

a pode ser 2 canais ofdma tb, mas a soma dos dois tem que dar ~40MHz.

agora fica a questão, quem já algum lugar com canal ofdma maior do que 16 ~ 18MHz na rede da net? e ainda num node com mid-split :limo::limo::limo::limo::limo:
OFDMA mais largo que vi até o momento, foi 18MHz mesmo, não quiseram brincar com larguras maiores hehe
 
Essa informação presente no site está errada, misturaram as informações do PF com PME e HFC com FTTH.

Veja que se você acessa o planos.claro, aparece a correta, que no PME é /50 (sim, no PME é diferente do PF).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


OFDMA mais largo que vi até o momento, foi 18MHz mesmo, não quiseram brincar com larguras maiores hehe
e sinceridade, duvido que vão colocar canais maiores, e muito menos atualizar node pra mid-split.

HFC esta em EOL na mão da claro pelo jeito, se tiver que mexer em algo custoso, vão é meter FTTH na região.
 
  • Curtir
Reações: HFS
Essa informação presente no site está errada, misturaram as informações do PF com PME e HFC com FTTH.

Veja que se você acessa o planos.claro, aparece a correta, que no PME é /50 (sim, no PME é diferente do PF).
Pode ser, mas por um instante pense que sou um leigo e vou comprar meu plano novo e nem sei o que é claro, daí encontro todas essas divergências, simplesmente é uma bosta. É igual com pf também, vc olha nos planos e tem velocidades bem definidas, tipo download 125 mega e upload 20 mega, no plano de 1 giga esta download até 1giga, upload até 100 mega.
Eu acho isso mal caráter(tanto os planos PJ citados acima quanto os PF), seria mais realista listarem no site apenas 35 de up e deixarem o resto como bônus.
oLe1dVB.png

Qualquer infeliz que contratar o plano até 1000/até 100, na teoria se receber 1/1 não teria do que reclamar pois a oferta foi cumprida (sei que existe contrato, onde pode estar mais detalhado e provavelmente não teria como essa situação acontecer, e apesar disso a claro muitas vezes não os deixa 100% completos, faltando sempre os planos mais recentes que foram lançados ou os mais atuais).
Agora se o cidadão contratar o plano 1000/35 e recebe 1000/50, 1000/75, 1000/100 ou 1000/300, foi um bônus e é só felicidades.
Estou apenas falando que falta Clareza na empresa chamada Claro, isto definitivamente não é bom para o consumidor, já para empresa não sei até onde vale a pena.
Olha a questão dos contratos (pj ainda costuma sempre estar mais atualizado que de pf) não consta o plano de 1 giga que foi lançado a um bom tempo
6ZefDcd.png
 
Tô/tava não testei mais de raiva com esse problema de ping nos horários de pico. Aliás um complemento, de manhã tive esses problemas também por uns dias, mas parece ter sossegado. Meu plano é empresarial, e pelo que li no site do consumidor.gov é só para consumidor ou MEI. Então imagino que minha única opção para abrir reclamação seria pela Anatel?
Pros interessados, é em Dourados/MS

Resumo da ópera: o plano antigo era 250 mb, passaram pra 300 do nada. Lá por março/abril começou a dar essas travadas estranhas a noite, demorar pra abrir páginas, fiz teste de ping e tava aquela zona, 50 ms, 500 ms, pacote perdido, 200 ms. Abri uma reclamação em.. Junho, trocou pra um modem docsis 3.1, um Sagemcom 3895 fast, que continuou a mesma caca, inclusive com o técnico só falando que de ping não entendia. Deixei mais uns dias, fiz mais uns testes e continuava a mesma coisa. Abri outra reclamação, "atualizaram" as configurações do modem, mesma coisa, abri outro chamado. Mostrei de novo os testes, inclusive veio o mesmo técnico, ele me passou o contato de um suposto supervisor dele. Nem me deu atenção, por isso larguei mão e vou tentar pelo menos abrir essa reclamação em algum lugar acima.

Eu sei que tão passando fibra em alguns pontos da cidade, mas pelo que entendi tão dando prioridade pra onde não tinha nada ou tava mais precário pra daí partir mais pro centro aqui da cidade e realmente esse upload baixo tá me quebrando as pernas no serviço dependendo da hora, o problema é esperar essa instalação e começarem a comercializar os planos. Salvo engano o plano PJ tinha 2 anos de fidelidade, que vencem ou em Agosto ou Setembro, logo se enrolarem muito talvez eu parta pra Oi fibra

Edit: cuspi pra cima e caiu na testa, refiz os pings:
Y6AEiH7.png
 
Última edição:

Claro expande troca de cabo coaxial por fibra após queda na receita fixa​

Claro divulga resultados financeiros do 2º trimestre de 2022 e expande fibra óptica; receita móvel cresce 20% com clientes da Oi Móvel​

l
Poxa que coisa chata a troca de coaxial para fibra não era por conta da engenharia ?? Nodes saturados? Parece que o problema è pior
 
Última edição:
Poxa que coisa chata a troca de coaxial para fibra não era por conta da engenharia ?? Onde saturados? Parece que o problema è pior
problema é o $$$, docsis 3.1 pra frente o custo é insano de alto pra fazer a rede HFC funcionar direito :limo:

é que falei a varias vezes com os anos aqui no topico, a claro iria mudar pra ftth assim que o hfc ficasse inviável financeiramente :haha:
no choro la do ceo da claro(foi semana passada, se não me engano) que só aumenta o custo e diminui o preço dos planos, ele falou que não valia mais investir no hfc justamente por conta do custo de investimento e manutenção da rede :haha:
 
Sinceramente, nos dias de hoje ninguém se beneficia do cobre. Se funciona, beleza, mas e o furto? Prejuízo pra todo mundo no final das contas. Não me surpreende que saia caro 😒.
 
Opiniões sobre fornecimento do serviço da claro em Santa Maria - RS? Acabei de consultar e tá tendo plano de 500/35mb HFC.

O upload não seria problema pra mim, o que daria dor de cabeça seria instabilidade/jitter/ping alto.

Se conhecedores puderem compartilhar a experiência, agradeço.
Eu uso desde 2020 aqui em SM quando vim de PoA à trabalho e funciona muito bem. Não tenho do quê reclamar. Assine, teste por 7 dias, se não gostar, manda cancelar.

Só que se cancelar vai ser um parto conseguir outro provedor, pq aqui na cidade tem pouquíssimos provedores locais e os que tem são caríssimos e à rádio. E a Vivo, só opera em DSL até 50Mb/s. A Oi não sei dizer se tem cobertura, depende da região da cidade, mas aqui perto da UFSM ela não tem cobertura não, a única que oferece acima de 50Mb/s é a Claro HFC.
 
Amanhã tiro foto, mas tem um treco novo nos postes junto ao cabo de fibra da Claro aqui.

Lembrando que não havia até então Fibra deles nas ruas da região. É coisa nova.

Edit: estou com 90/20 aqui não sei porque.
Edit 2: é o cabo. Só porque organizei sabosta no final de semana.
Edit 3: troquei o cabo de porta no Arris. Estava na primeira, a segunda não conecta, a terceira tá no outro PC e usei a 4ª. Está OK o download, só o upload naquela merda de sempre.
Edit 4: tá aí a foto de noite mesmo "de qualquer jeito".

63J9Daz.jpg


É essa caixa no lado esquerdo. Colocaram essa semana.
De qual região de Campinas você é mesmo, Leandro?
Parece que o safado do técnico que veio na última visita não estava inventando que ia iniciar a migração por aqui no segundo semestre rsrsrs
 
De qual região de Campinas você é mesmo, Leandro?
Parece que o safado do técnico que veio na última visita não estava inventando que ia iniciar a migração por aqui no segundo semestre rsrsrs

Faz um tempo já que tem fibra da Claro aparecendo em Campinas hehehe.
 
não vai rolar, nesses modens da claro, não a como utilizar a porta USB pra nada.
simplesmente cortaram qual quer funcionalidade delas via FW customizado.

se deseja compartilhar o hd externo na rede, utiliza o seu próprio pc ou compre um roteador próprio com tal possibilidade.
No outro modem que tinha não rolava mesmo, mas nesse novo, o CH8568, até dá. Eu apenas conectei o HD na USB e depois criei uma biblioteca no Emby para buscar nesse HD. Pelo que entendi, ele já vem com o MiniDLNA instalado. Porém, como disse, não consegui acessar nada nas configurações do modem sobre permissões de acesso ao HD Externo.

De qualquer forma, obrigado!
 
No outro modem que tinha não rolava mesmo, mas nesse novo, o CH8568, até dá. Eu apenas conectei o HD na USB e depois criei uma biblioteca no Emby para buscar nesse HD. Pelo que entendi, ele já vem com o MiniDLNA instalado. Porém, como disse, não consegui acessar nada nas configurações do modem sobre permissões de acesso ao HD Externo.

De qualquer forma, obrigado!
Meu HGJ310 também aparecia um MiniDLNA na rede. Mas ele não acessava o dispositivo que eu conectava para catalogar nem disponibilizava para acesso.
Eles desativam essa função depois que a Claro capa os modems.
 
