[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Conversei com o nível 2 da tim, ele me falou que ocorreu um problema nas estruturas que afetaram várias regiões do Brasil principalmente o nordeste, esses problemas de perda de pacote/ping alto e falta de conexão com os servidores é devido a isso, que não tinha nada a ver com questão de mudança de rota, ele falou que estão adiantando uma instalação de uma nova estrutura e que estão trabalhando para corrigir o mais rápido possível, mas que não tem como dar um prazo de quando irá ajeitar, pelo menos não veio com a conversa fiada da VIVO de que não existe problema de rota e que se minha internet se conecta ao facebook e ao youtube é o que importa(tive problema de rota com a VIVO e migrei pra TIM devido a isso).

Ufa essa foi bem perto, aqui em Belém (Norte) está normal
uTdkmco.png

Olha que beleza... Comprei um Ubiquity Ufiber UF-LOCO e consegui fazer ele sincronizar com a TIM Live (Recife).
Estava fuçando na configuração do sagemcom e vi que ele se conecta a uma OLT da ZTE, e é uma dos profiles suportados pelo Ufiber. Depois de alterar o GPON SN e PWD via ssh (tem como alterar o nvram pra ser permanente) o gpon sincronizou, e o meu TPLink AX6000 conseguiu conectar

Cansei de brigar com a TIM atrás de um modem bom, eles não queriam liberar um ONT além do Sagemcom 5657, depois do técnico vir aqui umas 2x não quiseram trocar e fui atrás de uma ONU, agora resolvi meu problema da Sagemcom limitar a conexão bridge de alguma forma.. meu celular está conseguindo 760/366, o laptop 600/500, e via cabo 930/540

Próximo teste é achar uma ONU com uma porta 2.5GbE

KAZygwt.png

ufiber-uloco.jpg

Olha que beleza... Comprei um Ubiquity Ufiber UF-LOCO e consegui fazer ele sincronizar com a TIM Live (Recife).
Estava fuçando na configuração do sagemcom e vi que ele se conecta a uma OLT da ZTE, e é uma dos profiles suportados pelo Ufiber. Depois de alterar o GPON SN e PWD via ssh (tem como alterar o nvram pra ser permanente) o gpon sincronizou, e o meu TPLink AX6000 conseguiu conectar

Cansei de brigar com a TIM atrás de um modem bom, eles não queriam liberar um ONT além do Sagemcom 5657, depois do técnico vir aqui umas 2x não quiseram trocar e fui atrás de uma ONU, agora resolvi meu problema da Sagemcom limitar a conexão bridge de alguma forma.. meu celular está conseguindo 760/366, o laptop 600/500, e via cabo 930/540

KAZygwt.png

ufiber-uloco.jpg
Dá para configurar na interface web? Vou testar aqui depois, e sim, a tim só manda bomba pra gente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

KAZygwt.png

ufiber-uloco.jpg
Já posso adiantar que aqui as ONT Huawei funcionam muito bem na Tim também.

Dá para configurar na interface web? Vou testar aqui depois, e sim, a tim só manda bomba pra gente.
Na interface web não tem essa opção, mas é possível pelo console. Na verdade está até numa parte que não é editável, mas como por baixo é baseado em linux, dá-se um jeito.
O serviço gponctl fica disponível via ssh, e por ele dá pra setar a configuração, mas perde depois de um reboot. Pra persistir tem que editar a partição onde fica salvo o padrão. Tem até um script disponível no Github pra uma versão da firmware

Na interface web não tem essa opção, mas é possível pelo console. Na verdade está até numa parte que não é editável, mas como por baixo é baseado em linux, dá-se um jeito.
O serviço gponctl fica disponível via ssh, e por ele dá pra setar a configuração, mas perde depois de um reboot. Pra persistir tem que editar a partição onde fica salvo o padrão. Tem até um script disponível no Github pra uma versão da firmware
Kkkkk qdo eu for tentar fazer ja sei quem vou consultar kkk

Boa noite galera. Estou querendo migrar p o plano de 500mb /93,50.Sou cliente desde 2020. Consigo aderir a essa promoção msm sendo cliente antigo? Se sim, será cobrada taxa de habilitação?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já posso adiantar que aqui as ONT Huawei funcionam muito bem na Tim também.
Muito bom saber que as ONT Huawei funcionam tambem na Tim. Tenho essas ONT's na Oi no trabalho e troquei a HGU da Vivo que tenho em casa, por uma dessas Huawei, funcionando tudo, Internet, VoIP e IpV6.

Muito bom saber que as ONT Huawei funcionam tambem na Tim. Tenho essas ONT's na Oi no trabalho e troquei a HGU da Vivo que tenho em casa, por uma dessas Huawei, funcionando tudo, Internet, VoIP e IpV6.
Queria trocar na vivo tb, mas na região um eles são muito enjoados, só alguns sortudos tem OLT que permitem qualquer tipo. Mas vamo que vamos!

Boa noite, pessoal.

Não tenho tido tempo para passear por aqui, mas, precisava de uma ajudinha. Sendo rapido e rasteiro: está agendada para amanhã a visita do técnico para a migração do VDSL para o FTTH, e, só acreditarei quando estiver tudo instalado e funcionando.

Quais os parâmetros (dB e etc) ideais para o funcionamento, ou indicativos de que a instalação está bem feita? Aparentemente, a distância da CDOE é a mesma ou até menor de onde está a TAR que traz o meu sinal do metálico. Fiz uma conta de padaria, em que se o sinal VDSL está chegando OK nessa distância nestes quase 7 anos de assinatura, a Fibra chega com o pé nas costas, não?

Qual modem estão comumente usando? Ou usam aquela caixinha (isso existe?) para converter a fibra para o modem que tenho aqui? Não queria muito me desfazer do meu Sagemcom 5360, pois ele é muito bom e está todo configurado para a rede aqui de casa. Se tiver de trocar, espero que não me venham com uma m*rda que nem para reservar IP para os dispositivos se consegue fazer, como é o caso de um Sagemcom que uso na NET.

Abraços!

Boa noite, pessoal.

Não tenho tido tempo para passear por aqui, mas, precisava de uma ajudinha. Sendo rapido e rasteiro: está agendada para amanhã a visita do técnico para a migração do VDSL para o FTTH, e, só acreditarei quando estiver tudo instalado e funcionando.

Quais os parâmetros (dB e etc) ideais para o funcionamento, ou indicativos de que a instalação está bem feita? Aparentemente, a distância da CDOE é a mesma ou até menor de onde está a TAR que traz o meu sinal do metálico. Fiz uma conta de padaria, em que se o sinal VDSL está chegando OK nestes quase 7 anos de assinatura, a Fibra chega com o pé nas costas, não?

Qual modem estão comumente usando? Ou usam aquela caixinha (isso existe?) para converter a fibra para o modem que tenho aqui? Não queria muito me desfazer do meu Sagemcom 5360, pois ele é muito bom e está todo configurado para a rede aqui de casa. Se tiver de trocar, espero que não me venham com uma m*rda que nem para reservar IP para os dispositivos se consegue fazer, como é o caso de um Sagemcom que uso na NET.

Abraços!
O modem no caso da fibra eles chamam de ONT. Para fibra as marcas são sagemcom, FiberHome e ZTE, o último mais comum nos planos de 1gb. Todos são bem fáceis de serem colocados em Bridge se você quiser usar roteador próprio e também. Os sinais para fibra se não me peca a memória se chamam Tx Power e Rx Power, um deles tem que ficar entre -17 e -27db sendo que quanto mais próximo de 17 melhor e o outro de 0 a 2,5db. Mas salvo engano a OnT da Tim não exibe a potência do sinal mas os técnicos andam com um aparelho chamado Power Meter e com ele da pra ver o sinal. Acho que isso responder a maioria das perguntas.

Esse resultado está ok para 1gb/s?
Amigo vi que possui Timlive em Goiânia. Sou da mesma cidade, tenho ClaroNet e quero mudar pra Fibra pura.
Tenho disponível Oi Fibra, Tim Live e LinQ Telecom. Queria Vivo fibra mas não tem.
Indicaria a Tim ? Obrigado

Amigo vi que possui Timlive em Goiânia. Sou da mesma cidade, tenho ClaroNet e quero mudar pra Fibra pura.
Tenho disponível Oi Fibra, Tim Live e LinQ Telecom. Queria Vivo fibra mas não tem.
Indicaria a Tim ? Obrigado
Já tive Vivo Fibra 200mb, Claro HFC 500mb, e agora a TIM 1Gb.

De todas essas, eu recomendaria a Claro pois foi a que menos me deu problema e tem o melhor atendimento.

Vivo fibra sempre tem teve um serviço bem intermitente aqui na região.

Tim Live eu assinei assim quando lançou, então os problemas eram enormes além do atendimento horroso. Assinei novamente meio de abril passado pra testar depois da recomendação de algumas pessoas no trabalho, pq estava precisando bastante de upload e o preço da 1Gb com todos os serviços agregados (netflix, paramount+, deezer, etc) é mais atraente.

Já tive Vivo Fibra 200mb, Claro HFC 500mb, e agora a TIM 1Gb.

De todas essas, eu recomendaria a Claro pois foi a que menos me deu problema e tem o melhor atendimento.

Vivo fibra sempre tem teve um serviço bem intermitente aqui na região.

Tim Live eu assinei assim quando lançou, então os problemas eram enormes além do atendimento horroso. Assinei novamente meio de abril passado pra testar depois da recomendação de algumas pessoas no trabalho, pq estava precisando bastante de upload e o preço da 1Gb com todos os serviços agregados (netflix, paramount+, deezer, etc) é mais atraente.
Poise, mas esse upload da Claro é horrível. Não tenho problema de quedas, raríssimas vezes trava mas basta retirar da tomada e recolocar que tudo volta ao normal.
Preciso de internet pra Games on-line e plataformas de streaming Netflix, Amazon prime etc e vez em quando baixar filmes em torrent.

Já tive Vivo fibra 600mb em Brasília e era liso top.
Recomenda a Tim? Oi Fibra não tem nenhum feedback em Goiânia ?

Poise, mas esse upload da Claro é horrível. Não tenho problema de quedas, raríssimas vezes trava mas basta retirar da tomada e recolocar que tudo volta ao normal.
Preciso de internet pra Games on-line e plataformas de streaming Netflix, Amazon prime etc e vez em quando baixar filmes em torrent.

Já tive Vivo fibra 600mb em Brasília e era liso top.
Recomenda a Tim? Oi Fibra não tem nenhum feedback em Goiânia ?
Não conheço ninguém com a Fibra da Oi. Tim até então o serviço está 100%, pelo menos nesse pouco tempo q tenho, então recomendo sim.

UMA NOTÍCIA RUIM

Você ficaram sabendo que agora o site do consumidor.gov.br só atende pelo site do governo e com nível prata ou ouro?

Segue o informe:

"
ATENÇÃO, CONSUMIDOR!

O procedimento de cadastro / login no Consumidor.gov.br mudou e agora é feito por meio da Conta GOV.BR

Caso ainda não possua, crie sua conta em: Governo Digital

Observe também o nível de segurança da sua Conta GOV.BR. É necessário ter uma conta nível PRATA ou OURO para registrar e acompanhar suas reclamações no Consumidor.gov.br.

Saiba mais em: Níveis da conta GOV.BR
"

UMA NOTÍCIA RUIM

Você ficaram sabendo que agora o site do consumidor.gov.br só atende pelo site do governo e com nível prata ou ouro?

Segue o informe:

"
ATENÇÃO, CONSUMIDOR!

O procedimento de cadastro / login no Consumidor.gov.br mudou e agora é feito por meio da Conta GOV.BR

Observe também o nível de segurança da sua Conta GOV.BR. É necessário ter uma conta nível PRATA ou OURO para registrar e acompanhar suas reclamações no Consumidor.gov.br.

"
Achei bom, isso vai filtrar quem usa serviços em nome de terceiros.

Poise, mas esse upload da Claro é horrível.

Dessas tarefas que você mencionou nenhuma exige uma quantidade grande de upload, você precisa de mais upload pra que exatamente? A gente acaba vendo muitas pessoas citando upload e na maioria dos casos são usuários com foco em downstream e não upstream, sabem identificar que o número referente a taxa de upload é limitado, mas não conseguem dizer para qual uso real precisariam de mais.

Última edição:
Nenhuma das tarefas que você mencionou demanda grande quantidade de upload, você precisa de mais upload pra que exatamente? A taxa limitada de upload da rede HFC da Claro impacta negativamente em que no seu uso? Assim como você vejo outras pessoas citando upload e na imensa maioria dos casos é um usuário comum como você, que é focado em downstream e não upstream, sabe identificar que o número referente a taxa de upload é baixo, mas não consegue dizer para qual uso real precisaria de mais.
Amigo, até onde sei para jogos competitivos on-line preciso de um ping baixo e por mais que upload isolado não seja um fator meramente determinante, quanto maior o upload melhor para esse caso, diminuindo a latência com o servidor.
Não sou expert mas todos que conheço que moram na mesma cidade com mesma distância para o servidor e possuem fibra com alto upload acabam tendo ping menor.

Além do mais já fui usuário de comunidade fechada de torrent e sempre tive q manter meu ratio acima de 1. Um upload alto me ajudaria nisso caso pretenda voltar.

Além do mais já fui usuário de comunidade fechada de torrent e sempre tive q manter meu ratio acima de 1. Um upload alto me ajudaria nisso caso pretenda voltar.

Se você pretende fazer seeding com torrent o ideal é ter upload maior, para jogos não vejo diferença. No cabo coaxial da Claro você terá latência maior, mas isso não está diretamente relacionado à taxa de upload. Para quem vai "upar" muitos dados e tem outra opção além da rede HFC da Claro vá nela!

Se você pretende fazer seeding com torrent o ideal é ter upload maior, para jogos não vejo diferença. No cabo coaxial da Claro você terá latência maior, mas isso não está diretamente relacionado à taxa de upload. Para quem vai "upar" muitos dados e tem outra opção além da rede HFC da Claro vá nela!
Por isso pretendo ir de Oi ou Tim já que vivo não tem aqui no bairro (Goiânia).

Oi Fibra 400/200mb 80 reais/mês
ou
Tim Live 500/250mb 109,90/mês
ou
LinQ Telecom 500/250mb 99/mês

No momento estou com Claro 350/25mb

UMA NOTÍCIA RUIM

Segue o informe:

"
ATENÇÃO, CONSUMIDOR!

"
Que já tem conta há tempos no consumidor vai precisar dar essa “modernizada”?

Users who are viewing this thread

• Voltar