Aqui instalei a Oi Fibra lá quando lançou no meu bairro, isso lá em 2020 era muito boa pra jogos, download e tudo, depois que passaram os Backbones pra essa V.tal, ping em jogo e chamada em tempo real, depois de 18hrs fica impossivel mais de 200ms, TV ao vivo trava muito, mesmo usando serviço original da DGO e Claro TV, ai você mede a velocidade ta batendo os 400mb blz, mas a rota estranha que a internet faz, sou do RJ ai qualquer solicitação que faço, passa por MG x SP x RJ, o ip que o meu modem pega é smp de são paulo, antigamente pegava do RJ e a rota era melhor, ai canso de ligar pra central da oi até conseguir falar com atendente é uma luta, ai qnd consigo vc chega discutir com eles, e so falam de velocidade que são obrigados entregar até 80% de velocidade pela anatel, e ping e latência é culpa dos servidores que acesso, e eles não trabalham com isso de ping, só velocidade ai discuti, discuti e discuti, e mandam técnico aqui e eles falam que não conseguem fazer nada pq modem é bloqueado ai trocaram modem 3 vezes e nada, ai já to com 2 reclamações no consumidor.gov e anatel, ai dizem que estão na tratativa para analisar o caso, mas me ligaram e garantiram que a Oi não trabalha com nenhum tipo de bloqueio, nem traffic shapping, e novamente culpara a latência ser culpa do servidor, e a Oi ser mil maravilhas, eu rebati muito a moça que me ligou mas com educação, nem ela sabia o que era ping, drop de rede, jitter, ficou boiando e so falava de velocidade, eu expliquei suavemente a ela, "Minha filha não adianta vc ter uma ferrari que chega a 300km/h, querer chega a são paulo em curto tempo, mas passar la em minas gerais antes disso, vc vai demorar o dobro do tempo pra fazer isso, e é isso que é a rota da internet quanto mais longa, mas demora a chegar os pacotes" ai ela ficou muda com jeito de paisagem, e disse que iria mandar para outro setor, a ta um verdadeiro impecilio utilizar essa internet eu não consigo jogar, assistir coisas ao vivo, chamadas em tempo real, fazer um download em torrent, que começa latência e jitter ir pro espaço, foi boa até meiados de 2022 dps só ladeira abaixo.
Edit: esqueci de falar, só consigo utilizar normalmente, utilizando o app WARP da cloudfare no PC, ai jogo tudo sem lag, assisto tudo sem travar, latência não passa dos 25ms, por algum motivo além de ter uma rota ruim, eles começaram bloquear e fazer traffic shapping nos backbones deles, e qnd usa VPN burla isso tudo, bom mesmo seria um roteador com função VPN e ativar direto nele, ai qualquer dispositivo que conecte já utilize sem bloquear nada.