o que posso fazer para solucionar o problema com bufferbloat?
amanhã vem o tecnico da tim aqui, será que eles vão solucionar esse problema ou tem o risco de ficar como está?
Vc realmente está tendo problemas com isso?
Vc tem ideia no que implica o "bufferbloat"?
Se vc chamou o técnico por conta desse "problema" saiba que não é um "problema" solucionável por parte da operadora.
Eu chutaria que o bufferbloat provavelmente tem zero influência em degradação da sua internet!
Uma breve explicação:
Suponhamos que você vá fazer algum download que use a sua banda
INTEIRA, concorda comigo que isso vai estrangular qualquer outro uso da rede?
Uma mensagem de whatsapp provavelmente não será impactada por isso.
Uma navegação no browser provavelmente não será impactada por isso.
Um vídeo no youtube provavelmente não será impactado por isso.
Pq? Pq provavelmente o próprio modem/roteador vai fazer a gestão e liberar uma parte da banda usada no download para que esses outros serviços funcionem.
Sim, mas pq o bufferbloat?
Pq o protocolo IGMP (usado pra ping) não tem prioridade em cima do TCP (que uma boa parte dos serviços usam). Então você conseguirá pingar durante um download usando toda a banda de download, porém eventualmente esse ping terá um atraso (se o normal é 50ms, ele pode responder com 60ms, 80ms, 100ms, depende da gestão do modem/ONT/roteador).
Dito isso, você realmente tá com problemas na experiência de uso? Vive fazendo downloads e quer manter uma boa experiência durante os games? A recomendação seria comprar um roteador mais potente para fazer QoS (ou SQM) na sua rede, para de forma automatizada limitar o download para não usar toda a banda disponível a fim de que sempre haja uma margem de segurança para ping, UDP, ou qualquer outro protocolo que possa estar influenciando no seu uso.
Mas repito, com 300Mbps você provavelmente não precisa disso.