[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Fala galera!
Preciso de uma ajuda do pessoal referente ao que vem acontecendo comigo.
Tenho o plano da Oi Fibra de 600, e tenho percebido que desde a instalação ocorre alguns "atrasos" na conexão quando exigidas, como em jogos por exemplo.

Bem, especificamente o que vem ocorrendo é taxas altas de latência para download e upload, gerando uma sensação de gargalo em jogos em certos momentos.
Aparentemente não influencia na velocidade da conexão.
Pelo que vi por alto me parece muito com uma condição de "Bufferbloat", realizando testes, em determinados momentos o resultado é ruim, e em outros momentos não tenho nenhuma latência em down e up, e o resultado do teste "bom".
Aparentemente parecia Bufferbloat, porém desconfiei da recepção do sinal que poderia estar interferindo diretamente nesses dados....
Dito isso fui na configuração do modem e percebo alguns parâmetros do sinal...

Laser Bias Current (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
10898 uA
Optics Module Voltage (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
3265000 uV
Optics Module Temperature (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
47.00 °C
Rx Optics Signal Level at 1490 nm (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
-34.09 dBm
Tx Optics Signal Level at 1310 nm (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
2.04 dBm
Lower (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements-Optical Threshold):
-28.90 dBm
Upper (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements-Optical Threshold):
-6.00 dBm

(Se puderem me informar os valores nominais corretos para operação de um sinal OK para não ter problemas, agradeceria)

Pelo que pouco pesquisei me parece que os sinais estão bem zoados, principalmente o Rx , qual deveria estar no máximo -25dBm....
Porém não sei os parâmetros de funcionamento da Oi (pois que li dependendo das operadoras esses valores podem mudar por causa dos equipamentos etc etc...)

Alguma boa alma que já tenha passado por esse problema puder dar uma luz me ajudaria muito.

Tenho uma visita técnica já marcada , porém gostaria de ter mais informações para poder informar ao técnico e assim achar uma melhor solução)

desde já vlw galera
Esta muito atenuado o seu sinal
Tem que estar no máximo 27, acima disso tem muita perca, ideal seria entre 17/23
Provavelmente a CDOE esta atenuada ou o seu drop

Pede pro técnico passar fita de auto fusão no conector, virou padrão do pessoal aqui da telemont

A Vtal passou a designar alguns blocos de IP para as operadoras virtuais de sua infraestrutura. Ainda que o reverso ainda aponte para domínio Vtal (*.user3g.veloxzone.com.br), o Speedtest passou a identificar meu ip como Flix Fibra. A propriedade do bloco continua com a Vtal, na lista de CIDRs na Hurricane Electric continua aparecendo Vtal. De toda forma, isso me indica que eles parecem estar organizando a casa e segregando a infraestrutura de acordo com o revendedor.

A Vtal passou a designar alguns blocos de IP para as operadoras virtuais de sua infraestrutura. Ainda que o reverso ainda aponte para domínio Vtal (*.user3g.veloxzone.com.br), o Speedtest passou a identificar meu ip como Flix Fibra. A propriedade do bloco continua com a Vtal, na lista de CIDRs na Hurricane Electric continua aparecendo Vtal. De toda forma, isso me indica que eles parecem estar organizando a casa e segregando a infraestrutura de acordo com o revendedor.
Realmente, aqui no Speedtest mudou de Vtal para Oi.

A Vtal melhoraria muito sua percepção de desempenho se ela voltasse a investir nos peerings via IXs SP, RJ e FTZ. Eles mantém uma conexão de apenas 10Gbps via SP e não vejo mais sessões ativas no RJ. Na época da Oi, utilizava com frequência o IX Rio para troca de tráfego com a RNP e outros. Os 3 PTTs são gigantes, alguns dos maiores do mundo. Os maiores fornecedores de conteúdo do mundo estão neles. Eu sei que a Vtal tem sessão direta com vários (AWS, Cloudfare, Google, Microsoft, Akamai...), mas ainda assim há vários outros fornecedores (como os servers de jogos) ficam de fora dessas sessões particulares.

Alguem tendo problema com ligações/canais de voz no Discord? (no RJ)
"RTC Connecting" > "No Route" ou "Checking Route" > "No Route"
Já testei em canais diferentes, já usei Discord no PC, navegador e celular, mesmo erro.
EDIT: Com VPN funcionou normal.

Última edição:
Oi já começou a me ligar para me fidelizar novamente...
Dia 27/12 acaba, tô pensativo, se tiver aquele valor de 50 reais 500MB ( no site eu si que acabou) talvez eu continue...Caso contrário quero testar a Vivo novamente, acho que o problema da minha rede era os meus modens Mesh, um lixo chamado DLink Covr

A tim me ofereceu 500mb por R$59,99 . Será que vale a pena eu perder meu tempo ligando pra Oi pra ver se eles conseguem uma oferta melhor/igual ou cancelo de vez? Preferia ficar com a Oi se conseguissem por esse preço (Pago R$115 por 500mb no momento)

A tim me ofereceu 500mb por R$59,99 . Será que vale a pena eu perder meu tempo ligando pra Oi pra ver se eles conseguem uma oferta melhor/igual ou cancelo de vez? Preferia ficar com a Oi se conseguissem por esse preço (Pago R$115 por 500mb no momento)
Tim via Vtal ou I-Systems?
Aqui no Rio, a I-Systems está terrível. Não recomendo.

Nossa que inveja, aqui não tem nada de TIM, quanto mais concorrência melhor

Tem vários banners da Oi ofertando 500 megas por 89,90.
Aqui consegui 1giga por 99,90 (Flix Fibra).

Tem algumas localidades com 500 mega por 54,90 no site da Oi.
Certamente na opção de cancelamento tem oferta boa para quem já é clientes. Vale ligar sim.

É aquela bosnia, o não você já tem :haha:
Mas falando sério, tirando o tempo não vai perder nada dar uma ligada pra negociar. Eu só acho improvável, enquanto eles tavam negociando a venda ainda tava saindo propaganda pra tudo quanto é lado enchendo o saco, agora que já tá certo sossegaram. Pelo menos pararam de ligar dia sim dia também oferecendo bOi fibra pro fixo deles mesmos :bem:

Contratei 1GB mas não está batendo 500 megas, como faço pra pedir pra Oi vim trocar o modem?

Para bater 1GB só wifi 7 com um telefone com suporte a wifi 7. Testa via cabo se está chegando pelo menos 940MB(que é o limite da Giga Lan).

Para bater 1GB só wifi 7 com um telefone com suporte a wifi 7. Testa via cabo se está chegando pelo menos 940MB(que é o limite da Giga Lan).
Aqui tenho 1 Gb e atinge normalmente a banda na rede sem fio com Wi-Fi 6.
Só precisa que o roteador tenha pelo menos o padrão AX3000 para isso acontecer, e que os dispositivos sejam compatíveis.

Users who are viewing this thread

Voltar