[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguém aqui conseguiu ativar o IPV6? A novela não acaba. Liguei pro suporte, N2 diz que ativou mas o IPV6 não sobe , falha em todos os testes. Uso o ZTE F680

Na configuração do modem aparece que pegou um GUA( Global unicast adress) mas na lan só fica com endereço ipv6 local , falha em todos testes, tanto usando o smartphone quanto no PC

Boa tarde pessoal, qual melhor GPON posso usar aqui na TIM Live 1Gb no Rio de Janeiro? Meu modem/roteador atual é o F@st 5657. Quero tirar esse modem gigante daqui da sala.

Já possuo um TPlink X90 mesh Wi-Fi 6.

Turma, boa noite.

Alguém tem Tim Fibra (preferencialmente em BH), que pode me esclarecer as dúvidas abaixo. Estou na Claro HFC, mas sofrendo com algumas quedas "rápidas" e a Tim está cabeando o meu bairro. Conversei com um dos trabalhadores, que falou em 10 dias para terminar o bairro.

Minhas dúvidas são:

CGNat - Tem e se tiver tem como sair?
Modem - Tem como por em bridge? Compro o modem se for o problema, mas uso o Mikrotik 750 com todos os serviços já configurados e não queria abrir mão dele.
Conexão é estável? Boas Rotas?

Ainda estou na fidelidade da claro, mas se a tim for melhor, não penso 2 vezes em trocar.

Turma, boa noite.

Alguém tem Tim Fibra (preferencialmente em BH), que pode me esclarecer as dúvidas abaixo. Estou na Claro HFC, mas sofrendo com algumas quedas "rápidas" e a Tim está cabeando o meu bairro. Conversei com um dos trabalhadores, que falou em 10 dias para terminar o bairro.

Minhas dúvidas são:

CGNat - Tem e se tiver tem como sair?
Modem - Tem como por em bridge? Compro o modem se for o problema, mas uso o Mikrotik 750 com todos os serviços já configurados e não queria abrir mão dele.
Conexão é estável? Boas Rotas?

Ainda estou na fidelidade da claro, mas se a tim for melhor, não penso 2 vezes em trocar.
A Tim Fibra funciona igual em todas áreas em que oferta, não tem CGNAT e o equipamento padrão deles pode ser colocado em Bridge tranquilo. As rotas depende da época, aqui em SP varia.

A Tim Fibra funciona igual em todas áreas em que oferta
Não é bem assim. Pelos comentários que geralmente fazem nesse tópico parece que eu assino outra operadora.
Vejo usuários daqui do Rio reclamando de quedas e perdas de pacotes, coisas que raramente acontecem comigo. No caso da TIM, pra ter certeza sobre a estabilidade, ping e questão de perda de pacotes só perguntando pra algum vizinho

Não é bem assim. Pelos comentários que geralmente fazem nesse tópico parece que eu assino outra operadora.
Vejo usuários daqui do Rio reclamando de quedas e perdas de pacotes, coisas que raramente acontecem comigo. No caso da TIM, pra ter certeza sobre a estabilidade, ping e questão de perda de pacotes só perguntando pra algum vizinho
Concordo, mas eu estava falando sobre a fibra . Aí no Rio não vejo mtas pessoas com fibra comentarem aqui, a maioria VDSL e reclama de roubo de cabos e tal. Mas ao menos a parte de CGNAT e Bridge é Ctz que é padrão na Tim.

Eu moro aqui na zona norte do RJ (próximo ao Méier) e não tenho problema de quedas e perdas de pacotes. Moro nesse endereço a mais de 1 ano e apenas uma vez roubaram um cabo e ficamos 6 horas sem sinal. Fora isso o serviço da TIM é impecável, assino 1GB.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, qual desses GPONs funcionam perfeitamente para a TIM (1GB)?????
Todos os modelos tem VLAN. Alguém usa alguns desses modelos?

- D-Link / DPN-101G

- Fiberhome / ONU GPON (AN5506-01-A)

- Intelbras / Onu 110 B

Última edição:
Eu moro aqui na zona norte do RJ (próximo ao Méier) e não tenho problema de quedas e perdas de pacotes. Moro nesse endereço a mais de 1 ano e apenas uma vez roubaram um cabo e ficamos 6 horas sem sinal. Fora isso o serviço da TIM é impecável, assino 1GB.
Eu sou do Méier também kkkk

O Meier, assim como Bonsucesso e outras áreas do Rio, foram projetos secundários da TIM de substituição de tecnologia em áreas de alta incidência de furto de fios de cobre, depois de constatarem os erros da construção de Madureira e Tijuca que foram projetos testes de sobreposição de tecnologia. São mais estáveis mesmo.

Pessoal, qual desses GPONs funcionam perfeitamente para a TIM (1GB)?????
Todos os modelos tem VLAN. Alguém usa alguns desses modelos?

- D-Link / DPN-101G

- Fiberhome / ONU GPON (AN5506-01-A)

- Intelbras / Onu 110 B
A primeira funciona, mas só como ONU, portanto seu roteador vai precisar suportar VLAN. Outra coisa, você está ciente da limitação de porta 1GbE né? Não importa o equipamento nunca vai chegar em 1gb certinho. Nesses equipamentos novos que as vezes eles enviam alguns tem porta 2,5GbE aí pega toda a velocidade mas a pena é que essa porta só funciona com o equipamento roteado.

A primeira funciona, mas só como ONU, portanto seu roteador vai precisar suportar VLAN. Outra coisa, você está ciente da limitação de porta 1GbE né? Não importa o equipamento nunca vai chegar em 1gb certinho. Nesses equipamentos novos que as vezes eles enviam alguns tem porta 2,5GbE aí pega toda a velocidade mas a pena é que essa porta só funciona com o equipamento roteado.
Vamos lá, esse D-LINK DPN-101G tem porta 2.5gbe e nas especificações diz ter VLAN. Mesmo nas especificações dizendo ter VLAN não funciona? Os outros dois modelos funcionariam a parte VLAN?

O roteador que usarei é um kit MESH da TP-Link ( X-90) que tem porta 2.5gbps e porta 1gb e nas especificações diz ter como configurar VLAN na opção IPTV/VLAN.

Tenho outro roteador também da TP-link o AX 11000 também diz ter configuração VLAN.

O Meier, assim como Bonsucesso e outras áreas do Rio, foram projetos secundários da TIM de substituição de tecnologia em áreas de alta incidência de furto de fios de cobre, depois de constatarem os erros da construção de Madureira e Tijuca que foram projetos testes de sobreposição de tecnologia. São mais estáveis mesmo.
O mais doido é que tive VDSL de 2013 a 2018 e nunca fiquei sem conexão devido a furto de fios de cobre. Moro do lado da Dias da Cruz. Presumo que o lado do Salgado Filho/Norte Shopping seja o problemático.

O mais doido é que tive VDSL de 2013 a 2018 e nunca fiquei sem conexão devido a furto de fios de cobre. Moro do lado da Dias da Cruz. Presumo que o lado do Salgado Filho/Norte Shopping seja o problemático.
O trecho do Meier que era ruim nem era exatamente Méier, era o trecho entre as Estações Silva Freire e São Francisco Xavier, dos dois lados do trilho do trem. A Fibra nem chegou na Dias da Cruz eu acho.

Vamos lá, esse D-LINK DPN-101G tem porta 2.5gbe e nas especificações diz ter VLAN. Mesmo nas especificações dizendo ter VLAN não funciona? Os outros dois modelos funcionariam a parte VLAN?

O roteador que usarei é um kit MESH da TP-Link ( X-90) que tem porta 2.5gbps e porta 1gb e nas especificações diz ter como configurar VLAN na opção IPTV/VLAN.

Tenho outro roteador também da TP-link o AX 11000 também diz ter configuração VLAN.
Ele suporta velocidade de 2,5gbps de down e 1,25gbps de up, mas isso é o que ele suporta no drop óptico, o que ele vai mandar pro pc vai ser via ethernet e aí a porta é 1GbE.
Essas velocidades que você descreveu são padrao GPON.

Ele suporta velocidade de 2,5gbps de down e 1,25gbps de up, mas isso é o que ele suporta no drop óptico, o que ele vai mandar pro pc vai ser via ethernet e aí a porta é 1GbE.
Essas velocidades que você descreveu são padrao GPON.
Ah sim, entendi.
Então farei o seguinte, vou continuar usando o fast 5657 escondido no mável e em bridge com X90.
Ou pego esse dlink pois é pequeno. A VLAN seria configurada no próprio DLINK ou no tplink X90?

Ah sim, entendi.
Então farei o seguinte, vou continuar usando o fast 5657 escondido no mável e em bridge com X90.
Ou pego esse dlink pois é pequeno. A VLAN seria configurada no próprio DLINK ou no tplink X90?
No TP-Link X90, no D-Link você vai precisar alterar o GPON S/N dele para o que está na etiqueta do sagemcom, aí sincroniza perfeito.

Hoje a TIM Live caiu pela primeira vez desde março de 2020. Ficou quase 1 hora sem sincronizar. Foi horrível 😭
É, aqui está assim, tem luz verde do ADSL - aquele "b", estou certo? Lembrando que o meu é cabeado. Bem que este sinal poderia ser aproveitado, mas não tem como né?

O que significa o LOS nele? O meu fica apagado.

Última edição:
Ah sim, entendi.

Se quiser um super pequeno existe também o Ubiquiti UF-Loco. Ele funciona com a TIM mas você precisa realizar alguns comandos para gravar alguns dados na ONU.

Lembrando que o seu roteador vai precisar ter suporte de Vlan porque a UF-Loco não permite Vlan para uso em bridge. Não tenho certeza se o seu roteador Deco X90 oferece suporte a Vlan.

O Vlan da Tim Live é "100".

É, aqui está assim, tem luz verde do ADSL - aquele "b", estou certo? Lembrando que o meu é cabeado. Bem que este sinal poderia ser aproveitado, mas não tem como né?

O que significa o LOS nele? O meu fica apagado.
Se o LOS ficar aceso ferrou, se a memória não falha é algo como lost optical signal, se ficar piscando ou acesso a fibra tá off.

Quanto aos outros modelos não posso te precisar. Mas qualquer ONU APC huawei funciona também, qualquer uma que deixe alterar o GPON SN, Ubiquiti Uf-loco, UF-NanoG e etc. Da Huawei uma muito boa é a EG8010H, bem compacta e tem botão liga e desliga além de ser super intuitivo a mudança de GPON SN.

Users who are viewing this thread

Voltar