Quem é vivo sempre aparece!
Empurrar 10Gb não é difícil - depende muito do que vamos fazer com isso. Processar 10Gb é que é complicado. Ou seja: máquina para baixar jogo da Steam a 10Gb é mole - só precisa do NVME mesmo. Máquina para fazer um firewall L7, e inspecionar o conteúdo do tráfego, já é um monstro completamente diferente. Eu realmente não consigo imaginar o que um usuário residencial faria com 10Gb.
Seed de torrents?
Instalar um NextCloud, e brincar de fazer concorrência com a DropBox?
Usar como um "colocation de pobre", para os servidores internos de uma pequena empresa, e todo mundo trabalha remoto, via VPN?
Instalar uma máquina REALMENTE parruda, e levantar um host de um desses jogos MMO, com milhares de participantes?
Não sei. Eu estou usando 90, e funciona bem. Usaria mais (quem não?), mas a verdade é que 90 está atendendo. Com esse plano consigo trabalhar, enquanto duas Netflix 4k rolam juntas. Videoconferência roda liso sempre também. Acaba que estou meio que no mesmo barco que você: para meu trabalho, conexão estável, jitter baixo e pouca latência são o mais importante. De vez em quando eu dou uma escalavrada na banda, mas é meio que raro.
Não me entenda mal: se a Predialnet está pensando em lançar uma conexão de 10Gb, eu acho ótimo. Só acho que terá uso grande do lado empresarial. Do lado residencial, uma meia dúzia de gatos pingados vão contratar - principalmente que a mensalidade será cara. Terá que ser, por conta da infra e banda envolvidas.
É possível, com PCIe 4 ter uma placa gigabit usando um slot 1x. Mas isso é muito novo, nem sei se fizeram já uma placa dessas. Com PCIe 3 dá para termos uma placa de uma porta em um slot 2x (isso existe, fora do laboratório?). Na prática, eu vejo placa mãe com slots 1x, 4x e 16x (sendo 16x ou 8x eletricamente falando). Um slot PCIe 3 4x daria conta de duas portas de 10Gb. Não sei quantas placas mãe vêm com isso. Talvez seja mais simples achar uma com dois PCIe 16x mesmo.