[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Amigo você saberia dizer se a Huawei tem alguma ONT com porta 2,5GbE ou 5GbE? Essas de 10GbE estão muito salgadas até no AliExpress kkk, e a tim se recusando a me oferecer a ONT apropriada que eles já tem homologada. Obrigado
Desconheço algum que venha com saída de 2,5gb sem ser os modelos de 10G-PON, só pra ter uma ideia achei esse modelo EN8145X6 que é XG-PON porém todas os 4x portas dele é gigabit :limo:
A única forma de tentar conseguir extrair mais de 1GB é pelo Wifi-6, já que é a única coisa "boa" desse modelo.


Ajudou e muito! Achei um HG8245Q2 barato aqui na minha área, vou pegar ele então, qualquer coisa sem ser o que a Tim me obriga a usar é um avanço. O que me interessou nesse da TP Link foi o tamanho mesmo, bem amigável. Tem umas Huawei HG8310M no Ali também que me chamaram atenção, fiquei pensando se serviria tb.
O único problema desse modelo HG8310 são os bricks dependendo do firmware que estiver nele, pelo tamanho ele é bom pra ser apenas conversor de fibra.
 
Desconheço algum que venha com saída de 2,5gb sem ser os modelos de 10G-PON, só pra ter uma ideia achei esse modelo EN8145X6 que é XG-PON porém todas os 4x portas dele é gigabit :limo:
A única forma de tentar conseguir extrair mais de 1GB é pelo Wifi-6, já que é a única coisa "boa" desse modelo.



O único problema desse modelo HG8310 são os bricks dependendo do firmware que estiver nele, pelo tamanho ele é bom pra ser apenas conversor de fibra.

Recuperação… kkk
 
Consegui cancelar meu plano de 1gb sem multa, disseram que foi por chamados técnicos recentes que realmente aconteceu pois um caminhão rompeu as fibras e eles demoraram mais de 1 semana pra consertar. Mas estou cancelando mesmo por eles não trocarem minha ONT pela nova com porta 2,5GbE e ainda dizerem que a troca não é feita de acordo com a preferência do cliente e sim a necessidade do plano. PQP, foi de doer essa.
 
Ajudou e muito! Achei um HG8245Q2 barato aqui na minha área, vou pegar ele então, qualquer coisa sem ser o que a Tim me obriga a usar é um avanço. O que me interessou nesse da TP Link foi o tamanho mesmo, bem amigável. Tem umas Huawei HG8310M no Ali também que me chamaram atenção, fiquei pensando se serviria tb.
Caso o prezado colega aceite sugestões, a ONU Huawei HG8010H também serve para o propósito e tem versão apc(conector verde). Não sei se o preço é similar do modelo citado.
 
Caso o prezado colega aceite sugestões, a ONU Huawei HG8010H também serve para o propósito e tem versão apc(conector verde). Não sei se o preço é similar do modelo citado.

Quanto mais opções melhor, valeu mesmo.
 
Não sei o que estou fazendo de errado, estou com o HG8245Q2 aqui, já apliquei o patch e deu certo, configurei o PPPoE com usuário e senha guest, coloquei vlan 100, joguei o serial lá naquela aba ont authentication, a luz pon fica acesa como se houvesse conexão, mas não tem. O que será? Reparei que na parte do serial tem um campo chamado password que está em branco.
 
Não sei o que estou fazendo de errado, estou com o HG8245Q2 aqui, já apliquei o patch e deu certo, configurei o PPPoE com usuário e senha guest, coloquei vlan 100, joguei o serial lá naquela aba ont authentication, a luz pon fica acesa como se houvesse conexão, mas não tem. O que será? Reparei que na parte do serial tem um campo chamado password que está em branco.
Deixa em branco mesmo! O serial que vc tem que colocar é o mesmo que GPON S/N do equipamento da tim. Perceba se ele “aumenta” de tamanho passando para 16 carácteres. Normalmente os equipamentos da Huawei já fazem a conversão dos 4 primeiros carácteres para hexa. Você está correto, desabilita as conexões que estejam na aba WAN e deixa só a da tim ativa. Não sei se vc está deixando como bridge ou router. Mas caso demore mto pra conectar, reinicia que uma hora vai, e depois que for aí é sempre de primeira ao reiniciar.
 
Deixa em branco mesmo! O serial que vc tem que colocar é o mesmo que GPON S/N do equipamento da tim. Perceba se ele “aumenta” de tamanho passando para 16 carácteres. Normalmente os equipamentos da Huawei já fazem a conversão dos 4 primeiros carácteres para hexa. Você está correto, desabilita as conexões que estejam na aba WAN e deixa só a da tim ativa. Não sei se vc está deixando como bridge ou router. Mas caso demore mto pra conectar, reinicia que uma hora vai, e depois que for aí é sempre de primeira ao reiniciar.

No fim eu consegui, tinha uma aba pra habilitar as portas LAN ou algo assim, marquei as 4 e dei bind nelas no perfil WAN lá juntamente com o Wi-Fi, aí conectou. Acho que esse unlock deixa tudo bem manual na firmware, estilo OpenWRT kkkk. Muito obrigado mesmo pela ajuda de todos!
 
No fim eu consegui, tinha uma aba pra habilitar as portas LAN ou algo assim, marquei as 4 e dei bind nelas no perfil WAN lá juntamente com o Wi-Fi, aí conectou. Acho que esse unlock deixa tudo bem manual na firmware, estilo OpenWRT kkkk. Muito obrigado mesmo pela ajuda de todos!
Show, tem que dar o bind mesmo pra “taggar” as portas LAN, aí você pode conectar seu cabo de rede em qualquer uma que vai conectar. Perdão não ter pressuposto esse detalhe.
 
Já recebi a UF-Loco mas ainda não consegui fazer ela funcionar com a Tim.

O Sagemcom que possui possui esses dados (irreais para exemplo):
GPON S/N: SMBS00000001
MAC: 001122334455

No UF-Loco configurei na interface Web para o Profile 4 (ZTE) e na interface SSH para:
GPON Vendor Id: SMBS
GPON Serial Number: 00000001
GPON SLID (password): em branco
GPON MAC address: 001122334455

Ele sincroniza normalmente, porém não consigo realizar a conexão PPPoE. @neptune @pskrull , você poderia me ajudar? O GPON SLID PWD fica em branco?
 
Já recebi a UF-Loco mas ainda não consegui fazer ela funcionar com a Tim.

O Sagemcom que possui possui esses dados (irreais para exemplo):
GPON S/N: SMBS00000001
MAC: 001122334455

No UF-Loco configurei na interface Web para o Profile 4 (ZTE) e na interface SSH para:
GPON Vendor Id: SMBS
GPON Serial Number: 00000001
GPON SLID (password): em branco
GPON MAC address: 001122334455

Ele sincroniza normalmente, porém não consigo realizar a conexão PPPoE. @neptune @pskrull , você poderia me ajudar? O GPON SLID PWD fica em branco?
Te enviei uma MP de como eu faço.
Abraços
 
Boa noite amigos, tudo bem?

Possivelmente voicês já ouviram essa pergunta várias vezes, mas como preciso de ajuda, aí vai!

Tenho apartamento 50m² com 2 quartos, ele é pequeno. Mas o sinal Wi-Fi do meu roteador Sagemcom F@ast 5655 da TIM Live chega muito fraco no último quarto, que no caso é o meu rsrs. Como estou reformando a sala já estou passando cabos e quero resolver esse problema. Terminei de comprar os movéis do Home Office da sala. Agora quero comprar um Kit de roteadores Mesh TP-Link. Penso em três pontos, um para mesa de ecritório e outro para o Rack da TV. E outro para um Wi-Fi descente para os dois quartos no corredor.

Agora chegamos aos dilemas e problemas técnicos rsrs.. Será que vale a pena comprar um Kit Mesh? Se sim, qual é compatível com provedor da TIM Live que não me irá dar problemas? Ou compro um único roteador ou access point potente? Vou colocar o F@st 5655 em Bridge? ou devo trocar também? São várias questões.

Então me responda: "Como você faria a estrutura de rede nesse apartamento?

Desde já obrigado!
 
Boa noite amigos, tudo bem?

Possivelmente voicês já ouviram essa pergunta várias vezes, mas como preciso de ajuda, aí vai!

Tenho apartamento 50m² com 2 quartos, ele é pequeno. Mas o sinal Wi-Fi do meu roteador Sagemcom F@ast 5655 da TIM Live chega muito fraco no último quarto, que no caso é o meu rsrs. Como estou reformando a sala já estou passando cabos e quero resolver esse problema. Terminei de comprar os movéis do Home Office da sala. Agora quero comprar um Kit de roteadores Mesh TP-Link. Penso em três pontos, um para mesa de ecritório e outro para o Rack da TV. E outro para um Wi-Fi descente para os dois quartos no corredor.

Agora chegamos aos dilemas e problemas técnicos rsrs.. Será que vale a pena comprar um Kit Mesh? Se sim, qual é compatível com provedor da TIM Live que não me irá dar problemas? Ou compro um único roteador ou access point potente? Vou colocar o F@st 5655 em Bridge? ou devo trocar também? São várias questões.

Então me responda: "Como você faria a estrutura de rede nesse apartamento?

Desde já obrigado!
Como a área do Ap não é grande e imagino que não seja daqueles prédios antigos com paredes bem grossas(mesmo que fossem) acho que esse teu setup mesh já da conta de cobrir o Ap inteiro. Basta deixar o equipamento da Tim em Bridge e o principal do seu Kit Mesh discando o PPPoE. usuário / senha são guest e não precisa configurar VLAN usando o equipamento da tim como Bridge. Na primeira conexão vai demorar séculos pra conectar, sugiro ficar mudando o cabo nas portas do equipamento da Tim com tudo ligado mesmo pois parede que de alguma forma isso acelera a discagem até a primeira conexão. Depois da primeira vai sempre rápido.
 
Mais vizinho me perguntou se a Oi Fibra era boa pra sair da TIM Live, porque começou a cair direto e tendo lentidão. E olha que nessa casa só se usa Chromecast Full HD e smartphones, não tem um uso pesado. O que aconteceu com a TIM Live? Abandonaram a manutenção do metálico será? Porque aqui só tem metálico mesmo, não tem fibra. Já convenci a pessoa a ir para o plano de 200 Mega da Oi Fibra e ainda vai ganhar o dobro por 1 ano, 400 Mega por 99 reais. A TIM Live estava cobrando mais de 120 reais por 60 Mega pra essa vizinha, no plano de 60 Mega. E a TIM não se mexe na região, vai perder mais e mais clientes pra Oi Fibra e Vivo Fibra e as pequenas que tem aqui, porque vira e mexe as pequenas estão lá instalando também.
Duas semanas atrás, um familiar que mora numa rua paralela aqui, mudou da TIM Live pra Vivo Fibra 300 Mega.
Quando mudei de internet ano passado, caía todos os dias, mas achei que isso era temporário, que iam arrumar, já que não era costume da TIM ser assim.
 
A meta da TIM era acabar com o par metálico em 2020 (tinha até anúncios em jornais impressos), mas veio a pandemia. Devem estar deixando o povo abandonar igual à Oi com o Velox ou a Vivo com a rede legada da GVT e do Speedy.
 
A meta da TIM era acabar com o par metálico em 2020 (tinha até anúncios em jornais impressos), mas veio a pandemia. Devem estar deixando o povo abandonar igual à Oi com o Velox ou a Vivo com a rede legada da GVT e do Speedy.
Mas deixar o povo abandonar e ir pra outra operadora, não garante que esse cliente vá voltar pra TIM Live quando ela resolver trocar tudo pra FTTH. Eu tô muito bem na Oi Fibra e agora tem Vivo Fibra na rua, porque eu escolheria a TIM mesmo se ela vir com FTTH?
Na verdade eu sempre achei que TIM não gosta dos serviços fixos, ela quer ser apenas móvel mesmo e pronto. O TIM Live nunca foi prioridade ou visto como algo rentável. O TIM Live completou 10 anos de existência esse ano e não chegou em 1 milhão de clientes, aliás, passou muito tempo estacionada nos 500 mil.
Internet fixa, telefone fixo, sempre foram serviços escanteados na TIM. TV por assinatura então, nem se interessou. A chance dela era comprar a Oi TV que foi vendida pra SKY, nem se interessou.

Hoje se você assina Claro Residencial, Vivo Fibra e Oi Fibra, tem uma porção de serviços interessantes embarcados na marca da operadora. A TIM não tem isso. A Vivo mesmo deixa você pagar apps de TV na conta da Fibra. A Oi vai começar a fazer a mesma coisa. Vou tirar os que ela virar parceira do cartão e colocar na fatura.
 
Mas deixar o povo abandonar e ir pra outra operadora, não garante que esse cliente vá voltar pra TIM Live quando ela resolver trocar tudo pra FTTH. Eu tô muito bem na Oi Fibra e agora tem Vivo Fibra na rua, porque eu escolheria a TIM mesmo se ela vir com FTTH?
Todas as operadoras abandonam algumas áreas. Onde moro não tem Vivo Fibra. Só sobrou a rede sucateada da GVT com no máximo 50 mega. A Oi Fibra funciona tão mal que pararam de vender no CEP. Já em outras partes do Rio a Oi só opera com o Velox e nem sinal da TIM ou Vivo, restando apenas a Claro com cabo de parabólica (sobretudo em Copacabana). Minha prima, que mora num bairro nobre, tá presa no par metálico da TIM porque a única concorrente é a Claro que presta um péssimo serviço na região dela.

Hoje se você assina Claro Residencial, Vivo Fibra e Oi Fibra, tem uma porção de serviços interessantes embarcados na marca da operadora. A TIM não tem isso. A Vivo mesmo deixa você pagar apps de TV na conta da Fibra. A Oi vai começar a fazer a mesma coisa. Vou tirar os que ela virar parceira do cartão e colocar na fatura.
Meu plano da TIM dá acesso a Netflix, Paramount, Deezer, Band News... Custa menos que nas outras operadoras (R$132 por 1 giga) e tem um serviço que no meu caso é melhor. Mesmo se oferecessem opção de assinar Disney+, Globoplay ou qualquer outra coisa na conta da fibra, eu não optaria por isso. Melhor resolver tudo diretamente com o serviço do que ter uma operadora como intermediária pra pagamentos. A não ser, claro, que oferecessem um belo desconto kkkk
 
Todas as operadoras abandonam algumas áreas. Onde moro não tem Vivo Fibra. Só sobrou a rede sucateada da GVT com no máximo 50 mega. A Oi Fibra funciona tão mal que pararam de vender no CEP. Já em outras partes do Rio a Oi só opera com o Velox e nem sinal da TIM ou Vivo, restando apenas a Claro com cabo de parabólica (sobretudo em Copacabana). Minha prima, que mora num bairro nobre, tá presa no par metálico da TIM porque a única concorrente é a Claro que presta um péssimo serviço na região dela.


Meu plano da TIM dá acesso a Netflix, Paramount, Deezer, Band News... Custa menos que nas outras operadoras (R$132 por 1 giga) e tem um serviço que no meu caso é melhor. Mesmo se oferecessem opção de assinar Disney+, Globoplay ou qualquer outra coisa na conta da fibra, eu não optaria por isso. Melhor resolver tudo diretamente com o serviço do que ter uma operadora como intermediária pra pagamentos. A não ser, claro, que oferecessem um belo desconto kkkk
Então onde você mora a melhor está sendo a TIM Live Fibra, bom, se aqui tivesse um plano desses, 1 Giga por esse preço, com esses parceiros, eu voltaria pra TIM.
A Vivo está muito focada em cobrir toda SP de Fibra no momento, tem aquela história que as concessionárias passarão a ser autorizadas. Então ela devolveria o ADSL e trabalharia 100% com fibra aqui.
Assim como a Oi faz no resto do Brasil, sai cobrindo tudo com fibra pelo mesmo motivo.
A Vivo comprou a GVT porque na época VDSL fazia sentido, então onde ela não é concessionária, ela pode não ter pressa em trocar pra fibra, apesar que não é tão difícil atualizar essa rede VDSL pra FTTH, já que a rede é quase toda construída assim. A Claro sim, tem um looongo trabalho pra expandir seu FTTH.
Sobre o pagamento de apps, eu prefiro pagar tudo num mesmo lugar, do que ter fatura de internet, fatura de cartão, fatura de luz, água, etc.
 
Alguém sabe se aqui na avenida brasil, em irajá, a Tim vai colocar fibra? porque tem a oi fibra já aqui que acabaram de cabear!
 
Alguém sabe se aqui na avenida brasil, em irajá, a Tim vai colocar fibra? porque tem a oi fibra já aqui que acabaram de cabear!

Cara aqui na zona norte em geral, tem uns 2 anos que a Tim veiculou uma mensagem de que vai adotar a fibra em vários bairros por conta do excesso de prejuízo com roubo de cabos (colaram isso em postes e etc), eu não sei como vai ser em Irajá, mas diversos bairros próximos já receberam, imagino que não vá tardar muito pra chegar aí também.
 
Ola, gostaria de saber se estes modens huawei funciona na tim live para 1Giga.

HN8055Q, HN8245Q e HN8255WS. Aonde comprar este modens?

Obrigado
 
Ola, gostaria de saber se estes modens huawei funciona na tim live para 1Giga.

HN8055Q, HN8245Q e HN8255WS. Aonde comprar este modens?

Obrigado
O problema deles é que usam portas 1Gb na Lan, o único modelo Huawei que realmente tem 2.5Gb (que achei) é uma ONU p812e, porém além de ser super caro, não se tem nenhuma garantia de que vá funcionar na Tim.

huawei-optixstar-p812e.jpg

 
Última edição:
O problema deles é que usam portas 1Gb na Lan, o único modelo Huawei que realmente tem 2.5Gb (que achei) é uma ONU p812e, porém além de ser super caro, não se tem nenhuma garantia de que vá funcionar na Tim.

huawei-optixstar-p812e.jpg

Ai nem arrisco, o jeito e ficar com os que a propria Tim fornece mesmo!!!! Obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nenhum deles, a TIM fornece 1 Gbps no GPON, os dois primeiros são XG-PON e o último XGS-PON.
Eu achava que qualquer um destes 3 iria funcionar, nao acha pra comprar. O jeito e ficar com os que a Tim fornece.

Obrigado
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo