• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

Eu pego vários sinais de vizinhos por aqui - e minhas paredes são tijolo. Realmente 5GHz não passa bem por parede - mas passa o bastante para atrapalhar. Sem contar as janelas e os vizinhos de cima/baixo.

Na roça não faz mesmo muita diferença. Na cidade...
ti falo que nem na cidade, no meu ap só vejo o sinal 5ghz do vizinho de cima :haha:
mas depende da construção do edifício como falei, as paredes de la dão trabalho ate pra furar com furadeira :eca:

e aonde moro é extremamente denso em questão de população, só na rede 2.4Ghz tu encontra fácil mais de 40 redes em qual quer lugar.
 
ti falo que nem na cidade, no meu ap só vejo o sinal 5ghz do vizinho de cima
Sorte sua. Aqui aparecem umas 5 ou 6 redes. Parece pouco, mas com essa história de 80MHz, o espectro vai embora rapidinho.
e aonde moro é extremamente denso em questão de população, só na rede 2.4Ghz tu encontra fácil mais de 40 redes em qual quer lugar.
2,4GHz aqui é TÃO poluído, que nem fone de ouvido Bluetooth funciona direito, em alguns lugares. E não é dos XingLing não - é um daqueles JBL 500BT. Já usei eles ao ar livre, e fala fácil a 8 metros do celular.

Aqui em casa? Tem um canto, na janela da sala, que a mais de 1 metro corta tudo, de tanta interferência.
 
Sorte sua. Aqui aparecem umas 5 ou 6 redes. Parece pouco, mas com essa história de 80MHz, o espectro vai embora rapidinho.

2,4GHz aqui é TÃO poluído, que nem fone de ouvido Bluetooth funciona direito, em alguns lugares. E não é dos XingLing não - é um daqueles JBL 500BT. Já usei eles ao ar livre, e fala fácil a 8 metros do celular.

Aqui em casa? Tem um canto, na janela da sala, que a mais de 1 metro corta tudo, de tanta interferência.
Aqui no predio tambem tem muito sinal...minha sorte é que os ap vizinho é praticamente tudo 2.4GHz, e como minhas TV e equipamentos é tudo 5.8GHz vai de boa. Mas no meu trampo tanto 2.4GHz e 5.8GHz é sofrivel....muito poluído de rede.
 
Meu celular encherga 12 redes 5GHz aqui em casa kkkk no meu quarto, onde fica o roteador, consigo os 400 mega contratados com a operadora. Na cozinha, o ponto mais extremo, consigo 150 mega. São 3 paredes de distância, sendo 3 lados cobertos com azulejo. Não sei se influencia.

Eu tenho problemas com o fone sem fio do PlayStation que usa 2.4ghz. Basta sair do quarto que o sinal cai. Às vezes usando no PC o áudio dá umas picotadas. Acabei de contar 32 redes 2.4ghz
 
Não, não! Bota 10Gb na rua! Não me escuta não, que eu não sei o que falo! :p
hahahahahaahahaha ... esse tipo de brainstorming aqui ajuda muita coisa.

Se consegue, de fato, entregar 10Gb para o cliente a um preço acessível, vai fundo. Mete o pé na porta, que a Predialnet vira lenda no país inteiro! :D
Pois é, aqui temos mais um obstáculo razoável: entregar. Porque se o cliente faz um SpeedTest e não atinge o mínimo exigido pela ANATEL (e não importa se estamos falando de uma quantidade colossal de banda), ficaríamos expostos a um risco jurídico e regulatório. Se eu conectar uma máquina Windows com placa de 100Gbps diretamente na nossa borda, será que consigo achar um servidor que empurre pelo menos uns 8 Gbps ? Isso estaria acima dos 70% que a ANATEL nos obriga a fornecer. De que forma a gente pode provar que estamos entregando os 10 Gbps ?

Eu estou considerando um slot PCIe de segunda ou terceira geração. Os de quarta estão saindo agora, e deve ser caro e difícil achar placa de rede 10Gb com PCIe de quarta geração.

Um de terceira geração poderia ser 2x ( de 1x não faz 10Gb, pára em 9,85Gb) mas alguém faz placa mãe com esse slot? Não pulam direto de 1x para 4x?
Nós temos algumas Intel X520 (duas portas de 10G) aqui que são 4x e duvido que façam 40 Gbps full-duplex. Não só por causa da lane PCI, mas também pelo overhead que o polling dos queues causa no BUS. Se fizermos o schedule de apenas um queue (um core da CPU), não dá pra processar 10 Gbps. Precisa de pelo menos uns 3 cores de um Xeon 2620 (então, 3 queues). O polling deles vai adicionar quase uns 10% a mais de overhead aí.

Esses cálculos aqui, por exemplo, eu não tinha feito antes.
Para chegar a 1 Gbps efetivo, mesmo com 802.11ax, dá um trabalho. Se bem me lembro, não podemos usar 160MHz no Brasil. Admitindo 75% de eficiência - a mesma coisa que o 802.11ac - precisaríamos fechar a conexão com uma velocidade de 1400kbps. Com 80Mhz não dá para chegar nessa velocidade com 802.11ax, 80Mhz e menos que 3 chains - e isso admitindo MCS9, conexão perfeita e anjos cantando.
Não sou um estudioso desses protocolos 802.11, mas "na teoria" o AC tem especificações que permitem chegar a quase 7 Gbps (160 MHz + 4x4 MIMO + 256 QAM). O AX aumenta a constelação pra 1024, diminui bastante o tamanho da portadora e ocupa mais uma boa faixa de frequência (6 GHz).

Então, pensando alto ... se a capacidade do AC está muito longe de ser alcançada pelos dispositivos atuais, por que falar de uma protocolagem com performance maior ainda ?

Tem alguma coisa que não está batendo e nem vou falar da sua observação sobre a total disponibilidade de frequências, algo impossível em 101% dos nossos clientes.

Olá Srs, estou na Predialnet a menos de um mês (Grajaú - RJ) e estou muito satisfeito. O modem/roteador é um Zyxel, no Wifi está batendo 200 Mpbs, tudo ok na estabilidade também. Eu encomendei um Roteador Xiaomi AX6000 na ALiExpress... Então minha dúvida é que não queria ficar com dois roteadores na rede. Vcs sabem como eu posso mexer nisso e assim ter acesso com DDNS e portas. Tipo na Net/Claro eu mudo o roteador para bridge ou mexia no próprio aparelho. Ainda não perguntei no suporte. Obrigado a todos.

O Paternot já deu a dica. Devolve o Zyxel e fica só com o AX6000, só liga lá no suporte pra pegar o seu usuário PPPoE/senha.

Eu pego vários sinais de vizinhos por aqui - e minhas paredes são tijolo. Realmente 5GHz não passa bem por parede - mas passa o bastante para atrapalhar. Sem contar as janelas e os vizinhos de cima/baixo.

Não tem jeito mesmo. Em áreas populosas como as que vivemos, não sei como fazer. E o negócio vai piorar com 6 GHz cuja penetração é ainda pior, ou seja, vão vender repetidores de sinal a rodo !

Meu celular encherga 12 redes 5GHz aqui em casa kkkk no meu quarto, onde fica o roteador, consigo os 400 mega contratados com a operadora. Na cozinha, o ponto mais extremo, consigo 150 mega. São 3 paredes de distância, sendo 3 lados cobertos com azulejo. Não sei se influencia.

Eu tenho problemas com o fone sem fio do PlayStation que usa 2.4ghz. Basta sair do quarto que o sinal cai. Às vezes usando no PC o áudio dá umas picotadas. Acabei de contar 32 redes 2.4ghz

Pô ! A performance na cozinha tá maravilhosa, considerando as paredes com azulejo (grande atenuador !).

32 redes que você está vendo. Se colocar um analisador de espectro aí, você vai ver a frequência inteira ser ocupada por dispositivos invisíveis (rogue) como babás eletrônicas, trecos bluetooth que todos temos, telefones sem fio.

Você é um cliente nosso que tem conhecimento pra analisar isso. A grande e esmagadora maioria quer ver 350 Mega no SpeedTest de um Galaxy J7 em qualquer ponto da casa. :sefu:
 
Pois é, aqui temos mais um obstáculo razoável: entregar. Porque se o cliente faz um SpeedTest e não atinge o mínimo exigido pela ANATEL (e não importa se estamos falando de uma quantidade colossal de banda), ficaríamos expostos a um risco jurídico e regulatório. Se eu conectar uma máquina Windows com placa de 100Gbps diretamente na nossa borda, será que consigo achar um servidor que empurre pelo menos uns 8 Gbps ? Isso estaria acima dos 70% que a ANATEL nos obriga a fornecer. De que forma a gente pode provar que estamos entregando os 10 Gbps ?
A ANATEL exige 70% da banda para onde? Links internacionais? Links nacionais? Apenas dentro da rede da empresa? Quanto mais próxima da rede interna for a exigência, mais simples é de resolver. Se a exigência for para links internacionais, aí teremos problemas até com o tamanho da janela TCP e buffers no meio do caminho - capaz de só fazer 10Gb com várias conexões simultâneas.

A maneira mais simples de provar é fazendo. Mas aí precisa achar um teste de velocidade, reconhecido pela ANATEL, que entregue os 10Gb. Sabemos de alguém provendo esse serviço? Eu não sei - mas também não procurei muito.
Nós temos algumas Intel X520 (duas portas de 10G) aqui que são 4x e duvido que façam 40 Gbps full-duplex. Não só por causa da lane PCI, mas também pelo overhead que o polling dos queues causa no BUS. Se fizermos o schedule de apenas um queue (um core da CPU), não dá pra processar 10 Gbps. Precisa de pelo menos uns 3 cores de um Xeon 2620 (então, 3 queues). O polling deles vai adicionar quase uns 10% a mais de overhead aí.
Acho que vão ficar devendo um pouquinho, pelo BUS PCIe mesmo. Mas só se usar as duas portas ao mesmo tempo (1250 MB/s x 2 = 2500 MB/s - um PCIe 4x faria 2000 MB/s em cada sentido). Mas como estamos considerando uma porta 10Gb só, não faz diferença. Não vejo problema em utilizar vários queues. Quem compraria internet de 10Gb para usar em um quad core? Sem contar que os Xeon 2620 são velhos. De lá para cá os clocks subiram, o IPC subiu e o número de cores aumentou.

--- Editado ---
Me enganei, elas são PCIe 8x. Ficam devendo banda não.
--- /Editado --
Então, pensando alto ... se a capacidade do AC está muito longe de ser alcançada pelos dispositivos atuais, por que falar de uma protocolagem com performance maior ainda ?
Se eu bem me lembro, a grande graça é o aumento do número de clientes simultâneos. A velocidade máxima teórica de UM cliente não mudou muito, mas agora o AP consegue atender vários clientes com velocidade máxima. Então a capacidade total da rede sem fio aumenta.
Não tem jeito mesmo. Em áreas populosas como as que vivemos, não sei como fazer. E o negócio vai piorar com 6 GHz cuja penetração é ainda pior, ou seja, vão vender repetidores de sinal a rodo !
Eu acho que vai é melhorar. Essa coisa de usar um AP só, com sinal forte, é uma desgraça. Entope o espectro para todo mundo. Bom mesmo é um AP por cômodo com a potência fraquinha, para não passar pela parede. Assim todo mundo fica feliz e não sacaneia os vizinhos. :D
 
Última edição:
Fiz um upgrade no cel e refiz o Speedtest no 5ghz do Zyxel.
O resultado é absurdo.

7196146094.png
 
Meu celular encherga 12 redes 5GHz aqui em casa kkkk no meu quarto, onde fica o roteador, consigo os 400 mega contratados com a operadora. Na cozinha, o ponto mais extremo, consigo 150 mega. São 3 paredes de distância, sendo 3 lados cobertos com azulejo. Não sei se influencia.

Eu tenho problemas com o fone sem fio do PlayStation que usa 2.4ghz. Basta sair do quarto que o sinal cai. Às vezes usando no PC o áudio dá umas picotadas. Acabei de contar 32 redes 2.4ghz
PS4 = suporta 5 ghz
 
Eu uso o PS4 cabeado. O 2.4ghz no caso é o fone (PlayStation Gold Headset) que usa um transmissor USB que opera nessa frequência
Confundi meu amigo! Pensei estava falando no playstation e não o fone rsrs... acho vou precisar o óculos kkk

abraços!
 
Alguém aqui usa o EA Desktop ou Origin? Desde o final de semana esta dando erro quando tento baixar qualquer coisa pois a conexão está sendo recusada/bloqueada. Semana passada ou retrasada, não lembro, estava tudo normal. Não consigo baixar nem os launchers pelo próprio site da EA ou os jogos dentro das plataformas. É algum problema com a Predial pq testei com a internet do smartphone e foi de boa. O que eu faço?

R8wPi5k.png




EDIT: Voltou ao normal!
 
Última edição:
Então chegou o dragão chinês AX6000, gostei bastante e tem bastante recursos que achei úteis. A rede wi-fi 5g fica praticamente o contratado em todos os cantos da casa. No celular apareceu um número 6 ao lado do wifi. Ja upload nao fica toda banda não sei porque. O zyxel eu achei bem honesto o que a PredialNet fornece e vou devolver, pois acredito que pode ser utilizado melhor por outro assinante do que ficar parado aqui.

As minhas dúvidas e que depois de pesquisar percebi que não tenho IP público e por isso não funciona liberar porta para acesso remoto. Acho que é CGnat aqui. Outra coisa o upload do torrent é muito pouco, enfim, tudo está funcionando muito bem e posso contornar o acesso remoto, mas o upload em torrent ou e liberação de portas percebi que não está satisfatório. Eu posso pedir um IP público dinâmico para PredialNet? Vai melhorar as questões do torrent e portas? Mesmo desempenho e segurança que já tenho?
 
Então chegou o dragão chinês AX6000, gostei bastante e tem bastante recursos que achei úteis. A rede wi-fi 5g fica praticamente o contratado em todos os cantos da casa. No celular apareceu um número 6 ao lado do wifi. Ja upload nao fica toda banda não sei porque. O zyxel eu achei bem honesto o que a PredialNet fornece e vou devolver, pois acredito que pode ser utilizado melhor por outro assinante do que ficar parado aqui.

As minhas dúvidas e que depois de pesquisar percebi que não tenho IP público e por isso não funciona liberar porta para acesso remoto. Acho que é CGnat aqui. Outra coisa o upload do torrent é muito pouco, enfim, tudo está funcionando muito bem e posso contornar o acesso remoto, mas o upload em torrent ou e liberação de portas percebi que não está satisfatório. Eu posso pedir um IP público dinâmico para PredialNet? Vai melhorar as questões do torrent e portas? Mesmo desempenho e segurança que já tenho?
O Torrent não vai até o limite do up? Seu up normal bate quanto e o torrent está indo até quanto? Isso aconteceu só depois da troca do Zyxel?
 
O Torrent não vai até o limite do up? Seu up normal bate quanto e o torrent está indo até quanto? Isso aconteceu só depois da troca do Zyxel?
Então acho que nunca vi passar de 1mb de UP nos dois routers novos. No momento estou usando o qbitorrent e antes era Utorrent e a internet era Claro Net de 10mb de UP. Quando era Claro Net eu ficava limitava em certos horários e geralmente estáva semeando forte, mas passou um hack e travou meus arquivos, kkkk. Comecei novamente no qbitorrent, testei no ubuntu e agora no win10lite. Uso um Intel Nuc bem fraquinho, só para isso e Plex e alguns arquivos. Meu Upload e de 350 só no cabo, mas o equipamento que fica ligado não empurra mais do que 90mb. Eu não quero muita coisa, mas mal chega a 1mb tá osso.
 
Então acho que nunca vi passar de 1mb de UP nos dois routers novos. No momento estou usando o qbitorrent e antes era Utorrent e a internet era Claro Net de 10mb de UP. Quando era Claro Net eu ficava limitava em certos horários e geralmente estáva semeando forte, mas passou um hack e travou meus arquivos, kkkk. Comecei novamente no qbitorrent, testei no ubuntu e agora no win10lite. Uso um Intel Nuc bem fraquinho, só para isso e Plex e alguns arquivos. Meu Upload e de 350 só no cabo, mas o equipamento que fica ligado não empurra mais do que 90mb. Eu não quero muita coisa, mas mal chega a 1mb tá osso.
Pô, aí complica... você ligou para os caras da Predial? Será que mais alguém aqui passou por isso? Estou pensando em mudar para a Predial, mas se for assim, não vou querer.
 
Pô, aí complica... você ligou para os caras da Predial? Será que mais alguém aqui passou por isso? Estou pensando em mudar para a Predial, mas se for assim, não vou querer.

RESOLVIDO!!!

Eu liguei para PredialNet, agendei a devolução do roteador deles, sendo que me foi informado que eu posso solicitar um se houver necessidade, pois está dentro do plano. Aí aproveitei para solicitar um IP Público Dinâmico, depois de algumas perguntas do tipo, para uso em servidor de jogos, acesso remoto, testes em cftv e eu ainda reforcei que eu tinha esse recurso na Claro/Net, enfim, depois de uma "cambalhota" monitorada no roteador liberam todas portas. As dúvidas foram sanadas e está tudo funcionando 100% do que eu uso. Show a PredialNet 👍
 
RESOLVIDO!!!

Eu liguei para PredialNet, agendei a devolução do roteador deles, sendo que me foi informado que eu posso solicitar um se houver necessidade, pois está dentro do plano. Aí aproveitei para solicitar um IP Público Dinâmico, depois de algumas perguntas do tipo, para uso em servidor de jogos, acesso remoto, testes em cftv e eu ainda reforcei que eu tinha esse recurso na Claro/Net, enfim, depois de uma "cambalhota" monitorada no roteador liberam todas portas. As dúvidas foram sanadas e está tudo funcionando 100% do que eu uso. Show a PredialNet 👍
Opa, legal!
Mas com o modem deles não dá para ter o Torrent em 100%? Se eu virar cliente deles, vou ter que pedir essas liberações?
 
Opa, legal!
Mas com o modem deles não dá para ter o Torrent em 100%? Se eu virar cliente deles, vou ter que pedir essas liberações?
Não é um modem e sim um roteador. Em download no torrent está ok usando pelo cedido da PredialNet, pelo menos comigo e na minha região. O roteador deles é bloqueado e não sei se liberam para uso. Você tem que ver a necessidade dessas liberações, pois de resto está tudo ótimo
 
Não é um modem e sim um roteador. Em download no torrent está ok usando pelo cedido da PredialNet, pelo menos comigo e na minha região. O roteador deles é bloqueado e não sei se liberam para uso. Você tem que ver a necessidade dessas liberações, pois de resto está tudo ótimo
Ah sim, escrevi modem pensando roteador... entendi, o bloqueio é no roteador deles e não na rede, tipo, posso usar um roteador meu para não ter esses bloqueios, foi o que você fez, né?

Acho isso bem complicado, eles colocarem esses bloqueios, quero ter tbm a banda toda disponível para upload no Torrent, mesmo que seja no roteador deles.
 
O bloqueio é na operadora e isso de chama-se traffic shaping. É uma prática comum. Eu mudei de roteador para ter um sinal de wifi melhor e poder usar os meus acessos.
 
O bloqueio é na operadora e isso de chama-se traffic shaping. É uma prática comum. Eu mudei de roteador para ter um sinal de wifi melhor e poder usar os meus acessos.

Ah... eles fazem traffic shaping? Então você ainda está com up capado no Torrent?

Desculpa tantas perguntas, mas estou ainda escolhendo para qual operadora eu vou migrar em mais ou menos um mês, pois estou me mudando e lá tem a Predialnet, Vivo Fibra e Claro... estou ainda estudando a melhor opção, pois eu e minha mãe estamos trabalhando em homeoffice e preciso de estabilidade e também gosto de jogar e fazer meus downloads no Torrent :)
 
Não, predial não tem traffic shaping. Uso normalmente com taxa de download e upload dentro do contratado e nunca tive problemas (Icaraí). Não adianta querer usar o torrent no talo se o tracker que você usa não for bom (tracker não privado e com poucos seeders/leechers). Quanto à questão de IP é só entrar em contato e pedir um IP real, foi o que fiz um tempo atrás.
 
Não, predial não tem traffic shaping. Uso normalmente com taxa de download e upload dentro do contratado e nunca tive problemas (Icaraí). Não adianta querer usar o torrent no talo se o tracker que você usa não for bom (tracker não privado e com poucos seeders/leechers). Quanto à questão de IP é só entrar em contato e pedir um IP real, foi o que fiz um tempo atrás.
Então, melhorou, volto a ver eles com bons olhos tendo um depoimento positivo também. Vou contratar em Santa Rosa.
Uso tracker privado (BJ).

Agora uma pergunta noob... qual a vantagem no IP real?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo