Sei como é isso. Em 2016, convenci meu parentes, depois de muito insistir, a abolirem linha de telefone fixo. Na época, foi uma economia de cerca de R$ 20 por mês. Por mim, telefone fixo já teria sido abolido. Aliás, telefonia vai acabar em breve. Não adianta brigar contra o avanço tecnológico. Por exemplo, há quem só ouvia uma única estação de rádio, em AM, e nem sequer sabe como mudar, no aparelho de rádio antigo, para FM. Ou fica sem ouvir, ou aprende.Parentes distantes que só ligam nele, clínicas médicas que só avisam sobre exames por ele, agora mesmo tem familiar internado e avisam as coisas por ele. Então não podemos deixar de ter aqui. Agora eu tô com 2, um da Oi e um da Vivo. A TIM tinha fixo antes mas agora só vende a fibra sem fixo, o TIM fixo é só por chip agora e o plano é caro.
Será que não valeria mais a pena você ter uma linha de telefone fixo à parte? Por exemplo, pode assinar só o fixo da Vivo (que vem da época da Telesp, que foi adquirida pela Telefónica, e foi rebatizada com o nome de Vivo), ou algum serviço de VoIP (teria de comprar um aparelho que se conecta à internet, configurar etc, o que pode sair caro). Talvez assinar uma linha GSM da TIM, chamada de TIM Fixo, caso familiares consigam manusear um aparelho de telefone celular (é um telefone celular, que pode não ser desejado, caso eles só saibam mexer em aparelhos de telefone com teclado físico ou disco, se é que ainda existe aparelho com disco).
Não recomendo atrelar ou vincular serviços diferentes. Por exemplo, tenho linha de telefone com acesso à internet móvel da Claro separada do acesso fixo e à TV. Portanto tenho um Double, em vez de Triple (TV + Internet Fixo + VoIP) ou Combo Multi (TV + Internet Fixo + VoIP + Móvel), pois assim não fico refém. E peço para todos que evitem ao máximo divulgar número de telefone fixo! Até e-mail está para acabar!