[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Desde que não tenham feito nenhuma cagada na rota de Uruguaiana até POA a Oi deve ser bem de boa por aí também. O IP que tu passou não responde no teste então não deu pra testar.

E eu já tive Claro em POA e aqui em Caxias e foi a merda mesma a experiencia, ping alto do nada, perda de pacote, quedas, upload ficando zerado... parece uma rede móvel a 5km da antena.
Atualização: como esse fixo é da Oi há quase 20 anos, descobri que a internet vem sem fidelidade (viva!). Acabamos assinando aqui, sem pesar na consciência. Como ainda falta pouco mais de uma semana pro ciclo de cobrança da Claro, vou fazer uns testes até lá.
Meu maior problema com a Claro são as perdas de pacote gritantes e as variações no ping, mesmo testando com ExitLag e similares. Moro em Longepracaralhópolis (conhecida também como Uruguaiana/RS) e meu ping no Valorant (45.7.37.1) fica por volta de 40 em um dia comum (com picos esporádicos pra 300, 500, 800, sempre no pior momento :) ). Eu aceitaria tranquilamente um pouco mais de ping em troca de que os meus pacotes chegassem integralmente e que o gráfico do ping, como diz o Diego Kerber, não desenhasse mais a logo do Adrenaline.
Bom vou contar minha experiência de 4 meses da Oi fibra em Blumenau, SC. 2 anos atrás eu assinei a Oi, pois 400 megas era mais barato que os 300 da vivo fibra, e aí já começou a desgraça. Na portabilidade a porcaria da velocidade já caiu, de 400 foi para 75 (nunca vi isso), o técnico disse que é normal e após iria normalizar e ele estava certo.
No 3 mês começou os problemas em jogos e lives na twitch. Em jogos eu não sei o motivo, a Oi me manda para o servidor do chile de csgo, sendo que lá meu ping era 80ms. Eu colocava na busca do csgo ping <30ms, mesmo assim ia para o chile. Beleza nem me esquentei pq ligando exitlag ficava normal, mas os problemas foram aumentando. De noite após as 18h era impossível assistir live na twitch, só dava para ver em 160p, 480p era uma travação a cada 3s, você ligando uma VPN era "12k" liso.
Depois disso fui obrigado a pagar 300 reais de multa e mandar eles tomarem naquele lugar, voltei para vivo depois desse dia e fui feliz até mês passando quando assinei com a Unifique.

por isso não indico a Oi para quem for gamer, claro que você pode discordar do que relatei. Mas foi o que passei com essa porcaria.

obs: na vivo o ping para GC (servidor privado csgo competitivo) era 12/15ms, na Oi dibra era de 18/25ms e agora na Unifique 15/20ms.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualização: como esse fixo é da Oi há quase 20 anos, descobri que a internet vem sem fidelidade (viva!). Acabamos assinando aqui, sem pesar na consciência. Como ainda falta pouco mais de uma semana pro ciclo de cobrança da Claro, vou fazer uns testes até lá.
Meu maior problema com a Claro são as perdas de pacote gritantes e as variações no ping, mesmo testando com ExitLag e similares. Moro em Longepracaralhópolis (conhecida também como Uruguaiana/RS) e meu ping no Valorant (45.7.37.1) fica por volta de 40 em um dia comum (com picos esporádicos pra 300, 500, 800, sempre no pior momento :) ). Eu aceitaria tranquilamente um pouco mais de ping em troca de que os meus pacotes chegassem integralmente e que o gráfico do ping, como diz o Diego Kerber, não desenhasse mais a logo do Adrenaline.
Agora ajudando você, já que você é de uruguaiana e eu não sei como é na sua rua a questão de provedor. Nesse site de ISP tem uma provedora de Uruguaiana RS, se você entrar vai ver um ip já configurado que é do CSGO em SP. Esse site me ajudou muito para escolher a Unifique, considere uns 2ms para + como margem de erro.

Última edição:

Eu sou do Sul (é só olhar e ver!).
Imagino que seja o HFC/coaxial... Usei Claro aqui em Dourados/MS por volta de 3 ou 4 anos. Funcionava muito bem, até que em algum momento de 2022, não sei se depois de uma tempestade começaram os problemas, essas oscilações nojentas de ping, perda de pacotes. Se fosse só eu jogando o problema, até passava, mas chegou ao cúmulo do fixo não funcionar também e aí começou a pegar pro escritório. Comecei a abrir minhas reclamações, os técnicos que enviavam não resolviam nada (só me diziam que não entendiam de ping mas não repassavam pra cima o problema) até que reclamei na Ouvidoria da Claro. Fizeram um pente fino na rede, removeram um pouco de ruído mas nunca voltou ao que era antes.

O backbone da Claro não é ruim, o problema realmente estava nessa última etapa depois de converter o sinal ótico pro coaxial, um conector/equipamento zoado na casa de um assinante pode inserir ruído na rede e afetar vários usuários. E obviamente o pente fino (mandar técnico medir o sinal de TAP em TAP em cada poste) pra achar a fonte desse ruído demora pra caramba e sai "caro" pra empresa.

Xingamentos a parte a Claro, desejo melhor sorte com a Oi! E obviamente, se não te atender, pé na bunda deles e tente a próxima!

Bom vou contar minha experiência de 4 meses da Oi fibra em Blumenau, SC. 2 anos atrás eu assinei a Oi, pois 400 megas era mais barato que os 300 da vivo fibra, e aí já começou a desgraça. Na portabilidade a porcaria da velocidade já caiu, de 400 foi para 75 (nunca vi isso), o técnico disse que é normal e após iria normalizar e ele estava certo.
No 3 mês começou os problemas em jogos e lives na twitch. Em jogos eu não sei o motivo, a Oi me manda para o servidor do chile de csgo, sendo que lá meu ping era 80ms. Eu colocava na busca do csgo ping <30ms, mesmo assim ia para o chile. Beleza nem me esquentei pq ligando exitlag ficava normal, mas os problemas foram aumentando. De noite após as 18h era impossível assistir live na twitch, só dava para ver em 160p, 480p era uma travação a cada 3s, você ligando uma VPN era "12k" liso.
Depois disso fui obrigado a pagar 300 reais de multa e mandar eles tomarem naquele lugar, voltei para vivo depois desse dia e fui feliz até mês passando quando assinei com a Unifique.

por isso não indico a Oi para quem for gamer, claro que você pode discordar do que relatei. Mas foi o que passei com essa porcaria.

obs: na vivo o ping para GC (servidor privado csgo competitivo) era 12/15ms, na Oi dibra era de 18/25ms e agora na Unifique 15/20ms.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora ajudando você, já que você é de uruguaiana e eu não sei como é na sua rua a questão de provedor. Nesse site de ISP tem uma provedora de Uruguaiana RS, se você entrar vai ver um ip já configurado que é do CSGO em SP. Esse site me ajudou muito para escolher a Unifique, considere uns 2ms para + como margem de erro.
Durante a portabilidade do telefone fixo, na Oi Fibra fica com velocidade reduzida mesmo, fiquei utilizando 50 Mega por 3 dias. Assim que concluiu a portabilidade do fixo, pulou para os 500 Mega. Não sei se avisaram você, quando contratei, avisaram que ia acontecer. Sobre a Twitch, não tenho problemas para fazer ou assistir lives, a não ser que eu assista no app da TV Samsung, que começa a travar a cada 5 segundos, mas nesse caso deve ser o app que ainda precisa de ajustes, mas se eu ver no app de celular, Fire Stick ou no PC, não trava mesmo em 720p, que parece ser o máximo deles lá.

Durante a portabilidade do telefone fixo, na Oi Fibra fica com velocidade reduzida mesmo, fiquei utilizando 50 Mega por 3 dias. Assim que concluiu a portabilidade do fixo, pulou para os 500 Mega. Não sei se avisaram você, quando contratei, avisaram que ia acontecer. Sobre a Twitch, não tenho problemas para fazer ou assistir lives, a não ser que eu assista no app da TV Samsung, que começa a travar a cada 5 segundos, mas nesse caso deve ser o app que ainda precisa de ajustes, mas se eu ver no app de celular, Fire Stick ou no PC, não trava mesmo em 720p, que parece ser o máximo deles lá.
na claro e na vivo não tivesse esse problema de portabilidade, mas deve ser o sistema da oi. Na questão da twitch era algo depois das 18h, pq 17:45 eu estava assistindo live em 1080p liso, dava 18h ficava impossível só resolvia ligando alguma vpn.

na claro e na vivo não tivesse esse problema de portabilidade, mas deve ser o sistema da oi. Na questão da twitch era algo depois das 18h, pq 17:45 eu estava assistindo live em 1080p liso, dava 18h ficava impossível só resolvia ligando alguma vpn.
Oi e Vivo utilizavam um mesmo sistema para vender internet, a Vivo mudou recentemente essa plataforma e a Claro sempre usou uma da NET. Por isso as particularidades diferentes na hora de contratar. Sobre a Twitch, vou testar, assistir uma live às 18h e 19h e fazer uma live também nesse horário pra ver o que que dá.

O sistema da Oi está tão bom quanto a internet gamer deles, agora estão mandando email dizendo que não foi pago a fatura sendo que no próprio aplicativo mostra que foi, achei que fosse golpe mas somente mandava entrar no aplicativo, ainda veio um consultor dizendo que minha internet consta como cancelada e perguntando se quero recontratar.

Enviando arquivo para o Spotify, taxa de upload:
8MqBu7f.png

Enviando arquivo para o Facebook, taxa de upload:
R90WcGx.png

Tô satisfeito com a performance de upload da Oi Fibra. Só o OneDrive que tem uma mania feia de limitar as taxas de download e upload, tendo que me fazer esperar mais. Eu mudaria de serviço de nuvem, mas o OneDrive tem o Office 365 e plano família, suporte ao Chromecast. Google Drive é muito mais rápido, mas não dá pra compartilhar espaços separados, além dos serviços de escritório dele serem mais limitados. E o Dropbox é caríssimo, mas já testei e pra ele sobe e desce tudo no talo.

Oi e Vivo utilizavam um mesmo sistema para vender internet, a Vivo mudou recentemente essa plataforma e a Claro sempre usou uma da NET. Por isso as particularidades diferentes na hora de contratar. Sobre a Twitch, vou testar, assistir uma live às 18h e 19h e fazer uma live também nesse horário pra ver o que que dá.
agora devem ter arrumado, esse meu problema foi a 2 anos atrás. Tomara que hoje já tenham arrumado esse problema aqui para a região de Blumenau.

agora devem ter arrumado, esse meu problema foi a 2 anos atrás. Tomara que hoje já tenham arrumado esse problema aqui para a região de Blumenau.
2 anos? Então já não deve acontecer mais.

Não precisa configurar nada? Só a senha do Wi-fi?
Até a senha do Wi-Fi volta para padrão, é só mudar ela e pronto. Só vai mudar mais alguma coisa caso você precise

OneDrive capando velocidade de download:
9a6AP6X.png

Alguém que usa quer testar aí pra ver se sai melhor? É só esse serviço que eu baixo lentão assim.

Eu sou do Sul (é só olhar e ver!).
Sou Natural de Alegrete/RS, nem sabia que tinha OiFibra em Uruguaiana, que eu saiba tinha em Alegrete, acho que cabearam recentemente aí né? Pelo que sei a Claro andou fibrando alguns locais aí.

9a6AP6X.png

Alguém que usa quer testar aí pra ver se sai melhor? É só esse serviço que eu baixo lentão assim.
baixa pelo internet maneger download.

9a6AP6X.png

Aqui normal, baixando na velocidade máxima em arquivos grandes. Na sincronização pelo app não tenho como mensurar, os arquivos são pequenos e baixam bem antes da vel máxima ser atiginda então oscila bastante, mas nunca percebi lentidão.

Se eu baixar nele, ele vai quebrar esse arquivo em pedacinhos e vai jogar na velocidade máxima. Aí não daria certo meu teste.
Aqui normal, baixando na velocidade máxima em arquivos grandes. Na sincronização pelo app não tenho como mensurar, os arquivos são pequenos e baixam bem antes da vel máxima ser atiginda então oscila bastante, mas nunca percebi lentidão.
Pelo APP instalado eu uso o gerenciador de tarefas pra ver. Mesma coisa pelo Edge. Só no Chrome que eu consigo ver. Mas não tá passando de 25MB/s.
Se for com Google Drive ou Dropbox vai no máximo.

Galerinha, o Nokia G-1425G-B é ruim pra UPNP/DLNA mesmo ou eu que não estou sabendo configurar?

Anteriormente eu usava um G-140W-H e não tinha problemas com isso, mas quando atualizei o plano eles trocaram o roteador e desde então não consigo mais acessar meus arquivos do PC pela TV ou celular.

As opções de streaming no Windows estão ativadas, já desativei o firewall do roteador, ativei o upnp/dlan, adicionei os dispositivos no DHCP... Mas nada de resolver. Tô esquecendo de algo?

Normal por aqui, testei no Edge
Captura-de-tela-2023-04-29-164745.png

Então, testei aqui de novo só que download pelo Edge como falaram e o resultado subiu pouco:
qrTUSvH.png

Galerinha, o Nokia G-1425G-B é ruim pra UPNP/DLNA mesmo ou eu que não estou sabendo configurar?

Anteriormente eu usava um G-140W-H e não tinha problemas com isso, mas quando atualizei o plano eles trocaram o roteador e desde então não consigo mais acessar meus arquivos do PC pela TV ou celular.

As opções de streaming no Windows estão ativadas, já desativei o firewall do roteador, ativei o upnp/dlan, adicionei os dispositivos no DHCP... Mas nada de resolver. Tô esquecendo de algo?
Olha, não uso Nokia porque minha cidade usa Huawei, mas utilizo UPNP/DLNA como você, visualizando arquivos de um HD externo tanto na TV, quanto celular e PC, uso inclusive um app pra gerenciar tudo pelo cel ou PC e esse HD fica ligado no aparelho da Oi.
Mas você conseguiu pelo menos configurar essas opções no aparelho novo? Se sim, deveriam estar aparecendo. Não sei se os Nokia tem alguma senha superior que deixa acessar outras áreas não acessíveis com a senha padrão. Ficar sem esse recurso aí é muito ruim pra quem já tá acostumado.

Boa noite. Alguém de Porto Alegre poderia fazer um tracert para teste.gamersclub.com.br [45.164.124.104], estou querendo trocar de operadora e tem oi fibra, gostaria de saber a rota.

Boa noite. Alguém de Porto Alegre poderia fazer um tracert para teste.gamersclub.com.br [45.164.124.104], estou querendo trocar de operadora e tem oi fibra, gostaria de saber a rota.
KkP2pmN.png

Sou de Caxias, mas vai ser praticamente a mesma coisa.

Por necessidade e preço dei entrada na contratação de 500MB da OBVIOUS.
Eles falaram que meu endereço tem viabilidade parcial e é pra aguardar a resposta do técnico.
Tem uma CTO chuveiro Lorenzetti a 300M da minha casa então não acho que tenha problema quanto a isso, só se for preguiça deles mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar