Descobri que meu problema de longa data está relacionado ao modem (ZNID-GPON-2426A-EU), alguma configuração ou sei lá o que. Acredito que esteja acontecendo com outros usuários e eles nem perceberam ainda.
Preste atenção nesta lore:
Percebi que meus uploads via FTP estavam lentos por conta da limitação da velocidade do servidor remoto (200mbps), o que até aqui não tem muito sentido. Então passei a fazer testes com outros serviços de upload, mediafire, mega.nz, uploaded.net, rapidgator, google drive.
O que descobri? Quando defino meu adaptador de rede para 1gbps full duplex, o upload de serviços como mediafire, mega, uploaded, rapidgator e qualquer coisa no FTP e/ou via navegador, ficam limitados a 1mb a 3mbps por segundo. ISSO MESMO QUE VC OUVIU, CONEXÃO DE 600mbps fazendo upload a velocidades que seriam em uma conexão de 10mbps kkk.
Detalhes: Apenas no google drive, youtube, a velocidade não é reduzida quando em 1gbps, e a velocidade da rede local também não é afetada de nenhuma forma (FTP para outro computador na rede local por exemplo).
Então eis que fui lá nas configurações avançadas do adaptador do PC e alterei para 100mbps full duplex.... Pimba, todos os serviços que citei acima passam a fazer upload na velocidades compatíveis com 100mbps, ou seja, 10-12mbps.
Achei que fosse meu computador ou adaptador de rede. Inclusive comprei um adaptador de rede PCI-e de 1Gbps pra ver se era isso - troquei TODOS os cabos por novos Cat6. MESMA DESGRAÇA! Também pensei que fosse o Windows 10, então testei no Ubuntu... NADA!
Fazendo mais testes e pesquisas, descobri como entrar no 2426A como support com tudo desbloqueado e coloquei direto nele 100mbps na configuração Ethernet da porta correspondente, ao inves de auto. Mesmo resultado como aquele limitando a 100mb no pc. E NÃO, não é o PC, já que já fiz testes em outros inclusive no celular via Wifi com os mesmos resultados, no 1gbps velocidade de upload limitada, em 100mbps normal.
Me pergunto o que diabos é isso... alguma configuração do modem? Portas? Firewall?
Aparentemente meu modem já está em bridge?