[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

ou se tiver(oq acho dificil) integração automatica entre o sistema deles e o da Vtal, de alteração de plano, no qual R$ 99 antigamente era 600 MB, talvez pudesse estar puxando nessa integração o profile de 600 MB.

Agora, segundo comentavam, as empresas na rede Neutra pagam por casa conectada e não por velocidade. Se isso procede, e a Flix se apegar a isso, a maioria das empresas vão fazer também, e a rede da Vtal que em algumas regiões, já não é boa, vai saturar ainda mais.

Não acho que seja má fé não, mas sim algum erro sistêmico... até pq na fibra a banda é compartilhada... se todos os assinantes da porta da OLT resolverem usar na velocidade máxima do seu plano ao mesmo tempo, dá ruim... por isso banda larga residencial não garante banda, pois é compartilhado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como havia comentado, a Flix instalou um Huawei pra mim aqui, e com isso me permitiu finalmente fazer bridge pro meu roteador TPLink (após sofrer muito com tutorial aqui do Adrenaline).
lBtHHiH.png

Na prática tá chegando a mesma coisa, zero benefícios rs.
A única mudança na rede é que meu TPLink saiu do modo AP pra Router.
K0hl1JJ.png

Mas bridge nunca deu mais banda, isso a ONT consegue sem problemas... bridge é bom pois evita duplo NAT, o seu roteador que passa de fato a fazer o roteamento/gerenciamento da rede, etc... são vários benefícios, mas velocidade nunca foi um deles.... rs.

Pra que pegar 500 mb por 89 se você pode pegar 1 gb por 99 na flixfibra?
Lembrando que era um sonho dele os 1Giga por esse preço.

Pedi direto o plano de 1 Gb, me instalaram um Huawei HG8145V5 mesmo.
Que aliás, por mais que o wifi dele seja meh (padrão AC), o router em si é até parrudinho, trafegando quase no limite de giga e a CPU dele fica tranquila.
AJAaefk.png
O uso de CPU desses Huawei só monitora o uso dos software de fundo (html server, ftp, telnet, addons, etc..)
O uso de Wi-fi e Fibra não é contabilizado, provavelmente por ter o uso direto no hardware dedicado (offloading), deixando um tiro no escudo para sabermos o quanto de uso ele aguenta no talo.

Última edição:
Boa noite amigo, consegue fazer speedtest pro Grupo GTD em São Paulo, Tim em Fortaleza e Fast.com?
Grupo GTD

Tim fortaleza

Vtal recife

Hivelocity miami

Verizon tóquio

Fast eu não confio. Aqui é sempre bugado. Quando eu tinha 500 mega só batia 900/600. Fiz teste agora e bateu quase 2 giga. Sem condições. Por isso pra mim não serve de parâmetro. Entretanto, segue teste para miami e tóquio. Vale salientar que to usando rede 2.5g, desde a onu até as placas nos pcs.

Grupo GTD

Tim fortaleza

Vtal recife

Hivelocity miami

Verizon tóquio

Fast eu não confio. Aqui é sempre bugado. Quando eu tinha 500 mega só batia 900/600. Fiz teste agora e bateu quase 2 giga. Sem condições. Por isso pra mim não serve de parâmetro. Entretanto, segue teste para miami e tóquio. Vale salientar que to usando rede 2.5g, desde a onu até as placas nos pcs.
Usa o speedtest CLI

Essa ont é a padrão da vtal nas regiões com olt Alcatel. Aqui TB instalaram ela e já no plano de 1 giga. A velocidade fica nessa faixa e não passa de 940-950 de download. A Flix estava vendendo no site o plano de 2 giga, mas retiraram e ninguém sabe pq e TB não sei se neste plano eles instalam ont 2.5. Acho que vendem só pra quem questionar. A limitação da velocidade é por conta disso. Pra superar 1 giga de fato terá que trocar toda sua rede por dispositivos compatíveis (switch/hub, placas de rede e onu/ont, tudo 2.5g). Foi o que fiz. Utilizo uma onu vsol e toda rede 2.5g. o cabo pode continuar usando o cat5e comum. Aqui no adrena tem um tópico com explicação de como trocar a ont da operadora para um stick sfp ou onu. Vale a pena conferir.

Hoje já tem bastante placa mãe vindo com rede 2.5GB com valores bem acessíveis.

Glr, estou com dificuldade de acessar o site e os serviços do Homebrew no Mac desde ontem da minha Oi Fibra. No celular Vivo funciona normal. Já tentei pingar o servidor do Homebrew e não recebe pacotes. Será que alguém que tem Oi Fibra pode tentar acessar pra mim e me dizer se funciona?
O URL é : https://brew.sh
O IP: 185.199.108.153

O restante do tráfego parece funcionar normal.

Glr, estou com dificuldade de acessar o site e os serviços do Homebrew no Mac desde ontem da minha Oi Fibra. No celular Vivo funciona normal. Já tentei pingar o servidor do Homebrew e não recebe pacotes. Será que alguém que tem Oi Fibra pode tentar acessar pra mim e me dizer se funciona?

Mesmo problema por aqui. Noto problemas em sites que estão hospedados na infraestrutura do Github via Oi, como o Brew.sh e o Jsoncrack. Virei meu tráfego para a Claro e, por lá, não estou enfrentando problema.

Bash:
 nslookup brew.sh
Server:        10.246.1.1
Address:    10.246.1.1#53

Non-authoritative answer:
Name:    brew.sh
Address: 185.199.108.153
Address: 185.199.111.153
Address: 185.199.110.153
Address: 185.199.109.153

Mesmo problema por aqui. Noto problemas em sites que estão hospedados na infraestrutura do Github via Oi, como o Brew.sh e o Jsoncrack. Virei meu tráfego para a Claro e, por lá, não estou enfrentando problema.

Bash:
 nslookup brew.sh
Server:        10.246.1.1
Address:    10.246.1.1#53

Non-authoritative answer:
Address: 185.199.108.153
Address: 185.199.111.153
Address: 185.199.110.153
Address: 185.199.109.153
Obrigado, Thomaz! Eu achei que poderia ser alguma coisa no meu roteador, mas pelo visto não é. Pior que nem sei como poderia reclamar isso da Oi, nem o técnico virtual deles funciona pra mim.

Edit: Usando uma VPN eu consigo acessar. Sem dúvida algum problema na Oi mesmo.

Última edição:
Obrigado, Thomaz! Eu achei que poderia ser alguma coisa no meu roteador, mas pelo visto não é. Pior que nem sei como poderia reclamar isso da Oi, nem o técnico virtual deles funciona pra mim.

Edit: Usando uma VPN eu consigo acessar. Sem dúvida algum problema na Oi mesmo.
Dei um brew upgrade aqui, foi de boa.
GO4BXLI.png

VSchuuO.png

Dei um brew upgrade aqui, foi de boa.
GO4BXLI.png

VSchuuO.png
Muito bizarro aqui na minha conexão nem no site entra, tanto no Mac quando no iPhone. Na linha de comando tanto o Mac quanto o Linux que tenho na rede aqui não completam o brew update desde ontem. Não é um problema de DNS pq eu uso o Cloudflare e o Quad9 como servidores de DNS no meu roteador pfSense e eles resolvem o domínio quando tento dar o ping.

pvne2c3.png

Última edição:

Bizarro. Ping direto pra url, caiu pro IPV6 2606:50c0:8000::153:
Nesse tá funcionando normal.
Se eu tento dar ping nos ipv4 que aparecem, nenhum responde.

Eu sou cliente da Oi Fibra a exatamente 1 ano e as rotas são bizarras, principalmente pra Rotas Internacionais. Da pra considerar que a Oi tem melhorado suas rotas pra alguns jogos (Não todos) comparando a 1 ou 2 anos atrás, dei um tracert no cmd no 8.8.8.8 e queria que alguém me explicasse o porque de tantas IPS 100./ , creio que sejam os roteadores da infraestrutura da Oi Fibra no RS, mas gostaria de que alguém me explicasse e se há algum modo pra melhorar isso individualmente.

FOTO PING 8.8.8.8

Última edição:
Eu sou cliente da Oi Fibra a exatamente 1 ano e as rotas são bizarras, principalmente pra Rotas Internacionais. Da pra considerar que a Oi tem melhorado suas rotas pra alguns jogos (Não todos) comparando a 1 ou 2 anos atrás, dei um tracert no cmd no 8.8.8.8 e queria que alguém me explicasse o porque de tantas IPS 100./ , creio que sejam os roteadores da infraestrutura da Oi Fibra no RS, mas gostaria de que alguém me explicasse e se há algum modo pra melhorar isso individualmente.

FOTO PING 8.8.8.8
Tá se preocupando a toa.
A quantidade de IPs entre a sua casa e o destino ou o fato destes estarem em CGNAT ou não é irrelevante.
O que importa é o seu IP não estar em CGNAT.
Fora que é uma coisa que você tem zero poder de mudar.

gostaria de que alguém me explicasse e se há algum modo pra melhorar isso individualmente.
Só mudando de operadora.

Tá se preocupando a toa.
A quantidade de IPs entre a sua casa e o destino ou o fato destes estarem em CGNAT ou não é irrelevante.
O que importa é o seu IP não estar em CGNAT.
Fora que é uma coisa que você tem zero poder de mudar.

Pra mim é totalmente relevante principalmente pelo fato de que instalei Oi Fibra justamente pra sair fora de um CGNAT de uma empresa local, porém mesmo estando fora de um CGNAT a Oi me dar muita dor de cabeça com rotas, por exemplo Paladins é um jogo que Oi me deixa com 259 de ping em servidor Brasileiro, vou deixar também um print do pingplotter com o tracert no 8.8.8.8 para verem os resultados.

PINGPLOTTER SCREENSHOT

FOTO PING 8.8.8.8
Eu imagino que o usuário não tenha controle sobre o roteamento que acontece entre sua casa até chegar ao destino. Imagina-se que os próprios roteadores da v-tal e os outros no caminho sejam configurados pra acharem o caminho mais curto. Mas obviamente tudo depende de como a infra-estrutura é montada.

O resultado do meu traceroute:
4Cq7Y3L.png

Última edição:
Pra mim é totalmente relevante principalmente pelo fato de que instalei Oi Fibra justamente pra sair fora de um CGNAT de uma empresa local, porém mesmo estando fora de um CGNAT a Oi me dar muita dor de cabeça com rotas, por exemplo Paladins é um jogo que Oi me deixa com 259 de ping em servidor Brasileiro, vou deixar também um print do pingplotter com o tracert no 8.8.8.8 para verem os resultados.

PINGPLOTTER SCREENSHOT
Mas fora do CGNAT você está.
Como falei, o que importa é o seu IP ser válido, e não os demais saltos.
Sobre as rotas, infelizmente é isso: Oi Fibra e os provedores que usam Vtal tem problemas de rotas desde sempre.
Fora os problemas de banda pra fora do Brasil, especialmente de upload.
Na maioria das vezes, os pequenos provedores tem rotas mais curtas que a Oi/Vtal.

Eu imagino que o usuário não tenha controle sobre o roteamento que acontece entre sua casa até chegar ao destino.
Não tem mesmo.
Muitas vezes nem o cliente corporativo, que paga por um dedicado, consegue resolver problemas de rotas com o suporte.

Mas obviamente tudo depende de como a infra-estrutura é montada.
Boa parte da rede da Oi não se comunica de forma direta em algumas regiões do Brasil.
A área de cobertura da antiga Telemar, por exemplo, não tem rota direta em várias regiões do Brasil com a região coberta pela antiga Brasil Telecom, mesmo mais de 10 anos depois da compra da BrT pela Oi.
Isso explica, por exemplo, porque as rotas que partem de Belém passam por Fortaleza antes de ir para São Paulo.
E acho pouco provável isso ser só configuração de roteamento. Não deve haver é backbone mesmo pra realizar essa ligação.

Última edição:
Galera? alguém sabe os IP's do telegram que eu possa testar o ping?
Aqui acontece algo estranho, o telegram fica ruim no horario de pico, porém usando o app para desktop ele fica normal, a lentidão é só nos apps Android/IOS. Inclusive baixando arquivos pesados por lá, ele puxa o total da minha banda.

Última edição:

FOTO PING 8.8.8.8
Independente do problema que tu esteja enfrentando o CGNAT interno da operadora não afeta absolutamente nada, como foi dito se está recebendo IP válido é o que importa, inclusive nenhuma operadora é imune de ter problema de rota pra determinado serviço, já tive todas as 3 grandes e todas tiveram problema em algum momento, a que mais me deu problema inclusive foi a vivo.

O que tu pode tentar fazer se o problema for jogos é usar algo tipo o noping ou trocar de operadora. Em raras situações trocar de endereço IP ou desativar o IPV6 pode resolver.

Users who are viewing this thread

Voltar