[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Atualizando vocês, não sei como mas apesar do Speedtest bater a velocidade contratada, qualquer download é reduzido a 30mb, seja Steam, Battle.net, tentei também torrent e o upload foi prejudicado drasticamente, o UP não passa de 3mb e o Down tbm a 30mb, notei também que eles limparam todos os encaminhamentos de porta do meu modem, eu reabrir todas!

Teste com VPN.
 
o técnico acabou de sair daqui, eu perguntei o modelo e fabricante do modem que ele colocou pra mim, ele não soube responder. perguntei ontem mostra o update e o nível de ruído do sinal, ele não soube responder, no final ele disse: esse modem é uma bosta, mas só tem isso para instalar nas velocidades de 300 e 500 daqui, para trocar só sendo de 1gb. eu mostrei um tanto de print aqui do tráfego de rede instável e acho que ele nem sabia o que eu estava mostrando, no final das contas ele acabou foi me pedindo informação sobre meu monitoramento da rede kkkk a tim coloca qualquer um só pra passar fio e ligar o roteador, o cara não sabe nem o que está fazendo direito no fim das contas. perguntei de quem era a rede que eles estavam usando, o backbone, o motivo da troca constante de rota, e o cara olhando pra mim com olho arregalado com a cara de "moço, para, eu não sei de nada"... ele até falou que se eu ligasse na central o atendimento ia ser pior que não iam resolver nada além de "reinicie o modem por 10 segundos e aguarde"
enquanto isso sigo aqui estourando a velocidade e o tráfego de dados, quero muito que chegue cartinha extra judicial também...
 
Acho que nem quando eu mudar pra 2GB eu bato 17TB, eu só ultrapassei isso uma vez desde que assino banda larga(antigo speedy da Vivo no par metálico) e a história se iniciou em 1999. Naquela época a NET Virtua era Unidirecional só para vocês terem ideal, era banda larga só pra Download, pra upload vc tinha que ligar à net discada. Era bizarro, mas isso foi corrigido rapidamente.
Cara, eu usei a internet por apenas 8 dias e já fui notificado, tenho quase certeza que não foi os 2TB apesar de baixar muito, provavelmente foi o número de conexões que é de 500. Isso ai um torrent minimamente configurado bate fácil e no meu caso deve ter sido, pq uso bastante o torrent.
 
Ou então os vendedores são muito ignorantes
Espero que você esteja sendo irônico e retórico ao dizer que ainda tem dúvidas. :D

não só eles, até os atendentes quando ligamos pra tirar dúvidas
Idem. A maioria das pessoas que trabalham em call centers é ignorante.

Se questionado sobre como você usa a rede resuma com a seguinte resposta: "Porn VR 8K me encanta" :bem:
🤣 🤷‍♂️

Eles não podem falar que tem franquia/limite porque isso é ilegal. A gente sabe que na prática se trata disso, mas a TIM se resguarda legalmente não usando esses termos
É um tipo de blefe. Tenho certeza de que a TIM faz isso para demover o assinante de pensar em compartilhar a conexão com outros domicílios ou usar de forma empresarial.

a tim coloca qualquer um só pra passar fio e ligar o roteador, o cara não sabe nem o que está fazendo direito no fim das contas
Espero que você esteja sendo irônico e retórico ao parecer surpreso com isso. :p

quero muito que chegue cartinha extra judicial também
Eu também. 🤣

Cara, eu usei a internet por apenas 8 dias e já fui notificado, tenho quase certeza que não foi os 2TB apesar de baixar muito, provavelmente foi o número de conexões que é de 500. Isso ai um torrent minimamente configurado bate fácil e no meu caso deve ter sido, pq uso bastante o torrent.
Com certeza eles interpretam como se você estivesse dividindo a conexão com a vizinhança. O problema é que são burros. Não sabem discernir um usuário avançado de um Jack Sparrow.

Afinal, eles chegaram a cancelar a assinatura de alguém que realmente não estava dividindo a conexão e que teria argumentado dizendo que se tratava apenas de um uso residencial usado apenas na mesma casa?
 
Última edição:
É um tipo de blefe. Tenho certeza de que a TIM faz isso para demover o assinante de pensar em compartilhar a conexão com outros domicílios ou usar de forma empresarial.
Antes fosse um blefe. Ela realmente cancela. Aparentemente não todos, mas em 2020 e 2021 algumas pessoas daqui tiveram a conexão cancelada por esse motivo.

Particularmente eu não me preocupo. Continuo na TIM porque é de longe o serviço mais estável de internet que usei. E se cancelarem tanto faz. Meu prédio tem cabeamento da Claro, Vivo, Predialnet e Oi (essa última nem cogito, mas tá aí disponível)
 
Também acho que não é blefe, mas teve gente que não teve a internet cancelada. Meio que só receberam o aviso e pronto, e nada foi feito.
E também tô achando que o monitoramento deles acusa como fraude se a pessoa usar torrents. No meu caso não deve ser pq já não uso torrent a anos. O problema é ba quantidade de terabytes usados na conexão.
 
É um tipo de blefe. Tenho certeza de que a TIM faz isso para demover o assinante de pensar em compartilhar a conexão com outros domicílios ou usar de forma empresarial.
Tablete, na realidade não é. Teve um bom número de pessoas que receberam esta carta e tiveram o serviço cancelado pela tim, inclusive em alguns casos a tim ainda cobrou multa do período de fidelização (sim, absurdo, mas real)
 
Pessoal, apenas um adendo para mudarem a abordagem, reitero o que disse lááá atrás quando começou isso: é uma ação muito bem planejada da parte deles, pois não se aplica franquia que explicitamente está proibida pela ANALtel, e sim caracteriza-se como "abuso" de sua rede. Sendo assim, o que a operadora julga como abuso está fora da alçada da ANALtel por ser "de foro íntimo" da operadora. O que não pode é aplicar franquia, eles "não aplicam" e desde que não apliquem está tudo certo. Se ela considera abuso 500 conexões ou 2TB, isso aí é entre você e a operadora. Antes que alguém interprete mal e julgue que estou defendendo, REITERO que isso é o pensamento lógico da sinuca de bico onde estamos enfiados! Se ainda tiver dúvidas, releia, e se ainda não entender, vá para o MOBRAL.

O pulo do gato é: conseguir enquadrar a Tim com propaganda enganosa (leia-se ilimitado), provar uma franquia travestida de "abuso", sem chance para que se escape por uma terceira brecha, a de "se proteger contra venda clandestina de sinal". Esta última ainda é pior, porque estão acusando o usuário de ser ladrão antes de conseguir provar qualquer coisa.


E eu falei que isso não pararia por aí. Meses depois a Claro começou a implementar o arrocho de 30/3. Tudo o que não presta, sempre encontra revérbero.
 
Pessoal, apenas um adendo para mudarem a abordagem, reitero o que disse lááá atrás quando começou isso: é uma ação muito bem planejada da parte deles, pois não se aplica franquia que explicitamente está proibida pela ANALtel, e sim caracteriza-se como "abuso" de sua rede. Sendo assim, o que a operadora julga como abuso está fora da alçada da ANALtel por ser "de foro íntimo" da operadora. O que não pode é aplicar franquia, eles "não aplicam" e desde que não apliquem está tudo certo. Se ela considera abuso 500 conexões ou 2TB, isso aí é entre você e a operadora. Antes que alguém interprete mal e julgue que estou defendendo, REITERO que isso é o pensamento lógico da sinuca de bico onde estamos enfiados! Se ainda tiver dúvidas, releia, e se ainda não entender, vá para o MOBRAL.

O pulo do gato é: conseguir enquadrar a Tim com propaganda enganosa (leia-se ilimitado), provar uma franquia travestida de "abuso", sem chance para que se escape por uma terceira brecha, a de "se proteger contra venda clandestina de sinal". Esta última ainda é pior, porque estão acusando o usuário de ser ladrão antes de conseguir provar qualquer coisa.


E eu falei que isso não pararia por aí. Meses depois a Claro começou a implementar o arrocho de 30/3. Tudo o que não presta, sempre encontra revérbero.
É simples de provar que é uma franquia travestida de abuso: se a pessoa tiver 1gb, e usar a velocidade contratada por pífios 10 minutos por dia, em menos de 30 dias a pessoa esgotará o dito limite. E aí indago: aonde que usar 10 minutos por dia em velocidade máxima se enquadra como abuso. Qualquer juiz vai perceber que é irregular a conduta da tim.
 
É totalmente sem noção fazer propaganda pra vender internet com alta velocidade se vc não pode usar a velocidade contratada. Essa brecha que eles encontraram sobre abuso referente aos 17TB não tava funcionando, então baixaram na calada da noite pra 2TB, quem foi penalizado e acatou, pra eles tá OK, agora quem procurou seus direitos e ganhou, eles deixam pra lá e continuam fornecendo. E eles não podem simplesmente acusar o usuário de estar vendendo internet, só pelo fato do consumo ser alto ou se tiver uma quantidade alta de conexões (como torrent), eles fazendo isso, fica muito pior e o acusado pode acabar ganhando uma grana alta. Então eles jogão no 50/50, não acusam diretamente, mas tentam cancelar, se der certo, ok, se não der, ok também. E é muito bem coordenada mesmo, pq tá acontecendo em vários lugares. Parece até que eles querem somente os usuários médio que só usam YouTube, whatsapp e algum streaming de video. Se for assim, que vendam só planos de 30MB no par metálico e parem com essa conversa se Ultrafibra.
 
Pessoal, apenas um adendo para mudarem a abordagem, reitero o que disse lááá atrás quando começou isso: é uma ação muito bem planejada da parte deles, pois não se aplica franquia que explicitamente está proibida pela ANALtel, e sim caracteriza-se como "abuso" de sua rede. Sendo assim, o que a operadora julga como abuso está fora da alçada da ANALtel por ser "de foro íntimo" da operadora. O que não pode é aplicar franquia, eles "não aplicam" e desde que não apliquem está tudo certo. Se ela considera abuso 500 conexões ou 2TB, isso aí é entre você e a operadora. Antes que alguém interprete mal e julgue que estou defendendo, REITERO que isso é o pensamento lógico da sinuca de bico onde estamos enfiados! Se ainda tiver dúvidas, releia, e se ainda não entender, vá para o MOBRAL.

O pulo do gato é: conseguir enquadrar a Tim com propaganda enganosa (leia-se ilimitado), provar uma franquia travestida de "abuso", sem chance para que se escape por uma terceira brecha, a de "se proteger contra venda clandestina de sinal". Esta última ainda é pior, porque estão acusando o usuário de ser ladrão antes de conseguir provar qualquer coisa.


E eu falei que isso não pararia por aí. Meses depois a Claro começou a implementar o arrocho de 30/3. Tudo o que não presta, sempre encontra revérbero.
Não, que isso é uma sacada deles em cima de uma brecha da regulamentação vigente, não há dúvida.
Mas não é um argumento muito forte da parte deles. É tanto que, quem contestou na justiça, teve o sinal religado.
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Parece até que eles querem somente os usuários médio que só usam YouTube, whatsapp e algum streaming de video. Se for assim, que vendam só planos de 30MB no par metálico e parem com essa conversa se Ultrafibra.
Concordo totalmente.
Eu tenho zero pena de empresas que entram no mercado sem ter cacife e nem estrutura pra vender o serviço que se propuseram a prestar.
Tá achando ruim? Simples: sai do mercado e deixa pra quem consegue prestar o serviço.
Se o valor cobrado não paga a infra, azar o da empresa. Quem precifica e vende o serviço não é o cliente.
Um user com o perfil que eles querem, se duvidar, nem precisa de internet fixa em casa.
 
mas em 2020 e 2021 algumas pessoas daqui tiveram a conexão cancelada por esse motivo
Até agora ninguém em 2022 e 2023? Caso não tenhamos casos (desculpe-me) de cortes no último ano e neste, então podemos dizer que o "problema" foi superado.

Fala isso pra galera daqui que teve o contrato cancelado.
Quem? Quando?

Também acho que não é blefe, mas teve gente que não teve a internet cancelada. Meio que só receberam o aviso e pronto, e nada foi feito.
E também tô achando que o monitoramento deles acusa como fraude se a pessoa usar torrents. No meu caso não deve ser pq já não uso torrent a anos. O problema é ba quantidade de terabytes usados na conexão.
É exatamente sobre isso que estou falando. OK, uma "falha" ou outra podem ter acontecido. Mas, via de regra, a TIM só blefa. Sem falar que, provavelmente, os casos de cortes de fato podem ter sido, em sua maioria, casos em que a pessoa realmente fez gato ou usou de forma empresarial. Entretanto, nada justifica o assédio contra assinantes corretos.

Tablete, na realidade não é. Teve um bom número de pessoas que receberam esta carta e tiveram o serviço cancelado pela tim, inclusive em alguns casos a tim ainda cobrou multa do período de fidelização (sim, absurdo, mas real)
Será que não foi uma falha de comunicação entre "quem blefa" e quem "obedece ordens"? Pode ser que a coisa já tenha sido sanada. O intuito da empresa não pode ser punir ninguém, mas apenas se precaver. O capitalismo é bom justamente porque ele não é nem moralista nem imoral: é amoral. A empresa não tem a intenção de prejudicar o seu assinante, mas sim de lucrar.
 
Pessoal, apenas um adendo para mudarem a abordagem, reitero o que disse lááá atrás quando começou isso: é uma ação muito bem planejada da parte deles, pois não se aplica franquia que explicitamente está proibida pela ANALtel, e sim caracteriza-se como "abuso" de sua rede. Sendo assim, o que a operadora julga como abuso está fora da alçada da ANALtel por ser "de foro íntimo" da operadora. O que não pode é aplicar franquia, eles "não aplicam" e desde que não apliquem está tudo certo. Se ela considera abuso 500 conexões ou 2TB, isso aí é entre você e a operadora. Antes que alguém interprete mal e julgue que estou defendendo, REITERO que isso é o pensamento lógico da sinuca de bico onde estamos enfiados! Se ainda tiver dúvidas, releia, e se ainda não entender, vá para o MOBRAL.

O pulo do gato é: conseguir enquadrar a Tim com propaganda enganosa (leia-se ilimitado), provar uma franquia travestida de "abuso", sem chance para que se escape por uma terceira brecha, a de "se proteger contra venda clandestina de sinal". Esta última ainda é pior, porque estão acusando o usuário de ser ladrão antes de conseguir provar qualquer coisa.


E eu falei que isso não pararia por aí. Meses depois a Claro começou a implementar o arrocho de 30/3. Tudo o que não presta, sempre encontra revérbero.
Será que não podemos alegar que tempos de pandemia e quarentena já estão extintos e portanto a rede já não sofre tanta pressão como sofria na pandemia, logo manter esse limite esdrúxulo é muita má fé.
 
Será que não podemos alegar que tempos de pandemia e quarentena já estão extintos e portanto a rede já não sofre tanta pressão como sofria na pandemia, logo manter esse limite esdrúxulo é muita má fé.
Resta saber como vai ser a tratativa da Anatel com o @Fish_ID .
Já falaram pra ele que vai ser cancelado o contrato por abuso no atendimento convencional da TIM.
Como tá claro em contrato os 2 TB ou 500 conexões, quando você inicia o uso do serviço fica implícito que você concordou com os termos.
Então, a tese de alegar má fé meio que cai por terra, mesmo com a sua justificativa (que eu até concordo).
 
Será que não foi uma falha de comunicação entre "quem blefa" e quem "obedece ordens"? Pode ser que a coisa já tenha sido sanada. O intuito da empresa não pode ser punir ninguém, mas apenas se precaver. O capitalismo é bom justamente porque ele não é nem moralista nem imoral: é amoral. A empresa não tem a intenção de prejudicar o seu assinante, mas sim de lucrar.
Cara, sinceramente eu acho que você tá sendo muito inocente achando que a empresa se preocupa tanto assim com o cliente, ainda mais as grandes empresas. E é exatamente pelo lucro que esses problemas acontecem. Eles tiram vantagem de tudo oq eles podem tirar e querem que o usuário cada vez mais fique no cabresto, minando toda sua opção de defesa. Eles estão querendo vender um produto que aparentemente eles não tem infraestrutura suficiente pra colocar a venda. Querem que o usuário mais heavyuser, seja igual o meu tio por exemplo, que só usa whatsapp, Facebook e Globo play. Pode ser que eles estão colocando o usuário heavyuser no mesmo saco do usuário que tá usando internet como empresa justamente por falta de interesse em fiscalizar, pq vão ter um gasto com isso. Sendo assim, compensa mais passar o facão em qlqr um que passar a qntidade estipulada.
 
Resta saber como vai ser a tratativa da Anatel com o @Fish_ID .
Já falaram pra ele que vai ser cancelado o contrato por abuso no atendimento convencional da TIM.
Como tá claro em contrato os 2 TB ou 500 conexões, quando você inicia o uso do serviço fica implícito que você concordou com os termos.
Então, a tese de alegar má fé meio que cai por terra, mesmo com a sua justificativa (que eu até concordo).
Logo, você acha nos dias atuais sem praticamente reverter isso como o deazone fez? Mesmo judicialmente?
 
Resta saber como vai ser a tratativa da Anatel com o @Fish_ID .
Já falaram pra ele que vai ser cancelado o contrato por abuso no atendimento convencional da TIM.
Como tá claro em contrato os 2 TB ou 500 conexões, quando você inicia o uso do serviço fica implícito que você concordou com os termos.
Então, a tese de alegar má fé meio que cai por terra, mesmo com a sua justificativa (que eu até concordo).
Com todo respeito cara, mas isso não tem absolutamente nada a ver. Acredito que a maioria aqui antes de efetuar a assinatura questionou se era ilimitada, a própria operadora vende dessa forma. Eu mesmo perguntei 3x antes de contratar, não existe essa de termos, o único papel que eu assinei foi depois que o técnico terminou de instalar e eu li absolutamente tudo, em nenhum momento eles deixam claro que há um limite, isso é totalmente contra a lei, a Anatel determina que a internet fixa não haja limite, além disso o Marco Civil da Internet diz que:

"Art. 7 IV - não suspensão da conexão à internet, salvo por débito diretamente decorrente de sua utilização;"

Se vc contar esse caso pra qualquer advogado, ele até ri de felicidade pq é um caso praticamente ganho. Os caras estão agindo na contra mão se apoiando numa clásula oculta de um texto que ninguém assinou, fora o fato de que a TIM omite a informação a todo custo antes da contratação. Se isso não é agir contra o consumidor, não sei mais o que é.
Pô velho, e empresa engana o usuário na cara dura e vc vem dizer que a tese de alegar má fé cai por terra, minha internet foi reduzida a velocidade com apenas 8 dias de uso, não consigo fazer um download, eles deletaram todos os encaminhamentos de porta que havia adicionado no router, fora o fato de que a atendente disse que enviaram uma carta extra judicial. Nunca vi isso, não faz o menor sentido, ainda mais se for pensar na velocidade contratada, 1GB e em 8 dias já fizeram essa comigo.
 
Última edição:
Resta saber como vai ser a tratativa da Anatel com o @Fish_ID .
Já falaram pra ele que vai ser cancelado o contrato por abuso no atendimento convencional da TIM.
Como tá claro em contrato os 2 TB ou 500 conexões, quando você inicia o uso do serviço fica implícito que você concordou com os termos.
Então, a tese de alegar má fé meio que cai por terra, mesmo com a sua justificativa (que eu até concordo).
A Anatel só envia a reclamação e pede para que seja feito um acordo entre eu e a empresa. Como a Tim não vai acatar a reclamação, ela vai ficar no limbo. O problema é que eu em momento algum concordei com tal limite de uso de dados. Eu nem me atentei ao 17TB porque sempre usei a internet da mesma forma a mais de 4 anos e nunca tive problema com isso, e claro, cai na conversa de uso ilimitado. Se é ilimitado, eu vou usar como bem entender.
 
Logo, você acha nos dias atuais sem praticamente reverter isso como o deazone fez? Mesmo judicialmente?
Judicialmente acho certo a reversão. Mesmo porque a gente viu colega aqui em plena pandemia conseguindo isso via meios judiciais.
Não sei se foi o caso do deazone.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com todo respeito cara, mas isso não tem absolutamente nada a ver. Acredito que todos aqui antes de efetuar a assinatura questionou ser era ilimitada, a própria operadora vende desta forma. Eu mesmo perguntei 3x antes de contratar, não existe essa de termos, o único papel que eu assinei foi depois que o técnico terminou de instalar e eu li absolutamente tudo, em nenhum momento eles deixam claro que há um limite, isso é totalmente contra a lei, se vc conta esse caso pra qualquer advogado, ele até ri de felicidade pq é um caso praticamente ganho. Pô velho
Relaxa. O fórum existe justamente pra gente discutir vários pontos de vista.
E o meu não é a favor da TIM.
Isso do cliente não assinar um contrato ajuda muito, pois é algo que depõe contra as intenções da empresa.
Além da não assinatura do contrato, ainda há o agravante citado por você de treinar a equipe de vendas para vender um produto como ilimitado quando o contrato de prestação de serviços traz por escrito o contrário.
 
Última edição:
Judicialmente acho certo a reversão. Mesmo porque a gente viu colega aqui em plena pandemia conseguindo isso via meios judiciais.
Não sei se foi o caso do deazone.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Relaxa. O fórum existe justamente pra gente discutir vários pontos de vista.
E o meu não é a favor da TIM.
Isso do cliente não assinar um contrato ajuda muito, pois é algo que depõe contra as intenções da empresa.
Além da não assinatura do contrato, ainda há o agravante citado por você de treinar a equipe de vendas para vender um produto como ilimitado quando o contrato de prestação de serviços traz por escrito o contrário.
Desculpe se me exaltei, não foi a intensão. Mas de fato, o que mais me irritou nisso tudo, tirando o fato do transtorno enorme que irei ter, foi a operadora me ligar pra questionar o que estou fazendo com a internet que contratei, algo completamente invasivo, e isso não vai ficar barato. Nem ligo deles cancelarem essa bost4, já não faço a menor questão de ficar na Tim, só aguardando o contato.
 
A Anatel só envia a reclamação e pede para que seja feito um acordo entre eu e a empresa. Como a Tim não vai acatar a reclamação, ela vai ficar no limbo. O problema é que eu em momento algum concordei com tal limite de uso de dados. Eu nem me atentei ao 17TB porque sempre usei a internet da mesma forma a mais de 4 anos e nunca tive problema com isso, e claro, cai na conversa de uso ilimitado. Se é ilimitado, eu vou usar como bem entender.
Tem outro problema que a gente chegou a discutir com os demais colegas que receberam esse comunicado de "excesso de uso" por parte da TIM: a acusação de uso excessivo é completamente unidirecional e sem provas, pois não há um sistema de medição acessível ao cliente, como há na Claro dentro do app Minha Claro Residencial. Mesmo sendo ilegal franquia, a Claro mantém um sistema de medição de dados ativo pra grande maioria dos clientes. Isso existe há muitos anos, desde a época da NET.
No caso da TIM, você acaba meio que tendo que acreditar na palavra deles, pois não é uma medição transparente pro cliente, e isso é outro fato que pode e deve ser contestado.
 
Desculpe se me exaltei, não foi a intensão. Mas de fato, o que mais me irritou nisso tudo, tirando o fato do transtorno enorme que irei ter, foi a operadora me ligar pra questionar o que estou fazendo com a internet que contratei, algo completamente invasivo, e isso não vai ficar barato.
Tranquilo.
E é pra ficar puto mesmo.
Até porque eles meio que acusam você de estar fazendo uso ilícito apenas olhando o volume de dados usados, e baseados numa métrica que Deus sabe de onde eles tiraram pra ser considerada "abusiva".
 
Tranquilo.
E é pra ficar puto mesmo.
Até porque eles meio que acusam você de estar fazendo uso ilícito apenas olhando o volume de dados usados, e baseados numa métrica que Deus sabe de onde eles tiraram pra ser considerada "abusiva".
Quando migrar pro 2gb o pau vai torar no Torrent, qq coisa ligo o VPN pra dar uma confundida neles. Se quiserem cortar meu link vou ver com o @Fish_ID e o @phziN como procederam para fazer de forma concomitante.
 

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