[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Cara, já existe Vivo Fibra aqui há anos. Se somar com a época da GVT, são 15 anos já.
Com a compra da GVT, a Vivo passou a ofertar internet via DSL e fibra pra 7 dos 9 estados do Nordeste.
O próprio @ksio89 é cliente Vivo Fibra e diz na mesma postagem que tu marcou que a intenção da presença da TIM Live na opinião dele seria exercer concorrência pra Vivo Fibra no bairro dele aqui em Fortaleza.
Lê o tópico pelo menos antes de sair escrevendo aqui.
@Vanísio e antes de entrar no nordeste a GVT tinha comprado a GEODEX e basicamente foi esse backbone que permitiu a entrada dela nessa região.

E eu comentei que, é mais fácil a Vivo chegar em mais locais do NE, como sei que atualmente ela chegou em Parnaíba e a Claro chegou junto com FTTH então lá elas concorrem.
É, você gerou uma confusão por conta dos termos usados, pois a forma como você disse deu a entender que a Vivo fibra chegou somente agora no Nordeste, o que não é realidade. Assim que a Vivo comprou a GVT e herdou o backbone da GEODEX, houve uma expansão para quase 10.000 quilômetros ininterruptos de fibra óptica somente no nordeste, já existia uma grande difusão e um ambiente muito favorável, o que facilitou a permeabilidade da Vivo após a aquisição.

Olha, eu acredito mais na chegada de uma Vivo pelo NE
Esse começo foi o erro, a Vivo fibra não vai chegar pelo nordeste, pois ela já está lá, e possui uma excelente base de clientes, mesmo que por mérito da GVT.

É, você gerou uma confusão por conta dos termos usados, pois a forma como você disse deu a entender que a Vivo fibra chegou somente agora no Nordeste, o que não é realidade. Assim que a Vivo comprou a GVT e herdou o backbone da GEODEX, houve uma expansão para quase 10.000 quilômetros ininterruptos de fibra óptica somente no nordeste, já existia uma grande difusão e um ambiente muito favorável, o que facilitou a permeabilidade da Vivo após a aquisição.

Esse começo foi o erro, a Vivo fibra não vai chegar pelo nordeste, pois ela já está lá, e possui uma excelente base de clientes, mesmo que por mérito da GVT.
Exatamente, deveria ter separado Vivo (ex GVT) de Vivo Fibra, que é o objetivo atual né.
E o que era essa Geodex? Uma operadora ou uma provedora? A disputa da Vivo com a TIM pela compra da GVT (e eu torci muito pela TIM), foi justamente pra Vivo sair só de SP e chegar em outros estados.
Sem essa compra, a Vivo estaria chegando somente hoje em dia nesse boom do FTTH.
A GVT naquela época estava chegando onde moro e a compra da Vivo parou a expansão, fiquei com o ADSL da Vivo por um bom tempo ainda com raiva disso, cancelei, prometi não voltar mais, mas é aquele negócio, nunca diga nunca, tô usando ela de novo.

E o que era essa Geodex? Uma operadora ou uma provedora?
13/12/07 -
0,,90389,00.gif

GVT leva Geodex por R$ 108,3 milhões

Do Valor OnLine

SÃO PAULO - A operadora paranaense GVT anunciou hoje a aquisição da Geodex, empresa que detém uma rede de 11 mil quilômetros de fibra óptica entre o Sul e o Nordeste do país. O negócio foi fechado por R$ 108,3 milhões, sendo que R$ 33,7 milhões referem-se às dívidas da Geodex.

Com a aquisição, a GVT espera reduzir suas despesas com tráfego de longa distância, especialmente com os serviços ligados à transmissão de dados e banda larga. "Estamos muito satisfeitos com a aquisição da Geodex porque tem fundamental importância estratégica e alto valor para o crescimento e as margens futuras da GVT. A Geodex era um dos únicos ativos disponíveis no Brasil com cobertura nacional e atuação independente e uma rede de alta qualidade," - afirma o presidente da GVT, Amos Genish.

A redução dos custos se justifica pois a GVT deixará de pagar pelo uso de redes de terceiros nas áreas onde a Geodex atua, como Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte, além de outras onde a operadora ainda não oferece serviços residenciais, como São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. A estimativa é de que esses custos sejam reduzidos em R$ 12 milhões por ano.

Então, pra resumir: a Geodex era uma empresa de telecomunicações que atendia prioritariamente o público corporativo, e tinha rede de fibra óptica construída próxima a região costeira do Brasil, indo de Fortaleza/CE até Florianópolis/SC, com ramificações alcançando as principais cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
O trajeto do backbone de fibra acompanhava, em sua maior parte, o trajeto da BR-116, rodovia federal que inicia seu trajeto justamente aqui em Fortaleza.

Última edição:
Não tem nem Oi fibra aí? Pelo jeito a Tim não trabalha mais com expansão de rede própria em residencial, fica a mercê da expansão da I-systems que não sei se pretende aumentar a cobertura no Brasil, parece-me que não, e possibilidade de rede neutra v.tal somente se já tiver fibra da Oi.
Tem Oi fibra sim, mas não no meu endereço atual. Assino Vivo e em geral o serviço é bom, mas os planos estão mais caros, mais lentos e o uptime perde feio pra Oi.

Era mais pra gerar concorrência pra Vivo, o que não inclui Claro HFC e provedores locais com o temido CGNAT e onde nem IPv6 é garantido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E aqui no fórum todos correm da V.tal por N motivos.
Rapaz, fui cliente da Oi fibra de 10/2019 a 08/2021 no meu endereço, e vou te contar, só deixou saudades. Em 22 meses como cliente, só teve uma única queda de conexão não programada, e era porque caminhão quase derrubou um poste que arrebentou a fibra. E mesmo a empresa já estando em recuperação judicial nessa época, ela conseguia prestar um ótimo serviço, rápido e estável. O ping em rotas nacionais era uns 5-10ms mais baixo que na Vivo.

Após mudar pra Vivo fibra, só no primeiro mês já caiu no mínimo 4 vezes, e em 1 ano acumulei mais de 20 quedas. Só não voltei pra Oi após acabar a fidelidade com a Vivo, em 08/2022, porque acabei mudando pra outro endereço, onde a Oi fibra não atende, só a Vivo. No endereço atual a Vivo cai com frequência bem menor, mas já foram bem umas 7 no mínimo.

Aliás, morava antes em um condomínio (sem porteiro), que também contratou a Vivo pra fornecer conexão para o DVR das câmeras de vigilância. Soube de um ex-vizinho que recentemente migraram para a Oi porque a Vivo continuou caindo muito e logo estava pondo a segurança dos condôminos em risco. Ele me disse que o condomínio conseguiu cancelar o serviço sem pagar multa de fidelidade por incapacidade técnica da prestadora, que no contrato é considerado um motivo justo para se isentar da multa de cancelamento.

Não sei se aqui em Fortaleza a Oi/V.tal piorou de lá para cá mas se chegasse aqui na minha casa eu assinaria tranquilamente dado a ótima experiência que tive.

Última edição:
Boa tarde pessoal, em primeiro lugar gostaria de desejar um FELIZ 2024 pra todos. Seguinte, em 29/11/2023 eu coloquei a TIM ULTRAFIBRA 500MB, nos 5 primeiros dias foi tudo um sonho, chegado o 6º dia, começou o pesadelo. A internet caia em torno de 3/5 vezes por dia, fora uma velocidade ridiculamente absurda de baixa, chegando a dar 40mb nos testes de internet. (Usei o SpeedTest e o BrasilBandaLarga). Abri um chamado e nada foi resolvido, apenas no 3º chamado acataram a minha solução, que o problema estava fora, no poste/fios/caixa/caixacentral e etc, principalmente em relação a potência que estava chegando aqui em casa, pois tenho um amigo que é técnico de instalação e fizemos a medição onde foi constatado que a potência que estava chegando estava muito forte, e que sim, poderia estar causando todo os problemas citados acima. Abri um chamado com a ANATEL, e a TIM fez um MASS REPAIR aqui na área, trocaram tudo, e realmente a internet não cai mais, só em raras ocasiões, porém, a questão da baixa velocidade continua.
Quando eu ligo meu pc, apenas com uma aba do navegador aberto e realizo o SpeedTest, a velocidade bate fácil como mostro a seguir...
https://prnt.sc/u7hgvvFRS3pD
Quando eu ligo meu pc, e abro 2 abas, 1 com um vídeo no youtube e a outra o SpeedTeste, apresenta essa velocidade...
https://prnt.sc/MhV32bflVg1c
Quando eu ligo o pc, mas abro por exemplo várias abas, inclusive Youtube, as vezes Twitch e um jogo por exemplo, cai para essa velocidade...
https://prnt.sc/3sW1quGD08bg

Resumindo, o que aprendi, é que os testes de velocidade servem para sabermos a MÉDIA DA VELOCIDADE CONTRATADA, então se isto estiver correto, significa que em todos os casos era para ela se aproximar aos 500Mb correto? Ou estou enganado? E que pra saber a VELOCIDADE DE DOWNLOAD, é só baixar um arquivo e verificar a velocidade, claro que aqui tem várias variáveis, como servidor aberto, servidor com limitador de velocidade, servidor com várias rotas e etc.

PELO AMOR DE DEUS, me ajudem entender isto, pois já estou na minha segunda briga com a TIM/ANATEL em poucos meses de contratada. Quais informações vocês precisam mais, ou isso já foi o suficiente? Só pra constar, minha média de downloads são essas...
https://prnt.sc/8bykEpZ3IhBR

https://prnt.sc/aWIKOQ2y_koI

Boa tarde pessoal, em primeiro lugar gostaria de desejar um FELIZ 2024 pra todos. Seguinte, em 29/11/2023 eu coloquei a TIM ULTRAFIBRA 500MB, nos 5 primeiros dias foi tudo um sonho, chegado o 6º dia, começou o pesadelo. A internet caia em torno de 3/5 vezes por dia, fora uma velocidade ridiculamente absurda de baixa, chegando a dar 40mb nos testes de internet. (Usei o SpeedTest e o BrasilBandaLarga). Abri um chamado e nada foi resolvido, apenas no 3º chamado acataram a minha solução, que o problema estava fora, no poste/fios/caixa/caixacentral e etc, principalmente em relação a potência que estava chegando aqui em casa, pois tenho um amigo que é técnico de instalação e fizemos a medição onde foi constatado que a potência que estava chegando estava muito forte, e que sim, poderia estar causando todo os problemas citados acima. Abri um chamado com a ANATEL, e a TIM fez um MASS REPAIR aqui na área, trocaram tudo, e realmente a internet não cai mais, só em raras ocasiões, porém, a questão da baixa velocidade continua.
Quando eu ligo meu pc, apenas com uma aba do navegador aberto e realizo o SpeedTest, a velocidade bate fácil como mostro a seguir...
Quando eu ligo meu pc, e abro 2 abas, 1 com um vídeo no youtube e a outra o SpeedTeste, apresenta essa velocidade...
Quando eu ligo o pc, mas abro por exemplo várias abas, inclusive Youtube, as vezes Twitch e um jogo por exemplo, cai para essa velocidade...

Resumindo, o que aprendi, é que os testes de velocidade servem para sabermos a MÉDIA DA VELOCIDADE CONTRATADA, então se isto estiver correto, significa que em todos os casos era para ela se aproximar aos 500Mb correto? Ou estou enganado? E que pra saber a VELOCIDADE DE DOWNLOAD, é só baixar um arquivo e verificar a velocidade, claro que aqui tem várias variáveis, como servidor aberto, servidor com limitador de velocidade, servidor com várias rotas e etc.

PELO AMOR DE DEUS, me ajudem entender isto, pois já estou na minha segunda briga com a TIM/ANATEL em poucos meses de contratada. Quais informações vocês precisam mais, ou isso já foi o suficiente? Só pra constar, minha média de downloads são essas...

Qual modem instalado?

pra saber se tua velocidade está corretíssima, somente pelo app speedtest baixado no seu pc e comando CLI tambem do speedtest ,

aferição do teste somente eles atuando com nada aberto.

Qual modem instalado?

pra saber se tua velocidade está corretíssima, somente pelo app speedtest baixado no seu pc e comando CLI tambem do speedtest ,

aferição do teste somente eles atuando com nada aberto.
Modem BLU-CASTLE (MOD. BC-UM221E)
Como aplico esse comando CLI do Speed?

