[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Sobre o problema de acesso a conteúdo hospedado pelo Github, eu abri um chamado na Flix e enviei um e-mail reportando o problema ao noc@github.com. Esse problema é causado por uma das pontas. Pode ser um bloqueio do lado da Microsoft/Github.

A mensagem que enviei para eles foi:
Código:
Dear GitHub NOC Team,

I am a user of one of the operators on the Vtal neutral network (AS7738). Since yesterday, other users and I have noticed the blocking of any content hosted on the GitHub network (AS36459).

I've noted cases such as https://brew.sh, https://jsoncrack.com/, and https://www.nushell.sh/. All are resolved to IPs 185.199.108.153, 185.199.109.153, 185.199.110.153, and 185.199.111.153.

As evidence of the issue in question, I and other users are discussing it (in Portuguese) on the Adrenaline forum: https://forum.adrenaline.com.br/threads/banda-larga-oi-xdsl-vdsl-fibra-optica.447376/page-2037.

Sugiro o envio de mensagens semelhantes (mas não iguais para não caírem em blacklist de SPAMs) para reforçarmos o tamanho do problema.

--- UPDATE ---
Atendimento "fantástico" da Flix:
y2J3UFZ.png

Última edição:
Sobre o problema de acesso a conteúdo hospedado pelo Github, eu abri um chamado na Flix e enviei um e-mail reportando o problema ao noc@github.com. Esse problema é causado por uma das pontas. Pode ser um bloqueio do lado da Microsoft/Github.

Código:
Dear GitHub NOC Team,

I am a user of one of the operators on the Vtal neutral network (AS7738). Since yesterday, other users and I have noticed the blocking of any content hosted on the GitHub network (AS36459).

I've noted cases such as https://brew.sh, https://jsoncrack.com/, and https://www.nushell.sh/. All are resolved to IPs 185.199.108.153, 185.199.109.153, 185.199.110.153, and 185.199.111.153.

As evidence of the issue in question, I and other users are discussing it (in Portuguese) on the Adrenaline forum: https://forum.adrenaline.com.br/threads/banda-larga-oi-xdsl-vdsl-fibra-optica.447376/page-2037.

Sugiro o envio de mensagens semelhantes (mas não iguais para não caírem em blacklist de SPAMs) para reforçarmos o tamanho do problema.

--- UPDATE ---
y2J3UFZ.png

A flix consta na lista de empresas do consumidor.gov.br?

[EDIT]
Pede pra ele acessar microsoft.com e dar um F5 pra ver o que acontece

Código:
Dear GitHub NOC Team,

--- UPDATE ---
y2J3UFZ.png
É por esse e outros relatos que não deixei instalarem e desisti do serviço deles.
Com esse suporte tenebroso, nem 10 Gb a R$ 99,90 vale a pena.
Além da baixa qualidade de treinamento do SAC, ainda tem o problema da demora do atendimento.

Acabei contornando o problema habilitando IPv6 na minha rede. Agora tenho que estudar como configurar o IPv6 no pfSense da minha rede interna direitinho. De qualquer forma é uma problema significativo.

Acabei contornando o problema habilitando IPv6 na minha rede. Agora tenho que estudar como configurar o IPv6 no pfSense da minha rede interna direitinho. De qualquer forma é uma problema significativo.
Eu tinha IPv6 desabilitado há tempos aqui por conta de uns testes internos que nunca tinha terminado. Motivado pela sua resposta, habilitei IPv6 e por aqui está respondendo. Todavia, continuo sem acesso via IPv4.

quanto tempo off-line é necessário pra pegar um IP diferente na Oi? Aqui faz mais de mes que está com mesmo IP…
Aqui acho que se deixar uns 5-10 minutos já troca. Isso no Mato Grosso do Sul, não sei se isso deveria fazer diferença. Uma coisa que dá pra fazer também é desligar o modem antes de ir dormir, mesmo na Claro isso costuma resolver. Agora... Se você não desliga NUNCA o modem igual a maioria, você vai passar meses mesmo com o mesmo ip, não lembro quanto tempo exato mas eu sei que já passei de 2-3 meses sem trocar de ipv4 público.

Geralmente isso não é problema, mas... Tem uns sites que são estranhos, tipo o carrosnaweb (excelente pra comparar informações sobre carros,modelos e por aí vai). Antes de trocar o nosso, a gente tava consultando todo dia e acho que acabaram bloqueando o nosso ip, fui obrigado a desligar e forçar a mudança do ip pra poder voltar a acessar :bem:

Também estou passando por esse problema… um sistema da empresa em que trabalho que uso diariamente acabou bloqueando por conta do meu IP nunca mudar

Olá pessoal, tudo bem? Queria tirar uma dúvida aqui: Atualmente eu estou com a OI Fibra 600mb, porém venho tendo bastante problemas principalmente com download de torrents. As velocidades de downloads parecem ser limitadas. Mesmo vindo de tracker privados com bastante seed, pego normalmente algo em torno de 10MBs/s de velocidade.

Primeira dúvida: Atualmente estou com o modem Nokia G-140W-H com acesso GPON. Porém não sei se tem algo que consiga fazer com esse acesso para melhorar essa situação. Será que valeria a pena ativar o modo bridge dele? Para espalhar o wifi em casa eu já uso 2 AX2s em mesh.

Será também que valeria a pena pedir pra operadora um modem melhor? Estou com esse modem a mais de 3 anos e herdei o mesmo do antigo dono do ape quando comprei.

Olá pessoal, tudo bem? Queria tirar uma dúvida aqui: Atualmente eu estou com a OI Fibra 600mb, porém venho tendo bastante problemas principalmente com download de torrents. As velocidades de downloads parecem ser limitadas. Mesmo vindo de tracker privados com bastante seed, pego normalmente algo em torno de 10MBs/s de velocidade.

Primeira dúvida: Atualmente estou com o modem Nokia G-140W-H com acesso GPON. Porém não sei se tem algo que consiga fazer com esse acesso para melhorar essa situação. Será que valeria a pena ativar o modo bridge dele? Para espalhar o wifi em casa eu já uso 2 AX2s em mesh.

Será também que valeria a pena pedir pra operadora um modem melhor? Estou com esse modem a mais de 3 anos e herdei o mesmo do antigo dono do ape quando comprei.
ativa modo gaming no modem e e essas opcoes abaixo

54113863344_a16c2a26a1_o.png

54113990930_05f518a50c_o.png

coloque seu ip do pc e salve

54112669422_3e677c033a_o.png

54113844338_cc66702d68_o.png

apoos tudo isso seus torrent voam olha aqui

54114045410_7d1dabfe5e_o.gif

se continua 10mbps entao deve ser cabo de rede q ta 100mb ve se ta 1gbps

54113855178_37238f1fb4_o.png

Última edição:
ativa modo gaming no modem e e essas opcoes abaixo

54113863344_a16c2a26a1_o.png

54113990930_05f518a50c_o.png

coloque seu ip do pc e salve

54112669422_3e677c033a_o.png

54113844338_cc66702d68_o.png

apoos tudo isso seus torrent voam olha aqui

54114045410_7d1dabfe5e_o.gif

se continua 10mbps entao deve ser cabo de rede q ta 100mb ve se ta 1gbps

54113855178_37238f1fb4_o.png
UPnP ativado + Firewall desativado, combinação perfeita para destruição.

Mas se tiver um próximo equipamento com firewall ativado e gerenciando as portas abertas?
Pra ligar outro equipamento depois do modem seria válido.
Pra ligar diretamente o PC ao modem, não.
Eu configurei a rede dessa forma aqui em casa na época que tive Oi Fibra.
Meu roteador ficava ligado ao modem em DMZ e controlando o acesso, com firewall ativado.
Quando eu usava o roteador em modo AP com a Oi, sempre dava problema de abertura de portas e não batia banda no Wi-Fi.
Configurando dessa forma que falei, resolviam-se esses problemas.

Última edição:
de boas so firewall do win ativado ali ja segura qualquer problema, usa fireall no modem é pedir pra cpu do equipamento q ja é ruim piorar ae deixa velocidade dele mais lenta ainda
pnp é bom q outros equipamentos na rede q usem torrent ficam conectavel ficando rapido etc da ate pra cria servidor em qualquer pc da rede

54114816815_009a545a25_o.png

aparte de acesso ao modem nessa tela vc poe deny na wan ae nao acessam o modem caso tenha medo disso

54114867519_9c20bd4a13_o.png

Última edição:
Mas se tiver um próximo equipamento com firewall ativado e gerenciando as portas abertas?
Pra ligar outro equipamento depois do modem seria válido.
Pra ligar diretamente o PC ao modem, não.
Eu configurei a rede dessa forma aqui em casa na época que tive Oi Fibra.
Meu roteador ficava ligado ao modem em DMZ e controlando o acesso, com firewall ativado.
Quando eu usava o roteador em modo AP com a Oi, sempre dava problema de abertura de portas e não batia banda no Wi-Fi.
Configurando dessa forma que falei, resolviam-se esses problemas.
No seu caso não tem problema, porém minha crítica foi justamente para quem não tem um segundo equipamento, confiar somente firewall do Ruindows que já e cheio de falhas é uma mão com açúcar.

Código:
Dear GitHub NOC Team,

--- UPDATE ---
y2J3UFZ.png
esseS atendentes "copia e cola" estão piores que BURRICE ARTIFICIAL

Sobre sua primeira dúvida, como seu computador está ligado à rede? Via cabo ou via wifi? Se for via wifi, ele está pegando a rede de um desses roteadores em mesh?
Pode ser que esteja acontecendo um bottleneck nessa cadeia de wifi se o sinal entre um dos aparelhos não estiver bom. A minha conexão aqui é Oi Fibra 400 e no wifi eu normalmente vejo downloads por volta de 20MB/s. 20MB/s com o overhead da comunicação é algo entre 160 e 200 mbits/s, o que é mais ou menos compatível com o sinal de wifi que eu pego no lugar que normalmente fico. O sinal wifi 5Ghz degrada muito fácil dependendo da arquitetura da sua casa. Já o sinal 2.4Ghz é mais estável mas é mais lento tb.

Também estou com dificuldades para acessar determinados subdomínios da Microsoft e o domínio github.io como um todo.

Desconfio que uma parte do problema possa estar relacionada à Akamai, porque todos os subdomínios da MS que usam o CDN deles demoram para carregar, carregam com o layout quebrado, apresentam o erro "502 Bad Gateway" ou então exibem o infame "Access Denied". Alguns exemplos de subdomínios problemáticos: www.microsoft.com, visualstudio.microsoft.com, news.microsoft.com. Quando cai em CDNs diferentes, como o do Azure, as páginas carregam normalmente, ex.: support.microsoft.com, account.microsoft.com.

A faixa de IP da Oi/Vtal não parece estar em nenhuma blacklist de acordo com o verificador de IP da Akamai. Por curiosidade observei o tráfego nesses subdomínios bichados da MS e o Wireshark registrou algumas mensagems do tipo [RST]. Parece que os pacotes não são transmitidos de forma estável.

Quanto ao domínio github.io (Github Pages), o servidor simplesmente não responde. Segundo o Wireshark, o handshake TCP sequer é completado porque o servidor não retorna com um [SYN, ACK] e aí são registrados diversos "TCP Retransmission". Nesse caso o CDN é a Fastly, ou seja é uma questão diferente da Microsoft e Akamai. Inclusive tem uma discussão sobre isso no Github: https://github.com/orgs/community/discussions/143145.

A princípio pensei que essas zicas fossem exclusivas da Oi/Vtal, mas usuários da Vivo têm relatado problemas parecidos. Quanto ao github.io, parece que em algum momento até mesmo o pessoal da NET/Claro foi afetado. Seja como for, vou ver se consigo entrar em contato com o suporte da Akamai e Fastly.

Também estou com dificuldades para acessar determinados subdomínios da Microsoft e o domínio github.io como um todo.

Desconfio que uma parte do problema possa estar relacionada à Akamai, porque todos os subdomínios da MS que usam o CDN deles demoram para carregar, carregam com o layout quebrado, apresentam o erro "502 Bad Gateway" ou então exibem o infame "Access Denied". Alguns exemplos de subdomínios problemáticos: www.microsoft.com, visualstudio.microsoft.com, news.microsoft.com. Quando cai em CDNs diferentes, como o do Azure, as páginas carregam normalmente, ex.: support.microsoft.com, account.microsoft.com.

A faixa de IP da Oi/Vtal não parece estar em nenhuma blacklist de acordo com o verificador de IP da Akamai. Por curiosidade observei o tráfego nesses subdomínios bichados da MS e o Wireshark registrou algumas mensagems do tipo [RST]. Parece que os pacotes não são transmitidos de forma estável.

Quanto ao domínio github.io (Github Pages), o servidor simplesmente não responde. Segundo o Wireshark, o handshake TCP sequer é completado porque o servidor não retorna com um [SYN, ACK] e aí são registrados diversos "TCP Retransmission". Nesse caso o CDN é a Fastly, ou seja é uma questão diferente da Microsoft e Akamai. Inclusive tem uma discussão sobre isso no Github: https://github.com/orgs/community/discussions/143145.

A princípio pensei que essas zicas fossem exclusivas da Oi/Vtal, mas usuários da Vivo têm relatado problemas parecidos. Quanto ao github.io, parece que em algum momento até mesmo o pessoal da NET/Claro foi afetado. Seja como for, vou ver se consigo entrar em contato com o suporte da Akamai e Fastly.
aqui abriu tudo normalmente os problematicos tentou usar outro dns vou mostrar os 2 dns q uso

54116050896_1818a6053b_o.png

Última edição:

Dos conteúdos que avaliei (JsonCrack, Brew, Nushell), nenhum consome o CDN da Akamai, nem integram com terceiros que são ofertados via Akamai.
Por outro lado, o link que você mandou é muito interessante pois indica que o problema não está com a Vtal em si, mas sim na oferta do conteúdo pelo Github. Ali o reclamante está usando AS4230 (Claro Brasil) e AS27699 (Vivo/Telefonica Brasil).

Qual foi o conteúdo que você notou redirecionamento para a Fastly?

Dos conteúdos que experimentei, todos consomem diretamente o CDN do Github, que está num AS próprio.

De modo geral, continuo consumindo conteúdo da Akamai e da Fastly aqui em casa sem problemas. Por exemplo:
- O Max oferta seu conteúdo a partir da Akamai, Cloudfront, GCP e Fastly. Zero problemas ciclando entre eles.
- Imagens e vídeos do X/Twitter por aqui vem a partir da Fastly. Também sem problemas.
- Microsoft, IBM, Apple, Cisco ofertam suas páginas corporativas principais a partir da Akamai. 0 problemas até o momento.

Última edição:
Galera, ultimamente não to conseguindo mais sair da faixa de IP 187 e tenho notado que aqui ta muito instavel, hora Cloudflare, google, twitter ta com ping 29/34, questão de horas depois pula pra 50/60. isso é normal ou preciso de mais tempo de ont desligada pra tentar outra faixa de ip ?

Galera, ultimamente não to conseguindo mais sair da faixa de IP 187 e tenho notado que aqui ta muito instavel, hora Cloudflare, google, twitter ta com ping 29/34, questão de horas depois pula pra 50/60. isso é normal ou preciso de mais tempo de ont desligada pra tentar outra faixa de ip ?
vamos comparar sou de curitiba pinguei os 3 servicos sou da oi tb, que cidade vc esta? pra demorar tanto ping

C:\Windows\System32>ping google.com

Disparando google.com [142.250.219.142] com 32 bytes de dados:
Resposta de 142.250.219.142: bytes=32 tempo=8ms TTL=116
Resposta de 142.250.219.142: bytes=32 tempo=9ms TTL=116
Resposta de 142.250.219.142: bytes=32 tempo=8ms TTL=116
Resposta de 142.250.219.142: bytes=32 tempo=9ms TTL=116

Estatísticas do Ping para 142.250.219.142:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 8ms, Máximo = 9ms, Média = 8ms

C:\Windows\System32>ping x.com