[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Isso é nível de hardware, não tem essa possibilidade aparentemente.


E pelo que vi, toda a linha S é da mesma forma e o S25 provavelmente será o mesmo, nano sim+ eSIM.

Vacilo da Samsung nesse quesito.

Edit: S24 possui dual eSIM
S25 vai ser(com 99% de certeza) dual sim ou dual ESIM assim como o A56 que será igual ao A55 dual sim e dual E sim
 
Sinal da TIM ficou ruim após atualização para o 5G - km 29 da Via Anhanguera /SP (TILT das antenas)

Olá pessoal, tudo bem? Alguém da TIM por aqui? rs - Olhá só, esse mês a TIM atualizou as antenas que ficam no km 29 da Via Anhanguera (limite entre Cajamar e São Paulo/SP). Acontece que a torre fica em local baixo, cercada por montanhas. Eu mesmo moro no bairro Terra Azul, no alto de uma montanha. Antes o sinal da TIM aqui ficava entre 85 - 90 DB no 4g em 1800.

Depois da atualização com as novas antenas 5G, foi trocado o ferro de suporte das antenas. Antes, o TILT das antenas estava em zero (0), agora, por incrível que pareça, as antenas estão apontadas para baixo (mesmo com torre em local baixo e cercada por morros). Isso afetou o sinal no Distrito do Polvilho em Cajamar. Na fábrica da Natura, por exemplo, nem funciona mais a TIM, pois, além de estarem apontadas mais para baixo, o ângulo mudou (um dos setores apontado para a mata rs).

É obvio que essas informações não podem ser passadas em um simples atendimento. Mas sim, para a engenharia, que, acredito que nem saiba disso. Segue uma foto do google que montra onde fica a torre, cercada por montanhas.

Local-da-torre-com-antenas-da-TIM-com-TILT-com-inclinacao-para-baixo-.jpg
 
Você fala para consultar as interrupções das operadoras? É este daqui (https://consultaesaq.com.br/interrupcao/).
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Sinal da TIM ficou ruim após atualização para o 5G - km 29 da Via Anhanguera /SP (TILT das antenas)

Olá pessoal, tudo bem? Alguém da TIM por aqui? rs - Olhá só, esse mês a TIM atualizou as antenas que ficam no km 29 da Via Anhanguera (limite entre Cajamar e São Paulo/SP). Acontece que a torre fica em local baixo, cercada por montanhas. Eu mesmo moro no bairro Terra Azul, no alto de uma montanha. Antes o sinal da TIM aqui ficava entre 85 - 90 DB no 4g em 1800.

Depois da atualização com as novas antenas 5G, foi trocado o ferro de suporte das antenas. Antes, o TILT das antenas estava em zero (0), agora, por incrível que pareça, as antenas estão apontadas para baixo (mesmo com torre em local baixo e cercada por morros). Isso afetou o sinal no Distrito do Polvilho em Cajamar. Na fábrica da Natura, por exemplo, nem funciona mais a TIM, pois, além de estarem apontadas mais para baixo, o ângulo mudou (um dos setores apontado para a mata rs).

É obvio que essas informações não podem ser passadas em um simples atendimento. Mas sim, para a engenharia, que, acredito que nem saiba disso. Segue uma foto do google que montra onde fica a torre, cercada por montanhas.

Local-da-torre-com-antenas-da-TIM-com-TILT-com-inclinacao-para-baixo-.jpg
Tem certas situações que nós, meros consumidores, não podemos interferir. Você até pode tentar, mas é difícil da operadora acatar. Pensei em alternativas como "estou sem sinal da operadora após os técnicos estarem mexendo na região".

Enfrentei um problema com a Vivo, sabia por qual motivo isto estava acontecendo, fiz uma solicitação direta e eles se resumiram a responder: "fizemos verificação na rede e ela está funcionando normalmente". O VoLTE não se sustentava. Era só conectar os dados móveis/Wi-Fi que ele caia, além de que também acontecia no meio da ligação o sinal ser derrubado para o 3G. Mudei de operadora.
 
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Sinal da TIM ficou ruim após atualização para o 5G - km 29 da Via Anhanguera /SP (TILT das antenas)

Olá pessoal, tudo bem? Alguém da TIM por aqui? rs - Olhá só, esse mês a TIM atualizou as antenas que ficam no km 29 da Via Anhanguera (limite entre Cajamar e São Paulo/SP). Acontece que a torre fica em local baixo, cercada por montanhas. Eu mesmo moro no bairro Terra Azul, no alto de uma montanha. Antes o sinal da TIM aqui ficava entre 85 - 90 DB no 4g em 1800.

Depois da atualização com as novas antenas 5G, foi trocado o ferro de suporte das antenas. Antes, o TILT das antenas estava em zero (0), agora, por incrível que pareça, as antenas estão apontadas para baixo (mesmo com torre em local baixo e cercada por morros). Isso afetou o sinal no Distrito do Polvilho em Cajamar. Na fábrica da Natura, por exemplo, nem funciona mais a TIM, pois, além de estarem apontadas mais para baixo, o ângulo mudou (um dos setores apontado para a mata rs).

É obvio que essas informações não podem ser passadas em um simples atendimento. Mas sim, para a engenharia, que, acredito que nem saiba disso. Segue uma foto do google que montra onde fica a torre, cercada por montanhas.

Local-da-torre-com-antenas-da-TIM-com-TILT-com-inclinacao-para-baixo-.jpg
Reclamação na ANATEL e CONSUMIDOR, se puder abra reclamação nos dois canais, é a única maneira de te ouvirem, fora isso pode esquecer.

Abre primeiro reclamação no consumidor, espera responderem no prazo útil, caso não te ajudarem, parte para reclamação na anatel.

Aliás tentei fazer algo parecido com a VIVO e não resolveram nada, ficou do jeito que está.
 
Reclamação na ANATEL e CONSUMIDOR, se puder abra reclamação nos dois canais, é a única maneira de te ouvirem, fora isso pode esquecer.

Abre primeiro reclamação no consumidor, espera responderem no prazo útil, caso não te ajudarem, parte para reclamação na anatel.

Aliás tentei fazer algo parecido com a VIVO e não resolveram nada, ficou do jeito que está.
Por mais que acionem a Anatel ou o Consumidor, a operadora dará a entender que o serviço está funcionando normalmente.

Quando se trata de algo mais técnico, eles meio que invalidam os argumentos do cliente com as respostas mais genéricas, por isto falei de reclamar sobre a piora na área de cobertura. Aí entra o aspecto de consumo, que a operadora deve garantir a qualidade. Ainda sim as chances dela se manter irredutível em solucionar o problema são grandes.

Já vi a rede da Vivo apresentar problemas em algumas frequências da ERB (as que fazem parte do RAN Sharing com a TIM), isto causou na piora do sinal (deixando zonas de sombra), reclamei e o que me foi orientado é que só posso esperar o técnico fazer a manutenção, não me permitindo solicitar uma demanda.

Tem momentos que a melhor opção é buscar uma concorrente que ofereça uma cobertura melhor onde você mais costuma usar.
 
Por mais que acionem a Anatel ou o Consumidor, a operadora dará a entender que o serviço está funcionando normalmente.

Quando se trata de algo mais técnico, eles meio que invalidam os argumentos do cliente com as respostas mais genéricas, por isto falei de reclamar sobre a piora na área de cobertura. Aí entra o aspecto de consumo, que a operadora deve garantir a qualidade. Ainda sim as chances dela se manter irredutível em solucionar o problema são grandes.

Já vi a rede da Vivo apresentar problemas em algumas frequências da ERB (as que fazem parte do RAN Sharing com a TIM), isto causou na piora do sinal (deixando zonas de sombra), reclamei e o que me foi orientado é que só posso esperar o técnico fazer a manutenção, não me permitindo solicitar uma demanda.

Tem momentos que a melhor opção é buscar uma concorrente que ofereça uma cobertura melhor onde você mais costuma usar.
Já tive situação onde a Vivo estava péssima, eu reclamei e coloquei os pontos, e depois alguém da engenharia ligou e deu todos os detalhes técnicos e que estava com problema mesmo de sobrecarga na região. Eles estavam fazendo ajustes e o prazo era 3 meses. Claramente não era alguém só repassando a resposta. De fato, decorrido o período, foi perceptível a melhora.
Vai da boa vontade de quem está recebendo o pedido e o mínimo de conhecimento para encaminhar internamente (mas é tipo 0,0001% de chance).

A TIM não tinha um site específico para reclamação de cobertura? Me lembro do pessoal postando aqui alguns anos atrás.
 
Tive um problema em uma portabilidade da Vivo pra Claro e estou preso no Flex até 16/02 pois o querido do chat agendou o cancelamento pra data de renovação ao invés de cancelar o plano e migrar pro pré, conforme solicitado. Atendimento somente via chat 24h, que apesar de rápido é bem precário. Não consigo atendimento no 1052 e sou direcionado a usar o chat. Pra quem gosta da Claro é um plano atraente, pois garante bons descontos, mas na hora que dá um problema é um Deus nos acuda. Me lembrou o plano digital Vivo Easy, só que em uma versão piorada e com atendimento amador via chat.
Atualizando o problema da portabilidade, depois de uns dias com a linha limitada (só recebia chamadas e sms), a Claro resolveu o problema e forneceu, “em nome do bom relacionamento”, R$ 100,00 em recarga na linha. Fiquei bem satisfeito com a tratativa pois me permitiu economizar e continuar com o plano Flex que me garante mais benefícios.
 
Se o modem estiver na versão 02.03.36 - BRISANET, sim ele é bloqueado para outras operadoras e ai precisa fazer um desbloqueio para fazer downgrade do software.
Mas sabe me informar, como faço para fazer o desbloqueio?
 
Boa noite, alguem sabe se tem como habilitar chamadas em 4g no Claro Controle ? Peguei esse plano mas quando vou ligar a ligação cai para o 3g e eu não queria assinar algum pós pago só pra isso
 
Boa noite, alguem sabe se tem como habilitar chamadas em 4g no Claro Controle ? Peguei esse plano mas quando vou ligar a ligação cai para o 3g e eu não queria assinar algum pós pago só pra isso
Neste caso a operadora não é obrigada a habilitar, pois a mesma já deixou claro que está disponível somente para pós-pago neste momento.

O que você pode fazer é, se já não estiver mais em período de fidelidade, tentar fazer uma portabilidade. Aí a Claro provavelmente te enviará planos mais baratos para você ficar retida nela e, quem sabe, uns pós-pagos mais em conta.

Pensei recentemente em ir para a Claro, mas por conta da qualidade das chamadas, eu desisti. Fui para a TIM, já que a Vivo está com problemas no VoLTE. Qual a sua impressão das chamadas realizadas no 3G?
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Já tive situação onde a Vivo estava péssima, eu reclamei e coloquei os pontos, e depois alguém da engenharia ligou e deu todos os detalhes técnicos e que estava com problema mesmo de sobrecarga na região. Eles estavam fazendo ajustes e o prazo era 3 meses. Claramente não era alguém só repassando a resposta. De fato, decorrido o período, foi perceptível a melhora.
Vai da boa vontade de quem está recebendo o pedido e o mínimo de conhecimento para encaminhar internamente (mas é tipo 0,0001% de chance).

A TIM não tinha um site específico para reclamação de cobertura? Me lembro do pessoal postando aqui alguns anos atrás.
Bem lembrado. Na seção Mapa de cobertura (https://tim.com.br/para-voce/cobertura-e-roaming/mapa-de-cobertura), ao rolar a página, tem o "Colabore com a melhoria". Nele, você preenche um formulário.
 
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Uma alteração na destinação da faixa de 6 GHz está causando atritos entre provedores de internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como relatou o UOL na sexta-feira (24). O imbróglio também envolve os Estados Unidos e a China, de forma indireta.


Exclusivo das redes Wi-Fi desde 2020, o espectro pode ser usado pelos equipamentos compatíveis sem a necessidade de autorização. No entanto, conselheiros da agência reguladora decidiram repartir o uso da faixa, no final de 2024, destinando aproximadamente 60% da sua capacidade para a telefonia móvel, alegando que os provedores quase não investiram nela.


Uma torre de telefone celular com um céu azul ao fundo
Se a decisão for mantida, as redes de Wi-Fi e celular vão dividir a frequência de 6 GHz. (Imagem: Unsplash)
Isso significa que a partir do leilão do 6 GHz, previsto para 2026, essa radiofrequência só poderá ser usada pelas operadoras de telefonia que vencerem o certame. O modelo de divisão do espectro adotado agora é o defendido por China e União Europeia, que vão mesclar seu uso entre Wi-Fi e celular já pensando na estreia do 6G, na próxima década.

Do outro lado estão os EUA, que utilizam toda a faixa de 6 GHz para o Wi-Fi e vinham pressionando os países do continente para adotar tal estratégia. Algumas empresas americanas também defendem o modelo, entre as quais a Meta, afirmando que seus produtos mais avançados exigem transferências de dados robustas, como as taxas oferecidas por esta frequência.


Tentativa de anular a decisão​

Com a divisão da faixa de 6 GHz entre Wi-Fi e celular feita pela Anatel, algumas entidades estão solicitando a anulação da decisão. Uma delas é a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em conjunto com representantes de prestadoras de pequeno porte.

A Abrint defende que o espectro continue destinado ao uso não licenciado, permanecendo exclusivo do Wi-Fi. Para ela, a mudança representa um retrocesso na inclusão digital, já que a rede sem fio responde por quase 90% do tráfego de internet no Brasil e é o meio mais usado nas escolas e pela população de baixa renda.

Um pedido de anulação da medida foi protocolado pela entidade junto à Anatel. Esta e outras solicitações serão analisadas pela procuradoria do órgão, que deve repassá-las ao conselho, posteriormente.
 
Uma alteração na destinação da faixa de 6 GHz está causando atritos entre provedores de internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como relatou o UOL na sexta-feira (24). O imbróglio também envolve os Estados Unidos e a China, de forma indireta.


Exclusivo das redes Wi-Fi desde 2020, o espectro pode ser usado pelos equipamentos compatíveis sem a necessidade de autorização. No entanto, conselheiros da agência reguladora decidiram repartir o uso da faixa, no final de 2024, destinando aproximadamente 60% da sua capacidade para a telefonia móvel, alegando que os provedores quase não investiram nela.


Uma torre de telefone celular com um céu azul ao fundo
Se a decisão for mantida, as redes de Wi-Fi e celular vão dividir a frequência de 6 GHz. (Imagem: Unsplash)
Isso significa que a partir do leilão do 6 GHz, previsto para 2026, essa radiofrequência só poderá ser usada pelas operadoras de telefonia que vencerem o certame. O modelo de divisão do espectro adotado agora é o defendido por China e União Europeia, que vão mesclar seu uso entre Wi-Fi e celular já pensando na estreia do 6G, na próxima década.

Do outro lado estão os EUA, que utilizam toda a faixa de 6 GHz para o Wi-Fi e vinham pressionando os países do continente para adotar tal estratégia. Algumas empresas americanas também defendem o modelo, entre as quais a Meta, afirmando que seus produtos mais avançados exigem transferências de dados robustas, como as taxas oferecidas por esta frequência.


Tentativa de anular a decisão​

Com a divisão da faixa de 6 GHz entre Wi-Fi e celular feita pela Anatel, algumas entidades estão solicitando a anulação da decisão. Uma delas é a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em conjunto com representantes de prestadoras de pequeno porte.

A Abrint defende que o espectro continue destinado ao uso não licenciado, permanecendo exclusivo do Wi-Fi. Para ela, a mudança representa um retrocesso na inclusão digital, já que a rede sem fio responde por quase 90% do tráfego de internet no Brasil e é o meio mais usado nas escolas e pela população de baixa renda.

Um pedido de anulação da medida foi protocolado pela entidade junto à Anatel. Esta e outras solicitações serão analisadas pela procuradoria do órgão, que deve repassá-las ao conselho, posteriormente.
Capar o Wi-Fi para dar essa frequência para as operadoras é o cúmulo do mau caratismo.
Detalhe já tinha sido resolvido lá atrás e voltaram atrás para fazer essa lambança.
 
Boa noite, alguem sabe se tem como habilitar chamadas em 4g no Claro Controle ? Peguei esse plano mas quando vou ligar a ligação cai para o 3g e eu não queria assinar algum pós pago só pra isso
Você pode tentar abrindo um chamado no atendimento (ex. https://atendchat.claro.com.br/ClaroChatV2/?Busca). Deu certo pra mim que também sou controle mas não é garantido.
De qualquer forma, ainda que dê certo, não recomendo, porque o VoLTE no Claro Controle em essência não funciona (chamadas caíam para o 3G, muitas vezes não completava)
 
Uma alteração na destinação da faixa de 6 GHz está causando atritos entre provedores de internet e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como relatou o UOL na sexta-feira (24). O imbróglio também envolve os Estados Unidos e a China, de forma indireta.


Exclusivo das redes Wi-Fi desde 2020, o espectro pode ser usado pelos equipamentos compatíveis sem a necessidade de autorização. No entanto, conselheiros da agência reguladora decidiram repartir o uso da faixa, no final de 2024, destinando aproximadamente 60% da sua capacidade para a telefonia móvel, alegando que os provedores quase não investiram nela.


Uma torre de telefone celular com um céu azul ao fundo
Se a decisão for mantida, as redes de Wi-Fi e celular vão dividir a frequência de 6 GHz. (Imagem: Unsplash)
Isso significa que a partir do leilão do 6 GHz, previsto para 2026, essa radiofrequência só poderá ser usada pelas operadoras de telefonia que vencerem o certame. O modelo de divisão do espectro adotado agora é o defendido por China e União Europeia, que vão mesclar seu uso entre Wi-Fi e celular já pensando na estreia do 6G, na próxima década.

Do outro lado estão os EUA, que utilizam toda a faixa de 6 GHz para o Wi-Fi e vinham pressionando os países do continente para adotar tal estratégia. Algumas empresas americanas também defendem o modelo, entre as quais a Meta, afirmando que seus produtos mais avançados exigem transferências de dados robustas, como as taxas oferecidas por esta frequência.


Tentativa de anular a decisão​

Com a divisão da faixa de 6 GHz entre Wi-Fi e celular feita pela Anatel, algumas entidades estão solicitando a anulação da decisão. Uma delas é a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em conjunto com representantes de prestadoras de pequeno porte.

A Abrint defende que o espectro continue destinado ao uso não licenciado, permanecendo exclusivo do Wi-Fi. Para ela, a mudança representa um retrocesso na inclusão digital, já que a rede sem fio responde por quase 90% do tráfego de internet no Brasil e é o meio mais usado nas escolas e pela população de baixa renda.

Um pedido de anulação da medida foi protocolado pela entidade junto à Anatel. Esta e outras solicitações serão analisadas pela procuradoria do órgão, que deve repassá-las ao conselho, posteriormente.
Isso é uma piada com a nossa cara. Segundo o próprio texto, 90% das conexões com a internet móvel hoje são feitas através do Wi-Fi, mas, ainda assim, vão destinar 60% do espectro de 6GHz para as operadoras, os ridículos 10% sobrando.

Utilizar o Wi-Fi de 2.4GHz hoje é uma tarefa quase impossível e o 5GHz segue o mesmo caminho. A única alternativa era o 6GHz que, graças aos incompetentes da Analtel, só vai ter 1 CANAL (UM CANAL) de 320MHz disponível para o público. Você não conseguirá nem ao menos instalar mais de um AP na mesma casa sem que um interfira no outro.
 
Última edição:
Isso é uma piada com a nossa cara. Segundo o próprio texto, 90% das conexões com a internet móvel hoje são feitas através do Wi-Fi, mas, ainda assim, vão destinar 60% do espectro de 6GHz para as operadoras, os ridículos 10% sobrando.

Utilizar o Wi-Fi de 2.4GHz hoje é uma tarefa quase impossível e o 5GHz segue o mesmo caminho. A única alternativa era o 6GHz que, graças aos incompetentes da Analtel, só vai ter 1 CANAL (UM CANAL) de 320MHz disponível para o público. Você não conseguirá nem ao menos instalar mais de um AP na mesma casa sem que um interfira no outro.
O 5GHz ta longe demais de ta seguindo o mesmo caminho
 
O 5GHz ta longe demais de ta seguindo o mesmo caminho
Foi o que pensei também.
Mesmo porque 5 GHz não tem o mesmo problema de sobreposição de canais do 2.4 GHz.
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Capar o Wi-Fi para dar essa frequência para as operadoras é o cúmulo do mau caratismo.
Detalhe já tinha sido resolvido lá atrás e voltaram atrás para fazer essa lambança.
Concordo.
O pior que o vácuo dos fabricantes de equipamentos e das operadoras/provedores com a banda de 6 GHz fortaleceu esse argumento deles.
Tu lançar um padrão em 2020 e 4 anos depois só ter 2 equipamentos à venda com a tecnologia pro público é sacanagem demais.
Nem a demora pra homologação serve de desculpa, pois 4 anos é tempo demais, enquanto o processo de homologação demora alguns meses.
Não tem defesa pros provedores/operadoras nesse sentido.
 
Sinal da TIM ficou ruim após atualização para o 5G - km 29 da Via Anhanguera /SP (TILT das antenas)

Olá pessoal, tudo bem? Alguém da TIM por aqui? rs - Olhá só, esse mês a TIM atualizou as antenas que ficam no km 29 da Via Anhanguera (limite entre Cajamar e São Paulo/SP). Acontece que a torre fica em local baixo, cercada por montanhas. Eu mesmo moro no bairro Terra Azul, no alto de uma montanha. Antes o sinal da TIM aqui ficava entre 85 - 90 DB no 4g em 1800.

Depois da atualização com as novas antenas 5G, foi trocado o ferro de suporte das antenas. Antes, o TILT das antenas estava em zero (0), agora, por incrível que pareça, as antenas estão apontadas para baixo (mesmo com torre em local baixo e cercada por morros). Isso afetou o sinal no Distrito do Polvilho em Cajamar. Na fábrica da Natura, por exemplo, nem funciona mais a TIM, pois, além de estarem apontadas mais para baixo, o ângulo mudou (um dos setores apontado para a mata rs).

É obvio que essas informações não podem ser passadas em um simples atendimento. Mas sim, para a engenharia, que, acredito que nem saiba disso. Segue uma foto do google que montra onde fica a torre, cercada por montanhas.

Local-da-torre-com-antenas-da-TIM-com-TILT-com-inclinacao-para-baixo-.jpg

No seu caso eu olharia qual o tilt que está especificado no spectrum-e para essa erb, se estiver diferente, é um bom argumento para colocar na reclamação.
 
Aparentemente o aplicativo está atualizando para permitir o acesso via FaceID, paciência.
Sim, mas esse acesso via FaceID é só um bloqueio do aplicativo. Não é login. O login continua com a senha de 4 dígitos e, se feito usando a internet do chip, o login é automático.

Inclusive, esse bloqueio com FaceID é irrelevante, porque se alguém ter acesso ao celular, basta remover e reinstalar o app pra ter acesso ao app desbloqueado.
 

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