Fizeram ontem a troca aqui em casa do modem coaxial para a fibra, Campinas também, região do Fazenda Santa Cândida. Meu plano de 500Mb tá batendo 730/360Mb, uma beleza! A TV eu optei por deixar no coaxial. Havia a possibilidade de mudar o plano para o Claro Box mas não o fiz pois tem o problema de delay de uns 30 segundos com relação a programação normal.

O modem que colocaram foi o Humax HP610, e uma curiosidade (duas, na verdade) que o técnico mencionou é:
1. Não colocar em bridge que não funciona, vc perde o modem, e
2. Se precisar resetar o modem, ele perde a sincronia com a Claro. Ou seja, não há como mudar alguma coisa e, caso dê pau, resetar as configurações de fábrica.

A quem tem esse modem, procede essas informações? Achei estranho, visto que no próprio site da claro tem as instruções para colocá-lo em modo bridge.
 
Fizeram ontem a troca aqui em casa do modem coaxial para a fibra, Campinas também, região do Fazenda Santa Cândida. Meu plano de 500Mb tá batendo 730/360Mb, uma beleza! A TV eu optei por deixar no coaxial. Havia a possibilidade de mudar o plano para o Claro Box mas não o fiz pois tem o problema de delay de uns 30 segundos com relação a programação normal.

O modem que colocaram foi o Humax HP610, e uma curiosidade (duas, na verdade) que o técnico mencionou é:
1. Não colocar em bridge que não funciona, vc perde o modem, e
2. Se precisar resetar o modem, ele perde a sincronia com a Claro. Ou seja, não há como mudar alguma coisa e, caso dê pau, resetar as configurações de fábrica.

A quem tem esse modem, procede essas informações? Achei estranho, visto que no próprio site da claro tem as instruções para colocá-lo em modo bridge.
seria legal fazer um comparativo de ping/rota de antes/depois da migração
 
Tô/tava não testei mais de raiva com esse problema de ping nos horários de pico. Aliás um complemento, de manhã tive esses problemas também por uns dias, mas parece ter sossegado. Meu plano é empresarial, e pelo que li no site do consumidor.gov é só para consumidor ou MEI. Então imagino que minha única opção para abrir reclamação seria pela Anatel?
Pros interessados, é em Dourados/MS

Resumo da ópera: o plano antigo era 250 mb, passaram pra 300 do nada. Lá por março/abril começou a dar essas travadas estranhas a noite, demorar pra abrir páginas, fiz teste de ping e tava aquela zona, 50 ms, 500 ms, pacote perdido, 200 ms. Abri uma reclamação em.. Junho, trocou pra um modem docsis 3.1, um Sagemcom 3895 fast, que continuou a mesma caca, inclusive com o técnico só falando que de ping não entendia. Deixei mais uns dias, fiz mais uns testes e continuava a mesma coisa. Abri outra reclamação, "atualizaram" as configurações do modem, mesma coisa, abri outro chamado. Mostrei de novo os testes, inclusive veio o mesmo técnico, ele me passou o contato de um suposto supervisor dele. Nem me deu atenção, por isso larguei mão e vou tentar pelo menos abrir essa reclamação em algum lugar acima.

Eu sei que tão passando fibra em alguns pontos da cidade, mas pelo que entendi tão dando prioridade pra onde não tinha nada ou tava mais precário pra daí partir mais pro centro aqui da cidade e realmente esse upload baixo tá me quebrando as pernas no serviço dependendo da hora, o problema é esperar essa instalação e começarem a comercializar os planos. Salvo engano o plano PJ tinha 2 anos de fidelidade, que vencem ou em Agosto ou Setembro, logo se enrolarem muito talvez eu parta pra Oi fibra

Edit: cuspi pra cima e caiu na testa, refiz os pings:
Y6AEiH7.png
com esses prints abre chamado no app minha claro, visita técnica, mostre pra ele
 
Fizeram ontem a troca aqui em casa do modem coaxial para a fibra, Campinas também, região do Fazenda Santa Cândida. Meu plano de 500Mb tá batendo 730/360Mb, uma beleza! A TV eu optei por deixar no coaxial. Havia a possibilidade de mudar o plano para o Claro Box mas não o fiz pois tem o problema de delay de uns 30 segundos com relação a programação normal.

O modem que colocaram foi o Humax HP610, e uma curiosidade (duas, na verdade) que o técnico mencionou é:
1. Não colocar em bridge que não funciona, vc perde o modem, e
2. Se precisar resetar o modem, ele perde a sincronia com a Claro. Ou seja, não há como mudar alguma coisa e, caso dê pau, resetar as configurações de fábrica.

A quem tem esse modem, procede essas informações? Achei estranho, visto que no próprio site da claro tem as instruções para colocá-lo em modo bridge.

Acho que o técnico tá viajando, aqui em casa é um Huawei, ao resetar ele retoma todas configurações. Coloca uns speedtest aí para nós.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo