• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Tem algum problema na rede em que você está conectado, não era para ter tanta perda assim, perdas no meio do caminho são normais (alguns roteadores não respondem a ping sempre), o que interessa é a perda no final. Você está em CGNAT?

Opa então não sei como verificar exatamente se estou em CGNAT ou não, pois quando entro na interface do modem da Claro ele me mostra IP 0 0:



Meu IPv4 começa com 179. O pessoal daqui disse que IP's começando com 179 não está em CGNAT. Estou com o mesmo endereço de IP há pelo menos 1 semana já.

Mas enfim o que seria esses endereços da Embratel cheio de perda de pacote que o WinMTR mostra?
 
Opa então não sei como verificar exatamente se estou em CGNAT ou não, pois quando entro na interface do modem da Claro ele me mostra IP 0 0:



Meu IPv4 começa com 179. O pessoal daqui disse que IP's começando com 179 não está em CGNAT. Estou com o mesmo endereço de IP há pelo menos 1 semana já.

Mas enfim o que seria esses endereços da Embratel cheio de perda de pacote que o WinMTR mostra?

Esses endereços são os datacenters da Embratel:

SPO: São Paulo
RJO: Rio de Janeiro
 
Fiz alguns testes aqui usando cabo ethernet diretamente no modem da Claro e olha só os resultados:

- Pingando o servidor uol.com.br sem realizar o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor google.com.br sem realizar o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor uol.com.br realizando o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor google.com.br realizando o Speedtest.net simultaneamente:


Então pessoal, por que estou tendo perda de pacote com a Claro FTTH aqui? Quando tinha Claro HFC não tava tendo perda de pacote nenhum.

O que seria esses endereços da Embratel ("ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br", "ebt-B2111-tcore01.rjo.embratel.net.br", "ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br" etc etc) que aparentemente é onde está ocorrendo a grande vasta maioria de perda de pacote na minha conexão fibra?

Será que é problema na instalação da fibra GPON ou outra coisa? Isso aqui está parecendo a minha experiência horrível com a operadora Life Telecom que também era fibra optica.

Alguém mais com a Claro GPON está tendo perda de pacote também?

aqui é hfc e também perde pacotes nesse core01 e tcore01.
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| FriendlyWrt.lan - 0 | 80 | 80 | 0 | 0 | 1 | 0 |
| 10.74.64.1 - 0 | 80 | 80 | 9 | 11 | 21 | 11 |
| c937eba1.virtua.com.br - 0 | 80 | 80 | 10 | 13 | 27 | 16 |
| c937ed22.virtua.com.br - 0 | 80 | 80 | 12 | 15 | 30 | 12 |
| 187.29.181.17 - 0 | 80 | 80 | 11 | 13 | 29 | 14 |
|ebt-preconfigure-tacc01.cas.embratel.net.br - 0 | 80 | 80 | 23 | 28 | 40 | 26 |
| ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br - 56 | 25 | 11 | 0 | 24 | 28 | 25 |
| ebt-B2111-tcore01.rjo.embratel.net.br - 59 | 24 | 10 | 23 | 24 | 31 | 23 |
| ebt-B211-agg03.rjo.embratel.net.br - 0 | 80 | 80 | 21 | 24 | 33 | 24 |
| peer-B54-agg03.rjo.embratel.net.br - 0 | 80 | 80 | 21 | 23 | 33 | 25 |
| 108.170.248.241 - 0 | 80 | 80 | 22 | 25 | 106 | 23 |
| 108.170.248.243 - 0 | 80 | 80 | 21 | 28 | 90 | 24 |
| 209.85.249.228 - 0 | 80 | 80 | 22 | 26 | 151 | 25 |
| 172.253.65.6 - 0 | 80 | 80 | 22 | 28 | 77 | 27 |
| 74.125.243.1 - 0 | 80 | 80 | 20 | 22 | 31 | 21 |
| 142.251.78.15 - 0 | 80 | 80 | 23 | 25 | 40 | 25 |
| gru14s32-in-f3.1e100.net - 0 | 80 | 80 | 20 | 22 | 44 | 21 |
|________________________________________________|______|______|______|______|______|______|
WinMTR v0.92 GPL V2 by Appnor MSP - Fully Managed Hosting & Cloud Provider
 
aqui é hfc e também perde pacotes nesse core01 e tcore01.
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| FriendlyWrt.lan - 0 | 80 | 80 | 0 | 0 | 1 | 0 |
| 10.74.64.1 - 0 | 80 | 80 | 9 | 11 | 21 | 11 |
| c937eba1.virtua.com.br - 0 | 80 | 80 | 10 | 13 | 27 | 16 |
| c937ed22.virtua.com.br - 0 | 80 | 80 | 12 | 15 | 30 | 12 |
| 187.29.181.17 - 0 | 80 | 80 | 11 | 13 | 29 | 14 |
|ebt-preconfigure-tacc01.cas.embratel.net.br - 0 | 80 | 80 | 23 | 28 | 40 | 26 |
| ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br - 56 | 25 | 11 | 0 | 24 | 28 | 25 |
| ebt-B2111-tcore01.rjo.embratel.net.br - 59 | 24 | 10 | 23 | 24 | 31 | 23 |
| ebt-B211-agg03.rjo.embratel.net.br - 0 | 80 | 80 | 21 | 24 | 33 | 24 |
| peer-B54-agg03.rjo.embratel.net.br - 0 | 80 | 80 | 21 | 23 | 33 | 25 |
| 108.170.248.241 - 0 | 80 | 80 | 22 | 25 | 106 | 23 |
| 108.170.248.243 - 0 | 80 | 80 | 21 | 28 | 90 | 24 |
| 209.85.249.228 - 0 | 80 | 80 | 22 | 26 | 151 | 25 |
| 172.253.65.6 - 0 | 80 | 80 | 22 | 28 | 77 | 27 |
| 74.125.243.1 - 0 | 80 | 80 | 20 | 22 | 31 | 21 |
| 142.251.78.15 - 0 | 80 | 80 | 23 | 25 | 40 | 25 |
| gru14s32-in-f3.1e100.net - 0 | 80 | 80 | 20 | 22 | 44 | 21 |
|________________________________________________|______|______|______|______|______|______|
WinMTR v0.92 GPL V2 by Appnor MSP - Fully Managed Hosting & Cloud Provider

Obrigado pelo relato, mas estranho isso pois antes de eu migrar pra fibra não perdia nada de pacote no HFC do meu local atual (moro em um edifício atualmente e o nível de sinal no HFC era excelente).

Poderia informar se você está em CGNAT ou não?
 
O assunto que segue é da troca de tecnologia (HFC por FIBRA) e não do apagão... rsrs
Eu já liguei 3 vezes para a CLARO e nada. Falei com a ADM do condomínio e não sabem de nada. EFIM... o jeito é aguardar, aqui segui firme a BL HFC sem saturação. :yeah:
 
O assunto que segue é da troca de tecnologia (HFC por FIBRA) e não do apagão... rsrs

Depois do apagão tá assim, uncorrectables e uncorrectables de montão, é normal?

EvpjTR6.png
 
Pessoal, tarde

Desculpa atrapalhar o papo de vcs, mas me tirem uma dúvida pls

ta valendo a pena o plano de 750MB por 149,00, com WIFI 6, etc etc
saindo de um plano de 350
 
Depois do apagão tá assim, uncorrectables e uncorrectables de montão, é normal?

EvpjTR6.png
não esta de monte. pode-se considerar ate dentro do normal.
 
Fiz alguns testes aqui usando cabo ethernet diretamente no modem da Claro e olha só os resultados:

- Pingando o servidor uol.com.br sem realizar o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor google.com.br sem realizar o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor uol.com.br realizando o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor google.com.br realizando o Speedtest.net simultaneamente:


Então pessoal, por que estou tendo perda de pacote com a Claro FTTH aqui? Quando tinha Claro HFC não tava tendo perda de pacote nenhum.

O que seria esses endereços da Embratel ("ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br", "ebt-B2111-tcore01.rjo.embratel.net.br", "ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br" etc etc) que aparentemente é onde está ocorrendo a grande vasta maioria de perda de pacote na minha conexão fibra?

Será que é problema na instalação da fibra GPON ou outra coisa? Isso aqui está parecendo a minha experiência horrível com a operadora Life Telecom que também era fibra optica.

