[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Eai pessoal
Tô com um susposto problema, não sei se é normal. Que é
Para assistir alguns streamings rodar sem travar tenho que ficar desligando o modem

Minha internet Oi fibra 100 Megas

E não estou acessando o modem, porque cheguei a mudar a senha uma vez mas não lembro mais, e o pessoal da operadora não quer me ajudar nisso.

Normal?

Última edição:
Eai pessol
Para assistir alguns streamings rodar sem travar tenho que ficar desligando o modem

E não estou acessando o modem, porque cheguei a mudar a senha uma vez mas não lembro mais, e o pessoal da operadora não quer me ajudar nisso.

Normal?
Ja tive problema uma vez com o telecine. Liguei no atendimento e abriram um chamado que resolveu no mesmo dia.
Se for serviço de streaming oficial eles podem dar suporte.

Eai pessol

Normal?
Costuma ter um botão de reset atrás do modem, com isso vai voltar a senha padrão e pode até com isso resolver seu problema

Eai pessoal

Normal?
Qual o modelo do seu modem? Aí fica mais fácil pra ajudar nisso aí.

Huawei hg8245w5-6t
Então, esse modelo tem um botãozinho de reset atrás, mesmo apertando ele por alguns segundos, não está voltando para as senhas padrão do selo?
Porque só assim pra você conseguir acessar novamente a página de configurações.
Sobre streaming, já tive problema mas não foi com a Oi a experiência. Mas é como o @lordtec falou, se for app de streaming oficial, a Oi tem que ajudar no caso. O que eu fiz foi o seguinte, testei o mesmo app de streaming, mas usando a conexão móvel, aí funcionou direito e só na internet fixa que dava problema. Relatei isso na central e resolveu. Explica assim no atendimento da Oi pra ver se eles entendem. Porque não é um problema comum, raramente aparece.

Boa Tarde!

Alguém sabe me informar se a rede de fibra da Oi/V.tal ainda está operando no modo Half-duplex?

Como faco pra validar isso?

Eu tenho Fibra da OI.

2023-04-27-12-47.png

Como faco pra validar isso?

Eu tenho Fibra da OI.

2023-04-27-12-47.png

Você tem que usar o Download e o Upload ao mesmo tempo. Tem várias formas de testar, mas a mais simples, seria colocar um arquivo grande para baixar de uma fonte que venha na velocidade máxima da sua conexão e outro arquivo grande para upar para uma fonte que consiga utilizar todo o seu upload. No meu provedor atual faço esse teste usando o Google Drive. Não sei se na Oi é possível atingir a velocidade total da conexão no Google Drive, então teria que testar.

Se as velocidade se dividir (ou ficar próximo de uma divisão 50 a 50), poderíamos dizer que a rede está trabalhando em Half-duplex. Não é o termo mais correto, pois não imagino como implementariam isso numa rede GPON, mas é o que mais se aproxima.

Neste mesmo tópico tem relatos já antigos da rede de fibra da Oi operando dessa forma. Como pretendo contratá-la, queria saber se a rede ainda está operando assim.

Obrigado pela disponibilidade em testar! Se mais alguém puder ajudar, agradeço!

Você tem que usar o Download e o Upload ao mesmo tempo. Tem várias formas de testar, mas a mais simples, seria colocar um arquivo grande para baixar de uma fonte que venha na velocidade máxima da sua conexão e outro arquivo grande para upar para uma fonte que consiga utilizar todo o seu upload. No meu provedor atual faço esse teste usando o Google Drive. Não sei se na Oi é possível atingir a velocidade total da conexão no Google Drive, então teria que testar.

Se as velocidade se dividir (ou ficar próximo de uma divisão 50 a 50), poderíamos dizer que a rede está trabalhando em Half-duplex. Não é o termo mais correto, pois não imagino como implementariam isso numa rede GPON, mas é o que mais se aproxima.

Neste mesmo tópico tem relatos já antigos da rede de fibra da Oi operando dessa forma. Como pretendo contratá-la, queria saber se a rede ainda está operando assim.

Obrigado pela disponibilidade em testar! Se mais alguém puder ajudar, agradeço!

Acho que consegui testar.

Botei pra baixar o Doom Eternal.

E botei para enviar um arquivo grande pelo WeTransfer.

2023-04-27-13-17.png

2023-04-27-13-17.png
Agradeço pela sua boa vontade e pelo teste!

Seu plano é o de 400Mbps, correto?

Não sei se a rota da Oi para o WeTransfer é boa (se é possível atingir toda a velocidade de upload), mas partindo do princípio que seja, você pode ver que só atingiu 36,5Mbps dos 200Mbps que deveria atingir ao fazer um download em paralelo.

Para sabermos se a rota da Oi para o WeTransfer é boa, pare qualquer download e faça somente o upload para o WeTransfer. Se atingir os 200Mbps do upload, saberemos que a rota da Oi para o WeTransfer é boa e que conforme o colega @urquiza2006 disse acima, a rede da Oi continua em Half-duplex, o que é totalmente sem noção em pleno 2023.

Não sei se a rota da Oi para o WeTransfer é boa (se é possível atingir toda a velocidade de upload), mas partindo do princípio que seja, você pode ver que só atingiu 36,5Mbps dos 200Mbps que deveria atingir ao fazer um download em paralelo.

Para sabermos se a rota da Oi para o WeTransfer é boa, pare qualquer download e faça somente o upload para o WeTransfer. Se atingir os 200Mbps do upload, saberemos que a rota da Oi para o WeTransfer é boa e que conforme o colega @urquiza2006 disse acima, a rede da Oi continua em Half-duplex, o que é totalmente sem noção em pleno 2023.
com provedor local (unifique), quando faço download no wetransfer usando o internet download manager ele não puxa 100mb/s igual o onedrive.

fiz o teste igual vc @RaulTNT, não mostrei mas upei um arquivo de 2gb no onedrive.
WGwpqKy.png

meu plano 1000/250, na hora da print deu uma caida, mas os 2 bateram o pico juntos. 950/255

2023-04-27-13-17.png

Mesmo sendo assim, teria que ter uma utilização muito exigente pra fazer a conexão ficar lenta por conta de estar subindo ou descendo arquivos ao mesmo tempo. Eu conseguia ver isso me atrapalhando quando tinha outra empresa, no caso a TIM, que meu plano era 60/30. Se eu fizesse upload de arquivos e alguém estivesse assistindo algo no streaming, esquece, travava pra carregar toda hora.
Mas com essas velocidades altas que a Oi vende, não consegui fazer isso mais, mesmo vendo o upload no talo enquanto alguém assiste streaming.
E eu tentei, liguei todos os dispositivos que tenho aqui ao mesmo tempo e coloquei vídeo em 4K no Netflix e YouTube, coloquei em 2 Smart TV, Roku Express, Fire TV, PS4, PC e nos celulares da casa, mandei um upload topado na velocidade e não consegui travar.

Meu plano é o 400/200.
E refiz o teste, pois o WeTransfer realmente não usa todo meu upload.
O grafico de redes do Gerenciador de Tarefas diz tudo.
O upload não chega nos 200 contratados, ficou na média dos 73. (quando o download está full).
Mas o download não diminuiu.
2023-04-27-13-47.png

Meu plano é o 400/200.
E refiz o teste, pois o WeTransfer realmente não usa todo meu upload.
O grafico de redes do Gerenciador de Tarefas diz tudo.
O upload não chega nos 200 contratados, ficou na média dos 73. (quando o download está full).
Mas o download não diminuiu.
2023-04-27-13-47.png
É isso mesmo, na Oi eles priorizam o download...

No GERAL, a Oi costuma ter rotas/ping um pouco piores que a Claro, a menos que o HFC dela esteja muito ferrado. Se você não está tendo problemas, não vejo sentido em trocar, a Claro salvo engano aceita até duas linhas telefônicas então se realmente precisar migrar a linha da Oi, dá pra fazer isso também. Também tem esse inconveniente de ficar "preso" a Oi por um ano, se por ventura a Vivo realmente chegar, você vai ter que esperar esse período de fidelidade pra poder migrar. A Claro te atende hoje, mesmo sendo HFC? Ou tem sentido degradação de sinal ou tá apanhando com o upload baixo?

Quanto a Vtal em si, eu diria que é só mais uma operadora no mercado. A única diferença é que eles não vendem diretamente pro consumidor, sempre tem um "intermediário". Mas de resto, é igual as outras operadoras, suporte/área técnica depende de cada cidade, qualidade do serviço também pode variar.
Atualização: como esse fixo é da Oi há quase 20 anos, descobri que a internet vem sem fidelidade (viva!). Acabamos assinando aqui, sem pesar na consciência. Como ainda falta pouco mais de uma semana pro ciclo de cobrança da Claro, vou fazer uns testes até lá.
Meu maior problema com a Claro são as perdas de pacote gritantes e as variações no ping, mesmo testando com ExitLag e similares. Moro em Longepracaralhópolis (conhecida também como Uruguaiana/RS) e meu ping no Valorant (45.7.37.1) fica por volta de 40 em um dia comum (com picos esporádicos pra 300, 500, 800, sempre no pior momento :) ). Eu aceitaria tranquilamente um pouco mais de ping em troca de que os meus pacotes chegassem integralmente e que o gráfico do ping, como diz o Diego Kerber, não desenhasse mais a logo do Adrenaline.
Se tu for do Sul pode ir com a Oi sem medo, vai ficar bem melhor que a claro HFC, salvo se houver algum problema bem especifico na região, mas no geral comparado com a claro HFC vai ter mais estabilidade e não vai ter um ip em cgnat.

Por outro lado na região de Brasília e no nordeste a Oi parece ser a pior em questão de rotas o que é ruim principalmente pra quem joga, só não sei se consegue ser pior que a claro.
Eu sou do Sul (é só olhar e ver!).

Atualização: como esse fixo é da Oi há quase 20 anos, descobri que a internet vem sem fidelidade (viva!). Acabamos assinando aqui, sem pesar na consciência. Como ainda falta pouco mais de uma semana pro ciclo de cobrança da Claro, vou fazer uns testes até lá.
Meu maior problema com a Claro são as perdas de pacote gritantes e as variações no ping, mesmo testando com ExitLag e similares. Moro em Longepracaralhópolis (conhecida também como Uruguaiana/RS) e meu ping no Valorant (45.7.37.1) fica por volta de 40 em um dia comum (com picos esporádicos pra 300, 500, 800, sempre no pior momento :) ). Eu aceitaria tranquilamente um pouco mais de ping em troca de que os meus pacotes chegassem integralmente e que o gráfico do ping, como diz o Diego Kerber, não desenhasse mais a logo do Adrenaline.

Eu sou do Sul (é só olhar e ver!).
Desde que não tenham feito nenhuma cagada na rota de Uruguaiana até POA a Oi deve ser bem de boa por aí também. O IP que tu passou não responde no teste então não deu pra testar.

E eu já tive Claro em POA e aqui em Caxias e foi a merda mesma a experiencia, ping alto do nada, perda de pacote, quedas, upload ficando zerado... parece uma rede móvel a 5km da antena.

Users who are viewing this thread

Voltar