[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

(...) E se você for usar ip dinâmico com a ONT em bridge, fique atento que liberam a conexão apenas para o único MAC address registrado na central.(...)

Você precisou cadastrar o MAC do teu roteador na central? Penso se uma alternativa seria clonar o MAC da ONT (em bridge) no roteador. Pretendo usar com meu roteador OpenWrt para não ter que pedir o registro do MAC na central.

Aliás, estão complicando desnecessariamente...

esse ae é aqueles que só precisa de internet pra funcionar né o claro tv+, alguem me diz se a qualidade imagem é melhor que nos receptor hd via cabo coaxial ? existe delay nos jogos ?
Tenho o receptor normal 4k e esse sagencom redondo, a imagem de ambos são otimos, não trava por nada, me espantei por um sagencom não travar, porem o super trunfo dele é oferecer HDR10 na resolução 4k, funciona muito bem, a gravação é ótima só o recurso de voltar programação em alguns canais não funciona bem

Última edição:
Tenho o receptor normal 4k e esse sagencom redondo, a imagem de ambos são otimos, não trava por nada, me expantei por um sagencom não travar, porem o super trunfo dele é oferecer HDR10 na resolução 4k, funciona muito bem, a gravação é ótima só o recurso de voltar programação em alguns canais não funciona bem
Ele de fato é super rápido. Ainda não tive a oportunidade de experimentar o HDR10 na resolução 4K. A tv que estou de olho (LG C2 42") subiu muito de preço e preferi esperar um pouco, porque pretendo comprar à vista. As gravações são muito boas, já gravei vários programas e canais variados e notei que temos 400 horas na nuvem e com prazo de validade. Testei em alguns canais, voltar a programação (reprises) e achei super prático porque se você perdeu aquele programa preferido, poderá vê-lo na íntegra, basta pular os comerciais (risos). Na configuração, você pode escolher a opção WI-FI ou cabo Ethernet para usar os aplicativos e salvar o que for gravado nos canais e programas que escolher. Apesar de ter o formato redondo, podendo ser confundido com o receptor do plano CLARO TV BOX, ele possui a conexão RF para a entrada do cabo coaxial.

fica a dica, pra quem estar com coaxial e com router próprio que de pra rodar o openwrt, a config do sqm pra não estourar o bufferbloat.
considerando o overhead em cima da velocidade bonus, no perfil de 500Mb a config aqui fica assim:
obs. cpu do dispositivo que estiver rodando openwrt vai ter que tankar e muito o uso, se cpu não aguentar a velocidade vai cair e feio :limo:

O que tu tem de processador aí, amigo? Aqui meu OpenWrt roda numa virtual (KVM+QEMU) em um i3 7100T (2c/4t a 3.5 GHz). Será que rola legal?

Chegou a testar fq_codel em vez de cake? Dizem que consome menos CPU.

O que tu tem de processador aí, amigo? Aqui meu OpenWrt roda numa virtual (KVM+QEMU) em um i3 7100T (2c/4t a 3.5 GHz). Será que rola legal?

Chegou a testar fq_codel em vez de cake? Dizem que consome menos CPU.
to usando um redmi ax6000 com o openwrt, dos roteadores tudo em um atuais que da pra usar openwrt ele é um dos que tem cpu mais forte.
e não adianta usar o fq_codel aqui, usa mais cpu, e controle de bufferbloat fica uma porcaria.

pra maquina x86, a real openwrt é leve de mais, tem nem como comparar contra roteadores embarcados hahaha

Valeu mestre
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

FIz isso mas o roteador parou de conectar a internet, clonei o wan que fica escrito no modem, no roteador. Alguma luz?
viu na interface da claro na parte WAN?

Se parou , roteador incompativel pra essa configuraçao em bridge

reset os 2 de fabrica:
1º Claro em bridge
2º roteador modo router DHCP

lembrando sempre desativar wi-fi , upnp, dhcp, ipv4, ipv6 (do modem , alguns tem essa aberraçoes como acontecia com arris tg1698a devido chipset)

to usando um redmi ax6000 com o openwrt, dos roteadores tudo em um atuais que da pra usar openwrt ele é um dos que tem cpu mais forte.
e não adianta usar o fq_codel aqui, usa mais cpu, e controle de bufferbloat fica uma porcaria.

pra maquina x86, a real openwrt é leve de mais, tem nem como comparar contra roteadores embarcados hahaha
Fiz um teste. Tinha subestimado meu Intelzinho :pense: conseguiu lidar com SQM com uma mão amarrada nas costas.

Olha o resultado: https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=55b7cf96-dacd-43b1-9281-ff3afc15d15a

Fiz testes com cake e fq_codel, ambos evitaram o bufferbloat, mas o cake consumiu mais CPU aqui...

@KILLME e rapaziada que são clientes fibra da claro, serviço bom mesmo? Eles não tão com palhaçada de quota de dados?
Não posso assinar ainda mas não deixei de sonhar kkkk(essa desgraça já é oferecido a 800m da minha rua mas não cabearam aqui ainda).

Quando liberarem aqui vou matar um dos links da Vivo e ter Vivo, Tim e Claro, mas parece que vou precisar ter paciência kkkk.

@KILLME e rapaziada que são clientes fibra da claro, serviço bom mesmo? Eles não tão com palhaçada de quota de dados?
Não posso assinar ainda mas não deixei de sonhar kkkk(essa desgraça já é oferecido a 800m da minha rua mas não cabearam aqui ainda).

Quando liberarem aqui vou matar um dos links da Vivo e ter Vivo, Tim e Claro, mas parece que vou precisar ter paciência kkkk.
Sou cliente do coaxial, e não da fibra, mas posso te adiantar que todos os casos que vi sendo relatados aqui de redução do plano por "excesso de uso" foram relatados por clientes do coaxial.
Fibra ainda não li nada parecido aqui.

Aqui tá tudo certo, testes sempre no máximo em qualquer horário, algumas manutenções de madrugada durante o ano.

Sou assinante do serviço de fibra da Claro aqui em Santos desde julho do ano passado.

Serviço excelente, ping bom, sempre entrega acima do contratado. Só caiu uma ou duas vezes, nunca tive a velocidade cortada (e olha que já baixei 6tb em um mes).

Você precisou cadastrar o MAC do teu roteador na central? Penso se uma alternativa seria clonar o MAC da ONT (em bridge) no roteador. Pretendo usar com meu roteador OpenWrt para não ter que pedir o registro do MAC na central.

Aliás, estão complicando desnecessariamente...

Então cara, acidentalmente cadastraram o MAC da placa de rede do meu PC; foi só assim que fiquei sabendo dessa limitação.

Explico: meu problema original foi que quando coloquei em bridge a primeira ONT que me enviaram (um modelo da Technicolor), deixei de ter conexão IPv4. Só tinha IPv6. Aí nem resetar adiantava nada. Achei liguei na central esperando resolver rápido, achando que fosse ser algum problema relacionado a sair do CGNAT, que pedi pro técnico que fez a instalação (ele não fez na hora porque não sabia que ele poderia fazer).

Mas como pra pessoa que me atendeu na central falar em IPv4 e CGNAT é como falar japonês, agendou a visita do técnico.

Aí, como falei, a gente passou quase um dia inteiro, com duas trocas de ONT, só pra fazer funcionar o IPv4 válido em bridge. O Kaon que o técnico colocou primeiro funcionou com IPv4 dinâmico, mas foi só colocar em bridge que deu pau.

Depois de muita conversa, alguém no datacenter lembrou que uma ONT específica da Huawei não tinha esse problema, e por sorte a empresa terceirizada tinha uma unidade, que trouxeram de moto.

Coincidentemente, a ONT da Huawei é a única que não tinha o firmware da Claro.

Como estava ligando a placa de rede do PC por cabo à ONT pra ver se o bridge funcionava, e já estava todo mundo de saco cheio, acredito que o datacenter registrou o MAC da placa de rede sem querer. Todo mundo ali só queria resolver o problema logo, então nem fizemos mais testes.

Só fui descobrir que o IPv4 era liberado para um único MAC address quando fui ligar a ONT ao OPNsense: não tinha IPv4, só IPv6. Mas quando ligava no PC, funcionava normal... Levei horas pra descobrir que era só o MAC; quando clonei o MAC no OPNsense tudo passou a funcionar normalmente.

Então, se tivessem registrado o MAC da ONT eu poderia ter IPv4 em qualquer dispositivo que eu fosse ligar em bridge? Não sei. Aparentemente não; parece que teria que clonar o MAC pra poder ter o IPv4 liberado.

Eles não tão com palhaçada de quota de dados?

Na fibra eu nunca vi relato de clientes com alguma restrição, eu uso coaxial e meu consumo de trafego mensal na claro atualmente varia de 3TB a 4TB, outros membros do fórum tiveram problemas, mas apenas no coaxial. Ultimamente não tem aparecido o "torador raiz", aquele acima de 7TB/mês relatando estrangulamento da largura de banda.

:incri1:

Última edição:
Então cara, acidentalmente cadastraram o MAC da placa de rede do meu PC; foi só assim que fiquei sabendo dessa limitação.

Explico: meu problema original foi que quando coloquei em bridge a primeira ONT que me enviaram (um modelo da Technicolor), deixei de ter conexão IPv4. Só tinha IPv6. Aí nem resetar adiantava nada. Achei liguei na central esperando resolver rápido, achando que fosse ser algum problema relacionado a sair do CGNAT, que pedi pro técnico que fez a instalação (ele não fez na hora porque não sabia que ele poderia fazer).

Mas como pra pessoa que me atendeu na central falar em IPv4 e CGNAT é como falar japonês, agendou a visita do técnico.

Aí, como falei, a gente passou quase um dia inteiro, com duas trocas de ONT, só pra fazer funcionar o IPv4 válido em bridge. O Kaon que o técnico colocou primeiro funcionou com IPv4 dinâmico, mas foi só colocar em bridge que deu pau.

Depois de muita conversa, alguém no datacenter lembrou que uma ONT específica da Huawei não tinha esse problema, e por sorte a empresa terceirizada tinha uma unidade, que trouxeram de moto.

Como estava ligando a placa de rede do PC por cabo à ONT pra ver se o bridge funcionava, e já estava todo mundo de saco cheio, acredito que o datacenter registrou o MAC da placa de rede sem querer. Todo mundo ali só queria resolver o problema logo, então nem fizemos mais testes.

Só fui descobrir que o IPv4 era liberado para um único MAC address quando fui ligar a ONT ao OPNsense: não tinha IPv4, só IPv6. Mas quando ligava no PC, funcionava normal... Levei horas pra descobrir que era só o MAC; quando clonei o MAC no OPNsense tudo passou a funcionar normalmente.

Então, se tivessem registrado o MAC da ONT eu poderia ter IPv4 em qualquer dispositivo que eu fosse ligar em bridge? Não sei. Aparentemente não; parece que teria que clonar o MAC pra poder ter o IPv4 liberado.

Aí é área nova? Se for é por isso que está dando esses problemas de ipv4. Em áreas mais antigas o MAC não faz diferença, você inclusive consegue pegar infinitos ipv4's.

Aí é área nova? Se for é por isso que está dando esses problemas de ipv4. Em áreas mais antigas o MAC não faz diferença, você inclusive consegue pegar infinitos ipv4's.
Mesmo problema que eu tive (só ler umas paginas atrás). Coloquei a porcaria do Technicolor TC2322 em Bridge e adeus IPv4... pode resetar de fabrica o modem que não volta a pegar IPv4, só pega IPv6. Fora que o modem é todo travado, não da de mudar DNS, não da de desativar o IPv6 dentro dele. Se colocar em Bridge o telefone fixo para de funcionar. Única coisa que dá de fazer pelo que vi, é mudar as configurações das redes Wifi. Apesar do sinal da internet fibrada ser ótimo, o modem + a porcaria do firmware da Claro te deixam extremamente limitados. Fora que esse modem tem uns "apagões" as vezes. Voce tenta acessar as configurações dele e ele para de reponder. A internet continua navegando, mas a sistema dele desmaia e volta quando quer. Isso tem muito cara de ser a firmware lixo que a Claro insiste em fazer, em vez de usar a firmware original.

Mesmo problema que eu tive (só ler umas paginas atrás). Coloquei a porcaria do Technicolor TC2322 em Bridge e adeus IPv4... pode resetar de fabrica o modem que não volta a pegar IPv4, só pega IPv6. Fora que o modem é todo travado, não da de mudar DNS, não da de desativar o IPv6 dentro dele. Se colocar em Bridge o telefone fixo para de funcionar. Única coisa que dá de fazer pelo que vi, é mudar as configurações das redes Wifi. Apesar do sinal da internet fibrada ser ótimo, o modem + a porcaria do firmware da Claro te deixam extremamente limitados. Fora que esse modem tem uns "apagões" as vezes. Voce tenta acessar as configurações dele e ele para de reponder. A internet continua navegando, mas a sistema dele desmaia e volta quando quer. Isso tem muito cara de ser a firmware lixo que a Claro insiste em fazer, em vez de usar a firmware original.

Existe uma forma de forçar esse ipv4 (foi testado na rede nova), vc pega o IP em modo router, anota os dados que vc pegou (IP, mascara, gateway), coloca em bridge e bota essas configurações no segundo no seu roteador, quando a sessão DHCP cair (demora algumas horas), vc ficará sem internet, daí é só configurar para receber ipv4 novamente via DHCP e pronto. De alguma forma esse procedimento força a Claro a registrar esse novo roteador na rede.

Já na rede "antiga" quando vc muda o mac vc pega um novo ipv4, esses dias caiu a energia aqui, recebi IP diferente do que eu gosto, mudei duas vezes o mac e já caiu na faixa que eu queria, que era o 179.*.

mrhGiFo.png

Users who are viewing this thread

Voltar