• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Descobri que meu problema de longa data está relacionado ao modem (ZNID-GPON-2426A-EU), alguma configuração ou sei lá o que. Acredito que esteja acontecendo com outros usuários e eles nem perceberam ainda.

Preste atenção nesta lore:

Percebi que meus uploads via FTP estavam lentos por conta da limitação da velocidade do servidor remoto (200mbps), o que até aqui não tem muito sentido. Então passei a fazer testes com outros serviços de upload, mediafire, mega.nz, uploaded.net, rapidgator, google drive.

O que descobri? Quando defino meu adaptador de rede para 1gbps full duplex, o upload de serviços como mediafire, mega, uploaded, rapidgator e qualquer coisa no FTP e/ou via navegador, ficam limitados a 1mb a 3mbps por segundo. ISSO MESMO QUE VC OUVIU, CONEXÃO DE 600mbps fazendo upload a velocidades que seriam em uma conexão de 10mbps kkk.

Detalhes: Apenas no google drive, youtube, a velocidade não é reduzida quando em 1gbps, e a velocidade da rede local também não é afetada de nenhuma forma (FTP para outro computador na rede local por exemplo).

Então eis que fui lá nas configurações avançadas do adaptador do PC e alterei para 100mbps full duplex.... Pimba, todos os serviços que citei acima passam a fazer upload na velocidades compatíveis com 100mbps, ou seja, 10-12mbps.

Achei que fosse meu computador ou adaptador de rede. Inclusive comprei um adaptador de rede PCI-e de 1Gbps pra ver se era isso - troquei TODOS os cabos por novos Cat6. MESMA DESGRAÇA! Também pensei que fosse o Windows 10, então testei no Ubuntu... NADA!

Fazendo mais testes e pesquisas, descobri como entrar no 2426A como support com tudo desbloqueado e coloquei direto nele 100mbps na configuração Ethernet da porta correspondente, ao inves de auto. Mesmo resultado como aquele limitando a 100mb no pc. E NÃO, não é o PC, já que já fiz testes em outros inclusive no celular via Wifi com os mesmos resultados, no 1gbps velocidade de upload limitada, em 100mbps normal.

Me pergunto o que diabos é isso... alguma configuração do modem? Portas? Firewall?

Aparentemente meu modem já está em bridge?

C2Hkl5j.png
Cara é isso mesmo!!
Eu tava quase jogando o controle....PS5 na parede... Tamanha raiva que passava nos jogos.... Especialmente no FIFA.....e aí descobri que a COPEL está limitando os uploads. Um simples teste no vídeo game mostra a taxa de download correta (PLANO 300 MB, apresentando 300 MB).... Mas a de upload..... Inacreditável...... Plano 150 MB , taxa no teste 10 MB!!! É isso mesmo .... Não faltou 0 ali.... é DEZ!!!

Que raiva dessa operadora. Imagina todo o estresse que passava todos esses anos..... Sem saber que eu estava sendo enganado!!

O que eu fiz? Contratei uma outra operadora, regional, chamada DBUG Telecom. 500 MB de download e 500 MB e upload comprovados.. Consigo usar modo bridge no modem fornecido por eles e até mesmo um modem próprio ( no caso o TP Link 6610). A internet está VOANDO. os jogos voando. Parece que tô jogando outro jogo até... Tamanha diferença na gameplay. COPEL / LIGGA NUNCA MAIS!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Descobri que meu problema de longa data está relacionado ao modem (ZNID-GPON-2426A-EU), alguma configuração ou sei lá o que. Acredito que esteja acontecendo com outros usuários e eles nem perceberam ainda.

Preste atenção nesta lore:

Percebi que meus uploads via FTP estavam lentos por conta da limitação da velocidade do servidor remoto (200mbps), o que até aqui não tem muito sentido. Então passei a fazer testes com outros serviços de upload, mediafire, mega.nz, uploaded.net, rapidgator, google drive.

O que descobri? Quando defino meu adaptador de rede para 1gbps full duplex, o upload de serviços como mediafire, mega, uploaded, rapidgator e qualquer coisa no FTP e/ou via navegador, ficam limitados a 1mb a 3mbps por segundo. ISSO MESMO QUE VC OUVIU, CONEXÃO DE 600mbps fazendo upload a velocidades que seriam em uma conexão de 10mbps kkk.

Detalhes: Apenas no google drive, youtube, a velocidade não é reduzida quando em 1gbps, e a velocidade da rede local também não é afetada de nenhuma forma (FTP para outro computador na rede local por exemplo).

Então eis que fui lá nas configurações avançadas do adaptador do PC e alterei para 100mbps full duplex.... Pimba, todos os serviços que citei acima passam a fazer upload na velocidades compatíveis com 100mbps, ou seja, 10-12mbps.

Achei que fosse meu computador ou adaptador de rede. Inclusive comprei um adaptador de rede PCI-e de 1Gbps pra ver se era isso - troquei TODOS os cabos por novos Cat6. MESMA DESGRAÇA! Também pensei que fosse o Windows 10, então testei no Ubuntu... NADA!

Fazendo mais testes e pesquisas, descobri como entrar no 2426A como support com tudo desbloqueado e coloquei direto nele 100mbps na configuração Ethernet da porta correspondente, ao inves de auto. Mesmo resultado como aquele limitando a 100mb no pc. E NÃO, não é o PC, já que já fiz testes em outros inclusive no celular via Wifi com os mesmos resultados, no 1gbps velocidade de upload limitada, em 100mbps normal.

Me pergunto o que diabos é isso... alguma configuração do modem? Portas? Firewall?

Aparentemente meu modem já está em bridge?

C2Hkl5j.png
Imagino eu que a COPEL estabelece internamente algum limitador de banda para determinados serviços como armazenamento em nuvem, jogos, etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Descobri que meu problema de longa data está relacionado ao modem (ZNID-GPON-2426A-EU), alguma configuração ou sei lá o que. Acredito que esteja acontecendo com outros usuários e eles nem perceberam ainda.

Preste atenção nesta lore:

Percebi que meus uploads via FTP estavam lentos por conta da limitação da velocidade do servidor remoto (200mbps), o que até aqui não tem muito sentido. Então passei a fazer testes com outros serviços de upload, mediafire, mega.nz, uploaded.net, rapidgator, google drive.

O que descobri? Quando defino meu adaptador de rede para 1gbps full duplex, o upload de serviços como mediafire, mega, uploaded, rapidgator e qualquer coisa no FTP e/ou via navegador, ficam limitados a 1mb a 3mbps por segundo. ISSO MESMO QUE VC OUVIU, CONEXÃO DE 600mbps fazendo upload a velocidades que seriam em uma conexão de 10mbps kkk.

Detalhes: Apenas no google drive, youtube, a velocidade não é reduzida quando em 1gbps, e a velocidade da rede local também não é afetada de nenhuma forma (FTP para outro computador na rede local por exemplo).

Então eis que fui lá nas configurações avançadas do adaptador do PC e alterei para 100mbps full duplex.... Pimba, todos os serviços que citei acima passam a fazer upload na velocidades compatíveis com 100mbps, ou seja, 10-12mbps.

Achei que fosse meu computador ou adaptador de rede. Inclusive comprei um adaptador de rede PCI-e de 1Gbps pra ver se era isso - troquei TODOS os cabos por novos Cat6. MESMA DESGRAÇA! Também pensei que fosse o Windows 10, então testei no Ubuntu... NADA!

Fazendo mais testes e pesquisas, descobri como entrar no 2426A como support com tudo desbloqueado e coloquei direto nele 100mbps na configuração Ethernet da porta correspondente, ao inves de auto. Mesmo resultado como aquele limitando a 100mb no pc. E NÃO, não é o PC, já que já fiz testes em outros inclusive no celular via Wifi com os mesmos resultados, no 1gbps velocidade de upload limitada, em 100mbps normal.

Me pergunto o que diabos é isso... alguma configuração do modem? Portas? Firewall?

Aparentemente meu modem já está em bridge?

C2Hkl5j.png
Imagino eu que a COPEL estabelece internamente algum limitador de banda para determinados serviços como armazenamento em nuvem, jogos, etc.
Descobri que meu problema de longa data está relacionado ao modem (ZNID-GPON-2426A-EU), alguma configuração ou sei lá o que. Acredito que esteja acontecendo com outros usuários e eles nem perceberam ainda.

Preste atenção nesta lore:

Percebi que meus uploads via FTP estavam lentos por conta da limitação da velocidade do servidor remoto (200mbps), o que até aqui não tem muito sentido. Então passei a fazer testes com outros serviços de upload, mediafire, mega.nz, uploaded.net, rapidgator, google drive.

O que descobri? Quando defino meu adaptador de rede para 1gbps full duplex, o upload de serviços como mediafire, mega, uploaded, rapidgator e qualquer coisa no FTP e/ou via navegador, ficam limitados a 1mb a 3mbps por segundo. ISSO MESMO QUE VC OUVIU, CONEXÃO DE 600mbps fazendo upload a velocidades que seriam em uma conexão de 10mbps kkk.

Detalhes: Apenas no google drive, youtube, a velocidade não é reduzida quando em 1gbps, e a velocidade da rede local também não é afetada de nenhuma forma (FTP para outro computador na rede local por exemplo).

Então eis que fui lá nas configurações avançadas do adaptador do PC e alterei para 100mbps full duplex.... Pimba, todos os serviços que citei acima passam a fazer upload na velocidades compatíveis com 100mbps, ou seja, 10-12mbps.

Achei que fosse meu computador ou adaptador de rede. Inclusive comprei um adaptador de rede PCI-e de 1Gbps pra ver se era isso - troquei TODOS os cabos por novos Cat6. MESMA DESGRAÇA! Também pensei que fosse o Windows 10, então testei no Ubuntu... NADA!

Fazendo mais testes e pesquisas, descobri como entrar no 2426A como support com tudo desbloqueado e coloquei direto nele 100mbps na configuração Ethernet da porta correspondente, ao inves de auto. Mesmo resultado como aquele limitando a 100mb no pc. E NÃO, não é o PC, já que já fiz testes em outros inclusive no celular via Wifi com os mesmos resultados, no 1gbps velocidade de upload limitada, em 100mbps normal.

Me pergunto o que diabos é isso... alguma configuração do modem? Portas? Firewall?

Aparentemente meu modem já está em bridge?

C2Hkl5j.png
Esqueci de falar: fiz tudo como você fez... Gastei dinheiro com cabos CAT 6.... Revirei a internet buscando informações sobre esse LIXO de modem Zhone... Troquei constantemente DNS no vídeo game..(acho que testei todos do Brasil se duvidar).... Me estressei com suporte da Sony, enfim......e na verdade a operadora mesmo.

Aliás, no FIFA ha um diagnóstico chamado EA Connection Quality Report, que analisa sua conexão nas partidas, analisa o seu provedor em geral (pegando dados dos outros players que usam a copel por exemplo) e ainda mostra qual a melhor operadora que os usuários estão usando. A nota da COPEL nessa ferramenta é baixa. Muito muito abaixo até de operadoras como VIVO, OI, etc
 
Última edição:
Cara é isso mesmo!!
Eu tava quase jogando o controle....PS5 na parede... Tamanha raiva que passava nos jogos.... Especialmente no FIFA.....e aí descobri que a COPEL está limitando os uploads. Um simples teste no vídeo game mostra a taxa de download correta (PLANO 300 MB, apresentando 300 MB).... Mas a de upload..... Inacreditável...... Plano 150 MB , taxa no teste 10 MB!!! É isso mesmo .... Não faltou 0 ali.... é DEZ!!!

Que raiva dessa operadora. Imagina todo o estresse que passava todos esses anos..... Sem saber que eu estava sendo enganado!!

O que eu fiz? Contratei uma outra operadora, regional, chamada DBUG Telecom. 500 MB de download e 500 MB e upload comprovados.. Consigo usar modo bridge no modem fornecido por eles e até mesmo um modem próprio ( no caso o TP Link 6610). A internet está VOANDO. os jogos voando. Parece que tô jogando outro jogo até... Tamanha diferença na gameplay. COPEL / LIGGA NUNCA MAIS!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Imagino eu que a COPEL estabelece internamente algum limitador de banda para determinados serviços como armazenamento em nuvem, jogos, etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Imagino eu que a COPEL estabelece internamente algum limitador de banda para determinados serviços como armazenamento em nuvem, jogos, etc.

Esqueci de falar: fiz tudo como você fez... Gastei dinheiro com cabos CAT 6.... Revirei a internet buscando informações sobre esse LIXO de modem Zhone... Troquei constantemente DNS no vídeo game..(acho que testei todos do Brasil se duvidar).... Me estressei com suporte da Sony, enfim......e na verdade a operadora mesmo.

Aliás, no FIFA ha um diagnóstico chamado EA Connection Quality Report, que analisa sua conexão nas partidas, analisa o seu provedor em geral (pegando dados dos outros players que usam a copel por exemplo) e ainda mostra qual a melhor operadora que os usuários estão usando. A nota da COPEL nessa ferramenta é baixa. Muito muito abaixo até de operadoras como VIVO, OI, etc

Realmente, essa ligga tá um lixo mesmo. E esse comportamento na minha conexão é no minimo bizarro demais. Vou esperar a fidelidade acabar e também pretendo cair fora. Talvez eu faça um teste com outro modem só pra analisar mesmo, pq se depender do suporte deles vc passa fome
 
Realmente, essa ligga tá um lixo mesmo. E esse comportamento na minha conexão é no minimo bizarro demais. Vou esperar a fidelidade acabar e também pretendo cair fora. Talvez eu faça um teste com outro modem só pra analisar mesmo, pq se depender do suporte deles vc passa fome
Cara, percebi isso semana passada! Estava subindo vídeos de aulas que estudo para concurso no Google Drive (uns 20Gb) e, do nada, os UP para o Drive ficaram limitados a 500kbps. Fiz teste de velocidade e estava tudo normal. Naquele momento imaginei que eu havia atingido algum limite de UP do próprio Google, mas não é. A culpa é da Ligga!!!
 
Fui fazer upload e download de algumas coisas do google drive esses tempos e estava na faixa de 500KB/s também, pesquisei e achei um thread falando sobre user agent string (no caso, uso Mozilla Firefox) e recomendaram uma extensão pra alterar ou fazer pelo about:config mesmo e dito e feito, assim que ativei a extensão voltou 100% ao normal (80MB/s down e 40MB/s up), não sei se seria o mesmo caso acima masss aqui resolveu e vale a tentativa, quanto ao ping/estabilidade etc continua ótimo aqui por enquanto

yIEhtDr.png
 
Descobri que meu problema de longa data está relacionado ao modem (ZNID-GPON-2426A-EU), alguma configuração ou sei lá o que. Acredito que esteja acontecendo com outros usuários e eles nem perceberam ainda.

Preste atenção nesta lore:

Percebi que meus uploads via FTP estavam lentos por conta da limitação da velocidade do servidor remoto (200mbps), o que até aqui não tem muito sentido. Então passei a fazer testes com outros serviços de upload, mediafire, mega.nz, uploaded.net, rapidgator, google drive.

O que descobri? Quando defino meu adaptador de rede para 1gbps full duplex, o upload de serviços como mediafire, mega, uploaded, rapidgator e qualquer coisa no FTP e/ou via navegador, ficam limitados a 1mb a 3mbps por segundo. ISSO MESMO QUE VC OUVIU, CONEXÃO DE 600mbps fazendo upload a velocidades que seriam em uma conexão de 10mbps kkk.

Detalhes: Apenas no google drive, youtube, a velocidade não é reduzida quando em 1gbps, e a velocidade da rede local também não é afetada de nenhuma forma (FTP para outro computador na rede local por exemplo).

Então eis que fui lá nas configurações avançadas do adaptador do PC e alterei para 100mbps full duplex.... Pimba, todos os serviços que citei acima passam a fazer upload na velocidades compatíveis com 100mbps, ou seja, 10-12mbps.

Achei que fosse meu computador ou adaptador de rede. Inclusive comprei um adaptador de rede PCI-e de 1Gbps pra ver se era isso - troquei TODOS os cabos por novos Cat6. MESMA DESGRAÇA! Também pensei que fosse o Windows 10, então testei no Ubuntu... NADA!

Fazendo mais testes e pesquisas, descobri como entrar no 2426A como support com tudo desbloqueado e coloquei direto nele 100mbps na configuração Ethernet da porta correspondente, ao inves de auto. Mesmo resultado como aquele limitando a 100mb no pc. E NÃO, não é o PC, já que já fiz testes em outros inclusive no celular via Wifi com os mesmos resultados, no 1gbps velocidade de upload limitada, em 100mbps normal.

Me pergunto o que diabos é isso... alguma configuração do modem? Portas? Firewall?

Aparentemente meu modem já está em bridge?

C2Hkl5j.png
Mesma coisa aqui com o Huawey, upload sofrivel..
Quero muito trocar de operadora :mad:

Estou de olho na Oi, Claro e na Vivo mas antes preciso da opinião de vcs...
 
Última edição:
Mesma coisa aqui com o Huawey, upload sofrivel..
Quero muito trocar de operadora :mad:

Estou de olho na Oi, Claro e na Vivo mas antes preciso da opinião de vcs...
Amigo, se você colocar a cidade, e se a cidade for grande o bairro também.
Isso vai ajudar as pessoas darem uma opinião, pois essa questão de qual operadora é a melhor depende muito.
Ao menos aqui em Curitiba na região onde moro a Claro é a pior... horrível mesmo, tanto que moro em um prédio com 94 apartamentos e é só reclamação de quem tem. Em outro bairro do outro lado da cidade tenho uns amigos que não trocam a Claro por nada nesse mundo... vai entender.
 
Amigo, se você colocar a cidade, e se a cidade for grande o bairro também.
Isso vai ajudar as pessoas darem uma opinião, pois essa questão de qual operadora é a melhor depende muito.
Ao menos aqui em Curitiba na região onde moro a Claro é a pior... horrível mesmo, tanto que moro em um prédio com 94 apartamentos e é só reclamação de quem tem. Em outro bairro do outro lado da cidade tenho uns amigos que não trocam a Claro por nada nesse mundo... vai entender.
depende muito da rede da Claro HFC, numero de usuarios ativos e ate mesmo por onde passa esse fio HFC central
morei em Londrina-PR, morava na Rua Para, 984 - quase esquina Rua Prefeito Joao Candido , nessa esquina ficava so o Servidor da Embratel, hoje Claro Esquina Rua Para com rua pref. joao candido , conhece o famoso "senta" em cima do server, era top tinha 10mb, nussa top demais, so caia quando era manutencao programada nos cabos HFC ou dava alguma queda de energia em alguma "reernizacao" do sistema.
Em compensacao amigo meu morava perto da Unopar Pizza Rua Napoles, 684, bairro Pizza/Roseira, era um lixo ele tiha ate mais megas que eu, acho que era 20mb porque ele tinha combo de tv + telefone, em casa era so internet e decodificador gato [ cabo net, desbloqueado ].
Por isso tem locais que e uma porcaria, Londrina como um todo HFC, e "usavel", otimo so no centro perto da central da embratel/Claro
 
Última edição:
Estou com o plano de 300 Mb antigo deles, que em uma promoção ficou com "Internet em dobro", indo para 600 Mb. Tudo bem, porém o upload é assimétrico, sendo assim somente 300 Mb.

Vi que no site deles, estão oferecendo 600/600 pelo mesmo valor que estou pagando atualmente. Liguei lá agora para realizar a troca e com isso ter o dobro de upload. O atendente teve a cara de pau de me dizer que esse plano eles não estão ativando, que está somente em fase de divulgação e que não poderia realizar a mudança. Ainda comentei que até mesmo pelo site dava para fazer a contratação desse plano e ele disse que não, inclusive não sabia a data que iriam liberar esse plano para ativação.

Esse fim de semana passado fiquei quase 24 horas sem conexão no domingo por conta de uma manutenção em 3 bairros na cidade aonde não comunicaram nada aos clientes, simplesmente derrubaram a conexão e já era.

Bom, só me resta cancelar, em Curitiba, o que tá sendo melhor, Vivo ou Oi, alguém saberia dizer?
 
Estou com o plano de 300 Mb antigo deles, que em uma promoção ficou com "Internet em dobro", indo para 600 Mb. Tudo bem, porém o upload é assimétrico, sendo assim somente 300 Mb.

Vi que no site deles, estão oferecendo 600/600 pelo mesmo valor que estou pagando atualmente. Liguei lá agora para realizar a troca e com isso ter o dobro de upload. O atendente teve a cara de pau de me dizer que esse plano eles não estão ativando, que está somente em fase de divulgação e que não poderia realizar a mudança. Ainda comentei que até mesmo pelo site dava para fazer a contratação desse plano e ele disse que não, inclusive não sabia a data que iriam liberar esse plano para ativação.

Esse fim de semana passado fiquei quase 24 horas sem conexão no domingo por conta de uma manutenção em 3 bairros na cidade aonde não comunicaram nada aos clientes, simplesmente derrubaram a conexão e já era.

Bom, só me resta cancelar, em Curitiba, o que tá sendo melhor, Vivo ou Oi, alguém saberia dizer?
Tanto a Vivo como OI estão melhor.... em curitiba tenho amigo que tem a vivo e oi... estão entregando iguais praticamente.
 
Tanto a Vivo como OI estão melhor.... em curitiba tenho amigo que tem a vivo e oi... estão entregando iguais praticamente.
Aqui no Prédio onde moro, bairro Portão o pessoal fala muito bem da Vivo e Oi... Claro nem de graça (a Copel tá chegando quase lá também kkkkk)
 
To com a copel aqui, exceto por um azar no inicio que alguem da Vivo fez o favor de sacanear, to de boas.
Peguei o dobro, ta vindo de boas.
Exceto pelo notebok mais antigo(i3 2º) que nem por reza consegue passar de 350mb, ja outros equipamentos conseguem pegar facil 650mb.
 
Tá impossível demais essa desLigga! Toda semana derrubam a conexão e não explicam o pq. PQP!!!!
 
Alguém sabe o password e login do telnet do lixo zhone? Faço a conexão no Putty mas não conecta com os dados que tentei. Quero pegar o SN.

Não tenho certeza se é necessário, pq vi neste forum aqui


QUE, o SN é exibido na página "Device Info" como FSAN, onde com relação a Huawai e Zhone só muda os quatro primeiros characters (HWTC e ZNTS). Alguém confirma isso?
 
Edit: Caso alguém mais tenha esse problema, parece que a culpa não é da Ligga e sim do banco, mas foi uma chatice mesmo assim, a sorte foi que na segunda vez que liguei a atendente era super eficiente e informou que varias pessoas no nubank estavam com esse problema e estavam tentando resolver com eles

Olha, eu nunca tive problemas com a Ligga desde a troca, porém esse mês to ficando estressado, faz uma semana que tento pagar a fatura e o nubank reembolsa na mesma hora, me informaram que o pagamento já foi feito em outra instituição e que era melhor ver com a operadora.
Ligo la e não servem para nada, só informar o código do boleto e avisam que vão informar o setor técnico deles

O mais curioso, é que no aplicativo deles a fatura está aberta mas no 0800 diz que não existe faturas pendentes, então não sei é erro deles, do banco ou dos dois, mas é impressionante a dificuldade de me informarem se realmente está pago pra darem baixa ou se ta em aberto
 
Última edição:
Consegui me livrar por enquanto (até sair da desliga no fim da fidelidade) do lixo Zhone 2426, e colocar minha conexão em Bridge. E sim, este era o problema que estava limitando o upload de dados na minha rede, me forçando a limitar a velocidade de upload em 160mb. De fato este modem Zhone 2426a é antigo, e aparentemente já não consegue lidar com velocidades maiores.

Segue aqui um tutorial prático pra quem usa apenas internet.

O que você precisa:

- Uma ONU (bridge only): No meu caso foi a HG8310M
- SN (Serial Number do Zhone)
- "Senha GPON"
- VLAN ID
- Roteador com suporte a VLAN (Meu atual é um TPLINK C5 V4, mas agora que to na bridge devo pegar um melhorzinho, C7 ou AX3)

Login support do zhone:
-usuário: support
-senha: suportecopelbel


Como pegar o SN: No Zhone, vá em Status > Device Info. O seu SN é o valor do FSAN, por exemplo ZNTSxxxxxxxx. Mas para usar na ONU (ONT Authentication), você vai precisar transformar os quatro primeiros characters de txt em hexadecimal aqui. Então ZNTS seria 5a 4e 54 53 em hexadecimal, ficando 5A4E5453xxxxxxxx. ESTE É O SEU SN.

Como pegar "Senha GPON": A sua "senha GPON" de 10 digitos também fica na página Device Info, no campo Registration ID: 0000XXXXXX.

Como obter a VLAN da sua rede: Em Configuration > VLAN. Você vai ver sua VLAN ID associada a VLAN do PPOE, e também atribuída as portas Ethernet (eth1, eth2, etc). A minha VLAN ID é de quatro dígitos.

Com os dados em mãos, basta colocar seu SN hexadecimal "Senha GPON" (como ASCII String) nos respectivos campos do HG8310M, aplicar, desligar a ONU, conectar a fibra e iniciar.

Não preciso dizer que pra acessar o HG8310M precisa colocar ip manual no PC, né? 192.168.100.1? :miau:

Na ONU, se tudo ocorreu bem você verá a mensagem "O5(Operation state)" na página Status > Device Info > campo "ONT Registration Status".

Ciclo de operação:

okvvJju.jpg

Só por questão de informação, o HG8310M tem alguns firmwares rolando pra download, um inclusive corrige alguns bugs. Basta pesquisar pelo modelo no youtube que tem um cara falando sobre o assunto, e com link pra download. Ele também fala sobre transformar esta onu de gpon para epon e vice versa, mas não precisa de update: através do telnet, um dos comandos abaixo (ele tem todos os modos de funcionamento, só resta ativar, o meu esta em gpon only):

De GPON pra EPON:
login (root admin)
su
set upport mode 2
set optmode mode 197
quit
reset

De EPON pra GPON:
login (root admin)
su
set upport mode 1
set optmode mode 196
quit
reset

Híbrido GPON/EPON:
set upport mode 4
set optmode mode 198

Agora voltando ao assunto, só nos resta configurar o PPPoe no roteador. Um detalhe importante que aconteceu no meu roteador, é que usando a configuração rápida nunca fazia a conexão. Eu recomendo você usar a configuração rápida para colocar o router em IP Dinamico. Então vá em Configurações Avançadas > Rede > Interner, DELETA TUDO LÁ e clique em Adicionar para criar uma nova conexão PPPoe.

Os dados PPPoe Ligga/AntigaCT são o seguinte:

Usuário: numerodoseucontrato@copeltelecom.com
Senha: numerodoseucontrato

Como fica (você pode ativar o ipv6 se quiser):

h2UVkn2.png


Talvez você não precise corresponder a todos os passos. Alguns dizem que funciona sem o SN etc, mas foi assim que funcionou pra mim. Att!
 
Última edição:
boa noite, eu instalei a internet da ligga aqui em casa, plano de 400mb e estou com problemas no alcance do sinal. Moro num sobrado com 3 andares e instalaram o roteador no meu quarto que fica no 2º andar na parte da frente da casa, eu pedi pra instalar no escritório que fica no mesmo andar mas no final da casa, e não sei se foi preguiça dos instaladores, mas me disseram que só podia instalar no quarto da frente mesmo, enfim, ocorre que o sinal é muito fraco. Basta fechar a porta do quarto que o sinal que já não é grande coisa, fica muito pior, e mal e porcamente chega no escritório, que não tem nem 10 metros de distância e tem uma parede no caminho só. O mesmo ocorre no andar de baixo, onde ficamos maior parte do tempo e onde usamos mais internet (celulares, smart tvs, notes, etc). Eu trabalho metade do mês em casa e pra ter uma conexão boa, comprei um cabo de rede e ligo no roteador e conecto no meu note, e até aí é tranquilo, não ligo de usar cabo de rede, o problema é o sinal fraco que chega na parte de baixo da casa, queria ver o poderia ser feito pra melhorar o sinal sem ter que gastar muito, até pq nosso uso não é nada demais, usamos pra celular e 2 smart tvs onde uso 1 roku e 1 fire stick. O aparelho que veio junto na instalação é um huawei echolife eg8145v5, não sei se alterando alguma configuração teria como melhor o sinal. Agradeço qualquer ajuda/orientação que puderem me dar.
 
boa noite, eu instalei a internet da ligga aqui em casa, plano de 400mb e estou com problemas no alcance do sinal. Moro num sobrado com 3 andares e instalaram o roteador no meu quarto que fica no 2º andar na parte da frente da casa, eu pedi pra instalar no escritório que fica no mesmo andar mas no final da casa, e não sei se foi preguiça dos instaladores, mas me disseram que só podia instalar no quarto da frente mesmo, enfim, ocorre que o sinal é muito fraco. Basta fechar a porta do quarto que o sinal que já não é grande coisa, fica muito pior, e mal e porcamente chega no escritório, que não tem nem 10 metros de distância e tem uma parede no caminho só. O mesmo ocorre no andar de baixo, onde ficamos maior parte do tempo e onde usamos mais internet (celulares, smart tvs, notes, etc). Eu trabalho metade do mês em casa e pra ter uma conexão boa, comprei um cabo de rede e ligo no roteador e conecto no meu note, e até aí é tranquilo, não ligo de usar cabo de rede, o problema é o sinal fraco que chega na parte de baixo da casa, queria ver o poderia ser feito pra melhorar o sinal sem ter que gastar muito, até pq nosso uso não é nada demais, usamos pra celular e 2 smart tvs onde uso 1 roku e 1 fire stick. O aparelho que veio junto na instalação é um huawei echolife eg8145v5, não sei se alterando alguma configuração teria como melhor o sinal. Agradeço qualquer ajuda/orientação que puderem me dar.
O ideal seria tu investir num kit wifi mesh, de pelo menos 2 pontos.
Ele vai servir não só na Ligga, como em qualquer provedor que tu contratar no futuro.
Segue um exemplo: https://www.kabum.com.br/produto/10...-band-ac1200-2-antenas-branco-deco-m4-2-pack-
 
boa noite, eu instalei a internet da ligga aqui em casa, plano de 400mb e estou com problemas no alcance do sinal. Moro num sobrado com 3 andares e instalaram o roteador no meu quarto que fica no 2º andar na parte da frente da casa, eu pedi pra instalar no escritório que fica no mesmo andar mas no final da casa, e não sei se foi preguiça dos instaladores, mas me disseram que só podia instalar no quarto da frente mesmo, enfim, ocorre que o sinal é muito fraco. Basta fechar a porta do quarto que o sinal que já não é grande coisa, fica muito pior, e mal e porcamente chega no escritório, que não tem nem 10 metros de distância e tem uma parede no caminho só. O mesmo ocorre no andar de baixo, onde ficamos maior parte do tempo e onde usamos mais internet (celulares, smart tvs, notes, etc). Eu trabalho metade do mês em casa e pra ter uma conexão boa, comprei um cabo de rede e ligo no roteador e conecto no meu note, e até aí é tranquilo, não ligo de usar cabo de rede, o problema é o sinal fraco que chega na parte de baixo da casa, queria ver o poderia ser feito pra melhorar o sinal sem ter que gastar muito, até pq nosso uso não é nada demais, usamos pra celular e 2 smart tvs onde uso 1 roku e 1 fire stick. O aparelho que veio junto na instalação é um huawei echolife eg8145v5, não sei se alterando alguma configuração teria como melhor o sinal. Agradeço qualquer ajuda/orientação que puderem me dar.
Imóvel próprio ou alugado?

Se colocaram no andar intermediário já é uma grande coisa (normalmente só entram na casa por algum dos extremos e deixam ali), mas para resolver isso é preciso saber se vc prefere gastar um pouco mais agora e ficar um bom tempo sem se incomodar ou prefere uma solução mais 'meia boca' custando menos.

Também moro em sobrado triplex e resolvi o problema de Wi-Fi colocando um bom Access Point (Unifi) no andar intermediário, ele cobre os pavimentos acima e abaixo com rede 5Ghz e velocidade excelente, mas dependendo da construção é um pouco mais trabalhoso para instalar pois será necessário puxar um cabo de rede até ele e a recomendação é de que fique no teto, justamente para otimizar a cobertura com o mínimo de interferência possível.

A outra opção é a recomendada pelo colega acima, mas eu colocaria ao menos 3 equipamentos (1 por andar), a instalação teoricamente é mais simples pois apenas o equipamento 'principal' precisará ficar conectado ao Huawei, os demais precisam apenas de uma tomada, dessa forma garantirá cobertura satisfatória mas a velocidade será bem mediana (conectar todos por cabo seria melhor).

Note que estamos falando de soluções de R$1000~1500, em uma área dessa qualquer coisa muito abaixo disso será apenas paliativa (experiência própria).

Sugiro uma visita/interação nos tópicos abaixo, assim mais colegas podem ajudar:

 
Imóvel próprio ou alugado?

Se colocaram no andar intermediário já é uma grande coisa (normalmente só entram na casa por algum dos extremos e deixam ali), mas para resolver isso é preciso saber se vc prefere gastar um pouco mais agora e ficar um bom tempo sem se incomodar ou prefere uma solução mais 'meia boca' custando menos.

Também moro em sobrado triplex e resolvi o problema de Wi-Fi colocando um bom Access Point (Unifi) no andar intermediário, ele cobre os pavimentos acima e abaixo com rede 5Ghz e velocidade excelente, mas dependendo da construção é um pouco mais trabalhoso para instalar pois será necessário puxar um cabo de rede até ele e a recomendação é de que fique no teto, justamente para otimizar a cobertura com o mínimo de interferência possível.

A outra opção é a recomendada pelo colega acima, mas eu colocaria ao menos 3 equipamentos (1 por andar), a instalação teoricamente é mais simples pois apenas o equipamento 'principal' precisará ficar conectado ao Huawei, os demais precisam apenas de uma tomada, dessa forma garantirá cobertura satisfatória mas a velocidade será bem mediana (conectar todos por cabo seria melhor).

Note que estamos falando de soluções de R$1000~1500, em uma área dessa qualquer coisa muito abaixo disso será apenas paliativa (experiência própria).

Sugiro uma visita/interação nos tópicos abaixo, assim mais colegas podem ajudar:

boa noite, é imóvel próprio.
desculpe a ignorância, acess point seria outro roteador que eu conectaria no aparelho que a operação instalou aqui? ou seria um substituto pro aparelho da operadora?
no meu caso não seria problema puxar cabo até o escritório, até pq qdo pedi pra instalarem nele e eles informarem q só podia ser no quarto da frente, acabaram por deixar cabo d fibra óptica 'extra'. n cheguei a medir, mas acho q tem uns 10 metros d cabo d fibra sobrando no quarto, conseguiria trazer o aparelho até meu escritório se fosse preciso.
eu imaginei q comprando algum outro roteador, e se conectasse ou substituísse o q veio com a operadora, já me atenderia, pq como falei n tenho necessidade d muita velocidade, meu grande problema é a cobertura insuficiente.
 
desculpe a ignorância, acess point seria outro roteador que eu conectaria no aparelho que a operação instalou aqui? ou seria um substituto pro aparelho da operadora?
Desculpe, acabei complicando um pouco o assunto sem necessidade.

Access Point é um equipamento teoricamente mais simples que um roteador e tem uma função bem específica que é "converter" a conexão dos equipamentos Wi-Fi sem comprometer o roteamento existente na sua rede uma vez que vc já tem o roteador da operadora, mas nada impede de ter um roteador trabalhando/configurado dessa forma também.

no meu caso não seria problema puxar cabo até o escritório, até pq qdo pedi pra instalarem nele e eles informarem q só podia ser no quarto da frente, acabaram por deixar cabo d fibra óptica 'extra'. n cheguei a medir, mas acho q tem uns 10 metros d cabo d fibra sobrando no quarto, conseguiria trazer o aparelho até meu escritório se fosse preciso.
Não conheço sua casa mas pela minha experiência acho que não fará muita diferença realocar o equipamento do quarto para o escritório, a menos que o escritório tenha menos barreiras que possam afetar a propagação do sinal (paredes, móveis, porcelanato, vidros, etc.) a cobertura nos demais cômodos e andares provavelmente continuará bem similar.

Colocar outro roteador ou access point muito próximo/ao lado do da operadora também não fará grande diferença, o radio Wi-Fi pode ser mais potente mas os demais equipamentos da sua rede podem não ter potência suficiente para "devolver" o sinal com a mesma qualidade, e isso também pode causar lentidão e/ou instabilidade no sinal.

eu imaginei q comprando algum outro roteador, e se conectasse ou substituísse o q veio com a operadora, já me atenderia, pq como falei n tenho necessidade d muita velocidade, meu grande problema é a cobertura insuficiente.
Substituir não vai rolar pois a maioria dos equipamentos do mercado não tem a porta óptica, vc precisará de outro(s) equipamento(s) para trabalhar em conjunto com o da operadora.

Há possibilidade de puxar um cabo de rede para o andar de baixo? Pelo que entendi é o local onde a cobertura do Wi-Fi fica mais degradada e onde vc tem mais dificuldade no dia a dia, logo, faz mais sentido colocar outro equipamento neste pavimento conectado por cabo de rede ao roteador que estará no andar de cima.

No caso da solução Mesh citada anteriormente, vc poderia colocar um equipamento em cada andar, e se puder conectá-los por cabo, melhor ainda.

Os tópicos indicados no meu post anterior podem te ajudar com outras alternativas também.
 
Fazem isso pra renovar a fidelidade e manter vc preso a pagar multa se cancelar, sempre assim :limo:

Se o serviço estiver melhor (ou menos pior) não vejo problema, normalmente o tópico parado é um bom indicativo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo