pelo q eu vejo aqui no forum, se você não manja muito, e quiser algo melhor e mais estável, troca o GPON. Porém, ao mesmo tempo, se você não está tendo problemas com o que a TIM colocou, mantenha ela.@00tnk00
Obrigado pela informação..
Meu conhecimento de REDE é muito básico, por isso não sei oq seria esse VSOL e qual a vantagem dele ? Vou pesquisar se o AX3 Pro tem a porta 2.5g, mas eu acho q não tem não...
No seu caso, se vc conectar o cabo no modem da tim e rodar um speedtest dá quanto? e se você colocar o seu modem em bridge, depois colocar seu AX3 PRO em PPPoE e então conectar seu cabo de rede no AX3 PRO dá quanto? se ele variar muito, pode ser problema de configuração no AX3 PRO (normalmente QoS ligado ou alguma config pra priorizar alguma coisa, ou NAT duplo por algum motivo...)
Mas se o modem da tim estiver de boas com você, deixa o AX3 PRO em modo ponto de acesso e seja feliz.
Sobre o VSOL, ele tem em um os modelos uma GPON que tem porta 2.5G, problema dele é configurar ele, tudo linha de comando e pra mim vale só se você tiver a conexão de 2 giga, ou se alguma parte da sua rede for 2.5G. Pq sinceramente, pelo trabalho que dá, melhor pagar menos e ficar só com o ZX000-G7 que acha por 80 a 120 reais dependendo do dia (paguei 100 no meu com frete). Somente 2 coisas pra configurar e acabou...
Se quiser dar uma lida....
Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.
Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.
Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.
e acompanha esse tópico pq tem infos interessantes...
mas aviso de antemão, no meu caso foi rápido configurar e deu pra fazer no ZX000-G7 pq estou na rede da TIM própria, e não sob VTAL... se for sob VTAL tem que caçar modelos compatíveis (pois eu acredito que o ZX000-G7 não vai dar certo).