[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Estou com um problema desde que alterei meu plano de 1mb para 2mb, meu sinal fica caindo geralmente durante a manhã e a noite, de tarde não tenho problemas. Meu SNR é 32db normalmente, mas quando começa a cair até uns 24db é quando fica instável e a qualquer momento cai chegando a ficar negativo o valor, então minha internet cai. Não faço ideia de qual possa ser o problema, a atenuação fica entre 19~21db (acredito ser normal pelo que andei lendo), já testei sem o telefone estar na linha, já testei com outro modem, o técnico falou que estava tudo normal, liguei na Anatel eles deram 5 dias úteis, a Oi respondeu falando que estavam com um problema no equipamento (porque o técnico não mencionou isso 1 mês antes?) mas não apareceram aqui.

Alguém faz idéia de qual possa ser o problema, e o que eu devo fazer agora que o prazo que a Anatel deu acabou e eles não fizeram nada?

Estou com um problema desde que alterei meu plano de 1mb para 2mb, meu sinal fica caindo geralmente durante a manhã e a noite, de tarde não tenho problemas. Meu SNR é 32db normalmente, mas quando começa a cair até uns 24db é quando fica instável e a qualquer momento cai chegando a ficar negativo o valor, então minha internet cai. Não faço ideia de qual possa ser o problema, a atenuação fica entre 19~21db (acredito ser normal pelo que andei lendo), já testei sem o telefone estar na linha, já testei com outro modem, o técnico falou que estava tudo normal, liguei na Anatel eles deram 5 dias úteis, a Oi respondeu falando que estavam com um problema no equipamento (porque o técnico não mencionou isso 1 mês antes?) mas não apareceram aqui.

Alguém faz idéia de qual possa ser o problema, e o que eu devo fazer agora que o prazo que a Anatel deu acabou e eles não fizeram nada?

Com esses teus sinais não deveria haver problemas, este tipo de problema ocorre por perda de sinal brusca em alguma parte da rede, revise sua fiação interna, muitas vezes uma emenda mal feita, um filtro adsl estragado podem causar este problema.

Agora se não for na tua casa pode ser desde a conexão oxidada na TAR do poste passando por emendas da rede até chegar ao armário primário podendo haver algum par defeituoso. Neste caso somente a operadora pode resolver.
------------
Testa ainda em ADSL2+. Quando eu tinha 1 MB, deixava pra sincronizar no automático e sempre ficava no ADSL2+, nas outras modulações os valores eram ruins. Essa atenuação tá muito ruim. Boa sorte.

Adsl2+ normalmente é bom para quem está mais próximo do dslam, não é o caso dele.
------------

Houve uma melhora (redução de 1 ponto na ATT e aumento de 5 pontos no SNR), mas não creio que tenha sido muito expressiva ao ponto da mudança ser favorável. Estou correto, ou a migração ainda é uma possibilidade, mesmo que remota?

Falouws :cool:

Aumento de 5 db´s é considerável, eu creio que o SNR assim se sustente para 2 mega mesmo nessa distância.

Eu vi conexões na Oi com 2 mega em 64 de att e 7 de snr, pede para ele tentar.

Tenho um modem router wifi TP-LINK TD-W8960N e gostaria de saber onde eu encontro se a modulação está em interleaved ou fast pois eu não consegui localizar essa informação, a proposito gostaria que analisazem os meus parametros se estão bons ou ruins e se eu posso ter mais que 10Mb/s.

[TD="class: item"]Mode:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]ADSL_2plus[/TD]

[TD="class: item"]Traffic Type:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]ATM[/TD]

[TD="class: item"]Status:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]Up[/TD]

[TD="class: item"]Link Power State:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]L0 [/TD]

[TD="colspan: 5"] [/TD]

[TD="class: item"] [/TD]
[TD="class: item, colspan: 2"]Downstream[/TD]
[TD="class: item, colspan: 2"]Upstream[/TD]

[TD="class: item"]Line Coding(Trellis):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]On[/TD]

[TD="class: item"]SNR Margin (0.1 dB):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]181[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]267[/TD]

[TD="class: item"]Attenuation (0.1 dB):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]205[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]84[/TD]

[TD="class: item"]Output Power (0.1 dBm):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]175[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]126[/TD]

[TD="class: item"]Attainable Rate (Kbps):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]26288[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]1205[/TD]

Tenho um modem router wifi TP-LINK TD-W8960N e gostaria de saber onde eu encontro se a modulação está em interleaved ou fast pois eu não consegui localizar essa informação, a proposito gostaria que analisazem os meus parametros se estão bons ou ruins e se eu posso ter mais que 10Mb/s.

[TD="class: item"]Mode:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]ADSL_2plus[/TD]

[TD="class: item"]Traffic Type:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]ATM[/TD]

[TD="class: item"]Status:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]Up[/TD]

[TD="class: item"]Link Power State:[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 4"]L0 [/TD]

[TD="class: item"] [/TD]
[TD="class: item, colspan: 2"]Downstream[/TD]
[TD="class: item, colspan: 2"]Upstream[/TD]

[TD="class: item"]Line Coding(Trellis):[/TD]

[TD="class: item"]SNR Margin (0.1 dB):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]181[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]267[/TD]

[TD="class: item"]Attenuation (0.1 dB):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]205[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]84[/TD]

[TD="class: item"]Output Power (0.1 dBm):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]175[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]126[/TD]

[TD="class: item"]Attainable Rate (Kbps):[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]26288[/TD]
[TD="class: dataStyle, colspan: 2"]1205[/TD]

Você consegue 15mega, estão ótimos teus parâmetros.

Eu creio que em Traffic Type(tipo de tráfego) deveria mostrar em qual o padrão que está, porém está mostrando ATM (Asynchronous Transfer Mode).

Aumento de 5 db´s é considerável, eu creio que o SNR assim se sustente para 2 mega mesmo nessa distância.

Eu vi conexões na Oi com 2 mega em 64 de att e 7 de snr, pede para ele tentar.

Beleza, vou avisar pra ele. Mas, no caso dos atendentes robotizados negarem a migração de velocidade (provavelmente por falta de viabilidade técnica), existe algo que ele possa fazer para tentar "persuadi-los"?

Beleza, vou avisar pra ele. Mas, no caso dos atendentes robotizados negarem a migração de velocidade (provavelmente por falta de viabilidade técnica), existe algo que ele possa fazer para tentar "persuadi-los"?

Eu creio que talvez abram a solicitação pois ele está em um dslam com porta adsl2+, o que pode acontecer é abrirem OS e o técnico ir lá e negar, neste caso peça que ele diga ao técnico que ele assume a responsabilidade sobre a velocidade, assim pode ser que o técnico deixe.

Alguém sabe como resolver o problema, que medidas tomar, faz mais de um mês que tento resolver esse problema ligando no suporte da net, mas nunca resolvem o problema.

ping uol.com.br

Disparando uol.com.br [200.221.2.45] com 32 bytes de dados:
Esgotado o tempo limite do pedido.

Estatísticas do Ping para 200.221.2.45:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 0, Perdidos = 4 (100% de
perda),

Com esses teus sinais não deveria haver problemas, este tipo de problema ocorre por perda de sinal brusca em alguma parte da rede, revise sua fiação interna, muitas vezes uma emenda mal feita, um filtro adsl estragado podem causar este problema.

Agora se não for na tua casa pode ser desde a conexão oxidada na TAR do poste passando por emendas da rede até chegar ao armário primário podendo haver algum par defeituoso. Neste caso somente a operadora pode resolver.
Mesmo o problema acontecendo só em determinados horários pode ser a fiação? Nesse caso o problema não seria aleatório, vindo a cair a qualquer momento?

Mesmo o problema acontecendo só em determinados horários pode ser a fiação? Nesse caso o problema não seria aleatório, vindo a cair a qualquer momento?

Na verdade não, existe N situações que fazem um sinal cair, entre eles, Chuva, Sinais de alarmes, Geradores, Iluminação pública, transformadores, umidade.... entre outros. Muito objetos soltam ruídos no espectro fazendo com que o sinal possa cair.

Alguns desses itens, como a iluminação pública por exemplo, interferem ao fim da tarde, outra questão é o orvalho, se algum fio estiver mal emendado nos momentos mais críticos ao anoitecer ou amanhecer o orvalho pode fazer o sinal cair.

Então respondendo a sua pergunta, pode ser aleatório, ou sistemático dependendo da causa.

Abraços.
------------
Alguém sabe como resolver o problema, que medidas tomar, faz mais de um mês que tento resolver esse problema ligando no suporte da net, mas nunca resolvem o problema.

ping uol.com.br

Disparando uol.com.br [200.221.2.45] com 32 bytes de dados:

Estatísticas do Ping para 200.221.2.45:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 0, Perdidos = 4 (100% de
perda),

O teu problema pode ser rota.

Faz um tracert para o endereço, vamos ver onde começa o problema.

Isso e rota com certeza. Agora vai ligar para Oi e informar que voce esta com perda de pacotes. Ai o tecnico vai ate a sua residência, fazer testes (eles nao passam direto para o suporte nivel 2). Ele vai verificar se tambem nao tem problema entre o seu telefone ate a dslam. Ai sim eles vao passar pro nivel 2.

Liguei pra central OI de atendimento pra solicitar um aumento de velocidade e o atendente robotico me informou que só posso usar a velocidade que tenho hoje, no caso 10Mb/s. Não quis nem perder meu tempo tentando convencer que a minha linha suporta 15Mb/s.

Alguem sabe alguma maneira de eu conseguir aumentar a minha velocidade pra 15Mb/s?? Tipo, será que reclamando na Anatel ajudaria.

Queria muito aumentar pra 15Mb/s por causa do upload.

Última edição:
Liguei pra central OI de atendimento pra solcicitar um aumento de velocidade e o atendente robotico me informou que só posso usar a velocidade que tenho hoje, no caso 10Mb/s. Não quis nem perder meu tempo tentando convencer que a minha linha suporta 15Mb/s.

Alguem sabe alguma maneira de eu conseguir aumentar a minha velocidade pra 15Mb/s?? Tipo, será que reclamando na Anatel ajudaria.

Queria muito aumentar pra 15Mb/s por causa do upload.

Tentou via site? Muitas vezes já vi negarem no telefone e no site esta liberado.

No site tambem afirma que o maximo disponivel são 10MB/s. :feelbad:

Isso deve ser ordem da gerência da região para vender no máximo 10 mega, pois teus parâmetros sobram para 15 mega.

Isso deve ser ordem da gerência da região para vender no máximo 10 mega, pois teus parâmetros sobram para 15 mega.

Cara, eu já tinha imaginado algo desse tipo tambem.

Será que se reclamasse na Anatel ia adiantar alguma coisa??

De qualquer forma obrigado pela ajuda Mosqueteirors.

Cara, eu já tinha imaginado algo desse tipo tambem.

Será que se reclamasse na Anatel ia adiantar alguma coisa??

De qualquer forma obrigado pela ajuda Mosqueteirors.

Eu reclamaria sim, já vi dar resultado bom, mas também já vi a gerência da região ficar de marcação com o cliente, de qualquer maneira eu tentaria.

Eu reclamaria sim, já vi dar resultado bom, mas também já vi a gerência da região ficar de marcação com o cliente, de qualquer maneira eu tentaria.

Você disse que eu eu pegava 5MB tranquilo, menos de um mês ligaram me oferecendo 2MB e depois falaram que minha linha não suporta, liguei na Anatel e não adiantou nada, agora com essa "prova" tenho um novo recurso ? Ou vou ficar na mesma coisa ?

Você disse que eu eu pegava 5MB tranquilo, menos de um mês ligaram me oferecendo 2MB e depois falaram que minha linha não suporta, liguei na Anatel e não adiantou nada, agora com essa "prova" tenho um novo recurso ? Ou vou ficar na mesma coisa ?

Nem sempre ter capacidade é sinal da operadora liberar. Infelizmente é assim que a Oi faz, eu continuaria abrindo ocorrência via anatel pelo site. Em último caso converse com um técnico de rua e veja o que ele consegue para ti.

poxa nem eu oferecendo uma grana pro tecnico ele agiliza minha instalação:feelbad:

Ligaram aqui pra casa e me passaram pra 10 mb automaticamente, sem nenhum custo adicional, tomei até um susto quando tava baixando um jogo aqui, e bateu 1Mb/s.

Ta difícil,pedi dia 4 desse mês o fixo e Velox, até hj nada de virem me entregar o modem. Sempre adiam, toda vez peço pra avisarem os técnicos pra me ligarmas eles nunca fazem dai dizem q veio mas nunca ninguém tocou a campainha...

Arrumei um modem mas o dsl fica sempre piscando, ligo pra tentar resolver e do falam que tem que esperar o técnico vir... Se n vierem essa semana vou cancelar e ir no procon

Nem sempre ter capacidade é sinal da operadora liberar. Infelizmente é assim que a Oi faz, eu continuaria abrindo ocorrência via anatel pelo site. Em último caso converse com um técnico de rua e veja o que ele consegue para ti.

Não sei quem é o tecnico, ai é fods.

Fiz a reclamação na Anatel, vamos ver no que vai dar.

Embora eu acho que não vai adiantar muita coisa.

Fiz a reclamação na Anatel, vamos ver no que vai dar.

Embora eu acho que não vai adiantar muita coisa.
Acredito que vá melhorar alguma coisa, e se você mudar para 15mb poderá ter um ping melhor por exemplo.
Aqui do nada meu ping baixou para 33ms para o gateway, antes era média de 50ms.

Venho aqui hoje relatar o que a Oi aprontou comigo nas últimas semanas, como a experiência de ver o que todo mundo passava aqui me ajudou e como meu conhecimento técnico prévio mais provas coletadas durante os últimos anos me ajudaram a restabelecer meu serviço.

Tudo começa no dia 07/02 quando fui viajar para o carnaval. Como de sempre, fiz testes de velocidade e tirei um print dos parâmetros do modem (SNR down = 19db, SNR up = 22db, att down = 26.5dbm, att up = 15dbm; por curiosidade, já havia armazenado em minha conta do speedtest.net cerca de 700 testes de velocidade nos últimos 2 anos).

Ao voltar (na quinta, dia 14), os parâmetros do modem se encontravam fora das condições dos últimos anos (cerca de 15db de snr) e oscilando. Imaginei eu: se já está assim em dias de tempo seco, vai ficar pior quando começar a chover. Consequência óbvia: ligar para o 10331 e agendar um reparo. Infelizmente, nada foi simples. Liguei umas 3 vezes, mas em nenhuma consegui abrir um reparo da linha.

No dia seguinte, mesmo sem chuvas, o meu maior temor se concretizou, pois meu sinal ia e voltava o tempo todo. Mas quem disse que eu conseguia abrir um chamado? Depois de várias ligações, consegui forçar um reparo no final da manhã. Como já estava p%^&* da vida com isso tudo e sem internet, no final do dia resolvi abrir um chamado na Anatel.

Passou sábado, domingo e segunda com o sinal instável daquele jeito. Na terça-feira pela manhã as coisas pareciam ter sido consertadas apropriadamente e, no final da manhã, encaminhei-me para a faculdade. No caminho, recebo uma ligação do atendimento da Oi dizendo que minha central ótica estava com defeito e, por isso, queriam reduzir meu link para 5mbps. Retruquei falando que sou assinante há 5 anos e que meus parâmetros se encontravam todos em conformidade com as tabelas de qualificação.

Ele ia e retrucava com outro argumento ridículo. Foi então que ele falou:
- Mas em alguns meses o senhor poderá retornar ao plano de 10megas (sic).
Eu respondi:
- Ponha isso no papel que a gente entra em um acordo.
Foi quando ele me respondeu:
- É só o senhor ligar para o 10331 para maiores informações e migrar para 10 megas (sic) novamente.
Eu, já extremamente irado e um pouco inspirado, respondi:
- É mais fácil eu ganhar na Mega Sena do que conseguir um prazo no 10331 e você sabe bem disso.
Nisso, ele se calou, respirou e respondeu mais alguma coisa que não lembro. Foi quando passei a responder para ele:
- Se você fizer isso, nos vemos na justiça.

Conversa vem e vai quando ele desiste, escreve alguma coisa no sistema e encerra a ligação.

Passou o dia, voltei para casa e tudo parecia em conformidade.

Nisso, se passou a quarta, a quinta e, na sexta-feira, ao final do dia, uma atendente da Oi me liga perguntando se poderia fechar o chamado na Anatel. Eu confirmei e disse que tudo tinha voltado ao normal.

Horas depois, meu telefone fixo se vai. Ligo para a Oi para abrir um reparo do fixo e deixo claro que minha internet continuava funcionando perfeitamente. Cerca de uma hora depois, meu telefone volta.

Bom, amanheceu o sábado e tudo estava certinho, mas qual não foi minha surpresa quando exatamente às 11:00 da manhã meu sinal xDSL se vai.

Ligo para a Oi e, depois de muito ser jogado de lá para cá, a atendente fala:
- Senhor, o senhor (sic) havia pedido o cancelamento do Velox.

Caí para trás. Depois de ser repassado de lá para cá a fim de saber o porquê fizeram essa burrada, desisto dessa chamada e ligo novamente. Nada. Ligo mais duas vezes, mas parece que ninguém sabe o que aconteceu.

Cerca de duas horas depois, tenho a sorte de pegar um atendente que sabia o que fazia, pois ele descobriu que quem abriu a ordem de serviço foi a própria Oi.

Após isso, reabri pela internet a reclamação que tinha sido fechada na sexta. Nisso vem o seguinte diálogo no sistema da Anatel.

anatel.png

Como vocês podem reparar, eu incluí as centenas de testes que fiz no speedtest.net para mostrar a viabilidade da minha linha durante os últimos cinco anos, como podemos ver abaixo (uma parte dos testes):

anatel2.png

Como através de qualquer whois a Oi e a Anatel podem comprovar que esses ips pertencem a empresa, fica faltando a prova de vínculo deles a minha pessoa. É aí que entra a lei brasileira, que obriga as operadoras a armazenar dados de navegação dos usuários (como os endereços ip vinculados a ele) por, no mínimo, 90 dias.

Só que a reclamação acima foi cadastrada, erroneamente, com meu cpf, mas eu não sou cliente da Oi na telefonia fixa, então, abri uma nova reclamação com o cpf do titular da linha.

Nessa reclamação, anexei outras provas: alguns dos prints dos parâmetros do modem (hoje tenho cerca de 20), como podemos ver abaixo:

velox.png

velox13.png

Depois de tudo, ontem a tarde veio o resultado final: a Oi liga aqui para casa para restabelecer o sinal \o/.
Apesar dos chamados da Anatel ainda não terem sido fechados, acredito que se não fossem eles, o conhecimento técnico que tinha, as manhas que aprendi AQUI e a pressão que a agência está fazendo na empresa nos últimos dias, não poderia estar escrevendo esse depoimento aqui utilizando minha banda larga fixa.

Enfim, galera, continuem a postar seus casos aqui, mantenham suas reclamações na Anatel e quem sabe um dia essas empresas de telecom venham a tratar seus clientes com mais respeito.

Users who are viewing this thread

Voltar