[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

só pagar o dobro por conta de imposto.
image.png
Pois é, paguei 400 e pouco por ele. Não pagaria 1.000 reais :bem:
 
rx é o que a onu recebe da olt.

e não tem um valor magico ideal, depende do projeto que fizeram na rede pon na sua localidade.
a rede pode ser balanceada ou desbalanceada, conectorizada por completo, fusionada ou parcial entre os dois, e tem algumas outras variáveis tb como distancia entre a onu e a olt, distancia entra a onu mais próxima e a mais longe da olt, enfim tem varias variáveis.

o esquema é só não passar dos -27, se não passar ta de boa.
se passar, vai depender muito da onu e olt, se vai rolar bo na conexão ou completa desconexão do link.
eu la na roça com provedor local, fiquei uns 3 meses com sinal em -33 e tudo funcionando normal, tb o gênio aqui tinha quebrado a fibra no conector que vai na onu :limo:
2023-11-13-17-30-45-Router-Mozilla-Firefox.png


:haha:

Já chegou perto de -28dBm e a conexão não caiu. E eu ainda coloquei a ONU em cima de um ventoinha que refrigera o MiniPC roteador.
 
eu la na roça com provedor local, fiquei uns 3 meses com sinal em -33 e tudo funcionando normal, tb o gênio aqui tinha quebrado a fibra no conector que vai na onu :limo:
Com certeza tu era um dos únicos ou o único com esse nível de sinal pra OLT do provedor não te derrubar.
A Gbic da porta da OLT que teu equipamento tá conectado com certeza é um modelo com mais potência também.
 
Com certeza tu era um dos únicos ou o único com esse nível de sinal pra OLT do provedor não te derrubar.
A Gbic da porta da OLT que teu equipamento tá conectado com certeza é um modelo com mais potência também.
Não sei qual laser eles usam na gbic na olt lá do provedor, mas na época usavam gepon e eu moro perto da olt, coisa de 1KM de cabo, sinal na época era coisa de -13.

Hj eles trocaram pra gpon, sinal foi pra -22.

Só sei que tava rock solid com a fibra quebrada na época hahahah.
 
1-O acontece se estourar o limite dessa TAXA de RX?
2-Esse RX tem haver com down não é isso?
3-Qual seria o valor ideal? -15dBm?
Nossos amigos aqui te responderam... qualidade da sua internet ficaria prejudicada, pois na rede pon -27 algumas ont aguentam... modens parrudos ou modens complicados rs

se no splitter (cto) sinal chegando -27 e seu cabo drop nao tiver nenhuma fusão, aguenta de boa divido por x clientes e caso a pensar, mas ideal e ficar na media pra nao dar aquela loucura de monitorar sua internet sofrendo de intermitência e desconexão
 
Boa tarde, troquei de modem e nesse novo as luzes "US" e "Online" ficam piscando. Não notei nenhum problema com a internet. No antigo essas luzes ficavam acesas. O que pode ser? :hmm:
Aqui ficou piscando assim que o técnico ligou o modem na tomada colocou o mac no celular, ficou us e ds piscando, depois a luz de online piscando e boas horas depois funcionou de boa, isso era lentidão no sistema deles la pra "autorizar" o modem, as luzes que piscam dele é so telefone 5g e 2g apenas
 
Essa questão das luzes do modem serem estátiscas ou piscarem depende do modem.

No caso do US e Online, se elas estiverem piscando muito rápido sem parar é sinal de que está normal provavelmente. Mas se o ritmo de piscar diminuir e ficar acendendo e apagando ou apagar total ai sim pode ser um problema.

Se estiver funcionando sem intermitencia então não deve haver problema.

Mesma coisa os leds de 2G/5G, tem modens como o Fast3895 que elas piscam e tem modens como HG100R-L2/L4/Fast3284u que é estático.

Até o HG100R-L2 tem uns leds estranhos, tipo DS e US são vermelhos quando está funcionando normalmente.
 
Boa noite pessoal!

Quais modems a claro está trabalhando no HFC atualmente?

Colocaram um technicolor tc3102 que está me dando uma dor de cabeça no momento. Aumentou o ping e depois de umas quedas de energia o IPv6 deixou de funcionar de uns tempos pra cá.

Como fazer a troca do modem sem me cobrarem visita improdutiva? Porque do ponto de vista prático a internet está "funcionando".

Uso ele apenas em bridge com o meu próprio equipamento.
 
Boa noite pessoal!

Quais modems a claro está trabalhando no HFC atualmente?

Colocaram um technicolor tc3102 que está me dando uma dor de cabeça no momento. Aumentou o ping e depois de umas quedas de energia o IPv6 deixou de funcionar de uns tempos pra cá.

Como fazer a troca do modem sem me cobrarem visita improdutiva? Porque do ponto de vista prático a internet está "funcionando".

Uso ele apenas em bridge com o meu próprio equipamento.
Você pode ligar e alegar que o modem está ruim, falar que do nada a Internet cai e volta... a outra alternativa é a iniciativa microwave...
 
Nossos amigos aqui te responderam... qualidade da sua internet ficaria prejudicada, pois na rede pon -27 algumas ont aguentam... modens parrudos ou modens complicados rs

se no splitter (cto) sinal chegando -27 e seu cabo drop nao tiver nenhuma fusão, aguenta de boa divido por x clientes e caso a pensar, mas ideal e ficar na media pra nao dar aquela loucura de monitorar sua internet sofrendo de intermitência e desconexão
Esse cabo drop é aquele mais fino que entra na CTROI COMPACTA (balanceada) não é isso? E o cabo que sai eles usam um com cabo de aço, se não estou errado.

Claro_FIBRA_8_portas.jpeg
 
Fora isso a Oi também tem dessas. Se eu abrir a página do Serasa aparece dívidas de valor baixíssimos que eu supostamente não paguei. Engraçado que da primeira vez que olhei tinha umas 3 dívidas, estranhei claro. Anos de 2008, 2015, 2016 e 2022. Sendo que 2022 eu já tinha cancelado a Oi a muitos anos.

Pois é, aqui sempre aparece e some uma proposta para pagar uma suposta dívida com a Oi de... 09/09/2002. Em 2015, quando vi isso pela primeira vez, telefonei para a própria Oi, eles disseram que mandariam a fatura da época, mas nunca recebi nada. É de uma linha fixa que cancelei e talvez esqueci de pagar a última fatura porque nunca enviaram ou foi extraviada. Enfim, simplesmente ignoro, porque é um absurdo ainda tentarem cobrar algo mais de 20 anos depois.
 
Eu acho que já vi esse filme

Na troca de tecnologia, o meu plano está aparecendo PME quando clico em VITRINE. Essa operadora não é mole. Lá vou eu ter que reclamar:
FIXO era ZERO, agora será 10,00

Só falta a velocidade da BL mudar para 600MEGA.​
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui com calor ou sem a conexão fica o mesmo valor:

T9CXHRK.png
@KILLME, qual o endereço para os níveis de sinal para GPON?
 
Última edição:
Isso não deve ser a OLT, mas sim o splitter "master" que manda para os splitters dos andares... OLT geralmente fica num datacenter ou algo parecido, nunca vi ficar num prédio residencial.... até pq precisa de energia e tal, e possui uma alta densidade...
O que eu devo esperar encontrar no BLOCO 1 onde moro antes desse SPLITER MASTER? O nome ainda é chamado de DG?
 
1-O acontece se estourar o limite dessa TAXA de RX?
2-Esse RX tem haver com down não é isso?
3-Qual seria o valor ideal? -15dBm?

O que eu devo esperar encontrar no BLOCO 1 onde moro antes desse SPLITER MASTER? O nome ainda é chamado de DG?

Se não há problemas de detecção (o que o pessoal chama de sincronismo) desencana... curta a tua fibra, lutou tanto por ela.
 
Ao entrar no site e na opção de VITRINE aparece 750 mega com wifi 6, porém, aqui é GPON. seria erro?
Pode ser. Até o momento não conheço a ONU com porta 2.5Gb/s. Com wifi 6 já tem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo