[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Estranho ter dado pau de madrugada, geralmente esses reparos da rede externa é durante o dia. Sinal que o que fizeram aí até agora não surtiu efeito, pois os serviços foram comprometidos de novo, e num horário estranho de pouca carga, que, em tese, era para estar funcionando 100%, a não ser que tenha alguém no quarteirão usando algum decoder pirata gerando ruído p/todos os assinantes no seu node.
Comentei com o supervisor sobre essa possibilidade pra saber se eles verificaram isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sempre utilizei em bridge e já tive vários modelos de routers HFC da Claro, hoje tenho um Humax HGJ310 no plano de 600MB e funciona sem nenhuma intercorrência em modo bridge. Não era para ter problema, se é algo regional fica a pergunta: a rede não é padronizada? Eu sei que tem lugares com problemas crônico, não estou duvidando!
Eu Tb sempre usei, antes de começar os problemas já estava há 1 ano usando o sagemcom 3895 em bridge, porém estou pensando na possibilidade de ser problema nessa versão atual do firmware dos EMTA bugada, pq é muita coincidência 2 colegas aqui com relatos parecidos, o supervisor comentou sobre isso e o técnico ontem comentou q já pegou vários EMTAs em bridge travados e relatou o caso q mencionei acima. Isso ocorreu aqui tanto com o sagemcom quanto com o Arris tg3442.

Por desencargo de consciência, terminar de almoçar aqui vou resetar o modem e desligar só o wifi dele e deixar por alguns dias pra ver e tirar essa dúvida.
 
Comentei com o supervisor sobre essa possibilidade pra saber se eles verificaram isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu Tb sempre usei, antes de começar os problemas já estava há 1 ano usando o sagemcom 3895 em bridge, porém estou pensando na possibilidade de ser problema nessa versão atual do firmware dos EMTA bugada, pq é muita coincidência 2 colegas aqui com relatos parecidos, o supervisor comentou sobre isso e o técnico ontem comentou q já pegou vários EMTAs em bridge travados e relatou o caso q mencionei acima. Isso ocorreu aqui tanto com o sagemcom quanto com o Arris tg3442.

Por desencargo de consciência, terminar de almoçar aqui vou resetar o modem e desligar só o wifi dele e deixar por alguns dias pra ver e tirar essa dúvida.
Eu também estava tendo problemas parecidos com o seu da instabilidade e quedas na conexão do modem, na ultima segunda feira a internet funcionou perfeitamente e eu também tive uma queda na internet na exata mesma hora (01:20 até 02:10) da madrugada de segunda para terça, após isso estou a semana inteira sem a instabilidade que sofri por cerca de 1 mês, espero que tudo continue bem
 
Comentei com o supervisor sobre essa possibilidade pra saber se eles verificaram isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu Tb sempre usei, antes de começar os problemas já estava há 1 ano usando o sagemcom 3895 em bridge, porém estou pensando na possibilidade de ser problema nessa versão atual do firmware dos EMTA bugada, pq é muita coincidência 2 colegas aqui com relatos parecidos, o supervisor comentou sobre isso e o técnico ontem comentou q já pegou vários EMTAs em bridge travados e relatou o caso q mencionei acima. Isso ocorreu aqui tanto com o sagemcom quanto com o Arris tg3442.

Por desencargo de consciência, terminar de almoçar aqui vou resetar o modem e desligar só o wifi dele e deixar por alguns dias pra ver e tirar essa dúvida.
Ia fazer o reset no EMTA e deixar em router, mas desisti.
O supervisor q passei as informações não me deu retorno, mas outro supervisor da Claro acabou de me ligar pra perguntar como estava a conexão, conversei bastante com ele, ele disse q o outro supervisor tinha passado as informações e q o problema ainda estava ocorrendo, ele disse q realmente está com problema na rede aqui ainda, q outros clientes próximos Tb reclamaram de quedas. Ele falou q ia abrir outra visita técnica e quando chegasse aqui o técnico só iria dar baixa na rede, mas q realmente ela ainda está com ruído e eles vão passar um pente fino mais minucioso em td a rede q atende o node aqui e regiões próximas pra verificar o q está gerando esse ruído. Então vou deixar quieto em bridge msm e aguardar. Pedi pra ele pra verificar se minha conexão aqui estava em CGNAT e Tb o upload limitado em 50mb, ele falou q tinha como verificar sim e que veria isso, combinamos de priorizar a solução da instabilidade primeiro e depois ele veria o upload.
Perguntei sobre a rede FTTH, ele falou q alguns bairros aqui na minha cidade já estavam 100% na fibra e a previsão é que a Claro até o final do ano q vem vai remover td rede HFC aqui e deixar so FTTH.

Vamos caminhando, pelo menos n posso reclamar da atenção q estão dando e q realmente estão trabalhando pra resolver.
 
Prezados do fórum,

Após ajuda de vocês e muitas tentativas na Claro, logrei êxito na migração do Claro HFC 1000/50 por $199 para Claro Fibra 500/250 (700/350?) por $99, muito contente com o serviço, abaixo o comparativo de ambas velocidades com diferentes tecnologias.

Muito obrigado a todos do fórum.



Bufferbloat com nota máxima (A+)
Bufferbloat
 
Última edição:
Boa tarde!!

Hoje o técnico da NET veio trocar o modem para velocidade 500mb. Para minha surpresa? O software do modem não permite entrar nas configurações avançadas para desligar o Wi-Fi. Alguém sabe como fazer ? Só uso meu roteador.
 
Prezados do fórum,

Após ajuda de vocês e muitas tentativas na Claro, logrei êxito na migração do Claro HFC 1000/50 por $199 para Claro Fibra 500/250 (700/350?) por $99, muito contente com o serviço, abaixo o comparativo de ambas velocidades com diferentes tecnologias.

Muito obrigado a todos do fórum.



Bufferbloat com nota máxima (A+)
Bufferbloat

Muito bom, tá curtindo a nova conexão? hehehehe

---


Alias o pessoal que gosta de HFC, olha a diferença de qualidade de um para outro, ping, upload, bufferbloat. Sem contar que no GPON raramente tem problema na última milha. Tomara que remova o cabo de antena de todo mundo logo. :coolface:
 
Última edição:
Muito bom, tá curtindo a nova conexão? hehehehe

---


Alias o pessoal que gosta de HFC, olha a diferença de qualidade de um para outro, ping, upload, bufferbloat. Sem contar que no GPON raramente tem problema na última milha. Tomara que remova o cabo de antena de todo mundo logo. :coolface:

Sensacional, não tem comparação mesmo, e a Fibra da Claro é sem as frescuras de PPPoE e VLAN como da Vivo Fibra, é só setar o Humax em bridge e sucesso.

Por 99/mês, tá top.:bem:
 
Muito bom, tá curtindo a nova conexão? hehehehe

---


Alias o pessoal que gosta de HFC, olha a diferença de qualidade de um para outro, ping, upload, bufferbloat. Sem contar que no GPON raramente tem problema na última milha. Tomara que remova o cabo de antena de todo mundo logo. :coolface:
Sim, também estou ansioso por FTTH mas espero de verdade que a TV continue por cabo coaxial, pois ela tem uma qualidade muito boa mesmo. Já disse, em outras ocasiões, em Porto Alegre quando casei 2013 coloquei a Sky, imagem terrível lavada, sem vida, se chovia já morria o sinal. Em 2017 quando nasceu minha filha mudei a internet (gvt) e a TV sky pra NET serviços, à época 120Mb de internet, TV com gravação + Telecine+ HBO (igual hj), fixo e móvel na época só minha esposa dependente (tudo pós pago).

A imagem da NET era 10x no mínimo melhor e com muito mais recursos que a Sky nunca sonhou em ter. De 2017 pra cá tive uma vez problema com a TV de um decoder dar problema. A TV por cabo é excelente. Mas internet tem que ser fibra mesmo, HFC aqui até que tá indo 1Gb/s, mas podia ser MUITO melhor.
 
Muito bom, tá curtindo a nova conexão? hehehehe

---


Alias o pessoal que gosta de HFC, olha a diferença de qualidade de um para outro, ping, upload, bufferbloat. Sem contar que no GPON raramente tem problema na última milha. Tomara que remova o cabo de antena de todo mundo logo. :coolface:
4 ms ainda pra um servidor de speedtest que tem todo lugar ainda é alto kkk geralmente Oi, Tim e Vivo pegam de 1 a 2, mas de qualquer forma é bem melhor mesmo que antena em vários sentidos.
 
Hoje o técnico da NET veio trocar o modem para velocidade 500mb. Para minha surpresa? O software do modem não permite entrar nas configurações avançadas para desligar o Wi-Fi. Alguém sabe como fazer ? Só uso meu roteador.

Eu nunca vi modem da Claro com firmware bloqueado, você não consegue deixar o modem em bridge? Poste uma tela para a gente ver.
 
Sim, também estou ansioso por FTTH mas espero de verdade que a TV continue por cabo coaxial, pois ela tem uma qualidade muito boa mesmo. Já disse, em outras ocasiões, em Porto Alegre quando casei 2013 coloquei a Sky, imagem terrível lavada, sem vida, se chovia já morria o sinal. Em 2017 quando nasceu minha filha mudei a internet (gvt) e a TV sky pra NET serviços, à época 120Mb de internet, TV com gravação + Telecine+ HBO (igual hj), fixo e móvel na época só minha esposa dependente (tudo pós pago).

A imagem da NET era 10x no mínimo melhor e com muito mais recursos que a Sky nunca sonhou em ter. De 2017 pra cá tive uma vez problema com a TV de um decoder dar problema. A TV por cabo é excelente. Mas internet tem que ser fibra mesmo, HFC aqui até que tá indo 1Gb/s, mas podia ser MUITO melhor.
Aqui pedi para arrancar todo o cabeamento coaxial pra ficar mais clean, mas de fato a TV a cabo da NET ainda é muito boa, pra quem curte e assiste melhor manter a infraestrutura, no meu caso eu não assisto mais nada, só streaming.

Dos planos de 1Gbps, seja HFC ou PON, além do preço ser o dobro do de 500 (que atualmente entrega 700-800), pra extrair o máximo/sem perdas o cable modem ou ont/hgu deveriam ter uma porta ao menos de 2,5Gbps e o router da pessoa possuir ao menos 2 x 2,5Gbps, uma pra WAN e ao menos outra pra LAN, quando a galera avisar que estão instalando o Sagemcom 3896, aí sim estudaria trocar pro plano de 1Gbps, além de ter que trocar o meu router que só tem uma porta 2,5Gbps WAN/LAN (até lá routers com WiFi 7 e portas 10Gbps quem sabe já se firmaram) e quem sabe futuramente até lancem um plano de 2Gbps, como a Tim Live já teve no passado.
 
Última edição:
Depois desse aumento de preço em praticamente todos os pacotes não sei se vocês perceberam mas a Claro passou a oferecer o telefone fixo junto ao pacote de Internet. Não sei se isso acontece em todas as cidades mas consta no banner junto ao plano que o pacote tem o telefone fixo. Resta saber cono estão tarifado essa linha fixa, se estão fazendo como ilimitado como a Oi ou se estão cobrando pelo uso dos pulsos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois desse aumento de preço em praticamente todos os pacotes não sei se vocês perceberam mas a Claro passou a oferecer o telefone fixo junto ao pacote de Internet. Não sei se isso acontece em todas as cidades mas consta no banner junto ao plano que o pacote tem o telefone fixo. Resta saber cono estão tarifado essa linha fixa, se estão fazendo como ilimitado como a Oi ou se estão cobrando pelo uso dos pulsos...
Mais um update, no banner de propaganda agora incluíram que o fixo é oferecido para quem tem o móvel da Claro também.
 
Última edição:
Depois desse aumento de preço em praticamente todos os pacotes não sei se vocês perceberam mas a Claro passou a oferecer o telefone fixo junto ao pacote de Internet. Não sei se isso acontece em todas as cidades mas consta no banner junto ao plano que o pacote tem o telefone fixo. Resta saber cono estão tarifado essa linha fixa, se estão fazendo como ilimitado como a Oi ou se estão cobrando pelo uso dos pulsos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mais um update, no banner de propaganda agora incluíram que o fixo é oferecido para quem tem o móvel da Claro também.
No site da Claro ambos os planos de fixo são ilimitados, só que um é nacional e o outro é internacional. Não existe mais plano de fixo tarifado por pulso.
 
Aqui pedi para arrancar todo o cabeamento coaxial pra ficar mais clean, mas de fato a TV a cabo da NET ainda é muito boa, pra quem curte e assiste melhor manter a infraestrutura, no meu caso eu não assisto mais nada, só streaming.

Dos planos de 1Gbps, seja HFC ou PON, além do preço ser o dobro do de 500 (que atualmente entrega 700-800), pra extrair o máximo/sem perdas o cable modem ou ont/hgu deveriam ter uma porta ao menos de 2,5Gbps e o router da pessoa possuir ao menos 2 x 2,5Gbps, uma pra WAN e ao menos outra pra LAN, quando a galera avisar que estão instalando o Sagemcom 3896, aí sim estudaria trocar pro plano de 1Gbps, além de ter que trocar o meu router que só tem uma porta 2,5Gbps WAN/LAN (até lá routers com WiFi 7 e portas 10Gbps quem sabe já se firmaram) e quem sabe futuramente até lancem um plano de 2Gbps, como a Tim Live já teve no passado.

1 Giga na Claro Fibra sem porta 2.5 Gbps não compensa, a Claro tá entregando 1.470 Gbps e 700Mbps de Upload, você estaria perdendo mais de 500 Mbps no download.

UqhaXar.png


Aqui em casa o perfil de upload ainda tá sem upgrade, mas o download tá vindo "certo".

14205333585.png
 
1 Giga na Claro Fibra sem porta 2.5 Gbps não compensa, a Claro tá entregando 1.470 Gbps e 700Mbps de Upload, você estaria perdendo mais de 500 Mbps no download.

UqhaXar.png


Aqui em casa o perfil de upload ainda tá sem upgrade, mas o download tá vindo "certo".

14205333585.png
Nossa, top demais o seu esquema.

Acabei sendo um "doente de upgrade" :bem: e peguei o Plano 1000/500 por $199, mesmo valor que pagava no HFC 1000/50, acabou de upar o perfil no Humax.

Notei latências um pouco maiores no plano de 1Gbps em relação ao de 700/350 vendido como 500/250, bufferbloat foi de A+ para A, mas ainda sim está ótimo.

Estabilidade de download é impressionante se comparar com o HFC de mesmo perfil de down, Fibra cravou na Steam, super estável:

 
Galerinha, voltando aqui pra em breve postar a diferença, o pessoal fez a parte exterior ali no quintal da vila de Fibra óptica, os técnicos eu os conheço porque já trabalhei na empresa, e hoje em dia eu faço inclusive um serviço freelancer de Projetista para uma terciarizada da Claro. Então perguntei pra eles quando atualizariam meu endereço para 100% Fibra, então eles falaram que em breve uma equipe vai fazer a fusão, aí que pergunto a vocês, agora eu só sento meu traseiro e aguardo né?
Tenho um plano de 500Mb e por enquanto tá assim. A tendência da troca é o Upload subir consideravelmente, correto?

14212714550.png
 
Galerinha, voltando aqui pra em breve postar a diferença, o pessoal fez a parte exterior ali no quintal da vila de Fibra óptica, os técnicos eu os conheço porque já trabalhei na empresa, e hoje em dia eu faço inclusive um serviço freelancer de Projetista para uma terciarizada da Claro. Então perguntei pra eles quando atualizariam meu endereço para 100% Fibra, então eles falaram que em breve uma equipe vai fazer a fusão, aí que pergunto a vocês, agora eu só sento meu traseiro e aguardo né?
Tenho um plano de 500Mb e por enquanto tá assim. A tendência da troca é o Upload subir consideravelmente, correto?

14212714550.png

Up no HFC depende muito da saturação do node, no máximo vai bater 100Mbps, o que considero bem bacana.
 
Sim, também estou ansioso por FTTH mas espero de verdade que a TV continue por cabo coaxial, pois ela tem uma qualidade muito boa mesmo. Já disse, em outras ocasiões, em Porto Alegre quando casei 2013 coloquei a Sky, imagem terrível lavada, sem vida, se chovia já morria o sinal. Em 2017 quando nasceu minha filha mudei a internet (gvt) e a TV sky pra NET serviços, à época 120Mb de internet, TV com gravação + Telecine+ HBO (igual hj), fixo e móvel na época só minha esposa dependente (tudo pós pago).

A imagem da NET era 10x no mínimo melhor e com muito mais recursos que a Sky nunca sonhou em ter. De 2017 pra cá tive uma vez problema com a TV de um decoder dar problema. A TV por cabo é excelente. Mas internet tem que ser fibra mesmo, HFC aqui até que tá indo 1Gb/s, mas podia ser MUITO melhor.
só eles manterem a bitrate na tv do ftth que fica igual, não tem nada especial no cabo em si.

problema da sky é da tecnologia dela, abaixam qualidade pra enfiar um monte de canal num transponder só e onda ku que derruba sinal com nuvem pesada, não tem o que fazer, só se usassem banda c.
 
problema da sky é da tecnologia dela, abaixam qualidade pra enfiar um monte de canal num transponder só e onda ku que derruba sinal com nuvem pesada, não tem o que fazer, só se usassem banda c.
Pior que essa estratégia hoje não tem mais sentido.
A SKY usa hoje um satélite exclusivo com muito espaço.
Ele tem cerca de 64 transponders, e a SKY usa pouco mais da metade disso.
Tem transponder desligado até por falta de uso.
A história de "espremer" os canais baixando a qualidade era necessária na época do Intelsat 11, que tinha apenas 18 transponders.
 
Vocês têm muita sorte em estar discutindo um preço mais barato. Aqui no meu bairro(que tem uma alta demanda) não tem nenhuma opção a não ser provedor local que "rouba" o seu pacote nos finais de semana, pois vendem além da capacidade. Já cansei de ter dor de cabeça aqui, não sei por que as operadoras não expandem. Existe alguma máfia? Onde posso reclamar?
Será que Anatel resolve? Alguém conseguiu fazer alguma coisa?
 
Será que Anatel resolve? Alguém conseguiu fazer alguma coisa?
É um direito seu reclamar, mas acho pouco provável atenderem.
Banda larga em qualquer operadora ou provedor é um serviço vendido em regime privado, sem metas e obrigações de cobertura.
A operadora/provedor vende onde achar que tem retorno e é interessante pra ela.
O preço é igualmente livre.
O único serviço de telecom vendido hoje com metas e obrigações é a telefonia fixa. E isso também deve mudar em 2025.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo