Eu peguei por 2 motivos, (fazendo uma conta de padaria) em uns 10 meses o GPON se paga com a conta de energia, o meu modem/combo da TIM um Sagemcom F@ST 5657, instalado em 1 semana deu alguma M#### depois de uma massiva (o modem estava em Bridge) no modem, que ele ficou parece em loop infinito pra inicializar (ligava na tomada ele acendia o LED power, e depois de 1 min aceso, ele apagava, e ficava assim direto (parece q reiniciando), pedi a troca do mesmo, e veio o mesmo modelo então pra evitar fadiga, troquei o GPON. (pra piorar, esse 5657 só, em teoria dá Bridge na LAN4 - que depois descobri usando a senha master do L1vt1m4eng as configurações são todas zoadas quando se usa o wizard pra fazer o Bridge, se você mudar o padrão do 192.168.1.1 as config ficam zoadas, tem problemas quando você muda o endereço de rede e bota em bridge, o wifi funciona, mas as LAN não, uma novela). Então pra mim foi mais querer não ter mais problema com a TIM de estabilidade.
No seu caso que tem 1GB, talvez seja melhor o VSOL com porta de 2.5G (não sei se o AX3 PRO tem porta WAN de 2.5G, pq se não tiver não há o porque de ficar sofrendo configurando o VSOL). Mas se considerar o ZX000-G7 e sua configuração em 5min, eu acho muita vantagem.
Como o
falou, o Sagemcom (não sei o modelo dele) tem uns bugs bizarros... no meu caso, teve LAN q não funcionou na bridge, LED das portas acesas 100% do tempo, problema pra colocar Bridge, senha do L1vt1m4eng um inferno de conseguir (deixei um tutorial em algum lugar aqui do forum) pra poder ver mais detalhes e mudar mais coisas, Bridge que só funcionava na LAN4 - quando funcionava - problema do loop no boot dele, mesmo em bridge ele esquenta que lembra os decoders da NET...