[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Fala pessoal, quero relatar uma coisa interessante sobre a Oi e suas rotas.
Estou em Campo Grande(capital) do Mato Grosso do Sul, o que é aproximadamente 980km de SP, aonde geralmente ficam os servidores dos jogos.

Pois bem:
Até hoje eu só consegui uma rota "curta" durante 1 dia desde a assinatura em março, aonde fiquei com 37ms enquanto jogava CS2 nos servidores oficiais da Valve.
Normalmente esse ping fica entre 41ms-47ms.

Resolvi testar esses programas que alteram a rota da aplicação, o exitlag tem teste gratuito por 3 dias, vejam os resultados:

CS2 no servidor da Valve sem o exitlag: 45-46ms agora
SkiTUCq.jpg

Aí eu abro o exitlag e aplico a rota de São Paulo: 36-37ms agora
LDBFuRw.jpeg

Cravadinho, sem perda.

Tela do exit:
CfakCFo.jpeg

A questão: eu compraria o exitlag? não, pois partindo do principio que é um serviço que tem custo mensal, é o mesmo que acrescentar valor a mensalidade da internet.

Conclusão:
Essas rotas porcas, provavelmente tem solução, basta ter alguém da infra/TI interessado em ajustar isso.

Se eu acho que isso vai acontecer? não acho.

No fim é uma pena.

Mas me faz ficar pensativo, se um programinha desses é capaz de resolver isso, será que não existe algo que possamos fazer por conta própria? fica o questionamento de um leigo nessa área.

Edit: enquanto digitava, deixei o jogo aberto em modo janela, o ping abaixou mais kkk
h3rLOcK.jpeg

Cheguei a ver 33ms mas logo "cravou" em 34ms.

Edit: vou testar também a rota internacional, aquele servidor de zombie no CS2 que fica em chicago, mudou o ip, agora é:
74.91.124.21:27015

Menor ping usando exitlag é no servidor de nova iorque "04" , mas tem loss, é a "seta pra baixo", porém está "jogável" sem rollback.
vnZ2Adx.jpeg

Sem o exitlag:

M0joOR0.jpeg

Oscilando muito entre 230-250-260
tem "menos loss" mas fica dando rollback toda hora.

Só uma ultima observação interessante:
No meu outro link de operadora regional mas que possui o link Vivo(telefônica) o exitlag não muda absolutamente nada, a operadora por padrão sempre prioriza a melhor rota possivel, diferente da Oi.

Edit final:
Muita instabilidade hoje mesmo, testei em tempo real nesse video:

Eu passo pela mesma situação na Claro Fibra, ping no CS 2 25 a 30ms essa média, com o no ping 15 a 18ms(Acho as rotas do No Ping bem melhor do que o exitlag), realmente não da para entender como é porca essa rotas das operadoras. Porém a Vtal aqui no sul(fiquei 1 semana com a TIM Fibra que usa rede da vtal igual a OI) ping era exelente, fica cravado sempre 15ms, mas dizem que a rota da Vtal em algumas partes do Brasil é porca igual da Claro Fibra. Só não fiquei na TIM, pq além do plano da Claro sair bem mais barato, a TIM estava apresentando quedas que não conseguiram resolver, mas a rota para jogar online sinto saudades até hoje. Pior é que a Claro para resolver isso, querem me empurrar para um plano que custa o triplo do preço o Claro Gaming que vem incluso o No Ping, achei uma piada de mal gosto e abri uma reclamação na Anatel e Consumidor.GOV.

Última edição:
Eu passo pela mesma situação na Claro Fibra, ping no CS 2 25 a 30ms essa média, com o no ping 15 a 18ms(Acho as rotas do No Ping bem melhor do que o exitlag), realmente não da para entender como é porca essa rotas das operadoras. Porém a Vtal aqui no sul(fiquei 1 semana com a TIM Fibra que usa rede da vtal igual a OI) ping era exelente, fica cravado sempre 15ms, mas dizem que a rota da Vtal em algumas partes do Brasil é porca igual da Claro Fibra. Só não fiquei na TIM, pq além do plano da Claro sair bem mais barato, a TIM estava apresentando quedas que não conseguiram resolver, mas a rota para jogar online sinto saudades até hoje. Pior é que a Claro para resolver isso, querem me empurrar para um plano que custa o triplo do preço o Claro Gaming que vem incluso o No Ping, achei uma piada de mal gosto e abri uma reclamação na Anatel e Consumidor.GOV.
Acho que dá em nada, noping é exatamente a solução deles, nem pra usar o ping como desculpa pra cancelar sem multa vão deixar, pq para Anatel isso é irrelevante, o jeito é continuar com ele ou partir pra outra.

Aqui em Minas é a mesma coisa,a Claro Fibra tem rotas piores que a Vtal,meu ping na claro fibra para qualquer coisa em Sp é 25 a 30,na vivo fibra quando testei é 40 a 50,e na Vtal que é meu segundo link é 14 a 20 ms,por isso que sempre falou que não dá para generalizar nada,aqui pode funcionar mas em outros locais não,e isso com qualquer operadora.

Percebeu alguma melhora no geral agora que voltou pra bOi?
Única melhora que deu pra notar foi redução da degradação na rota gringa durante o horário de pico, mas de resto ainda continua do mesmo, praticamente todo dia tem "manutenção" que deixa inutilizável a internet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que dá em nada, noping é exatamente a solução deles, nem pra usar o ping como desculpa pra cancelar sem multa vão deixar, pq para Anatel isso é irrelevante, o jeito é continuar com ele ou partir pra outra.
O Noping e Exitlag faz nenhuma diferença na maldita BOi aqui, porém pro meu provedor local que utiliza os links da Tim e Claro faz a total diferença, principalmente pelo NoPing que tem vários servidores da Claro pelo País por causa dessa parceria "gamer", sempre seleciono um server de Brasília para dar os 40ms pra SP, as vezes só de selecionar um servidor direto de SP também da certo.

O negocio é que eles num vão priorizar a rota do jeito que você queira na internet domestica, pra eles só interessa a velocidade e olha lá.

A Claro pelos testes que fiz tanto no HFC como no provedor local (que é melhor por ser fibra), é que a Claro passa as rotas pelo RJ em vez de pular direto pra SP, isso da um aumento significativo de 10ms.

Última edição:
Relatei esses dias que as duas linhas que tenho solicitei a tecnologia WLL.
Pois chegou os dois aparelhos com o chip, mas simplesmente não consigo ativar. Tento ligar para 10314, 10331, 1057 ou seja qual número for diz que o número não existe.

Tem sinal como Tim_Oi 3G "roaming".
Ligo na central e eles ficam passando para outros atendentes e ninguém vai resolver isso.

Oi sendo Oi como sempre.

EDIT:
Consegui um atendente disposto, disse que nos últimos dias teve essa reclamação de que o lote do chip estava defeituoso. Solicitou 2 novos.
Espero que seja mesmo, veremos.
Na casa dos meus pais funcionou tudo certinho, já estava preparado pra ter dor de cabeça com a Oi, quando vi seu relato. Mas não, fiz a ativação ontem a tarde, e segui o passo a passo na folha que eles enviam, e deu tudo certo! Ao ligar para a ativar, no numero 10331, pede o cpf e o dia, mês e ano do assinante, a gravação pediu 72h pra subir o numero Oi Fixo e boa. Assim que desliguei fiz uma ligação e era um numero desconhecido, provavelmente um numero provisório, fiz novamente uma ligação para o meu celular e já estava o numero fixo certo.

Recebemos um aparelho da marca Multi e um chip sem nenhuma identificação, todo branco. E a rede aparece como Tim_Oi 3G. Talvez pelo fato do aparelho ser só 3G, não testei em um aparelho 4G.

boa tarde, instalei hj a oi fibra aqui em recife, colocaram o modem zte f670l, nao estou conseguindo colocar ele em bridge, teria alguma forma de burlar isso?

Pessoal dá pra saber a banda já utilizada no mês na ONT Huawei HG8245Q2? Se sim qual opção devo acessar na ONT?
Por mês não tem, mas pode ver o quanto já usou desde o tempo que iniciou a conectividade bem na tela inicial lá em Optical Information ou ETH Port Information

vqFZlDj.png

Pbxunns.png

No PON, TX=Upload - RX=Download
No Eth, RX=Upload- TX=Download

Converter Byte pra Gigabyte ou Terabyte se estiver acima de 1000

VU8nUfj.png

Por mês não tem, mas pode ver o quanto já usou desde o tempo que iniciou a conectividade bem na tela inicial lá em Optical Information ou ETH Port Information

vqFZlDj.png

Pbxunns.png

VU8nUfj.png

vqFZlDj.png

Pbxunns.png

VU8nUfj.png
Valeu, ajudou demais. Muito obrigado.

Alguma chance da v.tal estar começando a usar cgnat?

Fazendo o traceroute pra 8.8.8.8 eu faço 10 hops, do 3o ao 7o são endereços começando em 100.120

Recomendam outra em Brasília, esse negócio de fazer 10 hops ir nos eua e voltar já tá enchendo o saco creio que vou optar por trocar

Fazendo o traceroute pra 8.8.8.8 eu faço 10 hops, do 3o ao 7o são endereços começando em 100.120

Recomendam outra em Brasília, esse negócio de fazer 10 hops ir nos eua e voltar já tá enchendo o saco creio que vou optar por trocar
Cgnat independe disso. Pra estar em cgnat só quando o IP da Wan do modem não bater com o IP público da sua rede.

O CGNAT só existe quando o IP presente no seu modem começa com 100.64.x.x.
Os saltos de rede são indiferentes, e podem usar qualquer tipo de IP.

Seria legal se todo mundo estivesse monitorando sua BOi nesse Brasil afora para ver o quanto de % de uptime e perdido durante o dia.

Pra mim ela só e perfeita dia de domingo apenas :poker:
Eu topo monitorar, o problema é o trampo pra configurar tudo 😂.

Se você puder compartilhar o seu monitoramento eu coloco aqui no meu orangePi pra rodar…

Sou de Brasília DF

Na casa dos meus pais funcionou tudo certinho, já estava preparado pra ter dor de cabeça com a Oi, quando vi seu relato. Mas não, fiz a ativação ontem a tarde, e segui o passo a passo na folha que eles enviam, e deu tudo certo! Ao ligar para a ativar, no numero 10331, pede o cpf e o dia, mês e ano do assinante, a gravação pediu 72h pra subir o numero Oi Fixo e boa. Assim que desliguei fiz uma ligação e era um numero desconhecido, provavelmente um numero provisório, fiz novamente uma ligação para o meu celular e já estava o numero fixo certo.

Recebemos um aparelho da marca Multi e um chip sem nenhuma identificação, todo branco. E a rede aparece como Tim_Oi 3G. Talvez pelo fato do aparelho ser só 3G, não testei em um aparelho 4G.
Puts, sou muito azarado então.
Essa semana chegou outro aparelho com um novo chip, sendo que pedi apenas o chip... e nada, não funcionou também.
Estou aguardando receber outro chip da segunda linha.

Então liguei novamente na central e o cara não sabe mais o que fazer, já não fazem nada, a não ser enviar outro chip. Tive que aceitar, mas sem esperanças que irá funcionar.

Sim, aqui também fica Tim_Oi 3G mas sempre em roaming, o seu ficou em roaming?
Mas simplesmente não sai ligação para ninguém. Inexplicável.
Tentei em outros aparelhos que são 4G e nada.

O "TIM_Oi 3G" é pelo fato da Oi ter fechado uma parceria com a TIM para o serviço de telefonia fixa dela continuar via aluguel de infra estrutura da rede da TIM Celular.
Como é apenas voz o serviço, o 3G já é mais que suficiente pra isso.

Puts, sou muito azarado então.
Essa semana chegou outro aparelho com um novo chip, sendo que pedi apenas o chip... e nada, não funcionou também.
Estou aguardando receber outro chip da segunda linha.

Então liguei novamente na central e o cara não sabe mais o que fazer, já não fazem nada, a não ser enviar outro chip. Tive que aceitar, mas sem esperanças que irá funcionar.

Sim, aqui também fica Tim_Oi 3G mas sempre em roaming, o seu ficou em roaming?
Mas simplesmente não sai ligação para ninguém. Inexplicável.
Tentei em outros aparelhos que são 4G e nada.
Tente ligar na ouvidoria ou abrir reclamação no consumidor.gov

Cgnat independe disso. Pra estar em cgnat só quando o IP da Wan do modem não bater com o IP público da sua rede.

O CGNAT só existe quando o IP presente no seu modem começa com 100.64.x.x.
Os saltos de rede são indiferentes, e podem usar qualquer tipo de IP.

Obrigado manos pela informação, eu tava assumindo que era assim msm mas um gringo maldito me confundiu a cabeça no reddit kkkkkk adrenaine salvando como sempre

boa tarde, instalei hj a oi fibra aqui em recife, colocaram o modem zte f670l, nao estou conseguindo colocar ele em bridge, teria alguma forma de burlar isso?
Eu tou lutando pra conseguir esse modem a tempos e tempos...
E por sinal está sem internet aqui, durante os 6 anos de Oi fibra, é a segunda vez que caiu...

Última edição:

Oi, a Oi mandou uma carta dizendo que se não pedir a troca do telefone fixo pra nova tecnologia, a linha será cancelada. Será que peço a troca ou não? Na minha região a Oi não tem fibra, e o sinal da Tim no 2G é muito fraco caindo toda hora, e apesar de ter 4G, não tem 3G, e o WLL da Oi acho que não pega o sinal 4G, só 2G e 3G da TIM. O que eu faço? Peço a troca até dia 7 (data que a cartinha diz que é limite pra pedir) ou arrisco e deixo passar, correndo risco de cancelarem a linha?
Cartinha da Oi

Atualizando: consultei no site oi migre o número de telefone, e diferente do que diz o comunicado, no site diz não ter disponibilidade pra wll nem fibra, o que de acordo com o faq do site da oi, significaria que não haveria obrigatoriedade de migrar o telefone fixo pra nova tecnologia, e que diferente do que diz a cartinha, o telefone fixo de cobre e o oi velox via cobre seriam ambos mantidos em funcionamento. E agora, acredito na cartinha da Oi ou na consulta do site oi.com.br/migre?
Print da tela do site migre da oi

Última edição:
Oi, a Oi mandou uma carta dizendo que se não pedir a troca do telefone fixo pra nova tecnologia, a linha será cancelada. Será que peço a troca ou não? Na minha região a Oi não tem fibra, e o sinal da Tim no 2G é muito fraco caindo toda hora, e apesar de ter 4G, não tem 3G, e o WLL da Oi acho que não pega o sinal 4G, só 2G e 3G da TIM. O que eu faço? Peço a troca até dia 7 (data que a cartinha diz que é limite pra pedir) ou arrisco e deixo passar, correndo risco de cancelarem a linha?
Cartinha da Oi

Atualizando: consultei no site oi migre o número de telefone, e diferente do que diz o comunicado, no site diz não ter disponibilidade pra wll nem fibra, o que de acordo com o faq do site da oi, significaria que não haveria obrigatoriedade de migrar o telefone fixo pra nova tecnologia, e que diferente do que diz a cartinha, o telefone fixo de cobre e o oi velox via cobre seriam ambos mantidos em funcionamento. E agora, acredito na cartinha da Oi ou na consulta do site oi.com.br/migre?
Print da tela do site migre da oi
levando em consideração que eles estão desativando a rede de cobre em várias partes do país, eu acreditaria na cartinha. aqui mesmo em minha cidade já removeram em muitos bairros e aqui tbm nao tem oi fibra. caso o telefone seja tão importante para vc, faça a migração ou eu acho que sua linha será cancelada mesmo. em minha casa existia um número de fixo que tava com minha família há mais de 20 anos. cancelamos em 2017 por defeito que eles mesmos nao conseguiram consertar

Users who are viewing this thread

Voltar