[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

BxONDPh.png

Meus queridos, alguém notou essa mudança nos planos novos da tim? Ao que parece, retiraram a netflix e adicionaram hbo max e um tal de deezer com logo preto que ninguém sabe o que é, já que o deezer premium continua na lista de produtos incluídos. Quem souber, dá um retorno, pls. Vlw.
Ficou elas por elas. Eles descontaram o valor da assinatura da Netflix da mensalidade.
Esse Deezer preto será o hi-fi?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olhei no site e aqui pro Rio continua tendo Netflix, mas custa 20 reais a mais que esse daí

Eu acho que o HBO e o tal Deezer Preto é algo a parte, pois tem a opção de não escolher e no caso dos outros "benefícios" não tem essa opção.
Mas as bronca é que retiraram a logo da netflix do padrão. Esse deezer preto deve ser algo com mais qualidade de áudio, mas não achei nenhuma informação sobre isso nem na plataforma oficial do streaming.

Ficou elas por elas. Eles descontaram o valor da assinatura da Netflix da mensalidade.
Esse Deezer preto será o hi-fi?

Olhei no site e aqui pro Rio continua tendo Netflix, mas custa 20 reais a mais que esse daí
Então devem estar mudando aos poucos. O netflix era mais interessante, na minha opinião. Mas devem ter cortado o contrato pela alta dos preços que eles vem praticando.

Já normalizou aqui também. E parece que eu tive tanta raiva que melhoraram as latências... vou observar o resto da semana ainda, mas a latência pra AWS US East 1 (N. Virginia) caiu de 159 pra 115ms, pra SA East 1 (São Paulo) caiu pra 51ms
DNS do Google caiu de 6Xms pra 43ms.. NextDNS está na casa dos 50ms passando por São Paulo (já esteve melhor quando a rota era por Fortaleza 13ms)
O problema é que não está estável, o jitter está considerável, e esse ping do 8.8.8.8 por exemplo varia de 43ms a 115ms

Se conseguirem estabilizar, deve voltar ao normal com rotas bem melhores, apesar de não estarem usando o IX de Recife ou Fortaleza, que ficaria melhor ainda

zbOvW9L.png
Aqui a latência pra os servers da riot tá em 39 de ping.

Mas isso nunca dura, sempre volta a ficar em 60 depois

É f*** ja pensei em mudar tb, pq quando cancelei a assinatura q estava no nome de minha esposa e fiz uma nova em meu nome, não conseguiam habilitar ipv6, e a q estava no nome dela funcionava ipv6 de boa... Por isso ja pensei em cancelar, mas em termos de CxB pelo menos para mim, até agora a Tim está ganhando. Pensei em colocar da Oi, mas disseram q a Oi nao tinha ipv6, mas mesmo a Oi, o link de 1Gbps dela é mais de 200 reais. Provedores de bairro tb tem links mais caros que a Tim. quando é de alta velocidade. Aí, depois de um tempo, conseguiram o bendito ipv6, então me mantive na Tim. Mas, pelo menos recife e região metropolitana, a Tim está meio q sem concorrencia em termos de CxB nas velocidades mais altas. Aí ferrou, fazem o q querem.
A Tim tem um serviço porco. Quando vc instala e nao precisa do suporte, maravilha, mas quando precisa, é um parto para falar com atendente e muitas vezes até a qualidade da ligação é sofrível. Desde que a Tim Live começou em Recife é assim.

Cara, aquela disgraca de robô da Tim é uma disgraca vai tomar no xx, nunca entende o que eu falo, lento pra xxxxxxx, era só esses idiotas usarem os botões de discagem como sempre usaram.

Não sou eu sendo velho achando que no meu tempo era melhor, só que o robô é mais lento e mais burro

Editado por um moderador:
Aqui a latência pra os servers da riot tá em 39 de ping.

Mas isso nunca dura, sempre volta a ficar em 60 depois

Cara, aquela disgraca de robô da Tim é uma disgraca vai tomar no xx, nunca entende o que eu falo, lento pra xxxxxxx, era só esses idiotas usarem os botões de discagem como sempre usaram.

Não sou eu sendo velho achando que no meu tempo era melhor, só que o robô é mais lento e mais burro
Falei muito cedo, a TIM dobrou a meta.. as latências q estavam baixíssimas hoje de manhã como 40-50ms pra SP, já estão em 90-100ms.
Pense numa internet bipolar

Consegui configurar o UF-Loco, com a ajuda desse post https://forum.adrenaline.com.br/thr...xdsl-vdsl-fibra-optica.447175/post-1076118604. O que está me deixando intrigado é que não estou conseguindo acessar o UF-Loco em bridge através do roteador Archer C6 realizando o PPPoE, igual eu conseguia com f@st 5655v2 também em bridge. Para acessar eu tenho configurado na secondary wan a mesma faixa de ip do loco (192.168.1.1).

secondary-wan-config.jpg

Na verdade até consigo acessar, mas tenho que desativar o 802.1Q Tag na vlan 100, mas a internet cai e não consigo mas conexão.

vlan.jpg

Se não estou enganado, conseguia conectar 5655v2 em bridge sem configuração de vlan e essa marcação, mas demorava muito para conectar e no loco a conexão é muito mais rápida. Alguém tem alguma ideia do que possa estar errado no acesso ao UF-Loco em bridge?
tenho o mesmo roteador que o seu e uf-loco, porem n estou conseguindo configurar. o uf-loco ja consegui configurar. mas o c6 que n estou conseguindo.

Alguém sabia que o D-Link DIR 842 AC1200 tem um lugar pra acesso de um segundo ISP configurando a WAN ou LAN? colocando essa segunda banda larga como backup?

Reservas da WAN
Você pode habilitar a função de backup WAN, que fornece acesso ininterrupto à Internet. Quando sua conexão principal é interrompida, o roteador ativa a conexão de backup; e quando o canal principal é recuperado, o roteador muda para ele e desconecta o canal reserva.

Ativar

O que eu gostaria de saber é se o meu DGA 4130 tem isso também.

Última edição:
Alguém sabia que o D-Link DIR 842 AC1200 tem um lugar pra acesso de um segundo ISP configurando a WAN ou LAN? colocando essa segunda banda larga como backup?

Reservas da WAN
Você pode habilitar a função de backup WAN, que fornece acesso ininterrupto à Internet. Quando sua conexão principal é interrompida, o roteador ativa a conexão de backup; e quando o canal principal é recuperado, o roteador muda para ele e desconecta o canal reserva.

Ativar

O que eu gostaria de saber é se o meu DGA 4130 tem isso também.

A versão do DIR842 vendida no Brasil (versão R1) não oferece suporte a dual WAN. Ele permite apenas uma única WAN.

O DIR842 é uma sopa de chipsets e as versões R1 e R2 são as piores com wireless muito sofrível porque a D-Link não colocou amplificadores de sinal.

A versão do DIR842 vendida no Brasil (versão R1) não oferece suporte a dual WAN. Ele permite apenas uma única WAN.

O DIR842 é uma sopa de chipsets e as versões R1 e R2 são as piores com wireless muito sofrível porque a D-Link não colocou amplificadores de sinal.
Mas eu copiei aquelas informações de dentro dele usando o 192.168.0.1

Por aqui nada, o problema permanece. Nunca havia acontecido isso antes. Rumo as 72hs sem internet.
120 horas já se passaram e a TIM LIVE não restabelece o sinal. Imagina se eu não tive tido a nobre ideia de contratar uma Banda Larga de BACKUP, como eu poderia aderir ao Tele trabalho?
Eu sou do Rio de Janeiro, RJ no CEP 21221-080.

ALGUÉM SABE DIZER SE ESSES PARÂMETROS ESTÃO OK?

Optical Module Tx Power (dBm)
2.830
Optical Module Rx Power (dBm)
-18.996
Optical Module Temperature (C)
50.761
Optical Module Power Feed Volt (mV)
3312.8
Optical Module BIAS current (mA)
12.81

NOVO PLANO NO VDSL

60 MEGA deixa de exsistir, agora passa a ser 70 MEGA, com aumento de 10 reais, ou seja R$ 89. O Up load subiu de 30 para 35 mega.

Finalmente tive tempo de abrir um chamado com a TIM, barulhei que meu modem estava com problemas e trocaram pelo Fast 5670, agora é testar o bendito do Wifi 6 ver se vai mudar algo com meus equipamentos atuais.

NOVO PLANO NO VDSL

60 MEGA deixa de exsistir, agora passa a ser 70 MEGA, com aumento de 10 reais, ou seja R$ 89. O Up load subiu de 30 para 35 mega.

Eu acho um escárnio da TIM com seu primeiros e talvez mais fiéis clientes este tipo de "oferta".

Vdsl

70 mbps por 89 reais: R$1,29 por mbps.

Fibra:

300mbps por 98,50 reais: R0,32 por mbps.

A "oferta" só custa QUATRO VEZES mais!

E esta entrevista é balela. Vão abandonar as áreas quando derem problemas como fizeram até mesmo com FTTH.

"O plano da operadora é trocar em algum momento toda sua base de clientes do FTTC para o FTTH, por conta da limitação do FTTC. A tecnologia tem velocidade máxima de download e upload de dados inferior à fibra total."

https://www.telesintese.com.br/para...roca-a-tecnologia-de-banda-larga-fixa-no-rio/

Última edição:
Eu acho um escárnio da TIM com seu primeiros e talvez mais fiéis clientes este tipo de "oferta".

Vdsl

Fibra:

E esta entrevista é balela. Vão abandonar as áreas quando derem problemas como fizeram até mesmo com FTTH.

"O plano da operadora é trocar em algum momento toda sua base de clientes do FTTC para o FTTH, por conta da limitação do FTTC. A tecnologia tem velocidade máxima de download e upload de dados inferior à fibra total."

https://www.telesintese.com.br/para...roca-a-tecnologia-de-banda-larga-fixa-no-rio/
a ideia quanto mais velocidade menor o custo por mbps na cabeça da tim, porem neste caso ai a diferença é muita entre o plano mais basico e o segundo... aqui to pagando entre 14 e 15 centavos por mbps.

TIM VENDE DATA CENTER DE PORTO ALEGRE PARA A ELEA DIGITAL
A TIM registrou no Cade pedido de aprovação do negócio com a Elea Digital, que adquiriu recentemente ativos da Oi e da Globo. Valor do negócio não foi revelado.
A estrutura negociada pela TIM faz parte das unidades que armazenavam os serviços de TI da operadora, migrados totalmente para a nuvem. A tele já havia informado ao mercado em março de 2021 que se desfaria dos ativos até 2023.

Além da entrada de caixa para o grupo, o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, afirmou que a migração dos sistemas traria economia de 25% à TI da empresa.

Em 2021 foram transferidas a plataforma de relacionamento com clientes (CRM) e o conjunto de Big Data. Em 2022 a tele conclui a transferência dos sistemas de relacionamento com clientes pré, pós-pagos e da TIM Live. Também já passou por essa etapa a plataforma de Roteamento de chamadas, os sistemas de Faturamento Pós-pago, Controle, Live e Corporativo, a plataforma que trata todas as cadeias de Arrecadação e Cobrança. .

O plano da companhia não é deixar de lado os data centers, mas investir naqueles que funcionam para a entrega dos serviços de telecomunicações. Até o final de 2023, a companhia terá 67 data centers de borda (edge), que são menores e mais pulverizados a fim de reduzir a latência dos serviços. Atualmente, são 46 data centers edge em funcionamento.

Embora o valor não tenha sido revelado, há algumas informações disponíveis sobre a transação entre a TIM e a Elea no Cade, uma vez que a autarquia terá de aprovar o negócio. Uma vez vendida a estrutura, a tele terá o direito de manter todos os racks e equipamentos atualmente existentes no Imóvel POA sob regime de colocation.

As empresas pedem ao Cade que aprove integralmente a operação proposta pelo procedimento sumário, por entenderem que não há prejuízo à competição no mercado de data centers.

A Elea opera atualmente um ecossistema de data centers localizados nas regiões Sul (Porto Alegre e Curitiba), Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e Centro-Oeste (Brasília).

Nos últimos cinco anos o grupo Piemonte, dono da Elea, comprou também data centers da Dell e da Globo.
link materia link

A pergunta e, o que muda nisso ?

TIM VENDE DATA CENTER DE PORTO ALEGRE PARA A ELEA DIGITAL
A TIM registrou no Cade pedido de aprovação do negócio com a Elea Digital, que adquiriu recentemente ativos da Oi e da Globo. Valor do negócio não foi revelado.
A estrutura negociada pela TIM faz parte das unidades que armazenavam os serviços de TI da operadora, migrados totalmente para a nuvem. A tele já havia informado ao mercado em março de 2021 que se desfaria dos ativos até 2023.

Além da entrada de caixa para o grupo, o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, afirmou que a migração dos sistemas traria economia de 25% à TI da empresa.

Em 2021 foram transferidas a plataforma de relacionamento com clientes (CRM) e o conjunto de Big Data. Em 2022 a tele conclui a transferência dos sistemas de relacionamento com clientes pré, pós-pagos e da TIM Live. Também já passou por essa etapa a plataforma de Roteamento de chamadas, os sistemas de Faturamento Pós-pago, Controle, Live e Corporativo, a plataforma que trata todas as cadeias de Arrecadação e Cobrança. .

O plano da companhia não é deixar de lado os data centers, mas investir naqueles que funcionam para a entrega dos serviços de telecomunicações. Até o final de 2023, a companhia terá 67 data centers de borda (edge), que são menores e mais pulverizados a fim de reduzir a latência dos serviços. Atualmente, são 46 data centers edge em funcionamento.

Embora o valor não tenha sido revelado, há algumas informações disponíveis sobre a transação entre a TIM e a Elea no Cade, uma vez que a autarquia terá de aprovar o negócio. Uma vez vendida a estrutura, a tele terá o direito de manter todos os racks e equipamentos atualmente existentes no Imóvel POA sob regime de colocation.

As empresas pedem ao Cade que aprove integralmente a operação proposta pelo procedimento sumário, por entenderem que não há prejuízo à competição no mercado de data centers.

A Elea opera atualmente um ecossistema de data centers localizados nas regiões Sul (Porto Alegre e Curitiba), Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e Centro-Oeste (Brasília).

Nos últimos cinco anos o grupo Piemonte, dono da Elea, comprou também data centers da Dell e da Globo.
link materia link

A pergunta e, o que muda nisso ?
Pro usuário final, nada... Pra TIM, vai ser um a mais dinheirinho no borso e um custo a menos em infraestrutura.

a ideia quanto mais velocidade menor o custo por mbps na cabeça da tim, porem neste caso ai a diferença é muita entre o plano mais basico e o segundo... aqui to pagando entre 14 e 15 centavos por mbps.

A questão é que onde há o mais caro, não é ofertado o mais barato: é o 70mbps em tecnologia ultrapassada e mais cara ou nada.
Muitas destas áreas aqui no Rio a TIM desligou o FTTC porque a Oi papou tudo com a Fibra e o armário ficou vazio, e quando e se a Claro virar para FTTH, aí mesmo que pode jogar tudo no ferro velho. ATé lá, os desavisados continuam pagando caro.

NOVO PLANO NO VDSL

deviam matar esse plano ou deixar o minimo 100mb por 69,90
sacanagem com os clientes isso.

120 horas já se passaram e a TIM LIVE não restabelece o sinal. Imagina se eu não tive tido a nobre ideia de contratar uma Banda Larga de BACKUP, como eu poderia aderir ao Tele trabalho?
Eu sou do Rio de Janeiro, RJ no CEP 21221-080.
Ja pede isenção da fatura.. consumidor.gov.br mas parece que é serio a fita como o colega posto la da vila kosmos.

Vdsl

Fibra:

é uma burrice né.. Gerencia da TIM deve estar tudo em choque por causa da possível venda.
Manter a rede de cobre o custo é muito maior do que manter a fibra.

Última edição:
é uma burrice né.. Gerencia da TIM deve estar tudo em choque por causa da possível venda.

Jà venderam a rede fixa:

"A rede atual da FiberCo possui 6,4 milhões de casas cobertas (home passed). A infraestrutura tem capacidade para 3,5 milhões de domicílios com fibra óptica até a casa do cliente (FTTH) e mais 3,5 milhões com tecnologia de cobre (xDSL).

Nas áreas cobertas com cobre, a sobreposição da fibra óptica atinge apenas 577 mil domicílios. No plano industrial, a TIM divulgou a meta de expansão da cobertura FTTH para 8,9 milhões de casas em 4 anos."

https://tecnoblog.net/noticias/2021/05/06/tim-vende-51-do-negocio-de-fibra-optica-por-r-16-bilhao/

Cobre caminha para o desligamento mesmo. Talvez a estratégia do preço ridiculo de caro seja de esvaziamento mesmo.

deviam matar esse plano ou deixar o minimo 100mb por 69,90
sacanagem com os clientes isso.

Ja pede isenção da fatura.. consumidor.gov.br mas parece que é serio a fita como o colega posto la da vila kosmos.

Não é burrice, é restrição da tecnologia. O plano de 60 e 70 são em VDSL e possuem um custo operacional mais alto do que da fibra, e não conseguem maiores velocidades devido a restrição da tecnologia. Já ate ofertaram 90 mega no passado em vdsl, mas não disponivel para todos clientes vdsl. Depois comecaram a colocar a fibra, mas muitos locais ainda não tem fibra, e mantiveram o vdsl ativo, esse é meu caso, eu tenho fibra da vivo e vdsl da tim como backcup. Não me interessa tanta velocidade para o backup, mas sim uma internet alternativa. Entendo que o custo é desproporcional em relacao a Mbps, mas a vivo faz a mesma coisa, adsl e vdsl com preços bem proximos da Fibra, ou as vezes até mais altos. Eu pago 74 reais por 600 mega na vivo, e 79 reais por 60 mega na TIM.

• Curtir
Reações: wwt
Não é burrice, é restrição da tecnologia. O plano de 60 e 70 são em VDSL e possuem um custo operacional mais alto do que da fibra, e não conseguem maiores velocidades devido a restrição da tecnologia. Já ate ofertaram 90 mega no passado em vdsl, mas não disponivel para todos clientes vdsl. Depois comecaram a colocar a fibra, mas muitos locais ainda não tem fibra, e mantiveram o vdsl ativo, esse é meu caso, eu tenho fibra da vivo e vdsl da tim como backcup. Não me interessa tanta velocidade para o backup, mas sim uma internet alternativa. Entendo que o custo é desproporcional em relacao a Mbps, mas a vivo faz a mesma coisa, adsl e vdsl com preços bem proximos da Fibra, ou as vezes até mais altos. Eu pago 74 reais por 600 mega na vivo, e 79 reais por 60 mega na TIM.

O que é Burrice é voce já ter um diagnostico comercial de uma enorme área quanto ao comportamento de churn, de pagamento e de fidelidade com o FTTC e abrir mão disto tudo não fibrando esta área, esperando o concorrente faze-lo e perder toda esta boa carteira de clientes.

O que é Burrice é voce já ter um diagnostico comercial de uma enorme área quanto ao comportamento de churn, de pagamento e de fidelidade com o FTTC e abrir mão disto tudo não fibrando esta área, esperando o concorrente faze-lo e perder toda esta boa carteira de clientes.
Aqui tb em sp é deprimente um monte de vdsl em áreas aonde tem vivo fibra e claro.
Eles querem mostrar presença aonde não conseguem competir... vejo um monte de cto vazia de vdsl.
Área de fibra optica é restrita para algumas areas... provavelmente aonde a concorrência não chega.

• Curtir
Reações: wwt

Users who are viewing this thread

Voltar