Venho aqui hoje relatar o que a Oi aprontou comigo nas últimas semanas, como a experiência de ver o que todo mundo passava aqui me ajudou e como meu conhecimento técnico prévio mais provas coletadas durante os últimos anos me ajudaram a restabelecer meu serviço.
Tudo começa no dia 07/02 quando fui viajar para o carnaval. Como de sempre, fiz testes de velocidade e tirei um print dos parâmetros do modem (SNR down = 19db, SNR up = 22db, att down = 26.5dbm, att up = 15dbm; por curiosidade, já havia armazenado em minha conta do speedtest.net cerca de 700 testes de velocidade nos últimos 2 anos).
Ao voltar (na quinta, dia 14), os parâmetros do modem se encontravam fora das condições dos últimos anos (cerca de 15db de snr) e oscilando. Imaginei eu: se já está assim em dias de tempo seco, vai ficar pior quando começar a chover. Consequência óbvia: ligar para o 10331 e agendar um reparo. Infelizmente, nada foi simples. Liguei umas 3 vezes, mas em nenhuma consegui abrir um reparo da linha.
No dia seguinte, mesmo sem chuvas, o meu maior temor se concretizou, pois meu sinal ia e voltava o tempo todo. Mas quem disse que eu conseguia abrir um chamado? Depois de várias ligações, consegui forçar um reparo no final da manhã. Como já estava p%^&* da vida com isso tudo e sem internet, no final do dia resolvi abrir um chamado na Anatel.
Passou sábado, domingo e segunda com o sinal instável daquele jeito. Na terça-feira pela manhã as coisas pareciam ter sido consertadas apropriadamente e, no final da manhã, encaminhei-me para a faculdade. No caminho, recebo uma ligação do atendimento da Oi dizendo que minha central ótica estava com defeito e, por isso, queriam reduzir meu link para 5mbps. Retruquei falando que sou assinante há 5 anos e que meus parâmetros se encontravam todos em conformidade com as tabelas de qualificação.
Ele ia e retrucava com outro argumento ridículo. Foi então que ele falou:
- Mas em alguns meses o senhor poderá retornar ao plano de 10megas (sic).
Eu respondi:
- Ponha isso no papel que a gente entra em um acordo.
Foi quando ele me respondeu:
- É só o senhor ligar para o 10331 para maiores informações e migrar para 10 megas (sic) novamente.
Eu, já extremamente irado e um pouco inspirado, respondi:
- É mais fácil eu ganhar na Mega Sena do que conseguir um prazo no 10331 e você sabe bem disso.
Nisso, ele se calou, respirou e respondeu mais alguma coisa que não lembro. Foi quando passei a responder para ele:
- Se você fizer isso, nos vemos na justiça.
Conversa vem e vai quando ele desiste, escreve alguma coisa no sistema e encerra a ligação.
Passou o dia, voltei para casa e tudo parecia em conformidade.
Nisso, se passou a quarta, a quinta e, na sexta-feira, ao final do dia, uma atendente da Oi me liga perguntando se poderia fechar o chamado na Anatel. Eu confirmei e disse que tudo tinha voltado ao normal.
Horas depois, meu telefone fixo se vai. Ligo para a Oi para abrir um reparo do fixo e deixo claro que minha internet continuava funcionando perfeitamente. Cerca de uma hora depois, meu telefone volta.
Bom, amanheceu o sábado e tudo estava certinho, mas qual não foi minha surpresa quando exatamente às 11:00 da manhã meu sinal xDSL se vai.
Ligo para a Oi e, depois de muito ser jogado de lá para cá, a atendente fala:
- Senhor, o senhor (sic) havia pedido o cancelamento do Velox.
Caí para trás. Depois de ser repassado de lá para cá a fim de saber o porquê fizeram essa burrada, desisto dessa chamada e ligo novamente. Nada. Ligo mais duas vezes, mas parece que ninguém sabe o que aconteceu.
Cerca de duas horas depois, tenho a sorte de pegar um atendente que sabia o que fazia, pois ele descobriu que quem abriu a ordem de serviço foi a própria Oi.
Após isso, reabri pela internet a reclamação que tinha sido fechada na sexta. Nisso vem o seguinte diálogo no sistema da Anatel.
https://lh3.googleusercontent.com/-_fX6xXb6c2o/US3s3Eh78SI/AAAAAAAAJ8U/UnaHHvGR8_g/s882/anatel.png
Como vocês podem reparar, eu incluí as centenas de testes que fiz no speedtest.net para mostrar a viabilidade da minha linha durante os últimos cinco anos, como podemos ver abaixo (uma parte dos testes):
https://lh6.googleusercontent.com/-b6JOkaoRQ_k/US3teZP3d0I/AAAAAAAAJ8c/lDSCm94fafM/s882/anatel2.png
Como através de qualquer whois a Oi e a Anatel podem comprovar que esses ips pertencem a empresa, fica faltando a prova de vínculo deles a minha pessoa. É aí que entra a lei brasileira, que obriga as operadoras a armazenar dados de navegação dos usuários (como os endereços ip vinculados a ele) por, no mínimo, 90 dias.
Só que a reclamação acima foi cadastrada, erroneamente, com meu cpf, mas eu não sou cliente da Oi na telefonia fixa, então, abri uma nova reclamação com o cpf do titular da linha.
Nessa reclamação, anexei outras provas: alguns dos prints dos parâmetros do modem (hoje tenho cerca de 20), como podemos ver abaixo:
https://lh3.googleusercontent.com/-wYyTB2xRCJs/US3urQR-wZI/AAAAAAAAJ8o/KdsbbNTBhQk/s882/velox.png
https://lh4.googleusercontent.com/-7srXsfTUQ8A/US3uwHTkN1I/AAAAAAAAJ8w/DC1SkFUNCdA/s882/velox13.png
Depois de tudo, ontem a tarde veio o resultado final: a Oi liga aqui para casa para restabelecer o sinal \o/.
Apesar dos chamados da Anatel ainda não terem sido fechados, acredito que se não fossem eles, o conhecimento técnico que tinha, as manhas que aprendi AQUI e a pressão que a agência está fazendo na empresa nos últimos dias, não poderia estar escrevendo esse depoimento aqui utilizando minha banda larga fixa.
Enfim, galera, continuem a postar seus casos aqui, mantenham suas reclamações na Anatel e quem sabe um dia essas empresas de telecom venham a tratar seus clientes com mais respeito.