Você ta louco, nem precisam mais me ajudar... é só ler os relatos das páginas 1150/1151... TO FORA... FOOOODA-SE A TIM. Operadora LIXO.

Última edição:

Em relação a velocidade cair com aplicativos como YouTube abertos, isso é normal, vou dar exemplo, não uso TIM, uso Vivo, agora nesse momento tem Netflix e Samsung TV Plus rodando, a velocidade do meu plano são 500 Mega, mas consumindo aplicativos ela cai, é normal:
c787c442-9cd3-428d-82c5-9a9d54311583.png

A mesma coisa vai acontecer com a TIM Fibra.

Em relação a velocidade cair com aplicativos como YouTube abertos, isso é normal, vou dar exemplo, não uso TIM, uso Vivo, agora nesse momento tem Netflix e Samsung TV Plus rodando, a velocidade do meu plano são 500 Mega, mas consumindo aplicativos ela cai, é normal:
c787c442-9cd3-428d-82c5-9a9d54311583.png

A mesma coisa vai acontecer com a TIM Fibra.
O que ele quer é, que uma banda larga doméstica se comporte como um link dedicado... não dá, bicho.

Taí uma das raríssimas ocasiões em que acho que a Tim não tem culpa dessa vez... :limo:
Sério... Então me explica isso aqui... 29 abas abertas, inclusive com o youtube rolando vídeo, 4 Lineage 2 abertos de uma só vez, e a velocidade contratada (Nesse caso é um backup que eu tenho, uma "internet de bairro" com 150mb contratados) e bateu perfeitamente no teste de velocidade. Diz que a TIM nao tem culpa agora.

Como expliquei anteriormente... TESTE DE VELOCIDADE É PARA MOSTRAR AO CLIENTE APROXIMADAMENTE A SUA VELOCIDADE CONTRATADA.

O que ele quer é, que uma banda larga doméstica se comporte como um link dedicado... não dá, bicho.
Tas falando bobagem bicho... vai estudar mais sobre internet.

Última edição:
Sério... Então me explica isso aqui... 29 abas abertas, inclusive com o youtube rolando vídeo, 4 Lineage 2 abertos de uma só vez, e a velocidade contratada (Nesse caso é um backup que eu tenho, uma "internet de bairro" com 150mb contratados) e bateu perfeitamente no teste de velocidade. Diz que a TIM nao tem culpa agora.

Como expliquei anteriormente... TESTE DE VELOCIDADE É PARA MOSTRAR AO CLIENTE APROXIMADAMENTE A SUA VELOCIDADE CONTRATADA.

sem brigas maninho 🙏

Como expliquei anteriormente... TESTE DE VELOCIDADE É PARA MOSTRAR AO CLIENTE APROXIMADAMENTE A SUA VELOCIDADE CONTRATADA, se eu estivesse baixando algum arquivo por exemplo, ai sim, estou USANDO A BANDA DA INTERNET, então quando fosse fazer o teste daria menor realmente.

Sua velocidade contratada é 500mb. Pela Anatel, é garantido 80%, então se estiver chegando mais de 400mb, esta dentro das regras.

Quanto a esta questão de guia aberta, software, etc, estas coisas podem consumir banda, então é natural que a velocidade no speedtest seja menor que os 500mb nestes casos, pois as guias (youtube) e outros dispositivos que estejam fazendo uso da banda no momento do teste, o que impactará no resultado final. Pelo apontado nos seus screenshots a velocidade está normal. Quanto ao PPP que vc possui estar entregando os 155mb mesmo com carga, isso não é parâmetro, haja vista que muitos PPPs entregam mais que o contratado.

Referente ao download que esta com velocidade pífia, pode ser resultado de vários fatores, por exemplo problemas nos servidores, ou problemas de rotas (dependendo da localidade que vc reside, a TIM pode fazer uso da rede da Vtal, ou seja, as mesmas rotas problemáticas da massa falida da Oi)

Por fim, de acordo com todo o exposto, parece que sua conexão está normal.

Não brigando meu bom, o problema de mensagem/chat é esse, você não vê/sente a intenção da pessoa quando escreve algo. Mas ta muito estranho, e depois que li alguns relatos nas páginas 1150/1151 achei muito parecido com o que está acontecendo comigo atualmente. E como falei acima, talvez pelos meus 48 anos de idade onde tive um modem discado, esse tempo me deu um respaldo pra aprender algumas coisas, e os testes de velocidade, foram criados pra mostrar ao cliente apenas a velocidade contratada por ela, quando tive uma "internet de bairro" há uns 2 anos atrás, me lembro claramente de estar baixando pelo steam o Fifa 22, e quando fui fazer o teste de velocidade bateu certinho os 100MB. Enfim, vou estudar mais, porque também não quero ser injusto com a TIM, mas acho que ela está sim LIMITANDO MINHA INTERNET/FRANQUIA. Abraços e desculpa se as palavras foram ofensivas.

Como expliquei anteriormente... TESTE DE VELOCIDADE É PARA MOSTRAR AO CLIENTE APROXIMADAMENTE A SUA VELOCIDADE CONTRATADA, se eu estivesse baixando algum arquivo por exemplo, ai sim, estou USANDO A BANDA DA INTERNET, então quando fosse fazer o teste daria menor realmente.

Primeiro, não desconte sua frustração em cima de mim, por gentileza.
Segundo, você assumiu que nem sequer sabe o que é um simples CLI do Speedtest e me recomenda "estudar sobre internet", testando você a velocidade contratada por navegador.
Terceiro, não venha medir o tamanho do pinto aqui de quem sabe mais. Ninguém está aqui para isso, e ninguém aqui compete por isso.

Vá com calma aí.

Sua velocidade contratada é 500mb. Pela Anatel, é garantido 80%, então se estiver chegando mais de 400mb, esta dentro das regras.

Quanto a esta questão de guia aberta, software, etc, estas coisas podem consumir banda, então é natural que a velocidade no speedtest seja menor que os 500mb nestes casos, pois as guias (youtube) e outros dispositivos que estejam fazendo uso da banda no momento do teste, o que impactará no resultado final. Pelo apontado nos seus screenshots a velocidade está normal. Quanto ao PPP que vc possui estar entregando os 155mb mesmo com carga, isso não é parâmetro, haja vista que muitos PPPs entregam mais que o contratado.

Referente ao download que esta com velocidade pífia, pode ser resultado de vários fatores, por exemplo problemas nos servidores, ou problemas de rotas (dependendo da localidade que vc reside, a TIM pode fazer uso da rede da Vtal, ou seja, as mesmas rotas problemáticas da massa falida da Oi)

Por fim, de acordo com todo o exposto, parece que sua conexão está normal.
Essas imagens é de uma internet de bairro de um amigo meu, fiz os testes de velocidade pelo speedteste com a tim, e bateu 276mb, onde tenho 500mb contratados, na internet do meu amigo, eu tenho 150mb contratados, pois uso como backup pq dependo da internet pra trabalhar, e ela bateu os 150mb e a tim, é isso que não estou entendendo.

Primeiro, não desconte sua frustração em cima de mim, por gentileza.
Segundo, você assumiu que nem sequer sabe o que é um simples CLI do Speedtest e me recomenda "estudar sobre internet", testando você a velocidade contratada por navegador.
Terceiro, não venha medir o tamanho do pinto aqui de quem sabe mais. Ninguém está aqui para isso, e ninguém aqui compete por isso.

Vá com calma aí.
Como falei acima, não estou brigando ou sendo ofensivo, o problema de mensagem/chat é esse, você não vê/sente a intenção da pessoa quando escreve algo. Mas se você se sentiu ofendido deixo aqui registrado minhas desculpas.

Não brigando meu bom, o problema de mensagem/chat é esse, você não vê/sente a intenção da pessoa quando escreve algo. Mas ta muito estranho, e depois que li alguns relatos nas páginas 1150/1151 achei muito parecido com o que está acontecendo comigo atualmente. E como falei acima, talvez pelos meus 48 anos de idade onde tive um modem discado, esse tempo me deu um respaldo pra aprender algumas coisas, e os testes de velocidade, foram criados pra mostrar ao cliente apenas a velocidade contratada por ela, quando tive uma "internet de bairro" há uns 2 anos atrás, me lembro claramente de estar baixando pelo steam o Fifa 22, e quando fui fazer o teste de velocidade bateu certinho os 100MB. Enfim, vou estudar mais, porque também não quero ser injusto com a TIM, mas acho que ela está sim LIMITANDO MINHA INTERNET/FRANQUIA. Abraços e desculpa se as palavras foram ofensivas.
te entendo, sobre observação ver sua velocidade nao está "normal" como deveria foi que @Vanísio te explicou ... vou te dar exemplo do meu pc que vos falo:
placa mae gigabyte com processador AMD x6 , porta Ethernet gigabit, usando ainda HD da hitachi 2 teras... o que acontece com tim ultrafibra de 1 giga aqui,

se eu abro Firefox com 1 ou 1000 abas abertas minha velocidade vai pra 350 - 400 mega down e 350 up
se eu abro chorme com 1 ou 1000 abas abertas fico com 850 mega down e 522 up pra servidor tim. Quando escolho vtal , 966 down e 522 up
se eu abro Edge ai fica coisa bonita no meu PC : as vezes 948 down e 545 up pra servidor tim e vtal. Mas na vtal e sempre e na tim nao. So aplicativo e CLI do speedtest dao resultados precisos

Em relação baixar qualquer coisa vai depender do meu HD as vezes certa ou nao. depende onde vou clikar se for no Edge vai certinho, por isso e incógnita apresentar pro técnico sobre isso que essas terceirizadas nem sabem estamos falando, ja solicitei reparo por coisa boba deles na central, aparecem cada tecnico formado em HARVARD , So sabem mentalidade ADSL , pois um falou que eu com giga de velocidade derrubaria a rede tim da rua toda, pois a maioria e tudo 500 mega

Entao voce ver que esses navegadores usam minha maquina no" talo"

Última edição:
Essas imagens é de uma internet de bairro de um amigo meu, fiz os testes de velocidade pelo speedteste com a tim, e bateu 276mb, onde tenho 500mb contratados, na internet do meu amigo, eu tenho 150mb contratados, pois uso como backup pq dependo da internet pra trabalhar, e ela bateu os 150mb e a tim, é isso que não estou entendendo.
Se tiver uso de banda por outros softwares/dispositivos durante o teste, naturalmente o speedtest terá velocidade inferior. O fato de isto não ter ocorrido na internet de bairro pode decorrer do fato deles entregarem mais que o contratado.

Partindo do pressuposto que o teste com a internet da tim esteja sendo realizado sem outras coisas estarem fazendo uso da banda, ainda existe a possibilidade de ser um servidor ruim ou uma saturação pontual, mas ao que tudo indica, tudo está normal...

Última edição:
Coisa de louco kkkk terminei de ler e não entendi qual era o problema, exceto pelos download com velocidades bem baixas mas podem ser limitação do próprio servidor de arquivos.
Pelo que eu entendi, o outro colega quer que dê 500mb no speedtest mesmo com outros softwares/dispositivos utilizando a rêde (ou seja, mesmo com outras coisas consumindo banda ele quer que chegue os 500mb)

So aplicativo e CLI do speedtest dao resultados precisos
Tu tem como me dar uma dica de algum aplicativo e do SpeedTest CLI, eu sei que o termo CLI é muito usado por DEV'S, então acredito que seja um SpeedTest para desenvolvedores ou algo assim. Mas tem como baixar ou algum lugar pra testar?

Pelo que eu entendi, o outro colega quer que dê 500mb no speedtest mesmo com outros softwares/dispositivos utilizando a rêde (ou seja, mesmo com outras coisas consumindo banda ele quer que chegue os 500mb)
Sim, mas isso não tem lógica, não sei porque ele acha que a internet vai alcançar velocidade enquanto está usando para carregar outras coisas, sem falar do teste em navegador pode não ser confiável e por isso várias abas abertas poderiam ter influenciado.

Então, aqui não bateu mesmo com softwares/dispositivos/jogosonline com a internet do meu amigo, é um internet de bairro, eu só quero entender pq a tim nao chega, estou confuso.

Users who are viewing this thread

Voltar