Alguém mais com a Claro GPON está tendo perda de pacote também?

Alguém mais saberia informar por que estou tendo tanta perda de pacote na Claro Fibra? Postei screenshots do WinMTR na minha mensagem citada acima.

É incrível pois estou tendo essa perda de pacote na fibra desde antes do tal "apagão" e já é a segunda operadora que tento usar fibra ótica na minha cidade que está pior que conexão ADSL em termos de perda de pacote, sendo que a primeira operadora fibra optica foi a Life Telecom com mais de 20% de perda de pacote e caia a conexão direto (a Life Telecom foi simplesmente a pior operadora de internet que já tive desde o atendimento do pós-venda até a qualidade da conexão em si) e agora a Claro Fibra também.

Por que isso?
 
Pessoal, tarde

Desculpa atrapalhar o papo de vcs, mas me tirem uma dúvida pls

ta valendo a pena o plano de 750MB por 149,00, com WIFI 6, etc etc
saindo de um plano de 350
Cara, essa pergunta quem tem que responder é você.
Só quem sabe o que vai usar e o que é prioritário no uso diário é você.
O que posso te adiantar é que a Claro geralmente entrega 1 Gbps nesse plano, seja Claro Fibra ou Claro NET Virtua (coaxial).
No coaxial você vai receber o Sagemcom F@st 3896, que realmente tem WiFi 6, mas tem uma série de bugs no software que ainda precisam ser corrigidos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém mais saberia informar por que estou tendo tanta perda de pacote na Claro Fibra? Postei screenshots do WinMTR na minha mensagem citada acima.

É incrível pois estou tendo essa perda de pacote na fibra desde antes do tal "apagão" e já é a segunda operadora que tento usar fibra ótica na minha cidade que está pior que conexão ADSL em termos de perda de pacote, sendo que a primeira operadora fibra optica foi a Life Telecom com mais de 20% de perda de pacote e caia a conexão direto (a Life Telecom foi simplesmente a pior operadora de internet que já tive desde o atendimento do pós-venda até a qualidade da conexão em si) e agora a Claro Fibra também.

Por que isso?
Cara, isso é uma questão de infra da tua localidade, provavelmente.
O ideal é se informar a respeito com alguém da sua própria cidade.
 
Pessoal, tarde

Desculpa atrapalhar o papo de vcs, mas me tirem uma dúvida pls

ta valendo a pena o plano de 750MB por 149,00, com WIFI 6, etc etc
saindo de um plano de 350

Só você sabe o que vc precisa de internet... no meu caso, 750Mb não faria diferença... mas agora se vc usa muito download e precisa de velocidade, talvez valha a pena...
 
Fiz alguns testes aqui usando cabo ethernet diretamente no modem da Claro e olha só os resultados:

- Pingando o servidor uol.com.br sem realizar o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor google.com.br sem realizar o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor uol.com.br realizando o Speedtest.net simultaneamente:


- Pingando o servidor google.com.br realizando o Speedtest.net simultaneamente:


Então pessoal, por que estou tendo perda de pacote com a Claro FTTH aqui? Quando tinha Claro HFC não tava tendo perda de pacote nenhum.

O que seria esses endereços da Embratel ("ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br", "ebt-B2111-tcore01.rjo.embratel.net.br", "ebt-B1191-core01.spo.embratel.net.br" etc etc) que aparentemente é onde está ocorrendo a grande vasta maioria de perda de pacote na minha conexão fibra?

Será que é problema na instalação da fibra GPON ou outra coisa? Isso aqui está parecendo a minha experiência horrível com a operadora Life Telecom que também era fibra optica.

Alguém mais com a Claro GPON está tendo perda de pacote também?
Uso Claro Fibra aqui em Montes Claros MG e nunca tive problema com perdas de pacote,isso ai ta com cara de modem bichado,problema no backbone ou infra estrutura da sua região.

Segue teste aqui para o ip 8.8.8.8:
T8af55H.png


B105qkT.png
 
Uso Claro Fibra aqui em Montes Claros MG e nunca tive problema com perdas de pacote,isso ai ta com cara de modem bichado,problema no backbone ou infra estrutura da sua região.

Segue teste aqui para o ip 8.8.8.8:
T8af55H.png


B105qkT.png

Obrigado pelo teste e as informações!

Agora como devo proceder com a chamada de visita técnica nesse caso? Por exemplo, quando era HFC eu conseguia reclamar que estava tendo perda de pacote (ou lentidão na navegação) devido aos níveis de sinal ou ruído na rede (o maldito SNR Up rs). Mas e com a fibra optica? Devo alegar o que para ser mais efetivo na resolução do problema? Acho que se eu apenas alegar problema na rede externa eles não irão resolver não.

PS: só uma curiosidade, no seu teste mostra que pingando o endereço 8.8.8.8 no Prompt resulta em 0% de perda de pacote, enquanto que pingando o mesmo endereço através do WinMTR mostra perda de pacote significativo no endereço tcore01 da Embratel. Como funciona isso? Pode haver perda de pacote em um data center e não resultar em perda de pacote no final?
 
Obrigado pelo teste e as informações!

Agora como devo proceder com a chamada de visita técnica nesse caso? Por exemplo, quando era HFC eu conseguia reclamar que estava tendo perda de pacote (ou lentidão na navegação) devido aos níveis de sinal ou ruído na rede (o maldito SNR Up rs). Mas e com a fibra optica? Devo alegar o que para ser mais efetivo na resolução do problema? Acho que se eu apenas alegar problema na rede externa eles não irão resolver não.

PS: só uma curiosidade, no seu teste mostra que pingando o endereço 8.8.8.8 no Prompt resulta em 0% de perda de pacote, enquanto que pingando o mesmo endereço através do WinMTR mostra perda de pacote significativo no endereço tcore01 da Embratel. Como funciona isso? Pode haver perda de pacote em um data center e não resultar em perda de pacote no final?
Bom, sinceramente,eu acho difícil ser problema na instalação ou algo do tipo,eu já tive um problema parecido em um provedor local e o problema era o modem, porém nesse caso dava perdas de pacote até pingando para o próprio modem o que parece que não é seu caso,eu chutaria ser algo no backbone aí que te atende,e te falar que se for o caso vai ser complicado de resolver, eu aconselharia abrir chamado para visita a princípio e ver se o técnico detecta algo aí na rede.

A respeito das perdas no endereço da Embratel é normal,pode acontecer desses roteadores não darem prioridade ou estão configurados a não responder pacotes icmp,o que pode causar essas perdas neles,isso é normal,o que o importa é o destino final não estar com perdas.

E outro detalhe é que as perdas aumentarem quando está fazendo speedtest é sinal de bufferbloat,no meu caso aqui que uso a ont Huawei HG8245W5-6T-V2 não tenho esse problema.
 
Bom, sinceramente,eu acho difícil ser problema na instalação ou algo do tipo,eu já tive um problema parecido em um provedor local e o problema era o modem, porém nesse caso dava perdas de pacote até pingando para o próprio modem o que parece que não é seu caso,eu chutaria ser algo no backbone aí que te atende,e te falar que se for o caso vai ser complicado de resolver, eu aconselharia abrir chamado para visita a princípio e ver se o técnico detecta algo aí na rede.

A respeito das perdas no endereço da Embratel é normal,pode acontecer desses roteadores não darem prioridade ou estão configurados a não responder pacotes icmp,o que pode causar essas perdas neles,isso é normal,o que o importa é o destino final não estar com perdas.

E outro detalhe é que as perdas aumentarem quando está fazendo speedtest é sinal de bufferbloat,no meu caso aqui que uso a ont Huawei HG8245W5-6T-V2 não tenho esse problema.

Agradeço novamente pelas informações!

Sim, suspeito que seja problema de bufferbloat também já que a latência aumenta consideravelmente quando realizando o Speedtest. Porém estou tendo problemas de perda de pacote sem realizar o Speedtest também, ou seja não sei.

Pergunta: qual o seu plano Claro Fibra? Vou tentar trocar de equipamento (ONT) mas parece que tem restrição de modelo por plano de velocidade contratado (o meu plano é o de 500Mbit).

Só para desencargo de consciência, eu vou compartilhar a fibra que o instalador da Claro usou até a minha ONT. Uma coisa que achei estranho foi que originalmente essa fibra que ele trouxe vem com 3 vias (como mostra a foto abaixo), mas quando ele instalou pra mim ele deixou com apenas 2 vias (eu só fui reparar isso no dia seguinte). Será que afeta alguma coisa? Como é a fibra de vocês aí?

 
Claro sendo Claro. Não estão conseguindo reativar a minha linha por conta de um erro sistêmico e pedindo para ir numa loja novamente. A loja já tinha me dito que eles não conseguem resolver lá e que lá é mais para vendas.

U4qOojv.jpg

:pepe2:
 
Última edição:
Agradeço novamente pelas informações!

Sim, suspeito que seja problema de bufferbloat também já que a latência aumenta consideravelmente quando realizando o Speedtest. Porém estou tendo problemas de perda de pacote sem realizar o Speedtest também, ou seja não sei.

Pergunta: qual o seu plano Claro Fibra? Vou tentar trocar de equipamento (ONT) mas parece que tem restrição de modelo por plano de velocidade contratado (o meu plano é o de 500Mbit).

Só para desencargo de consciência, eu vou compartilhar a fibra que o instalador da Claro usou até a minha ONT. Uma coisa que achei estranho foi que originalmente essa fibra que ele trouxe vem com 3 vias (como mostra a foto abaixo), mas quando ele instalou pra mim ele deixou com apenas 2 vias (eu só fui reparar isso no dia seguinte). Será que afeta alguma coisa? Como é a fibra de vocês aí?


É assim mesmo, essa "via" que ele tirou é de metal, eles removem antes de chegar perto da ONT. Ela serve para proteger e dar sustentabilidade para a fibra.
 
É assim mesmo, essa "via" que ele tirou é de metal, eles removem antes de chegar perto da ONT. Ela serve para proteger e dar sustentabilidade para a fibra.

Exato, e complementando tua resposta. O cabo que é usado é o chamado "cabo drop flat", que na verdade tem três fios de aço para sustentação e proteção da fibra. O que eles removem é o fio de aço mais grosso. Ainda permanecem os dois fios de aço mais finos e a fibra está no meio deles que chega até a HGU/ONT.

As figuras abaixo ilustram melhor.

 
Última edição:
Agradeço novamente pelas informações!

Sim, suspeito que seja problema de bufferbloat também já que a latência aumenta consideravelmente quando realizando o Speedtest. Porém estou tendo problemas de perda de pacote sem realizar o Speedtest também, ou seja não sei.

Pergunta: qual o seu plano Claro Fibra? Vou tentar trocar de equipamento (ONT) mas parece que tem restrição de modelo por plano de velocidade contratado (o meu plano é o de 500Mbit).

Só para desencargo de consciência, eu vou compartilhar a fibra que o instalador da Claro usou até a minha ONT. Uma coisa que achei estranho foi que originalmente essa fibra que ele trouxe vem com 3 vias (como mostra a foto abaixo), mas quando ele instalou pra mim ele deixou com apenas 2 vias (eu só fui reparar isso no dia seguinte). Será que afeta alguma coisa? Como é a fibra de vocês aí?

O meu tbm é 500 Mb,em relação a fibra é assim mesmo haha
 
Pessoal, tarde

Desculpa atrapalhar o papo de vcs, mas me tirem uma dúvida pls

ta valendo a pena o plano de 750MB por 149,00, com WIFI 6, etc etc
saindo de um plano de 350
Pessoal, aproveitando a dúvida do amigo, até perguntei esses dias aqui no fórum sobre o link com desconto que a galera posta aqui.
Esse link o cliente obrigatoriamente deve ter algum celular da Claro? Está escrito algo assim na página... Parece que seria algo para novos clientes de internet fixa, e não para o cliente que deseja aumentar a velocidade com o valor com desconto, que é o meu caso.
Alguém poderia ajudar?
 
A Claro Net que vende fibra, hfc, fixo é diferente da claro móvel ?
Tô a dias tentando fazer um plano no meu pré da claro e falam que tô com score baixo mas eu assinei a fibra dia 11/08 e foi normal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo