[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Claro que não sou dono da verdade, ninguém é, mas você está querendo me fazer mudar a visão de algo que eu tô praticamente dentro. Redes é minha área de atuação.
Sim, cabeiam tudo hoje porque ficou mais barato, mas também elas tem questões sociais envolvidas, por interesse também, redução de impostos e tal, mas aí pro marketing e pra sociedade isso fica bonito.
As autorizadas não são obrigadas AINDA a cabear tudo, em 2025 quero ver como vai ser, já que o plano da Anatel é fazer com que INTERNET seja obrigação cabear tudo. Se concordo? Como cliente sim, porque passei anos sabendo o que é não ter uma internet boa enquanto outros bairros tinham. Se eu olhar pela visão da empresa, acharia ruim, mas elas tem como investir né? Não dá pra ter dó.
Claro que 120 é caro, eu mesmo quero reduzir para 99 pelo menos em Maio, não tô aguentando não. Água e Luz aqui tá caríssimo.
Meu último celular comprei ano passado, 699 dividido em 18x. Eu queria um de 1200, 5G, mas não dá agora. Muitas coisas pra pagar.
Sobre a cobertura que você falou, pelo menos nos lugares próximos onde moro, que tem becos e vielas, quebradas, tá topado de internet. E das grandes também. Ótimo, tem pra todo mundo agora.
Se eu não fosse da área, eu não poderia falar nada, seria apenas achismo, mas eu vejo a realidade desse ramo.
Falou pouco mas falou besteira

Aonde que existe redução de imposto por cabear locais afastados, buracos (como o bairro que citei)? Não existe previsão legal.

Nenhuma empresa está cabeando pensando em questão social jacias. A vivo/claro/tim/oi são S/A, não são ONG. O cabeamento se deu exclusivamente pq na visão da empresa valia a pena cabear estes locais. Na mentalidade da empresa pouco importa se a pessoa que mora na periferia da periferia em um beco não vai conseguir usar o computador pra estudar pq não vai ter Internet.

Quanto a parte de marketing, nunca vi empresa fazendo propaganda dizendo "cabeamos as vielas e becos do segundo bairro mais perigoso de SP. Cabeamos todas as 109 favelas do bairro. Investimos X em fibra óptica, y em treinamento e z em coletes a prova de balas para os nossos tecnicos"

Enfim, a única razão pela qual tem cobertura é pq passou a valer a pena pra operadora.

• Curtir
Reações: HFS
As empresas, o mercado e eu discordamos de você.
Foi por não se interessarem pelos interiores por muito tempo que as grandes estão correndo atrás agora. Porque pessoas que se formaram em alguma coisa e são empresárias, começaram a criar empresas para atender essa demanda das pequenas cidades, pouco povoadas e deu certo. Além das cidades dos interiores de estados não tão famosos da federação, que ninguém dava atenção e tecnologia era sonho distante.
Por isso citei as competitivas, que juntas todas, tem milhões de clientes espalhados pelo Brasil.
O custo de implementação ter caído ajudou como você falou? Ajudou.

Você quis misturar várias coisas, sei que existe muita pobreza pelo país, sei das condições de muita gente que eu já vi sim em UPA, em AMA, em UBS, porque eu vivo frequentando esses lugares (sequelas de covid). Mas essas pessoas também nas dificuldades precisaram investir num celular barato pelo menos, porque até esses serviços exigem telefone de contato. Não pagam planos Pós, colocam recarga quando dá. Eu sei, lembre-se, eu sou da periferia, não tenho vida financeira boa, é sempre na correria.
Essas pessoas também querem um lazer aos fins de semana, se não dá pra sair pra um passeio, pelo menos ver um filme, uma série, é aí que entra a internet, geralmente essas pessoas vão contratar os planos mais baratos (é aqui que entra a guerra de preços das empresas de fibra). Internamente, quem trabalha na área fica puto com isso, mas eu gosto dessa guerra de preços baixos com muita banda porque dá oportunidade pra quem antes não conseguia usar. Pessoal fica comentando, "Pô, implementei e preciso cobrar X e a pessoa tem que ficar pelo menos 2 anos pra pagar essa infra, aí vem outro e tem a mesma velocidade por metade, aí me quebra". Escuto muito isso. Mas essa guerra de preços e implementação por todo lugar está dando oportunidades para mais e mais pessoas se conectarem.
E é também por isso que apesar de ser contra a pirataria, eu não condeno quem usa, porque para muitos é o único meio barato de se acessar muitos conteúdos que pra ter legalmente, seria bem caro contratando uns 5 apps de streaming.

Falar que empresa sempre visa o lucro isso eu sempre falo, porque sou da mesma área delas. Entrar em bairro com baixo IDH já foi mais arriscado por conta do churn alto e também do risco de inadimplência, mas isso melhorou bastante por conta do que? Guerra de preços. Pessoal tá usando já internet como serviço essencial, tipo água e luz. Às pessoas ficam mais putas se a internet cair do que a luz. Mas sim, internamente elas hoje também trabalham o social, sei porque só nos últimos 9 anos passei por 3 das grandes.

O bairro de SP que você citou, dizendo que as empresas não querem ir, tem uma realidade bem diferente do que você descreveu. Precisa visitar o lugar, foi o primeiro lugar onde a Oi lançou o Oi Fibra em SP, tem Vivo Fibra e TIM Fibra pra todo lado. Tem TIM VDSL há anos. A Claro com HFC e tem Claro Fibra começando a ser implementado. Fora as pequenas provedoras que também tem muitas.

Não há mais essa questão, "não vou ali", elas querem estar em cada cantinho, pra ganhar mais.
Espero que a Claro veja meu cantinho e entre com fibra no meu bairro. No meu bairro tem umas cinco provedoras e das grandes apenas a VIVOFibra.

Falou pouco mas falou besteira

Aonde que existe redução de imposto por cabear locais afastados, buracos (como o bairro que citei)? Não existe previsão legal.

Nenhuma empresa está cabeando pensando em questão social jacias. A vivo/claro/tim/oi são S/A, não são ONG. O cabeamento se deu exclusivamente pq na visão da empresa valia a pena cabear estes locais. Na mentalidade da empresa pouco importa se a pessoa que mora na periferia da periferia em um beco não vai conseguir usar o computador pra estudar pq não vai ter Internet.

Quanto a parte de marketing, nunca vi empresa fazendo propaganda dizendo "cabeamos as vielas e becos do segundo bairro mais perigoso de SP. Cabeamos todas as 109 favelas do bairro. Investimos X em fibra óptica, y em treinamento e z em coletes a prova de balas para os nossos tecnicos"

Enfim, a única razão pela qual tem cobertura é pq passou a valer a pena pra operadora.
Tá bom, eu sou da área, trabalhei para empresas do ramo justamente nessa área de infra e vendas e não sei de nada, você sabe tudo.
Não dá pra debater com quem tá sempre certo né?
Nada do que eu fale vai mudar sua visão, seu entendimento, mesmo eu conhecendo e convivendo o dia a dia dessas empresas justamente nessa parte.
Eu vejo a realidade, o pensamento, as atitudes, das empresas, mas eu tô errado. :facepalm:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Espero que a Claro veja meu cantinho e entre com fibra no meu bairro. No meu bairro tem umas cinco provedoras e das grandes apenas a VIVOFibra.
Pessoal clarista entendido aqui do fórum diz que ela tá parando com expansão por esse ano. Então se for real mesmo pode demorar mais um pouquinho. Onde eu moro estão trabalhando, direto vejo carros da Claro e mini-caminhões de infra com a logo dela.

Tá bom, eu sou da área, trabalhei para empresas do ramo justamente nessa área de infra e vendas e não sei de nada, você sabe tudo.
Nada do que eu fale vai mudar sua visão, seu entendimento, mesmo eu conhecendo e convivendo o dia a dia dessas empresas justamente nessa parte.
Eu vejo a realidade, o pensamento, as atitudes, das empresas, mas eu tô errado. :facepalm:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal clarista entendido aqui do fórum diz que ela tá parando com expansão por esse ano. Então se for real mesmo pode demorar mais um pouquinho. Onde eu moro estão trabalhando, direto vejo carros da Claro e mini-caminhões de infra com a logo dela.
Eu trabalho na Claro, porém não tenho nenhum contato direto com alguém próprio da Claro que trabalha na área de expansão, novas cidades que possa me dizer isso. Quando vem as informações é quando já está acontecendo ou prestes. Eu olho pela visão se tem VIVO aqui é porque algo tem, então acredito que cedo ou mais tarde ela venha também, tem rede no próximo bairro passa os cabos principais na av três quadras a cima da minha rua e não cabearam nem com HFC. Pelo que eu sei irão fibrar o centro, cidade do lado que é colado junto a minha onde moro, condomínios e bairros na cidade vizinha. Mas não sei quando isso vai acontecer.

Olha jacias, a questão é que você não tem argumentos. Você conhece tão bem, que falou que as empresas cabeiam tudo pq tem redução de impostos, sendo que isso não existe. Se você trabalha na área, sugiro que você se recicle.

O fato de que vc trabalha na área não significa que o que vc disse seja verdade absoluta. Se for seguir pela sua lógica, tudo que os atendentes de telemarketing falam é verdade, já que eles são da área, mesmo que o interesse seja apenas vender.

Agora jacias, se vc quer acreditar que as empresas são ONG, escolha sua.

Eu trabalho na Claro, porém não tenho nenhum contato direto com alguém próprio da Claro que trabalha na área de expansão, novas cidades que possa me dizer isso. Quando vem as informações é quando já está acontecendo ou prestes. Eu olho pela visão se tem VIVO aqui é porque algo tem, então acredito que cedo ou mais tarde ela venha também, tem rede no próximo bairro passa os cabos principais na av três quadras a cima da minha rua e não cabearam nem com HFC. Pelo que eu sei irão fibrar o centro, cidade do lado que é colado junto a minha onde moro, condomínios e bairros na cidade vizinha. Mas não sei quando isso vai acontecer.
Geralmente nas empresas, essas áreas são bem separadas, por isso que você acaba não tendo contato com a área de projetos e infra. O máximo que eu tinha contato era com a área do time de vendas quando ia liberar áreas. São os primeiros a saber a informação porque são eles que vão pra pista vender no PAP. Já fui PAP, uma zueira do caramba, bem divertido. Saía gritando pelas ruas. Era feliz e sabia. Se você falar com qualquer vendedor PAP ele vai ter acesso a um app que informa com exatidão quando libera e onde vai ter.

É por isso que nos anos 2000 eu usava internet ADSL de 150kbps no meu bairro, enquanto em bairro rico tinha velocidades de 1 Mega. Era caro pra aumentar capacidade de link. Isso porque era a concessionária, a Telefónica. Empresas autorizadas como Ajato e NET não queriam nem saber de passar por bairros como o meu. Era caro e não dava retorno. Poucos tinham um PC, o meu mesmo foi ganhado com muito suor pago pela minha mãe e a gente nem podia comentar com o vizinho que tinha pra não ficar visado. Só expandiu pra todo lado como você falou porque hoje tá barato e as pessoas tem no que usar. Se não for num PC, é na TV, é no celular, é no videogame, é num tablet, num notebook, vai ter algo na sua casa que vai te fazer querer ter internet.
vc ainda teve sorte. aqui (interior do RN) quando meu pai comprou o primeiro computador em meados dos anos 2000 era só internet discada. e assim foi por alguns anos. lá pra 2005-06 foi que começou a aparecer internet via rádio, era pouca coisa melhor que discada, mas se ao menos fechasse o tempo esquece, a internet caía e já era. velox chegou aqui com adsl em 2008-09. usava 300kpbs e achava o máximo, era muito mais rápido que os 128kbps que a via rádio me fornecia. e funcionou bem durante muito tempo, inclusive cheguei a ter até 15mbps, ai em 2017 vieram problemas seríssimos, e foi de encontro com o primeiro provedor de fibra que apareceu por aqui. tentei por meses resolver o problema do velox mas era em vão, ninguém conseguia resolver. vieram mais de 10 pessoas em minha casa e ninguém sabia o que fazer pra sanar esse mistério: a internet simplesmente nao funcionava mais de dia, só de noite e olhe lá. durante o dia nao sustentava a conexão por 1 minuto se quer, e era isso até às 18:00 quando finalmente ficava utilizável. mais pro final já nem de noite mais tava funcionando, ai foi a gota d'água. os próprios técnicos me aconselharam a cancelar. mudei pra fibra e to até hoje, mas nao é oi. aqui acho que desativaram os armários e a brisanet domina, inclusive eu uso dela

vc ainda teve sorte. aqui (interior do RN) quando meu pai comprou o primeiro computador em meados dos anos 2000 era só internet discada. e assim foi por alguns anos. lá pra 2005-06 foi que começou a aparecer internet via rádio, era pouca coisa melhor que discada, mas se ao menos fechasse o tempo esquece, a internet caía e já era. velox chegou aqui com adsl em 2008-09. usava 300kpbs e achava o máximo, era muito mais rápido que os 128kbps que a via rádio me fornecia. e funcionou bem durante muito tempo, inclusive cheguei a ter até 15mbps, ai em 2017 vieram problemas seríssimos, e foi de encontro com o primeiro provedor de fibra que apareceu por aqui. tentei por meses resolver o problema do velox mas era em vão, ninguém conseguia resolver. vieram mais de 10 pessoas em minha casa e ninguém sabia o que fazer pra sanar esse mistério: a internet simplesmente nao funcionava mais de dia, só de noite e olhe lá. durante o dia nao sustentava a conexão por 1 minuto se quer, e era isso até às 18:00 quando finalmente ficava utilizável. mais pro final já nem de noite mais tava funcionando, ai foi a gota d'água. os próprios técnicos me aconselharam a cancelar. mudei pra fibra e to até hoje, mas nao é oi. aqui acho que desativaram os armários e a brisanet domina, inclusive eu uso dela
Minha mãe comprou o PC em 1999, usei discada até 2004, quando pedimos o Telefónica Speedy. Tinha que esperar meia noite ou sábado pra navegar, baixar música e clipes no Kazaa era uma noite toda baixando e tinha que usar gerenciador. Discador do IG.

Agora, obrigar a operadora a cabear um local não dá certo. Torno a dizer: se o local for ser lucrativo em algum momento, a própria empresa irá cabear, sem que o estado precise obrigar, como vc chegou a falar.
Essa história do estado meter sua mão numa empresa privada para obrigá-la a cumprir determinados serviços, me lembra muito o regime de governo de certos países que o pessoal aplaude, mas se arrepia no primeiro revés resultante de suas práticas. Aqui além da mão grande do estado se apropriando de uma empresa privada de telefonia, tornou uma empresa privada praticamente uma estatal de seu governo, dependurando seus congêneres partidários, e servindo unicamente de meio de negociatas e cabide para filhos VAGABUNDOS de um pai igualmente BANDIDO.

Essa história do estado meter sua mão numa empresa privada para obrigá-la a cumprir determinados serviços, me lembra muito o regime de governo de certos países que o pessoal aplaude, mas se arrepia no primeiro revés resultante de suas práticas. Aqui além da mão grande do estado se apropriando de uma empresa privada de telefonia, tornou uma empresa privada praticamente uma estatal de seu governo, dependurando seus congêneres partidários, e servindo unicamente de meio de negociatas e cabide para filhos VAGABUNDOS de um pai igualmente BANDIDO.
Na verdade nem estou entrando no mérito da questão política.

A questão é que o dinheiro vai ter que sair de algum lugar, e não vai ser do lucro da empresa. Nos eua, eles tentaram subsidiar a implantação de internet em locais afastados, não deu certo.

Puxar fibra pra locais muito afastados, com pouca gente ou com problemas de segurança (áreas controladas pela milícia e crime organizado, como as 109 favelas do jardim sao luiz, aonde tem até milicia que controla gatonet), a conta não vai fechar, seja pelo alto custo de implantação (locais longes e com poucas pessoas) ou pelo custo de manutenção (área dominada pela milicia/trafico/pcc, como o bairro que eu falei, costuma ter muita sabotagem de cabo), ou pelo número de assinantes (entra no mérito da situação da populacao).

Como já falei, empresa, seja a vivo ou o provedor hilux, eles não entram pra ter prejuízo. Se eles forem obrigados a ter prejuízo, eles vão repassar para o resto dos clientes.

Ressalto que não é preconceito de não querer levar internet pra favela ou pra area rural, mas é a dificuldade existente para levar e manter.

Bom mesmo é miliciano genocida ladrão de jóias. Essa semana ainda vi a Ferrari de ouro do L.u.l.i.n.h.a.

Na verdade nem estou entrando no mérito da questão política.

A questão é que o dinheiro vai ter que sair de algum lugar, e não vai ser do lucro da empresa.
Desculpe se respingou na política, o problema é que acaba indo na mesma direção, ou seja, o dinheiro dos "incentivos" acabaria saindo de nosso bolso... sabe como é. E está correto no raciocínio, pois certas áreas do RJ há operadoras que literalmente abandonaram tudo para trás. Não tem como, seja por baixa receita, baixa procura, criminalidade... não são ONGs! Estão prestando um serviço, e prestam onde quiser, onde interessar. No meu bairro mesmo tem área que não tem serviço de nenhuma das 4 grandes, não por falta de procura ou renda, e sim porque é tudo subterrâneo, não quiseram arregaçar as mangas! O cobre funcionou até a Oi desativar e não repôs por fibra, Vivo, Claro, Tim nunca cobriram o trecho, mas passam num cruzamento 50 metros depois! Quem mora naquele trecho está num mato sem cachorro.

Ressalto que não é preconceito de não querer levar internet pra favela ou pra area rural, mas é a dificuldade existente para levar e manter.
Não é preconceito, é realidade. Dura, mas infelizmente é.

Bom mesmo é miliciano genocida ladrão de jóias. Essa semana ainda vi a Ferrari de ouro do L.u.l.i.n.h.a.
Pegaram o lance das jóias porque ele foi burro, nunca foi bom em articular. Um simples "diálogo cabuloso" resolvia isso! E você foi um privilegiado duas vezes: em ver uma Ferrari, e de ouro ainda por cima. O L.u.l.i.n.h.a. eu nem falo nada pois é mero coadjuvante, e deve ser habitual frequentador dos mesmos lugares que você frequenta.

Mexi na ferida aberta dos patriotários. Acho que ainda é cedo, pois nem todos voltaram da reza para os pneus.

Pegaram o lance das jóias porque ele foi burro, nunca foi bom em articular. Um simples "diálogo cabuloso" resolvia isso! E você foi um privilegiado duas vezes: em ver uma Ferrari, e de ouro ainda por cima. O L.u.l.i.n.h.a. eu nem falo nada pois é mero coadjuvante, e deve ser habitual frequentador dos mesmos lugares que você frequenta.
Foram falar indiretamente do bandido de estimação dele, aí ficou bravinha e soltou a franga sem ter nada a ver com o tópico 🤣

Bizarrices. Logo que assine a bOi, o ip começava em 191.223.***.**. Ping pros servidores da Valve ficavam lá pelos 60-70. Em algum momento de Novembro, mudou pra 201.67, mas manteve nessa faixa o ping. Em algum outro momento entre Fevereiro e Março pulou pra 201.24. Meu ping subiu pra 110... Bizarrices a parte, era o único servidor que realmente tava cagado desse jeito.
Eu ia desligar a ONT mas como a Energisa já tinha previsão de fazer manutenção e iam cortar a energia por umas horas, larguei mão e esperei. Voltou pra 191.217. Ping baixou pra 50-60. WTF...

A propósito, era até engraçado tentar jogar com 110 de ping em servidor brasileiro. Tinha dias que eu caía em servidor dos boludos, provavelmente porque o ping tava a mesma porcaria :haha:

Bizarrices. Logo que assine a bOi, o ip começava em 191.223.***.**. Ping pros servidores da Valve ficavam lá pelos 60-70. Em algum momento de Novembro, mudou pra 201.67, mas manteve nessa faixa o ping. Em algum outro momento entre Fevereiro e Março pulou pra 201.24. Meu ping subiu pra 110... Bizarrices a parte, era o único servidor que realmente tava cagado desse jeito.
Eu ia desligar a ONT mas como a Energisa já tinha previsão de fazer manutenção e iam cortar a energia por umas horas, larguei mão e esperei. Voltou pra 191.217. Ping baixou pra 50-60. WTF...

A propósito, era até engraçado tentar jogar com 110 de ping em servidor brasileiro. Tinha dias que eu caía em servidor dos boludos, provavelmente porque o ping tava a mesma porcaria :haha:
Pra você ver como é tudo cagado as rotas da BOI, aqui a latência pra SP era a mesma pra miami, 85~90ms :facepalm:

Pra você ver como é tudo cagado as rotas da BOI, aqui a latência pra SP era a mesma pra miami, 85~90ms :facepalm:
Mas aí que tá, só uma das "faixas" de ip me deu essas rotas estranhas e a princípio só pra esse servidor da Valve, o resto parecia funcionar normal. Só espero que a Energisa não precise fazer mais nada aqui na rua, eu é que não desligo mais a ONT depois dessa :haha:

Mas aí que tá, só uma das "faixas" de ip me deu essas rotas estranhas e a princípio só pra esse servidor da Valve, o resto parecia funcionar normal. Só espero que a Energisa não precise fazer mais nada aqui na rua, eu é que não desligo mais a ONT depois dessa :haha:
Aqui essas faixas de IP não fazia muita diferença para SP, o único problema que dava era nas rotas pro servidor CDN, por aqui normalmente ficam em Fortaleza esses CDNs, porém mudando a range as vezes ele saia pra gringa ou pra SP elevando a latência.

Aqui essas faixas de IP não fazia muita diferença para SP, o único problema que dava era nas rotas pro servidor CDN, por aqui normalmente ficam em Fortaleza esses CDNs, porém mudando a range as vezes ele saia pra gringa ou pra SP elevando a latência.
Esses dias enquanto eu tentava entender que diabos que tava acontecendo, achei um post antigo na Steam, se não me engano de 2019. Era problema da Claro com o servidor de DOTA 2 da Valve. Pelo tracert, um dos saltos ia pra fora do país. Imagino que era alguma porcaria assim que acontecia com esse ip em específico comigo. Pior que era "só" o ping alto, não via perda de pacote nem nada parecido, só rota cagada mesmo... bOi sendo bOi, muda a cor, nome mas o serviço porco tá lá :haha:

Esses dias enquanto eu tentava entender que diabos que tava acontecendo, achei um post antigo na Steam, se não me engano de 2019. Era problema da Claro com o servidor de DOTA 2 da Valve. Pelo tracert, um dos saltos ia pra fora do país. Imagino que era alguma porcaria assim que acontecia com esse ip em específico comigo. Pior que era "só" o ping alto, não via perda de pacote nem nada parecido, só rota cagada mesmo... bOi sendo bOi, muda a cor, nome mas o serviço porco tá lá :haha:
Só quero ver é quantas décadas vai levar pra BTG melhorar esses problemas de rotas, que é de herança maldita da BOI, nessa Vtal ai no momento só o nome é diferente, o serviço prestado ainda tem o nome BOI assinado :limo:

Até lá, prefiro utilizar uma starlink da vida como internet kkkk

É só no sul que a rota da vtal presta então? Complexo, talvez tenham tido mais facilidade nas regiões ex-brt.

É só no sul que a rota da vtal presta então? Complexo, talvez tenham tido mais facilidade nas regiões ex-brt.
Até agora nenhuma alma penada postou se quer um tracert da BOI de SP, pra mostrar se a qualidade da rede é boa.

Foram falar indiretamente do bandido de estimação dele, aí ficou bravinha e soltou a franga sem ter nada a ver com o tópico 🤣
Isso porque o Amor venceu! Quem ama, supera :safadao:.
Energisa não precise fazer mais nada aqui na rua, eu é que não desligo mais a ONT depois dessa
Pega um No-break e liga nela, acho que um de 600VA pra começar dura horas. O problema é que... vai ter que desplugar da tomada onde está para ligar no No-break. Será que o tempo de lease vai te permitir essa manobra e manter o IP? Na Tim já tive que esperar 30 minutos desligado, e outras vezes foi só ligar e desligar.

Users who are viewing this thread

Voltar