[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Então, pelo que sei, 2000 foi quando a telefonica lançou o speedy, na época, de fato existia a velocidade de 2mb, o problema é que o custo era inviável (era R$410 por mês, eram quase 3 salários minimos por mes)

### EDIT: Fui até no web archive procurar, em janeiro de 2000, o speedy 2mb custava 410 reais:

Aliás, no formulário da epoca ainda perguntavam se o telefone que a pessoa tinha era próprio ou alugado hehehehe
e o speedy business 2mb custava 2mil

alivio na epoca em 2007.. quando sai do speedy 300 para 2mb da virtua/claro
 
Última edição:
a oi (telemar) antes do xdsl tentou se aventurar no ISDN, dois canais de 64kbps numa linha... https://teletime.com.br/25/11/1999/telemar-lanca-servico-isdn/
Meu vizinho tinha.
Na verdade eram 64 Kbps conectando usando 1 linha fixa, e 128 Kbps usando as 2. A Oi só habilitava o plano se você tivesse 2 linhas no mesmo endereço, e te migrava para uma central compatível com serviços digitais, caso as linhas fossem conectadas a centrais antigas.
Pra se conectar a 128 k tinha que ser cliente de um provedor pago, como Terra ou UOL.
Os gratuitos, como o IG, só se conectavam a 64 k.
 
Aqui só tinha Oi nessa época, e a maioria das casas da região tinham os planos de 300 e 600 Kbps.
Aí chegou a GVT em 2010 e todo mundo migrou para o plano de 10 Mb deles, que custava quase o mesmo que o plano de 600 k da Oi.

Me metendo um pouco nessas nostalgias.

Eu lembro que em 2008 tinha 20mbps da GVT via ADSL2+
e em 2009/2010, consegui com eles na época pra passarem FTTH de 100mbps na época..., cidade de Caxias do Sul, interior do RS, como fui um dos primeiros a colocar na época, lembro que tive que pagar parte da mão de obra e da fibra pra passarem e instalarem.

Antes disso em 2003/2004 lembro que era ADSL 320/160 kbps da BRT
E em meados de 2006/2007 tinha os planos de 2, 4 e 8 mbps, com o belíssimo upload de 400kbps.
Quando entrou a GVT aqui na minha região, foi um avanço tremendo... planos com 1 Mbps de upload... rotas bem melhores, cabeamentos novos na época... nossa... era outra vida... kkkk
 
@Vanísio voce falou aqui do DNS Benchmark
- sabe interpretar essas linhas verdes, azuis e barra vermelha nos resultados?
A barra vermelha é o tempo de resposta do servidor a um endereço que já está no cache dele.
A barra verde representam o tempo de retorno do servidor de uma consulta que não está no cache dele.
A barra azul não lembro ao certo do que se trata.
Em todos os casos, quando menor a barra, mais rápida é a resposta do servidor DNS.
 
300kb em 2009? nem sabia que isso ainda existia nessa época.

A primeira banda larga que tivemos aqui foi a Virtua lá por volta de 2005 e já era 2Megas... impensável 300Kb em 2009 😂.

Me metendo um pouco nessas nostalgias.

Eu lembro que em 2008 tinha 20mbps da GVT via ADSL2+
e em 2009/2010, consegui com eles na época pra passarem FTTH de 100mbps na época..., cidade de Caxias do Sul, interior do RS, como fui um dos primeiros a colocar na época, lembro que tive que pagar parte da mão de obra e da fibra pra passarem e instalarem.

Antes disso em 2003/2004 lembro que era ADSL 320/160 kbps da BRT
E em meados de 2006/2007 tinha os planos de 2, 4 e 8 mbps, com o belíssimo upload de 400kbps.
Quando entrou a GVT aqui na minha região, foi um avanço tremendo... planos com 1 Mbps de upload... rotas bem melhores, cabeamentos novos na época... nossa... era outra vida... kkkk

Seguindo a nostalgia. Tive 256Kbps já no inicio dos anos 2000. Em 2009 eu já tinha 10Mbps do ADSL da GVT. Veja abaixo o histórico dos meus provedores de banda larga desde o primeiro em 2000 até 2010:

2000-11 Net Virtua 128Kbps/128Kbps [D/U]
2003-03 Net Virtua 256Kbps/256Kbps [D/U]
2003-06 BrasilTelecom ADSL 300/150Kbps [D/U]
2004-11 BrasilTelecom ADSL 600/300Kbps [D/U]
2006-08 Net Virtua 4Mbps/? [D/U]
2008-08 GVT ADSL 3Mbps
2009-08 GVT ADSL 10Mbps/1Mbps [D/U]
2010-12 GVT ADSL 15Mbps/1Mbps [D/U]

Só por curiosidade, abaixo as notas que tomei quando assinei meu primeiro "Net Virtua" de 128Kbs em 2000 (tenho o costume de anotar sempre que assino alguma coisa ou mudo de plano). Na época não existia WiFi nem tinha roteador. O modem Terayon era comprado e ligado direto no PC (que ganhava um IP público direto e só funcionava 1 PC):

21/11/2000: [Virtua] Assinatura feita com Adriana. Modem à vista: R$ 360,00, Instalação: R$ 70,00, Mens. Virtua: R$ 30,00 (128kbps),

Já abaixo as notas de quando assinei a Net Virtua de 4Mbs em 2006. Nessa época os modems já eram comodato, não lembro se já tinham roteamento (acho q sim), mas a NET vendia "1 ponto de Virtua" e não se responsabilizavam pela conexão de mais de 1 PC na internet... :rolleyes:

04/08/2006: [Virtua] Feita assinatura do Virtua 4MBps. Atendimento feito por Patrick, Mensalidade de R$ 119,90, com fidelidade de um 1 ano (multa de R$280,00 em caso de cancelamento antes desse prazo). Instalação e habilitação gratuita, modem é comodato. Franquia de 40MB por mês, se ultrapassar a velocidade baixa para 200KBps até virar o mês. Não há necessidade de provedor, e compartilhamento da conexão é por minha conta (instalação é feita em 1 ponto apenas)
 
Última edição:
Meu vizinho tinha.
Na verdade eram 64 Kbps conectando usando 1 linha fixa, e 128 Kbps usando as 2. A Oi só habilitava o plano se você tivesse 2 linhas no mesmo endereço, e te migrava para uma central compatível com serviços digitais, caso as linhas fossem conectadas a centrais antigas.
Pra se conectar a 128 k tinha que ser cliente de um provedor pago, como Terra ou UOL.
Os gratuitos, como o IG, só se conectavam a 64 k.
Caraca vc desbloqueou um lembrança aqui.
Meu pai assinou esse DVI aí. Nós tínhamos 2 linhas fixas em casa e a velocidade era 128kbps.
Mas a gente assinou isso por menos de 2 anos pq logo em seguida veio Velox q 'não ocupava a linha'.
Aliás DVI Tbm não ocupava a linha né?
 

Sai governo, entra governo e o assunto "trafego" reascende uma antiga discussão. Como houve grande clamor popular e a desistência da agência reguladora de telecomunicações em permitir a implementação de franquias na banda larga fixa as atenções das operadoras se voltam agora para as provedoras de conteúdo streaming. Na realidade, o maior desejo da Claro e outras empresas é ter 2 tipos de planos. Um deles com franquia e que supostamente atenderia a necessidade de grande parte da base instalada e outra modalidade "sem franquia" e com sobretaxa, seria um modal para "heavy users", consumidores de tráfego mais pesado que teriam que pagar mais. É o modelo que temos nos EUA e que é aplicado principalmente em operadores de cabo coaxial como Comcast e Cox.

"Tanto bate até que fura"... O lobby é enorme e sempre teremos integrantes do congresso e do próprio executivo alinhados com as teles, não sei até quando se conseguirá puxar grandes quantidades de dados da rede sem alguma contrapartida. O que impediu que isso acontecesse anos atrás foi a mobilização popular. No fundo o que se quer é taxar as Big Techs e em um segundo momento clientes que não se enquadram como "consumidores tradicionais" de banda larga.
 
Última edição:
Me metendo um pouco nessas nostalgias.

Eu lembro que em 2008 tinha 20mbps da GVT via ADSL2+
e em 2009/2010, consegui com eles na época pra passarem FTTH de 100mbps na época..., cidade de Caxias do Sul, interior do RS, como fui um dos primeiros a colocar na época, lembro que tive que pagar parte da mão de obra e da fibra pra passarem e instalarem.

Antes disso em 2003/2004 lembro que era ADSL 320/160 kbps da BRT
E em meados de 2006/2007 tinha os planos de 2, 4 e 8 mbps, com o belíssimo upload de 400kbps.
Quando entrou a GVT aqui na minha região, foi um avanço tremendo... planos com 1 Mbps de upload... rotas bem melhores, cabeamentos novos na época... nossa... era outra vida... kkkk
Por curiosidade, ficou quanto tempo com este link de 100Mb da finada GVT?
 
sinais.png


Habilitaram esse docsis 3.1 OFDM E OFDMA. Antigamente aparecia só a primeira faixa de sinais. Isso melhora alguma coisa na minha conexão?
 
sinais.png


Habilitaram esse docsis 3.1 OFDM E OFDMA. Antigamente aparecia só a primeira faixa de sinais. Isso melhora alguma coisa na minha conexão?
sim, disponibiliza mais banda para o modem utilizar no node.

consequentemente planos de velocidade mais alta tb para contratar.
 
Alguma dúvida se alguém já passou por isso.
Tempos atrás eu assinei com aquele desconto que apareceu no site de 49,90 por 500MB por 12 meses, porém estou mudando de cidade(mesmo estado) e nesse novo endereço a Claro tem seus serviços, só que aqui a Net atende via cabo coaxial e lá eles já atendem via fibra, porém querem um aumento de valor no mesmo plano lá e caso eu não aceite, querem me empurrar a multa para cancelar(Meio que me falaram, ou aceita o aumento de valor, ou pague a multa). Alguém aqui que já mudou de endereço, da de manter o mesmo valor via consumidor.gov ou procon?

Pois eu sei que se você mudar de cidade e não tiver a operadora na sua rua, você pode cancelar sem multa(isso na lei). Porém, como tem lá, não sei se perante a lei, como eu tenho um contrato com eles de 12 meses, eles podem simplesmente do nada, alterar esse contrato e aumentar o preço
 
Última edição:
Aliás DVI Tbm não ocupava a linha né?
Se conectasse a 128 k ficava ocupado.
Só ficava a linha desocupada se o cliente se conectasse a 64 k.
Como o DVI incluia o serviço de busca automática (o mesmo habilitado em PBX/PABX), se você ligasse pra um dos números que estivesse ocupado com a conexão, ele redirecionava para o outro automaticamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguma dúvida se alguém já passou por isso.
Tempos atrás eu assinei com aquele desconto que apareceu no site de 49,90 por 500MB por 12 meses, porém estou mudando de cidade(mesmo estado) e nesse novo endereço a Claro tem seus serviços, só que aqui a Net atende via cabo coaxial e lá eles já atendem via fibra, porém querem um aumento de valor no mesmo plano lá e caso eu não aceite, querem me empurrar a multa para cancelar(Meio que me falaram, ou aceita o aumento de valor, ou pague a multa). Alguém aqui que já mudou de endereço, da de manter o mesmo valor via consumidor.gov ou procon?

Pois eu sei que se você mudar de cidade e não tiver a operadora na sua rua, você pode cancelar sem multa(isso na lei). Porém, como tem lá, não sei se perante a lei, como eu tenho um contrato com eles de 12 meses, eles podem simplesmente do nada, alterar esse contrato e aumentar o preço
Via ouvidoria acho que você deve conseguir mudar de endereço mantendo o preço, mesmo sendo em tecnologias diferentes.
Mas pelo Consumidor/Anatel também resolve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sai governo, entra governo e o assunto "trafego" reascende uma antiga discussão. Como houve grande clamor popular e a desistência da agência reguladora de telecomunicações em permitir a implementação de franquias na banda larga fixa as atenções das operadoras se voltam agora para as provedoras de conteúdo streaming. Na realidade, o maior desejo da Claro e outras empresas é ter 2 tipos de planos. Um deles com franquia e que supostamente atenderia a necessidade de grande parte da base instalada e outra modalidade "sem franquia" e com sobretaxa, seria um modal para "heavy users", consumidores de tráfego mais pesado que teriam que pagar mais. É o modelo que temos nos EUA e que é aplicado principalmente em operadores de cabo coaxial como Comcast e Cox.

"Tanto bate até que fura"... O lobby é enorme e sempre teremos integrantes do congresso e do próprio executivo alinhados com as teles, não sei até quando se conseguirá puxar grandes quantidades de dados da rede sem alguma contrapartida. O que impediu que isso acontecesse anos atrás foi a mobilização popular. No fundo o que se quer é taxar as Big Techs e em um segundo momento clientes que não se enquadram como "consumidores tradicionais" de banda larga.
Só tem um problema: estamos no Brasil.
O que vai acontecer é o seguinte: os planos não vão baixar de preço para quem "usa menos", e quem for pagar mais por ser supostamente "heavy user" vai continuar tendo a mesma qualidade do serviço ofertado hoje, com problemas de sinal, problemas de rotas e latência para vários usuários, assim como redes degradadas e saturadas em alguns locais.
Eu sei que tem uma galera aqui que adora o discurso de corporação boazinha e cliente malvadão, mas o que vai acontecer é exatamente o que descrevi acima.
Simplesmente vamos apenas pagar mais pelo que já temos hoje, sem nenhuma melhoria.
É apenas mais um discurso vitimista pra arrancar mais dinheiro do consumidor, e não para fornecer um serviço de melhor qualidade.
 
Última edição:
Se conectasse a 128 k ficava ocupado.
Só ficava a linha desocupada se o cliente se conectasse a 64 k.
Como o DVI incluia o serviço de busca automática (o mesmo habilitado em PBX/PABX), se você ligasse pra um dos números que estivesse ocupado com a conexão, ele redirecionava para o outro automaticamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Via ouvidoria acho que você deve conseguir mudar de endereço mantendo o preço, mesmo sendo em tecnologias diferentes.
Mas pelo Consumidor/Anatel também resolve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só tem um problema: estamos no Brasil.
O que vai acontecer é o seguinte: os planos não vão baixar de preço para quem "usa menos", e quem for pagar mais por ser supostamente "heavy user" vai continuar tendo a mesma qualidade do serviço ofertado hoje, com problemas de sinal, problemas de rotas e latência para vários usuários, assim como redes degradadas e saturadas em alguns locais.
Eu sei que tem uma galera aqui que adora o discurso de corporação boazinha e cliente malvadão, mas o que vai acontecer é exatamente o que descrevi acima.
Simplesmente vamos apenas pagar mais pelo que já temos hoje, sem nenhuma melhoria.
É apenas mais um discurso vitimista pra arrancar mais dinheiro do consumidor, e não para fornecer um serviço de melhor qualidade.
Tipo a história da bagagem despachada em avião... Negócio realmente é continuar botando pressão pra esse lobby das operadoras não conseguir passar, seja na Anatel seja em parlamentar maluco de Brasília.

Em tempo: já temos asneira falada pelo presidente de cada uma das grandes operadoras, então nunca se esqueçam, a operadora não é sua amiga! Ela quer te ferrar sugar o máximo que puder pelo pior plano possível que ela pode oferecer e sempre vai ser assim! Se ela te oferece sinal/estabilidade/velocidade, não faz mais do que a obrigação!
 
a operadora não é sua amiga! Ela quer te ferrar sugar o máximo que puder pelo pior plano possível que ela pode oferecer e sempre vai ser assim! Se ela te oferece sinal/estabilidade/velocidade, não faz mais do que a obrigação!
Pior que não falta gente que defenda que isso é uma boa coisa. Não é a maioria, mas a gente lê esse discurso aqui de um ou outro usuário.
A impressão que dá é que essa pessoa que pensa isso viveu a vida toda fora do país e chegou no Brasil agora.
Ou vive numa bolha.
 
Pior que não falta gente que defenda que isso é uma boa coisa. Não é a maioria, mas a gente lê esse discurso aqui de um ou outro usuário.
A impressão que dá é que essa pessoa que pensa isso viveu a vida toda fora do país e chegou no Brasil agora.
Ou vive numa bolha.
E o pior é que esse tipo de coisa não é exclusividade daqui, não. Aqui é mais acentuado? Sim. Mas, lá fora a coisa também não é essa "estrada de tijolos amarelos" que muitos pintam.
 
sinais.png


Habilitaram esse docsis 3.1 OFDM E OFDMA. Antigamente aparecia só a primeira faixa de sinais. Isso melhora alguma coisa na minha conexão?
Pessoal, como eu vejo essa tela de Níveis de Sinal, eu não achei no modem, preciso baixar algum aplicativo?
 
Pessoal, como eu vejo essa tela de Níveis de Sinal, eu não achei no modem, preciso baixar algum aplicativo?
No site niveis.virtua.com.br. Ele funciona apenas em dispositivos conectados na rede da Claro.
Você vai precisar também do código da cidade, que são os primeiros 3 dígitos do seu número de contrato, e do MAC Address do modem, que você acha na etiqueta colada nele.
 
Pessoal, como eu vejo essa tela de Níveis de Sinal, eu não achei no modem, preciso baixar algum aplicativo?
é um site externo da claro: http://niveis.virtua.com.br/

só pra acessar via conexão fixa ou movel da claro essa url.
o codigo da cidade é os 3 primeiros números do teu contrato, o endereço mac é o mac do teu modem(emat mac ou wan mac, varia de modem pra modem como eles chamam na etiqueta).
 
O modem Terayon era comprado e ligado direto no PC (que ganhava um IP público direto e só funcionava 1 PC)
Lembro que a primeira banda larga que a gente teve em casa era de um provedor local chamado Skydome. Não lembro qual era a velocidade, mas devia ser algo como 128Kbps. Isso foi lá pra 2002. Chegava um cabo ethernet da rua direto pro computador. Como a gente tinha 2 desktops, o segundo só se conectava à internet se o primeiro estivesse ligado. Nem sei como era essa gambiarra, mas o computador principal tinha 2 portas de redes (uma que recebia a internet e a outra que mandava pro segundo pc). A gente ficou com essa operadora por uns três anos até assinar a Oi. A gambiarra do segundo computador só ter internet com o primeiro ligado funcionou até 2007, quando colocamos Vírtua e compramos um roteador da D Link por conta de um notebook
 
Via ouvidoria acho que você deve conseguir mudar de endereço mantendo o preço, mesmo sendo em tecnologias diferentes.
Mas pelo Consumidor/Anatel também resolve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Via ouvidoria não teve como, não querem manter o mesmo valor de jeito nenhum(cumprir o contrato) e para cancelar querem tacar uma multa bem alta, abri uma reclamação no consumidor.gov mesmo.
 
fica a dica, pra quem estar com coaxial e com router próprio que de pra rodar o openwrt, a config do sqm pra não estourar o bufferbloat.
considerando o overhead em cima da velocidade bonus, no perfil de 500Mb a config aqui fica assim:
obs. cpu do dispositivo que estiver rodando openwrt vai ter que tankar e muito o uso, se cpu não aguentar a velocidade vai cair e feio :limo:



 
Lembro que a primeira banda larga que a gente teve em casa era de um provedor local chamado Skydome. Não lembro qual era a velocidade, mas devia ser algo como 128Kbps. Isso foi lá pra 2002. Chegava um cabo ethernet da rua direto pro computador. Como a gente tinha 2 desktops, o segundo só se conectava à internet se o primeiro estivesse ligado. Nem sei como era essa gambiarra, mas o computador principal tinha 2 portas de redes (uma que recebia a internet e a outra que mandava pro segundo pc). A gente ficou com essa operadora por uns três anos até assinar a Oi. A gambiarra do segundo computador só ter internet com o primeiro ligado funcionou até 2007, quando colocamos Vírtua e compramos um roteador da D Link por conta de um notebook
Cabo crossover se não me engano, tinha alguma diferença no jeito de crimpar o cabo, ordem de fios ou algo parecido.
A gente teve que fazer isso bem no começo do DSL da Brturbo/bOi, até o modem conseguir liberar mais um ip e comprar um switch... Rapaz, nunca mais tinha lembrado dessa desgraça de cabo, se bobear tá enfiado em alguma caixa de casa...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo