Falou pouco mas falou besteiraClaro que não sou dono da verdade, ninguém é, mas você está querendo me fazer mudar a visão de algo que eu tô praticamente dentro. Redes é minha área de atuação.
Sim, cabeiam tudo hoje porque ficou mais barato, mas também elas tem questões sociais envolvidas, por interesse também, redução de impostos e tal, mas aí pro marketing e pra sociedade isso fica bonito.
As autorizadas não são obrigadas AINDA a cabear tudo, em 2025 quero ver como vai ser, já que o plano da Anatel é fazer com que INTERNET seja obrigação cabear tudo. Se concordo? Como cliente sim, porque passei anos sabendo o que é não ter uma internet boa enquanto outros bairros tinham. Se eu olhar pela visão da empresa, acharia ruim, mas elas tem como investir né? Não dá pra ter dó.
Claro que 120 é caro, eu mesmo quero reduzir para 99 pelo menos em Maio, não tô aguentando não. Água e Luz aqui tá caríssimo.
Meu último celular comprei ano passado, 699 dividido em 18x. Eu queria um de 1200, 5G, mas não dá agora. Muitas coisas pra pagar.
Sobre a cobertura que você falou, pelo menos nos lugares próximos onde moro, que tem becos e vielas, quebradas, tá topado de internet. E das grandes também. Ótimo, tem pra todo mundo agora.
Se eu não fosse da área, eu não poderia falar nada, seria apenas achismo, mas eu vejo a realidade desse ramo.
Aonde que existe redução de imposto por cabear locais afastados, buracos (como o bairro que citei)? Não existe previsão legal.
Nenhuma empresa está cabeando pensando em questão social jacias. A vivo/claro/tim/oi são S/A, não são ONG. O cabeamento se deu exclusivamente pq na visão da empresa valia a pena cabear estes locais. Na mentalidade da empresa pouco importa se a pessoa que mora na periferia da periferia em um beco não vai conseguir usar o computador pra estudar pq não vai ter Internet.
Quanto a parte de marketing, nunca vi empresa fazendo propaganda dizendo "cabeamos as vielas e becos do segundo bairro mais perigoso de SP. Cabeamos todas as 109 favelas do bairro. Investimos X em fibra óptica, y em treinamento e z em coletes a prova de balas para os nossos tecnicos"
Enfim, a única razão pela qual tem cobertura é pq passou a valer a pena pra operadora.