Fala pessoal, quero relatar uma coisa interessante sobre a Oi e suas rotas.
Estou em Campo Grande(capital) do Mato Grosso do Sul, o que é aproximadamente 980km de SP, aonde geralmente ficam os servidores dos jogos.
Pois bem:
Até hoje eu só consegui uma rota "curta" durante 1 dia desde a assinatura em março, aonde fiquei com 37ms enquanto jogava CS2 nos servidores oficiais da Valve.
Normalmente esse ping fica entre 41ms-47ms.
Resolvi testar esses programas que alteram a rota da aplicação, o exitlag tem teste gratuito por 3 dias, vejam os resultados:
CS2 no servidor da Valve sem o exitlag: 45-46ms agora
![]()
Aí eu abro o exitlag e aplico a rota de São Paulo: 36-37ms agora
![]()
Cravadinho, sem perda.
Tela do exit:
![]()
A questão: eu compraria o exitlag? não, pois partindo do principio que é um serviço que tem custo mensal, é o mesmo que acrescentar valor a mensalidade da internet.
Conclusão:
Essas rotas porcas, provavelmente tem solução, basta ter alguém da infra/TI interessado em ajustar isso.
Se eu acho que isso vai acontecer? não acho.
No fim é uma pena.
Mas me faz ficar pensativo, se um programinha desses é capaz de resolver isso, será que não existe algo que possamos fazer por conta própria? fica o questionamento de um leigo nessa área.
Edit: enquanto digitava, deixei o jogo aberto em modo janela, o ping abaixou mais kkk
![]()
Cheguei a ver 33ms mas logo "cravou" em 34ms.
Edit: vou testar também a rota internacional, aquele servidor de zombie no CS2 que fica em chicago, mudou o ip, agora é:
74.91.124.21:27015
Menor ping usando exitlag é no servidor de nova iorque "04" , mas tem loss, é a "seta pra baixo", porém está "jogável" sem rollback.
![]()
Sem o exitlag:
![]()
Oscilando muito entre 230-250-260
tem "menos loss" mas fica dando rollback toda hora.
Só uma ultima observação interessante:
No meu outro link de operadora regional mas que possui o link Vivo(telefônica) o exitlag não muda absolutamente nada, a operadora por padrão sempre prioriza a melhor rota possivel, diferente da Oi.
Edit final:
Muita instabilidade hoje mesmo, testei em tempo real nesse video:
Eu passo pela mesma situação na Claro Fibra, ping no CS 2 25 a 30ms essa média, com o no ping 15 a 18ms(Acho as rotas do No Ping bem melhor do que o exitlag), realmente não da para entender como é porca essa rotas das operadoras. Porém a Vtal aqui no sul(fiquei 1 semana com a TIM Fibra que usa rede da vtal igual a OI) ping era exelente, fica cravado sempre 15ms, mas dizem que a rota da Vtal em algumas partes do Brasil é porca igual da Claro Fibra. Só não fiquei na TIM, pq além do plano da Claro sair bem mais barato, a TIM estava apresentando quedas que não conseguiram resolver, mas a rota para jogar online sinto saudades até hoje. Pior é que a Claro para resolver isso, querem me empurrar para um plano que custa o triplo do preço o Claro Gaming que vem incluso o No Ping, achei uma piada de mal gosto e abri uma reclamação na Anatel e Consumidor.GOV.
Última edição: